Construir queimador pellets de raiz

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
Helioc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça dez 29, 2009 6:23 pm

Construir queimador pellets de raiz

Mensagem por Helioc »

boa tarde a todos,


sou novo neste forum e estou maravilhado com toda a materia aqui debatida! os meus parabens!

bem, é assim, o exagerado aumento dos combustíveis, levam-me a pensar em alternativas. pois para mim o ideal era ter , em nossa casa um sitema , fotovoltaico (electricidade)-paineis termicos- pequena éolica- biomassa :-p tudo junto seria o ideal

o meu pai é instalador de acondicionado e aquecimento central, tenho caldeira a gasóleo em casa e um painel solar, fabrico próprio.

tenho uma caldeira a lenha parada, em ferro fundido e gostaria de construir um queimador a caroços de azeitona , pois dizem que ronda 60€ tonelada

é difícil construir este tipo de queimador? na empresa onde trabalho construo senfim, penso que tenho o trabalho facilitado...

podem-me ajudar? para perceber o funcionamento e o principio de funcionamento? ja pesquisei no forum, mas não encontro nenhum manual para isto


obrigado


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Construir queimador pellets de raiz

Mensagem por joaquimdelisboa »

helioc

mesmo sem ser "expert", mas tendo em mente o que tenho pesquisado sobre o assunto, creio que os fogões a "peletes" não são nenhum bicho de "7 cabeças"!

o que torna a sua construção mais ou menos difícil são os sistemas adicionais de: início de queima; alimentação/velocidade do sem-fim; ventoinha de ar-forçado; sensor de temperatura; sensor de gases; etc.

depois, para que o calor vá, o menos possível, pela chaminé parar à rua, é necessário que o corpo do fogão e passagem de gases seja o adequado para o reter e dissipar no local que se pretende aquecer.

posto isto e a menos que pretendas adquirir as peças electrónicas de origem vai pensando em aproveitar de outras máquinas peças que sirvam para os primeiros testes de tentativa/erro.

eu já vasculhei a minha garagem e descobri... pequenos motores com caixa desmultiplicadora acoplada e até... um enorme reóstato de 220v com inom: 2,5a.


Autor do tópico
Helioc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça dez 29, 2009 6:23 pm

Re: Construir queimador pellets de raiz

Mensagem por Helioc »

eu só precisava do queimador e sistema de inicio de queima, pois tenho uma caldeira a lenha, que neste momento esta a gasóleo

vou continuar a ler a ver se apanho algo :-p

obrigado!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Construir queimador pellets de raiz

Mensagem por Ferra »

helioc Escreveu:eu só precisava do queimador e sistema de inicio de queima, pois tenho uma caldeira a lenha, que neste momento esta a gasóleo

vou continuar a ler a ver se apanho algo :-p

obrigado!
um sistema de inicio de queima já foi colocado num post neste forum. o queimador não deve ter muita ciencia e o alimentador é um sem fim que roda devagar ou temporizado... também já vi um que era uma roda dentada...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”