Diferentes tipos de BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
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hjmrodrigues
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hjmrodrigues »

sim, é verdade exagerei bastante, estava a dar um exemplo!
HR


miniUMM
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por miniUMM »

battery management system à venda :

http://www.claytonpower.com/products/bms/

http://paktrakr.com/

caso encontrem mais coloquem aqui


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LeNnOxLeWiS
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

uma pergunta de leigo..

se eu tenho uma mota x com um sistema bms y, ou então sem bms de todo...

consigo comprar e implementar o bms na minha mota? (partindo do pressuposto que é feito por alguem qualificado)

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Autor do tópico
hmgp
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hmgp »

lennoxlewis Escreveu:uma pergunta de leigo..

se eu tenho uma mota x com um sistema bms y, ou então sem bms de todo...

consigo comprar e implementar o bms na minha mota? (partindo do pressuposto que é feito por alguem qualificado)
se souberes o que fazer para o instalar não vejo porque não? nas motas que o têm alguém o teve que fazer e alguém o teve que comprar e instalar...

dou-te um exemplo, a minha sw predator tem um bms que não vem de fábrica, logo foi comprado noutro vendedor e instalado pela sw.

agora, aqui não falo por experiência própria, mas falo com algum conhecimento, meter o bms não é igual a, por exemplo, trocar uma lâmpada de piscas. foi só um exemplo.
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jmal
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

lennoxlewis Escreveu:uma pergunta de leigo..

se eu tenho uma mota x com um sistema bms y, ou então sem bms de todo...

consigo comprar e implementar o bms na minha mota? (partindo do pressuposto que é feito por alguem qualificado)

poder podes, mas não é a mesma coisa, lol, cada bms está calibrado e regulado para o bom funcionamento de todo o equipamento (baterias, controlador e motor), se isso for feito, tá tudo certo.
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LeNnOxLeWiS
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

ok entendo.

logicamente nao tinha posto esta alteração a par de uma troca de lampada, julgo que é complexo. estava apenas a tentar perceber o quão complicado seria.

pelas vossas respostas vejo que é possível sendo apenas necessário pedir a alguem que perceba realmente do assunto, não basta alguém com conhecimentos sólidos de electronica, terá que ser alguem com experiencia neste veiculos.

obrigado

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jmal
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

lennoxlewis Escreveu:ok entendo.

logicamente nao tinha posto esta alteração a par de uma troca de lampada, julgo que é complexo. estava apenas a tentar perceber o quão complicado seria.

pelas vossas respostas vejo que é possível sendo apenas necessário pedir a alguem que perceba realmente do assunto, não basta alguém com conhecimentos sólidos de electronica, terá que ser alguem com experiencia neste veiculos.

obrigado
nem mais, e não metas veículos eléctricos nas mãos de quem domina a gasolinada, o mais certo é ficares a pé como o volt.
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O_volt
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por O_volt »

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Barrocas
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Barrocas »

uma pequena ferramenta interactiva, para ajudar a entender um pouco mais como funcionam os sistemas de bms

http://liionbms.com/balance/index.html


BE-COOL
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por BE-COOL »

diferentes tipos de bms. a opção de saber a voltagem de cada célula nos bms digitais é excelente.

Código: Selecionar todos

http://liionbms.com/php/bms_options.php
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celsomenaia
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por celsomenaia »

boas a toda a gente

sei que não tenho aparecido, mas espero estar de volta, entertanto tenho-me dedicado bastante a aprender sobre baterias e claro sistemas de bms , o que mais me surpreende nos sistemas de bms de hoje é que nos bms que conheço e praticamente são todos por reguradores tipo "shunt" . é a falta de proteção em caso de falha, se um dos transistores avaria, ou seja fica em curto-circuito acaba por estar a descarregar a bateria continuamente, isso quando não detectado a tempo pode levar a bateria a 0 v .

