Wikora ts 200l - Diário

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

chiça, já não tomo um banho à pala desde meados de dezembro, onde anda o sol?
Inté


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por PaulOL »

lrds Escreveu:chiça, já não tomo um banho à pala desde meados de dezembro, onde anda o sol?

boas! irds

tem que se contentar com a minha sorte... eu também queria uns raios de sol, dava-me jeito "x2".
por enquanto umas achas vão dando conta do recado, no recuperador de calor!


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

paulol Escreveu:
lrds Escreveu:chiça, já não tomo um banho à pala desde meados de dezembro, onde anda o sol?

boas! irds

tem que se contentar com a minha sorte... eu também queria uns raios de sol, dava-me jeito "x2".
por enquanto umas achas vão dando conta do recado, no recuperador de calor!
boas

o seu recuperador tem serpentina interior?

se sim podia pôr umas fotos, queria ver como é feito, ando a recolher dados para montar uma no meu, mas tenho muitas duvidas.....

este fim de semana conheci um sujeito que teve uma serpentina montada num recuperador mas, disse que para ter água para um duche tinha de ter o recup aceso 6 horas, mandou tirar tudo.

cá pra mim tinha algum defeito de montajem. conheço pelo menos 2 pessoas que têm uma serpentina numa simples lareira e têm água quente com rapidez e abundância..... e não querem outra coisa.....
é uma pena ter uma fogueira acesa agora no inverno das 18 h às 23/24 h e não a aproveitar melhor....
Inté


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por PaulOL »

lrds Escreveu:
paulol Escreveu:
lrds Escreveu:chiça, já não tomo um banho à pala desde meados de dezembro, onde anda o sol?

boas! irds

tem que se contentar com a minha sorte... eu também queria uns raios de sol, dava-me jeito "x2".
por enquanto umas achas vão dando conta do recado, no recuperador de calor!
boas

o seu recuperador tem serpentina interior?

se sim podia pôr umas fotos, queria ver como é feito, ando a recolher dados para montar uma no meu, mas tenho muitas duvidas.....

este fim de semana conheci um sujeito que teve uma serpentina montada num recuperador mas, disse que para ter água para um duche tinha de ter o recup aceso 6 horas, mandou tirar tudo.

cá pra mim tinha algum defeito de montajem. conheço pelo menos 2 pessoas que têm uma serpentina numa simples lareira e têm água quente com rapidez e abundância..... e não querem outra coisa.....
é uma pena ter uma fogueira acesa agora no inverno das 18 h às 23/24 h e não a aproveitar melhor....

boas!

então aqui vai a dita foto da serpentina montada no interior do recuperador de calor.
Serpentina no Recuperador Calor.JPG
Serpentina no Recuperador Calor.JPG (84.8 KiB) Visto 10721 vezes
só para que se saiba, a água quente produzida nesta serpentina, vai para um acumulador em inox de 150l através de uma bomba de circulação que liga de forma automática quando a água atinge os 45º, é de referir que após 2 banhos à noite, começando às 18:00h, chego às 22:30h e tenho de deixar por lenha no recuperador visto a temperatura ultrapassa os 90º e ponho aqui um "travão" como margem de segurança, visto a sonda estar a + - a 50cm do topo. a distancia da serpentina ao acumulador ronda os 7 metros, a meu ver a grande mais valia neste sistema está na bomba de circulação que lhe confere uma eficiencia óptima.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

lrds Escreveu:
paulol Escreveu:
lrds Escreveu:chiça, já não tomo um banho à pala desde meados de dezembro, onde anda o sol?

boas! irds

tem que se contentar com a minha sorte... eu também queria uns raios de sol, dava-me jeito "x2".
por enquanto umas achas vão dando conta do recado, no recuperador de calor!
boas

o seu recuperador tem serpentina interior?

se sim podia pôr umas fotos, queria ver como é feito, ando a recolher dados para montar uma no meu, mas tenho muitas duvidas.....

este fim de semana conheci um sujeito que teve uma serpentina montada num recuperador mas, disse que para ter água para um duche tinha de ter o recup aceso 6 horas, mandou tirar tudo.

cá pra mim tinha algum defeito de montajem. conheço pelo menos 2 pessoas que têm uma serpentina numa simples lareira e têm água quente com rapidez e abundância..... e não querem outra coisa.....
é uma pena ter uma fogueira acesa agora no inverno das 18 h às 23/24 h e não a aproveitar melhor....
esqueci-me de mencionar que as pessoas que mencionaei a cima as serpentinas não têm nenhuma bomba ciculadora, funciona tudo por acção natural. a água aquece logo sobe e entra a mais fria por baixo...
Inté


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por PaulOL »

esqueci-me de mencionar que as pessoas que mencionaei a cima as serpentinas não têm nenhuma bomba ciculadora, funciona tudo por acção natural. a água aquece logo sobe e entra a mais fria por baixo...[/quote]



boas!

então é fácil de concluir, pequenos pormenores podem fazer muita diferença...


