Diferentes tipos de BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por O_volt »

Eu já fiz cerca de 300kms numa mota sem BMS. No problem.
E já ouvi falar de alguns...mas...eles sabem o que fazem.
Por isso só aconselho para quem sabe!
Se és leigo, toma muito cuidado.
Tenta aprofundar em sites internacionais e verás que há quem não os use...mas em carros, com correntes brutais.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

electrizado Escreveu:Olá a todos

Andei a dar uma vista de olhos neste topico e pergunto uma moto sem bms na carga o carregador não pode fazer o equilibrio das celulas?
No caso das células de lítio-ferro (as que aqui se falam de lítio), o bms tem de controlar a tensão individual de cada 1, isto porque quando carregadas a sua resistência interna sobe consideravelmente, ou seja, quando alguma acaba de carregar, deixa de dar passagem de corrente para as outras, logo após alguma carregar primeiro, as restantes ficam com a mesma carga que essa. Só acontece porque não existe nenhuma célula (elemento ou bateria individual de um pack) rigorosamente igual, portanto num pack de baterias onde não exista bms que controle a tensão individual por célula, a capacidade do pack resume-se à capacidade da mais fraca, a mais fraca tá sempre sujeita a abusos de tensão, será sempre a célula mais sacrificada na carga e na descarga. O que um bms faz com que existe um controle de tensão que não deixe passar os limites superiores e inferiores e possibilitar que as restantes células ainda não carregadas possam carregar.

A resposta à tua pergunta é não, apesar de os carregadores terem um algoritmo que possa minimizar esse efeito, não fazem a compensação e divisão de corrente por célula.
electrizado Escreveu:Pelo q percebi na descarga o bms desliga a mota sempre q uma celula baixe a tensão abaixo de x volts.
Depende do bms, não deve desligar a mota, deve controlar a corrente fornecida aos sistemas eléctricos de maneira a que ela não se apague de repente e avisar o utilizador desse facto.
electrizado Escreveu:Agora pergunto sem bms a mota tb se desliga abaixo de uma certa tensão, o q corta a corrente?
Sim, porque existe um controle de tensão total do pack de baterias, ou seja, quando o pack atingir um certo nível de tensão, o controlador não passa mais energia ao motor, mas não sabe se alguma já atingiu níveis perigosos.
electrizado Escreveu:Desliga havendo uma celula mais fraca ou mais do q uma?
Desliga quando uma ou mais.
electrizado Escreveu: Sei q circulam motas sem bms têm problemas?

Eu sou leigo nestes assuntos por isso peço aqui estes esclarecimentos.
Podem durar muito tempo, mas nunca vão durar tanto como aquelas que tem bms. Agora imagina o seguinte, um bms pode custar entre 100 a 500 euros, depende dos gostos, um pack de baterias custa 1000 ou mais. Garantidamente um pack com bms vai durar muito mais que um sem, não sei exactamente quanto, mas acredito que a duração seja entre 5 a 10 vezes mais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por electrizado »

Pessoal muito obrigado pela vossa opinião vamos ver o q dá tenho 2 anos para poder ir monitorizando de vez em quando as celulas e ver o seu comportamento.

Abraço
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por electrizado »

Já agora pergunto q cuidados a ter numa mota sem bms?
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

electrizado Escreveu:Já agora pergunto q cuidados a ter numa mota sem bms?
Essencialmente, evitar descargas profundas e não "apertar" muito com elas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por 2wheelfun »

jmal Escreveu:Podem durar muito tempo, mas nunca vão durar tanto como aquelas que tem bms. Agora imagina o seguinte, um bms pode custar entre 100 a 500 euros, depende dos gostos, um pack de baterias custa 1000 ou mais. Garantidamente um pack com bms vai durar muito mais que um sem, não sei exactamente quanto, mas acredito que a duração seja entre 5 a 10 vezes mais.
O engraçado é entregar a verificação e a monitorização de algo tão caro, como um pack de baterias, a algo comprado nas "lojas dos chineses". Não será preferível confiar nos fabricantes de baterias e simplesmente respeitar o máximo da carga através do carregador e o mínimo da descarga pelo controlador e pela actuação do condutor? Eu acho que ficaria com os meus olhos menos em bico, especialmente depois do que me sucedeu hoje http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &start=260. A descarga/carga de um pack de LiFePO4 é muito homogénea, segundo sei, isto sem nada a controlar.

Jmal, acho que o meu pack seria dos que duraria muito mais sem BMS.


