Aquecimento Central a Gasóleo

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
Santurios
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 27, 2009 7:12 pm

Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por Santurios »

sou santurios, tambem ando a isolar o meu sotão.
depois quero por aquecimento central a gasóleo, alguem me sabe
dar informações ou mesmo esquemas deste sistema.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por itisix »

boas,

eu tenho uma caldeira a gasóleo. além do custo da mesma (só a caldeira custa uns 2.000 a 3.000 euros), ainda acresce o custo geral da instalação e radiadores (normalmente outro tanto ou mais).
depois é preciso um local para o depósito, que tem de ser enterrado ou estar num local fechado.

em relação a custos, não recomendo. o gasóleo de aquecimento está caro e vai encarecer todos os anos devido à alteração e subida gradual do isp neste carburante.

gás natural se houver é praticamente metade do preço.

já tens algum tipo de instalação?


Autor do tópico
Santurios
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 27, 2009 7:12 pm

Re: Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por Santurios »

itisix Escreveu:boas,

eu tenho uma caldeira a gasóleo. além do custo da mesma (só a caldeira custa uns 2.000 a 3.000 euros), ainda acresce o custo geral da instalação e radiadores (normalmente outro tanto ou mais).
depois é preciso um local para o depósito, que tem de ser enterrado ou estar num local fechado.

em relação a custos, não recomendo. o gasóleo de aquecimento está caro e vai encarecer todos os anos devido à alteração e subida gradual do isp neste carburante.

gás natural se houver é praticamente metade do preço.

já tens algum tipo de instalação?

boas, ainda não tenho nenhuma instalação, não tenho gás natural e paineis são-me
muito caros.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por itisix »

acho que vale a pena ver um sistema de ar condicionado. poderá ficar a cerca de 500 / 1000 euros por divisão.
o que convém ver é serem equipamentos com alto rendimento. um coeficiente superior a 4 será o ideal. além do mais, devem ser instalados por bons profissionais.
chegam a ser bastante em conta de utilizar, e permite uma utilização mais racional. se não estamos a usar uma divisão, desliga-se. em minha casa, se deixar a caldeira ligada só para quartos e wc, gasto praticamente o mesmo que para a casa toda.
a única coisa que é preciso ter atenção é as potências eléctricas, e se a casa tem que chegue. um bom técnico resolve isso.

outra hipótese seria aquecimento por piso radiante, mas isso só em casas novas ou com grandes obras.

na minha opinião, não recomendo gasóleo a ninguém. a caldeira é grande (terá de ser de chão). o depósito de gasóleo terá de ser grande também. o meu é de 1100 litros. ocupa muito espaço. além disso, aconselho um esquentador (normal) para banhos, porque não compensa a caldeira ligada só para banhos (além de que a caldeira é mais cara se tiver aqs)... vai para uns 4.000 a 5.000 euros.
eu tenho uma casa das máquinas de 1,5 por 3 metros só para isso.
cada radiador custa em média 100 a 150 euros já montado (depende do tamanho, obviamente). mais não sei quantos metros de tubo. ainda por cima é preciso acesso para encher o depósito. normalmente as empresas têm mangueiras de 50m ou mais.

agora entramos nas opiniões, mas eu inclino-me para ar condicionado (e tenho caldeira a gasóleo).

bombas de calor, não estou a ver... para mim isso é treta.

abraço

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por rocker_pt »

com sistema de ar condicionado, para aquecer ou arrefecer, o consumo de energia deve disparar muito, não?

o mais económico em termos de utilização (e não muito caro em termos de instalação), parece-me a mim, que é aquecimento a gás com caldeira. o gás pode ser em garrafa pequenas (13kg) ou grandes, ou mesmo canalizado. no caso de ser em garrafas podemos escolher/mudar de distribuidor. creio que a solução de garrafas consegue ser mais barata e evita a surpresa de grandes contas nos meses de inverno, mas tem a desvantagem do transporte das garrafas.

o aquecimento é sempre caro. pelas minhas pesquisas, só fica mais em conta se optar por uma solução solar com piso irradiante, ou solução solar com radiadores. nestas duas situações para ser rentavel, deve ter grande quantidade de paineis, e em ambos os casos deve ser complementado com caldeira.

não deve haver quem ache actualmente a solução a gasoleo boa, pois o gasoleo para aquecimento tem vindo a aumentar de preço, para além de ser muito poluente. aquecimento a gás sempre é menos poluente do que o gasóleo.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por itisix »

boas,

o gás de botija é mais caro que o gasóleo, e bem mais caro que o gás natural.

o ar condicionado seria, obviamente, para aquecer (e claro, também arrefece).

fiz uma simulação muito rápida no site da deco, e o mais barato é mesmo o a/c + esquentador a gás.

se não for preciso gás em casa (para a cozinha), pode-se optar por um termoacumulador eléctrico, mas com um relógio para só trabalhar de noite.

não se esqueçam que o a/c à noite aproveita a tarifa mais barata com o contador bi-horário.

com um bom coeficiente de energético, a poupança é mesmo real.
eu tenho caldeira a gasóleo, mas já pensei instalar a/c, assim que isole a casa.


Autor do tópico
Santurios
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 27, 2009 7:12 pm

Re: Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por Santurios »

itisix Escreveu:boas,

o gás de botija é mais caro que o gasóleo, e bem mais caro que o gás natural.

o ar condicionado seria, obviamente, para aquecer (e claro, também arrefece).

fiz uma simulação muito rápida no site da deco, e o mais barato é mesmo o a/c + esquentador a gás.

se não for preciso gás em casa (para a cozinha), pode-se optar por um termoacumulador eléctrico, mas com um relógio para só trabalhar de noite.

não se esqueçam que o a/c à noite aproveita a tarifa mais barata com o contador bi-horário.

com um bom coeficiente de energético, a poupança é mesmo real.
eu tenho caldeira a gasóleo, mas já pensei instalar a/c, assim que isole a casa.
boas itisix,
não podias por umas fotos do teu sistema de de instalação da caldeira.
agradecia


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por itisix »

posso.

mas queres algum pormenor em especial, ou só vista geral?

abraço


Autor do tópico
Santurios
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 27, 2009 7:12 pm

Re: Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por Santurios »

itisix Escreveu:posso.

mas queres algum pormenor em especial, ou só vista geral?

abraço
olá itisix
era só para ver a instalação dos tubos, bombas e qual a caldeira etc.
obrigado


Autor do tópico
Santurios
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 27, 2009 7:12 pm

Re: Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por Santurios »

olá itisix, obrigado pelas fotos.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Aquecimento Central a Gasóleo

Mensagem por itisix »

santurios Escreveu:olá itisix, obrigado pelas fotos.


desculpa, mas tou sem máquina. pifou.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”