Caldeira Pellets CentroMetal - CM30

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
jcristin
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo fev 13, 2011 6:02 pm

Caldeira Pellets CentroMetal - CM30

Mensagem por jcristin »

olá a todos,

deixo aqui a minha experiência com caldeiras a pellets.

tenho uma caldeira a pellets da centrometal vendida pela hiperclima (da zona centro) há cerca de 2 anos.
http://www.centrometal.hr/pelet_sistemi ... =&ucat=27&

tenho uma casa com cerca de 300m2 que é aquecida por radiadores. tenho um depósito de 800l para aqs e para o aquecimento central e que está preparado para ligação mais tarde de panéis solares.

o dimensionamento dos radiadores, caldeira e depósito foi feito pela hiperclima, bem com a instalação da caldeira e do depósito.

no inverno, na zona ondo moro (sto estevão ao pé de benavente) o período mais frio é o mês de dezembro e janeiro. nessa altura faz -4ºc durante a noite e o consumo de pellets nesses dois meses atinge o pico - cerca 1ton por mês, incluindo as aqs para 4 pessoas.

tenho um programador que liga-me a caldeira todos os dias por volta das 6h (dias úteis) de modo a que quando chego a casa já encontro a casa numa temperatura aceitável (+/- 18ºc). a casa tem um isolamento térmico muito bom tb com janelas em pvc. ao fim de semana tenho a caldeira a funcionar 2h e parar 2h com uma temperatura minima de 17ºc (ou seja - se a temperatura for abaixo dos 17º mesmo que o programa esteja off o aquecimento central começa a funcionar).

o problema nº1 que tenho é a qualidade dos pellets !!!!

https://picasaweb.google.com/xpto1024/caldeirapellets#

deixo-vos algumas fotos no link acima, onde podem ver outros pormenores, inclusive a questão da qualidade dos pellets que de momento continuo a comprar na hiperclima, mas a breve prazo terei que procurar outro fornecedor pois a qualidade é péssima (obriga-me a limpar o cinzeiro de 12 em 12h quando com pellets de boa qualidade poderia limpar de semana a semana!).

qualquer dúvida ou questão é só perguntar.
jorge

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Caldeira Pellets CentroMetal - CM30

Mensagem por gryphus »

boas noites jcristin, e quanto é que dás por cada tonelada de pellets? é que pelo que tenho visto cada saco de 15kg custa cerca de 3,5€, mas comprando em grandes quantidades deve ficar mais barato, não? eu estou indeciso entre essa caldeira e a de madeira, precisamente devido ao medo da qualidade dos pellets, é que com a madeira a única coisa com que tenho de me preocupar é se está seca ou não...
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".


Autor do tópico
jcristin
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo fev 13, 2011 6:02 pm

Re: Caldeira Pellets CentroMetal - CM30

Mensagem por jcristin »

boas,

o preço que pago por 15kg é de 3.65 € (iva incl) só que já inclui o transporte até minha casa. uma das alternativas que estou a ponderar agora tem um preço (sem transporte) de 170 € / ton o que dá um preço de 2.55 € por 15kg.

jorge

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Caldeira Pellets CentroMetal - CM30

Mensagem por gryphus »

sempre fica um bocado mais barato... mas a madeira fica mais barata. uma tonelada de madeira custa cerca de 100€...
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”