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por electrizado »

eu tb não percebo essa situação, as baterias quando são fabricadas já estão a pensar q vai levar bms? ou são feitas para funcionar naturalmente? os fabricantes testam as baterias com bms? ou carregam e descarregam em testes para apurarem a sua tecnologia vendo o seu comportamento? os fabricantes de baterias vendem-nas para elas serem usadas com bms? isso é referido por eles?

que bombardeamento de perguntas mas estava tudo a vir ao pensamento muito depressa

Abraço

electrizado
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por 2wheelfun »

electrizado Escreveu:eu tb não percebo essa situação, as baterias quando são fabricadas já estão a pensar q vai levar bms? ou são feitas para funcionar naturalmente? os fabricantes testam as baterias com bms? ou carregam e descarregam em testes para apurarem a sua tecnologia vendo o seu comportamento? os fabricantes de baterias vendem-nas para elas serem usadas com bms? isso é referido por eles?
que bombardeamento de perguntas mas estava tudo a vir ao pensamento muito depressa
Abraço
electrizado
As baterias são fabricadas sem o propósito de serem utilizadas em packs de 10 ou de 20 nem com motores de 3000w ou 5000w, i.e., o fabricante de baterias fabrica células com uma determinada tensão e com uma capacidade de armazenamento (Ah) o mais identico possível, isto dentro das células de 40Ah ou de 60Ah, por exemplo. O que acontece é que se analisássemos as celulas a uma escala muito aumentada veriamos que umas levam mais uns miliamperes que outras ou que umas reagem um pouco mais lentamente à carga tornando-se mais preguiçosas no carregamento, etc, etc, ou seja, não tens 2 células iguais, daí se ter pensado em utilizar um sistema electrónico que faça a sua gestão mas se tivermos um sistema falível, incompleto ou mal pensado, estarás a forçar situações para as quais o fabricante fez milhares de testes e te diz com convicção que uma célula de 3.2V não se estraga se na carga for levada a 3.8V, a 4V ou mesmo mais mas que é fácil estoirar uma célula se levada abaixo dos 2.5V, por exemplo. Dentro destes valores, é a nossa zona de conforto. Se tiveres um carregador que corte a carga a 3.8V e um controlador que não permita tirar do pack mais do que por exemplo 2.8V vezes o teu número de células, tens margem de segurança e estás à vontade porque as células descem e sobem todas muito homogeneamente. Se a isto juntares a capacidade de monitorizar (sem controlar) e alertar caso alguma célula se passe (o que por si só me parece pouco provável) e baixe repentinamente a sua tenção, passas a ter o controle total da situação. Há sistemas como já se falou, bons neste tipo de controle e monitorização mas muitos dos que são instalados nas nossas motas, muito por uma questão de custo, são de qualidade duvidosa e... perigosa como o comprovei hoje.

Eu sei que a seguir vêm-me já dar na cabeça mas é bom ouvir todas as opiniões. Assim fazes o teu próprio juízo e mais... há mais informação sobre VE's e baterias "lá fora"... :-)
Cumps.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

2wheelfun Escreveu:
jmal Escreveu:Podem durar muito tempo, mas nunca vão durar tanto como aquelas que tem bms. Agora imagina o seguinte, um bms pode custar entre 100 a 500 euros, depende dos gostos, um pack de baterias custa 1000 ou mais. Garantidamente um pack com bms vai durar muito mais que um sem, não sei exactamente quanto, mas acredito que a duração seja entre 5 a 10 vezes mais.
O engraçado é entregar a verificação e a monitorização de algo tão caro, como um pack de baterias, a algo comprado nas "lojas dos chineses". Não será preferível confiar nos fabricantes de baterias e simplesmente respeitar o máximo da carga através do carregador e o mínimo da descarga pelo controlador e pela actuação do condutor? Eu acho que ficaria com os meus olhos menos em bico, especialmente depois do que me sucedeu hoje http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &start=260. A descarga/carga de um pack de LiFePO4 é muito homogénea, segundo sei, isto sem nada a controlar.

Jmal, acho que o meu pack seria dos que duraria muito mais sem BMS.
No teu caso acredito que sim, porque na verdade não tens um bms, tens 2 a funcionar em conjunto, algo estranho.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