ainda não estou familiarizado com os sitemas de redistribuição mas parecem ser uma boa opcção, mas muito mais complicados de instalar e de conceber, mais caro.

pergunta ? num pack de baterias, sendo todas elas diferentes existe sempre a mais fraca, assim sendo será a que vai estar permanentemente a ser carregada pelo sistema de redistribuicção, porque tem menor capacidade que todas as outras baterias do pack, ou seja é a mais fraca e vai existir um sistema electronico que vai estar sempre a carrega-la para se manter ao nivel das restantes, ora sendo a mais fraca é a que acaba por levar com mais cargas, isto não vai influencia o tempo de vida util da bateria?

cumprimentos a todos, espero ter novidades em breve

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Bluesky
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Bluesky »

ola celso, ainda bem que apareces por cá nos finalmentes....
pergunta ? num pack de baterias, sendo todas elas diferentes existe sempre a mais fraca, assim sendo será a que vai estar permanentemente a ser carregada pelo sistema de redistribuicção, porque tem menor capacidade que todas as outras baterias do pack, ou seja é a mais fraca e vai existir um sistema electronico que vai estar sempre a carrega-la para se manter ao nivel das restantes, ora sendo a mais fraca é a que acaba por levar com mais cargas, isto não vai influencia o tempo de vida util da bateria?
na minha opinião sim celso, mas descobriste outra maneira de fazer a redistribuição ou igualização de células? inclusive as células que tem boa carga estarem sempre a puxar pelas células preguiçosas ou avariadas em vez do veiculo parece-me um desperdício de energia, não?

tem graça que no workshop havia quem tivesse a opinião que um circuito electronico que controla a sub e sobre carga de uma celula, incluindo o reequilibrio de cargas não poderia ser considerada uma bms. prontamente discordei, mas não sei se convenci alguém.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

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celsomenaia
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por celsomenaia »

pois é estou e volta, vamos ver tenho andando ligado a uns projectos bastante interessantas, mas por enquanto confidenciais

para mim bms são siglas e podem significar muita coisa.
um sistema de redistribuição esta a controlar a fazer a gestão das baterias, dai chama-lhe maçã . . . . lol . . . chama-lhe o mome que quiseres o que interessa é a função

tenho andado bastante ocupado a tentar "destruir" uma bateria da skyenergy de 40ah , para ja já destrui muita coisa e não foi a bateria
desde fontes de alimentação, carregadores, cargas electronicas.
o maximo que consegui carregar a bateria foi a 60a e foi uma vez depois a fonte à segunda vez já disse que não !!!
a descarregar ainda só consegui 25a e ja quemei a carga electronica !! estou agora a tentar fazer um carregador de 100a e uma carga electronica de 200a , mas não está facil

cumprimentos a todos

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serges
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por serges »

bem vindo de volta, espero que o projecto "confidencial" deixe de o ser rapidamente!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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jmal
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

celsomenaia Escreveu:boas a toda a gente

sei que não tenho aparecido, mas espero estar de volta, entertanto tenho-me dedicado bastante a aprender sobre baterias e claro sistemas de bms , o que mais me surpreende nos sistemas de bms de hoje é que nos bms que conheço e praticamente são todos por reguradores tipo "shunt" . é a falta de proteção em caso de falha, se um dos transistores avaria, ou seja fica em curto-circuito acaba por estar a descarregar a bateria continuamente, isso quando não detectado a tempo pode levar a bateria a 0 v .

ainda não estou familiarizado com os sitemas de redistribuição mas parecem ser uma boa opcção, mas muito mais complicados de instalar e de conceber, mais caro.

pergunta ? num pack de baterias, sendo todas elas diferentes existe sempre a mais fraca, assim sendo será a que vai estar permanentemente a ser carregada pelo sistema de redistribuicção, porque tem menor capacidade que todas as outras baterias do pack, ou seja é a mais fraca e vai existir um sistema electronico que vai estar sempre a carrega-la para se manter ao nivel das restantes, ora sendo a mais fraca é a que acaba por levar com mais cargas, isto não vai influencia o tempo de vida util da bateria?

