Energia eólica contribui em 6% para electricidade consumida

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Energia eólica contribui em 6% para electricidade consumida

Mensagem por luimio »

energia eólica contribui em 6% para electricidade consumida em portugal em 2006


o número de parques eólicos nacionais aumentou cerca de 30% no ano passado. no entanto, a comissão europeia não acredita que o país alcance os objectivos definidos para 2010.

Imagem

o sector eólico foi responsável por 6% do total de energia eléctrica consumida em portugal no ano passado. a criação de 36 novos parques eólicos em 2006, representou um aumento de 60% na potência instalada. esta era no final do ano de 1513 mw, correspondendo aos 137 parques existentes. os dados foram hoje divulgados pela rede eléctrica nacional.

o relatório é publicado dois dias depois da comissão europeia ter anunciado que portugal não irá conseguir alcançar o objectivo de produção de 39% do consumo bruto de electricidade a partir de energias renováveis, em 2010.

fonte: http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=1011


preis205
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta jul 28, 2006 1:48 pm
Localização: Porto

Eólicas e outras renováveis

Mensagem por preis205 »

caro luís,

antes de mais, parabéns pelo trabalho que tens feito, com a apresentação de notícias, dados e pela assuntos que pões à discussão.

quanto às energias renováveis, é com muito agrado que vi plantarem umas 7 unidades a 2 km de minha casa (entre-os-rios).

além de produzirem energia barata, feita sem ruido, obrigaram à abertura de caminhos (largos) pelo monte fora, que impede que os incêndios habituais progridam tão facilmente, e consequentemente haja mais fumarada na atmosfera.

no que diz respeito à produção hidroeléctrica, vimos o caso do processo que o hynek teve de desenvolver durante 8 anos para pôr uma mini-hídrica a "carburar" e a facturar.

sendo portugal um país montanhoso no interior continentala do norte e centro, assim como nalgumas partes do sul (alentejo e algarve), onde há ribeiros e rios às dezenas, seria de acreditar que o hynek fizesse mini-hídricas às dúzias pois:
- tinhamos energia eléctrica barata
- acumulavamos água para os períodos críticos de verão

ora ou o sócrates é um fala-barato (não é a minha opinião), ou não agilizou ainda os procedimentos para permitir que alguém faça (não precisa de ser o estado), ou então está a guardar o "bolo" para os grandes (edp, iberdrola e subsidiárias).

é a minha opinião.

cumprimentos

preis

Responder

Voltar para “Energia Eólica”