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

obrigado pela foto, a serpentina é o que tenho em mente. mas eu tenho um grande problema, o recuperador entrou justo na lareira, ao enfiá-lo lá dentro não tenho mais acesso. nem chaminé consegui pôr. como vou passar os tubos que têm que entrar dentro do recup e depois sair em algum lado para as ligações?!!!
o ideal era que os tubos entrassem em algum local possivel, pela frente do recup. e entrassem para a fornalha, ai eram ligados à serpentina como esses.
esse recuperador está dentro duma lareira? um dia que o queira tirar não sai sem fazer estragos. a não ser que eu não esteja a ver bem a coisa.......

vai ser um trabalho para se fazer no verão, se for possivel
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

lrds Escreveu:obrigado pela foto, a serpentina é o que tenho em mente. mas eu tenho um grande problema, o recuperador entrou justo na lareira, ao enfiá-lo lá dentro não tenho mais acesso. nem chaminé consegui pôr. como vou passar os tubos que têm que entrar dentro do recup e depois sair em algum lado para as ligações?!!!
o ideal era que os tubos entrassem em algum local possivel, pela frente do recup. e entrassem para a fornalha, ai eram ligados à serpentina como esses.
esse recuperador está dentro duma lareira? um dia que o queira tirar não sai sem fazer estragos. a não ser que eu não esteja a ver bem a coisa.......

vai ser um trabalho para se fazer no verão, se for possivel
não é que eu perceba muito disto, mas se fosse eu, fazia o permutador com os tubos ao alto, da maneira que está, não me parece que a água circule da melhor maneira. mas, como usas a bomba de circulação, se calhar não faz muita diferença, em termossifão, acredito que faça.

irds, no teu caso, só fazendo sair os tubos pela frente, não tens outra hipótese, mas, acho que com um bocadinho de habilidade e bom gosto, fica uma coisa discreta. se os pontos de entrada e saída forem próximos, é melhor usares bomba circuladora.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por PaulOL »

crohn Escreveu:
lrds Escreveu:obrigado pela foto, a serpentina é o que tenho em mente. mas eu tenho um grande problema, o recuperador entrou justo na lareira, ao enfiá-lo lá dentro não tenho mais acesso. nem chaminé consegui pôr. como vou passar os tubos que têm que entrar dentro do recup e depois sair em algum lado para as ligações?!!!
o ideal era que os tubos entrassem em algum local possivel, pela frente do recup. e entrassem para a fornalha, ai eram ligados à serpentina como esses.
esse recuperador está dentro duma lareira? um dia que o queira tirar não sai sem fazer estragos. a não ser que eu não esteja a ver bem a coisa.......

vai ser um trabalho para se fazer no verão, se for possivel
não é que eu perceba muito disto, mas se fosse eu, fazia o permutador com os tubos ao alto, da maneira que está, não me parece que a água circule da melhor maneira. mas, como usas a bomba de circulação, se calhar não faz muita diferença, em termossifão, acredito que faça.

irds, no teu caso, só fazendo sair os tubos pela frente, não tens outra hipótese, mas, acho que com um bocadinho de habilidade e bom gosto, fica uma coisa discreta. se os pontos de entrada e saída forem próximos, é melhor usares bomba circuladora.

boas!

nada se faz sem trabalho, agora é preciso ponderar e estudar as soluções possíveis para alcançar o objectivo pretendido, minimizando os impactos visuais, também dependendo do local ande se encontre o recuperador.
no meu caso, foi tudo feito na altura da construção da casa, mas mesmo assim se tiver necessidade de um intervenção de fundo, como por exemplo retirar o recuperador, vai haver necessidade de fazer algum estrago, não na lareira porque esta tem muita folga e o espaço “vazio” foi preenchido com lã de rocha, mas no contorno da chaminé onde estão os tubos, extracção de fumos e circulação de ar quente produzido no recuperador. mas como tudo, nada é definitivo, quando chegar esse momento logo se verá o que fazer e como fazer!

sobre a questão do posicionamento horizontal ou vertical dos tubos do permutador, pessoalmente e com base na produção de água quente do meu sistema, não vejo qualquer desvantagem pelo facto destes se encontrarem na horizontal, a prova disso mesmo é, a meu ver a, a óptima eficiência do mesmo, 4 horas de produção, com 2 banhos bem tomados e no final ficar armazenado 150l de água com + de 90º, não se pode exigir mais…
... e a casa quentinha


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

vamos às boas noticias; com o solinho que tem estado já tem dado para uns duchesinhos o que não é nada mal.
agora as más; vai voltar o tempo encoberto, isso é que não é nada agradável.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