cumprimentos a todos, espero ter novidades em breve

achas mesmo que um pequeno transístor, que nalguns casos não aguenta mais de 2 ou 3 amperes, pode ficar em curto e descarregar a bateria ? além disso tens a resistência, que no caso do transístor se queimar e ficar em curto, ela queima também, repara que normalmente não são resistências de mais de 5w, logo se a meteres em curto com a bateria ela queima instantaneamente. isto apenas pode acontecer em carga, logo se queimar não tem nada que regule a tensão máxima, então tem corte por tensão máxima.
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marcopns
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por marcopns »

ha uns dias li algo completamente diferente sobre bms, infelizmente nao encontro a fonte, sei apenas que era uma pagina dedicada a uma conversão .
vou resumir... basicamente defendiam que os bms actuais era inúteis porque na descarga cortavam pela tensão. acontece que segundo o individuo, nao existe uma voltagem ideal de corte pois a voltagem de funcionamento das celulas é influenciada por vários factores, entre os quais a temperatura. de inverno 2,5v pode ser alto, assim como de verao podemos estar a danificar permanentemente as baterias sem que estas desçam aos 2,5v. o importante era nao extrair mais de 100ah de um pack de 100ah, por isso devíamos equilibrar as baterias na carga e depois usar um contador de energia cortando quando se atingisse os 100ah. como podemos ler no manual de instruçoes da thundersky, com temperaturas de -35º a tensao de funcionamento é compreendida entre os 1,5v e os 4,6v , bem como os 2,5v muitas vezes referenciado são uteis apenas com temperaturas de 20º. estamos a relacionar erradamente voltagem com o estado de carga.

nao tenho conhecimentos para me pronunciar sobre este assunto, por isso, deixo os comentários para os especialistas.

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jmal
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:ha uns dias li algo completamente diferente sobre bms, infelizmente nao encontro a fonte, sei apenas que era uma pagina dedicada a uma conversão .
vou resumir... basicamente defendiam que os bms actuais era inúteis porque na descarga cortavam pela tensão. acontece que segundo o individuo, nao existe uma voltagem ideal de corte pois a voltagem de funcionamento das celulas é influenciada por vários factores, entre os quais a temperatura. de inverno 2,5v pode ser alto, assim como de verao podemos estar a danificar permanentemente as baterias sem que estas desçam aos 2,5v. o importante era nao extrair mais de 100ah de um pack de 100ah, por isso devíamos equilibrar as baterias na carga e depois usar um contador de energia cortando quando se atingisse os 100ah. como podemos ler no manual de instruçoes da thundersky, com temperaturas de -35º a tensao de funcionamento é compreendida entre os 1,5v e os 4,6v , bem como os 2,5v muitas vezes referenciado são uteis apenas com temperaturas de 20º. estamos a relacionar erradamente voltagem com o estado de carga.

nao tenho conhecimentos para me pronunciar sobre este assunto, por isso, deixo os comentários para os especialistas.

já existem bms a fazer isso, ajustam os parâmetros conforme a temperatura, mas equilibra-las por capacidade....esquece....é possivel mas não viável, além do mais o que interessa é controlar as tensões, as capacidades não são importantes.
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marcopns
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por marcopns »



electrizado
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por electrizado »

Olá a todos

Andei a dar uma vista de olhos neste topico e pergunto uma moto sem bms na carga o carregador não pode fazer o equilibrio das celulas?

Pelo q percebi na descarga o bms desliga a mota sempre q uma celula baixe a tensão abaixo de x volts.

Agora pergunto sem bms a mota tb se desliga abaixo de uma certa tensão, o q corta a corrente?

Desliga havendo uma celula mais fraca ou mais do q uma?

Sei q circulam motas sem bms têm problemas?

Eu sou leigo nestes assuntos por isso peço aqui estes esclarecimentos.
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

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