Duvida que gostaria esclarecida

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
João Aguiar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça set 14, 2010 4:11 pm

Duvida que gostaria esclarecida

Mensagem por João Aguiar »

olá boa tarde. espero ter vindo ao sitio indicado para ser esclarecido sobre o assunto que pretendo.
o meu carro actualmente é uma citroen zx breack 1.9 td. e agora á coisa de pouco tempo em conversa com amigos sobre que carros podem usar ou não óleo de fritar o que me disseram foi que o meu motor como é antigo ainda pode usar disso sem problemas desde que tenham também uma certa percentagem de gasóleo. o que queria saber é se isso é verdade? se sim quais as percentagem (se poder ser tipo a olhomentro melhor tipo meio deposito de uma coisa e o resto de outra ou assim) e se posso fazer só com óleo novo ou também com óleo usado? como tratar o óleo usado?

desculpem se é muita pergunta mas é que percebo pouco do assunto e gostaria se possivel com isto poupar algum não só na carteira como também ao ambiente.

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Duvida que gostaria esclarecida

Mensagem por A_mais »

bem vindo joão!

por aqui podes tirar muitas duvidas, vê em http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18

nesse carro pode-se usar ou não conforme a bi (bomba injectora)

citroen zx-1,9d turbo/1993-98/d8a(xudd9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d turbo/1993-98/dhy(xud9te/y)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d turbo/1996-98/d8a(xudd9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/lucas/rp opção3
citroen zx-1,9d/1991-98/djz(xud9/y)/4cyl./1905ccm/47kw/63,92ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1993-96/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/rotodiesel/rp opção3
citroen zx-1,9d/1993-98/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1995-98/djy(xud9ay/l3)/4cyl./1905ccm/50kw/68ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1996-98/d8a(xud9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/lucas opção3
citroen zx-1,9d/1996-98/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/lucas/rp opção3

legenda
opção 1: bomba injectora e sistema de injecção compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov25, verão ov40
kit 1 depósito - inverno ov50-60, verão ov80-90
kit 2 depósitos - inverno ov90, verão ov100


opção 3: bomba injectora e sistema de injecção não compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80
ponto de carga 24h para quem precisar


Autor do tópico
João Aguiar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça set 14, 2010 4:11 pm

Re: Duvida que gostaria esclarecida

Mensagem por João Aguiar »

a_mais Escreveu:bem vindo joão!

por aqui podes tirar muitas duvidas, vê em http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18

nesse carro pode-se usar ou não conforme a bi (bomba injectora)

citroen zx-1,9d turbo/1993-98/d8a(xudd9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d turbo/1993-98/dhy(xud9te/y)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d turbo/1996-98/d8a(xudd9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/lucas/rp opção3
citroen zx-1,9d/1991-98/djz(xud9/y)/4cyl./1905ccm/47kw/63,92ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1993-96/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/rotodiesel/rp opção3
citroen zx-1,9d/1993-98/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1995-98/djy(xud9ay/l3)/4cyl./1905ccm/50kw/68ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1996-98/d8a(xud9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/lucas opção3
citroen zx-1,9d/1996-98/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/lucas/rp opção3

legenda
opção 1: bomba injectora e sistema de injecção compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov25, verão ov40
kit 1 depósito - inverno ov50-60, verão ov80-90
kit 2 depósitos - inverno ov90, verão ov100


opção 3: bomba injectora e sistema de injecção não compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80
a minha neste caso é uma opção 3 pois tem a bomba injectora lucas.

ou seja a ver se percebi, no inverno o aconselhavel é 10% de ov por deposito de combustivel, e no verão 20% de ov?

aconselham-me a usar essas mesmas percentagens para este motor? não vou ter problemas? além de poupar na carteira e no ambiente há mais alguma vantagem no uso deste tipo de tecnica?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16147
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Duvida que gostaria esclarecida

Mensagem por serges »

olá vou colocar no local correcto!

um abraço!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Duvida que gostaria esclarecida

Mensagem por Flamingo »

vivam...
joão aguiar, antes de continuares a levar por diante aquilo a que te propões, começa por ler este tópico:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201
nele encontra-se muito informação preciosa, e ligações que te irão conduzir, e ao mesmo tempo esclarecer boa parte das duvidas.
apesar disso, alguma duvida dispõe. por aqui andará certamente alguém que te irá ajudar.
um abraço.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”