2wheelfun Escreveu:
electrizado Escreveu:eu tb não percebo essa situação, as baterias quando são fabricadas já estão a pensar q vai levar bms? ou são feitas para funcionar naturalmente? os fabricantes testam as baterias com bms? ou carregam e descarregam em testes para apurarem a sua tecnologia vendo o seu comportamento? os fabricantes de baterias vendem-nas para elas serem usadas com bms? isso é referido por eles?
que bombardeamento de perguntas mas estava tudo a vir ao pensamento muito depressa
Abraço
electrizado
As baterias são fabricadas sem o propósito de serem utilizadas em packs de 10 ou de 20 nem com motores de 3000w ou 5000w, i.e., o fabricante de baterias fabrica células com uma determinada tensão e com uma capacidade de armazenamento (Ah) o mais identico possível, isto dentro das células de 40Ah ou de 60Ah, por exemplo. O que acontece é que se analisássemos as celulas a uma escala muito aumentada veriamos que umas levam mais uns miliamperes que outras ou que umas reagem um pouco mais lentamente à carga tornando-se mais preguiçosas no carregamento, etc, etc, ou seja, não tens 2 células iguais, daí se ter pensado em utilizar um sistema electrónico que faça a sua gestão mas se tivermos um sistema falível, incompleto ou mal pensado, estarás a forçar situações para as quais o fabricante fez milhares de testes e te diz com convicção que uma célula de 3.2V não se estraga se na carga for levada a 3.8V, a 4V ou mesmo mais mas que é fácil estoirar uma célula se levada abaixo dos 2.5V, por exemplo. Dentro destes valores, é a nossa zona de conforto. Se tiveres um carregador que corte a carga a 3.8V e um controlador que não permita tirar do pack mais do que por exemplo 2.8V vezes o teu número de células, tens margem de segurança e estás à vontade porque as células descem e sobem todas muito homogeneamente. Se a isto juntares a capacidade de monitorizar (sem controlar) e alertar caso alguma célula se passe (o que por si só me parece pouco provável) e baixe repentinamente a sua tenção, passas a ter o controle total da situação. Há sistemas como já se falou, bons neste tipo de controle e monitorização mas muitos dos que são instalados nas nossas motas, muito por uma questão de custo, são de qualidade duvidosa e... perigosa como o comprovei hoje.

Eu sei que a seguir vêm-me já dar na cabeça mas é bom ouvir todas as opiniões. Assim fazes o teu próprio juízo e mais... há mais informação sobre VE's e baterias "lá fora"... :-)
Cumps.

Basta até verificares o tamanho delas, até nas medidas são diferentes umas das outras, e no peso então chegam a ter 100 gramas de diferença das mais leves para as mais pesadas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Njay »

Por acaso a Winston Battery (ex-Thundersky) recomenda BMS no seu manual, dizendo explicitamente que é para proteger a célula de descarga e carga fora das especificações. Não me parece ser grave não ter BMS desde que exactamente não haja uma sobre-descarga nem sobre-carga das células; isto implica ir acompanhando a tensão das células 1 a 1 para não deixar nehuma saír dos limites, e eventualmente carregar individualmente 1 ou outra que pareça estar a desequilibrar-se das restantes.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

Njay Escreveu:Por acaso a Winston Battery (ex-Thundersky) recomenda BMS no seu manual, dizendo explicitamente que é para proteger a célula de descarga e carga fora das especificações. Não me parece ser grave não ter BMS desde que exactamente não haja uma sobre-descarga nem sobre-carga das células; isto implica ir acompanhando a tensão das células 1 a 1 para não deixar nehuma saír dos limites, e eventualmente carregar individualmente 1 ou outra que pareça estar a desequilibrar-se das restantes.

Njay, não és da minha opinião, aquelas teias parecem-se com condensador(es) rebentados ????
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Barrocas »

jmal, tópico errado... ;)


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por O_volt »

Njay Escreveu:Por acaso a Winston Battery (ex-Thundersky) recomenda BMS no seu manual, dizendo explicitamente que é para proteger a célula de descarga e carga fora das especificações. Não me parece ser grave não ter BMS desde que exactamente não haja uma sobre-descarga nem sobre-carga das células; isto implica ir acompanhando a tensão das células 1 a 1 para não deixar nehuma saír dos limites, e eventualmente carregar individualmente 1 ou outra que pareça estar a desequilibrar-se das restantes.
Off topic
A ex Thundersky não é a Winston.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por zointz »

jmal Escreveu:
No teu caso acredito que sim, porque na verdade não tens um bms, tens 2 a funcionar em conjunto, algo estranho.

Como Assim ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Njay »

O_volt Escreveu:
Njay Escreveu:Por acaso a Winston Battery (ex-Thundersky) recomenda (...)
Off topic
A ex Thundersky não é a Winston.
Não ?...

http://www.thunder-sky.com/home_en.asp
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por O_volt »

É uma longa história...quem a sabe é o hmgp!
Mas o sr Winston vendeu a TS e abriu outra empresa com nome Winston.
Enfim chinesices!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Njay »

Para todos os efeitos a Winston Bat. é a ex-thundersky, os produtos são os mesmos e até ainda o nome do site é thundersky.
Inicialmente é que eram 2 investigadores, um saiu e formou outra (com células parecidas mas azuis) que não me lembro agora o nome (china aviation ou coisa do género).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por O_volt »

Isso eram as Sky energy...
Isto agora é mesmo recente....há processos em tribunal e tudo por causa disso...entre uma empresa de hong-kong e o tal Sr. Winston.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Njay »

São esses, mas a Sky Energy também já mudou de nome, sempre as conheci como CALB (China Aviation Lithium Battery). Já tamos bué off-topic mas os nossos amigos já cá vêm mudar isto para o tópico mais divertido do fórum :)
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”