Kit OVD4 caseiro - 2 depósitos

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

indica lá então o procedimento, materiais, marcas e fotos. sff

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu:indica lá então o procedimento, materiais, marcas e fotos. sff

como estou a pensar comercializar esta solução, não posso, naturalmente, divulgar alguns segredos. além disso ainda tem de ser testada e aperfeiçoada. gastei bastante dinheiro e tempo para desenvolver a técnica e o procedimento tecnológico. testei vários materiais, alguns tive de mandar vir de fora. não é só bobinar o fio e já está. há uma série de pormenores com que é necessário ter cuidado, senão não resulta.

em geral há uma camada-base aplicada sobre o tubo. sobre esta base está bobinado o fio que leva outra camada do isolante. depois ainda leva uma protecção metálica e isolamento térmico. não parece mas dá imenso trabalho e leva bastante horas.

há termocontactos aplicados para não ultrapassar uma certa temperatura e outros para monitorizar o funcionamento (se houver algum problema e não aquecer, avisa o condutor).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »


ok, mas usas o quê como isolante? o meu problema é saber qual é a pasta que isola electricamente mas permite a passagem do calor, e tudo isto sem ficar quebradiça ou pegar fogo. já agora, a solução comerciavel é a de uma fita que contendo a resistencia electrica e tendo as propriedades de isolamento e condução, se enrola em torno dos tubos dos injectores ou do filtro de combustivel. não será facil cobrares por um sistema que vai levar um dia inteiro a montar para além de requerer a desmontagem dos tubos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu::d
ok, mas usas o quê como isolante? o meu problema é saber qual é a pasta que isola electricamente mas permite a passagem do calor, e tudo isto sem ficar quebradiça ou pegar fogo. já agora, a solução comerciavel é a de uma fita que contendo a resistencia electrica e tendo as propriedades de isolamento e condução, se enrola em torno dos tubos dos injectores ou do filtro de combustivel. não será facil cobrares por um sistema que vai levar um dia inteiro a montar para além de requerer a desmontagem dos tubos
quanto a fita, não sei se é viável, nos filtros talvez sim. o fio da resistência aquece para uns 200 a 300 ºc para criar o desnível térmico suficiente para permutar o calor.

na http://www.dieselveg.com/bioplantrix_in ... heater.htm querem pelo sistema de aquecimento por indução, controlado electronicamente,
£187.19 o que é 276,97 €. sem iva e sem montagem. com iva são 335 € + montagem uns 100 € ou mais. o meu sistema será muito mais barato e rápido de instalar (umas 2 horas). ainda preciso de resolver alguns pormenores e fazer mais ensaios para ter certeza que é 100% fiável e eficiente.

hoje fiz uma viagem de 150 km (costumo fazer a mesma viagem, de serviço, 1 a 2 vezes por semana), ida e volta e andei a monitorizar o comportamento deste novo aquecimento. realmente nota-se diferença em relação às velas que usava antes (embora sejam também bastante eficientes). a maior surpresa surgiu, quando reparei, no fim da viagem, que não gastei o combustível que normalmente gasto. parece que são menos uns 20 a 30%!!!!!!! com tempo chuvoso e temperaturas por volta de 10 ºc. por isso amanhã vou montar um outro depósito, só para ov, para monitorizar o consumo.

lembrei-me que alguém aqui (balurcos?) levantou a questão de numa viagem (à espanha?) gastou na ida muito mais que no regresso e não soube explicar isso. será que na ida fazia menos calor que no regresso? será que o consumo está directamente relacionado com o aquecimento? ou melhor, com a qualidade do aquecimento?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o consumo está relacionado com o rendimento (sendo tudo o resto igual) pode ser inferior se a combustão fôr melhor, mas pode ser superior se houver desperdicio devido a uma excessiva produção de energia electrica

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu:o consumo está relacionado com o rendimento (sendo tudo o resto igual) pode ser inferior se a combustão fôr melhor, mas pode ser superior se houver desperdicio devido a uma excessiva produção de energia electrica
a energia mecânica gasta para produzir electricidade, no meu carro, mesmo com produção máxima de electricidade, ronda uns 2%. não deve ser isso que aconteceu. antes um melhoramento no rendimento devido à melhor combustão (por ser melhor o pré-aquecimento). notei a diminuição do fumo.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


PopKorn
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: domingo nov 19, 2006 10:57 pm
Localização: Portugal

Mensagem por PopKorn »

ola amigos.

sera que isto e uma ajuda?

nao e la muito caro.



http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/ebayi ... 245&rd=1,1


um abraco

popkorn

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

sim fui eu que pus essa questão do consumo de oleo ser diferente...
para fazer uma viagem aos balurcos gastei muito combustivel com oleo por do sol do intermarche em comparação ccom o avolino do lidl...
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ida e regresso ocorreram nas mesmas condições quanto a temperatura ambiental? mesma altura do dia?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

não na ida fui pela a2 pelas 20.00 horas pela a2 no regresso pelas 16.30 horas e pela estrada antiga no entanto tenho tado atento e noto que o avolino também rende mais no frontera o por do sol não rende como o avolino é a conclusão que cheguei será do oleo de amendoim que tem o por do sol?
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

atenção que pela estrada velha se faz maiz km´s e a média foi mais ou menos a mesma...
Abraço, Francisco SIlva


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

assim não dá. uma comparação tem que ser feita nas mesmas condições e a medição tem que ser rigorosa. reportar diferenças de 30% não é brinquedo...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”