[/quote]não é que eu perceba muito disto, mas se fosse eu, fazia o permutador com os tubos ao alto, da maneira que está, não me parece que a água circule da melhor maneira. mas, como usas a bomba de circulação, se calhar não faz muita diferença, em termossifão, acredito que faça.

irds, no teu caso, só fazendo sair os tubos pela frente, não tens outra hipótese, mas, acho que com um bocadinho de habilidade e bom gosto, fica uma coisa discreta. se os pontos de entrada e saída forem próximos, é melhor usares bomba circuladora.[/quote]

boas

porque recomenda a instalação da bomba sendo os pontos de entrada e saida próximos?

acho que o acumulador deve ser montado numa posição um bocado acima do recuperador, a entrada de fria para a serpentina bem por baixo e a saida por cima, e sempre com um sentido ascendente até à entrada no acumulador, para assim haver o efeito termossifão. acho que sendo montado assim não necessitará de bomba.
a bomba é usada na impossibilidade do acumulador ficar acima da serpentina. como no caso dos paineis solares, em que o acumulador é montado no chão.
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

a bomba deve ser usada na impossibilidade do acumulador ficar superior à serpentina. mas tambem se a serpentina não porporcionar um bom termosifão. quer por não ter inclinação, quer pelo trajeto dos tubos não ser o mais adequado.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

á um pormenor a ter em atenção, principalmente se a serpentita vai funcionar em termossifão. se ficar uma bolha de ar na serpentina adeus termossifão. a água não sobe, e é fácil isto acontecer. é necessário certificarmo-nos de que isso não acontece.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

um dia destes subi ao telhado e verifiquei que tinham condensação interior. agora a minha duvida é que se devia «chatear» o instalador. é que não deve fazer diferença em termos de funcionamento, ontem tive água para 3 duches e loiça e no final ainda estava bastante quente. num dia que nem esteve assim tanto calor acho bom. voltando aos paineis, a condensação deve ser comum na esmagadora maioria deles. tem um caixilho à volta do vidro e nas esquinas tem uma frincha com menos de 1 mm muito menos, a união não é soldada é aparafusada por isso nos paineis que vi acontece sempre ter essa frincha. claro que ao longo do tempo vai-se infiltrando humidade. agora ela pode ser tapada com silicone ou cola veda, ou até com um canto de plástico que encaixe e a tape. vamos a ver.......
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

não há nada como uns dias de sol limpinhos para animar, a temperatura da água já ultrapassa os 60º. em relação à condensação, hoje já não tinha, depois de 2 dias de sol à maneira limpou.
Inté

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por mauri »

lrds Escreveu:chiça, já não tomo um banho à pala desde meados de dezembro, onde anda o sol?
já deu para tomar banho ou ainda não?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

agora sim, este é o meu país, à beira mar plantado e cheio de sol!!! água quente não falta.

tenho uma novidade acerca de mais um sistema de aquecimento de água na minha casa. há mais um sistema de aquecimento de água, a custo reduzidissimo.

não sei se já tinha falado aqui que tenho um fogão de lenha, daqueles em ferro e esmalte, onde faço uns assados maravilhosos.

construi uma serpentina, enfiei-a dentro do fogão, arranjei um depósito, feito a partir de uma bailarina que estava numa casa velha para ir borda fora. montei tudo provisóriamente às 3 pancadas, não sabia se ía funcionar bem e não estava para gastar € à toa. uma coisa vos digo em cerca de uma hora com pouquissima lenha, a fornalha é pequenina, tinha 100l de água a 60º, espetáculo!!! assim que acendi a fogueira não tardou muito a água a começar a subir para o depósito.
depois ponho aqui umas fotos.

agora já desmontei tudo e vou fazer a instalação como deve ser. não vai faltar água quente na «casa do forno» é só mesmo para louça.

agora mais do que nunca estou empenhado em pôr uma serpentina no recuperador de calor. se numa hora aqueço 100l de água numa coisa tão pequena, no recuperador aqueço muito mais e mais rápido.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

o fogão
DSC00045.JPG
DSC00045.JPG (97.4 KiB) Visto 9977 vezes
o depósito
DSC00039.JPG
DSC00039.JPG (95.55 KiB) Visto 9977 vezes
a serpentina
DSC00041.JPG
DSC00041.JPG (102.19 KiB) Visto 9977 vezes
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

DSC00042.JPG
DSC00042.JPG (94.56 KiB) Visto 9976 vezes
DSC00044.JPG
DSC00044.JPG (97.04 KiB) Visto 9976 vezes
como podem ver a fornalha é pequenina leva muito pouca lenha
DSC00046.JPG
DSC00046.JPG (109.69 KiB) Visto 9974 vezes
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

nunca pensei que isto funcionasse tão bem. é incrivel a rapidez com que a água começa a subir para o depósito. o efeito termossifão, a quente sobe sempre.
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”