Consumo carro VS carregamento

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic »

Com esta coisa de ver o consumo declarado vs consumo real comecei o exercicio para outros carros, pois o LEAF até tem muitos dados para ver no LEAFSPY, o proximo teste que vou fazer será carregar até um ponto, fazer uns kms e voltar a carregar até esse mesmo ponto depois comparar o consumo dado pelo carro e o medido na ficha, desta forma fico com a diferença em relação ao declarado vs real, vou fazer isso para o LEAF e para o i4, mas gostava de ver isso noutras marcas, não é habitual ver esses valores...
Fica assim, o exemplo dos primeiros dados:
Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por Freddy_krueger »

Bom tema...e muito pertinente...é sabido que por exemplo Renault's Zoe's com motor/carregador "Continental" (os que carregavam em AC 43kw) tinham perdas enormes em AC monofásico por exemplo... já não sei onde li mas era um estudo muito interessante pois tinha perdas com diversos níveis de carregamento :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: sexta fev 09, 2024 10:38 am Bom tema...e muito pertinente...é sabido que por exemplo Renault's Zoe's com motor/carregador "Continental" (os que carregavam em AC 43kw) tinham perdas enormes em AC monofásico por exemplo... já não sei onde li mas era um estudo muito interessante pois tinha perdas com diversos níveis de carregamento :(
A ideia é mesmo ter essa noção do consumo na ficha/carregador em vez de ver o que o carro diz, tanto em termos de perdas com a carga como com a degradação da bateria, acho que vamos ter muitas surpresas em algumas marcas. ;)

Coloquei o link da tabela na assinatura, agora é só arranjar exemplos. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic »

Teste efetuado no LEAF e os numeros são :o

Então foi assim, distancia percorrida de cerca de 28kms com media no quadrante de 15,2, com a bateria a 54% no LEAFSPY voltou-se a carregar aos 54% (vejo no LS pois conseguimos controlar o SoC à decima) e consumiu da tomada 5,18kWh, foi um percurso de muita chuva (diluvio) e algum frio, por norma a media anda entre os 12 e os 13, mas quero ver todas as realidades possiveis.
Deu mais de 21% de diferença do consumo declarado para o da tomada, que raio se passa aqui?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sim, existe sempre uma perda de eficiência nos carregamentos.
À uns tempos um user deste fórum também fez testes de tomada vs carro e viu isso mesmo. Penso que o carro dele era um Outlander mas já não me recordo ao certo...
Na altura também comprei um contador profissional dedicado que liguei ao disjuntor do carro e verifiquei isso mesmo. Entretanto quando precisei de remodelar o quadro tirei fora pois não lhe vi utilidade e estava a precisar de espaço no quadro.
No meu evse tem uma estimativa geral para os carros conforme os amperes.

Cumprimentos,Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por CoolZeroFCP »

Em relação à Tesla penso que a diferença poderá ser grande, pois parece-me que o consumo que marca no carro é o consumo em andamento.
Ele também informa o consumo em estacionamento na versão atual do software, mas não me parece que esse consumo seja somado ao consumo em andamento...
Infelizmente neste momento não tenho dados que te consiga dar, mas no inverno que coloquei o contador dedicado a perda deveria ser para aí 10 a 15%.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk




Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic »

Mas esse EVSE não contabiliza o que tiras da ficha durante o carregamento?
A ideia não é só ver a eficiencia do carregamento, mas também as diferenças entre a carga a 10A, 16A ou até em DC, e também o desvio entre o que o carro diz e o que realmente ele gasta, como podes ver o LEAF a 50% da potência do carregador interno tem uma eficiência muito baixa, nesse teste deu 21% de desvio. ;)
Hoje vou testar o i4.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por CoolZeroFCP »

Pois tens razão, já não me lembrava que também dá para ver neste evse. Na altura comprei o contador dedicado que era mais preciso e acho que ainda não tinha este.
Vou testar mas poderá não ser preciso por causa daquilo que disse quanto ao consumo estacionado.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk




Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic »

CoolZeroFCP Escreveu: sábado fev 10, 2024 12:05 pm Pois tens razão, já não me lembrava que também dá para ver neste evse. Na altura comprei o contador dedicado que era mais preciso e acho que ainda não tinha este.
Vou testar mas poderá não ser preciso por causa daquilo que disse quanto ao consumo estacionado.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
A ideia é só verificar a diferença entre o que o carro dá e a realidade, isto nas diversas situações de carga, 10A, 16A, 32A e até em DC, desta forma conseguimos perceber melhor o que mais nos convem quando estamos a pagar.
Se dizes que o carro não contabiliza isso, é uma boa altura para ver o peso que isso tem no consumo real, tipo, carregares e andares logo ou carregares hoje para sair amanhã, quero registar todos os cenarios nesta tabela, depois é só filtrar pelo que nos interessa. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por CoolZeroFCP »

Vou partilhar o teste de hoje num model y lfp em DC mas não me parece que isto dê para chegar a alguma conclusão...
Consumo declarado pelo carro 47kwh energia fornecida declarada pelo posto de carregamento 54kwh de carregamento até 95%.
Isto daria uma perda de 13%.
Contudo carreguei até 100% e deu 60kwh declarado pelo posto. Isto mais 10% de carga que tinha mais o buffer do carro dá mais de 8kwh do que a bateria tem.
Hipóteses: o posto tem perdas e o consumo é medido à entrada da rede antes de entrar no transformador, durante o carregamento tive o aquecimento ligado, sistema multimédia em funcionamento e outras perdas derivadas a condicionamento da bateria, consumo do carro declarado abaixo do real, posto declara consumo superior ao real...
Conclusão isto não dá em nada, mas como já sabíamos o consumo da rede é sempre um pouco superior ao do carro.

Em AC deve ser interessante é saber as perdas de carregamento do nosso carro para sabermos a que A devemos carregar. Por exemplo eu antes carregava a 10A mas como os dados na internet indicam que existe menos perdas a mais A , agora costumo carregar e 17A.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk





Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic »

O teste terá que ser baseado nestes 3 pontos para ser comparável, consumo declado, kms efetuados, energia consumida do posto. Só assim podemos comparar, no fundo é como nos CI, enchemos o depósito damos uma volta e voltamos a encher, o que colocamos para voltar a encher da-nos o consumo real.
Esse teste até pode mostrar a eficiência do carregamento, mas o que se pretende é ver o desvio do consumo declarado para o real, outras perdas também. ;)
Confiar no SoC do carro pode desviar o resultado, pois não costuma ser linear em nenhuma marca.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por CoolZeroFCP »

Basear o consumo real no declarado pelo posto também não dá pois então o carro tinha mais bateria do que realmente tem.
Comparável era ser feito o teste na mesma temperatura, condições meteorológicas, mesma condução, carregar com tudo desligado (AC, multimédia , carro desligado,modo sentinela,...), intervalo de carregamento iguais, utilização do mesmo posto, ...
Enfim este teste não tem nada que se aproveite.


Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic »

Claro que dá, no fundo é fazeres o que fazes com um CI, pagas o que tiras da bomba, é o que este teste dá, todas essas variaveis também existem nos CIs, mas continuas a pagar o que tiras da bomba, disso não escapas.
O teste não é para ver o tamanho da bateria, mas sim o que pagas, ou seja, pagas como se tivesses uma bateria maior, obviamente, serve para ver as diferenças entre carros, potências de carga e até colocando a marca dos postos consegues aferir a eficiência de cada um.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic »

Outro teste feito com o i4, 207kms e carregar num posto rapido, diferença brutal, apenas 6,54 de desvio entre o dado pelo carro e a energia paga, coloco também a marca do posto porque me parece que entre eles existem eficiências diferentes, um caso a ver com o aumentar da tabela. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por CoolZeroFCP »

Lá está, e que conclusão se aproveita desse teste?
Algo bem feito era saber se por exemplo:
-carregar entre os 20 e 80 ou até 70/80% é mais eficiente/menos perdas(acredito que sim);
- carregar com o carro totalmente desligado deverá ser mais eficiente (quando mais eficiente será?);
-serao carregadores de 50kw mais eficientes que os de 150kw ou de 250kw? E se forem? Em viagem temos escolha?
-se os de 250kw forem mais eficientes? A diferença brutal de preços compensa essa eficiência?
-e a diferença de marca do carregador? E modelos diferentes? Mais uma vez isso interessa em viagem? Temos escolha?
-a temperatura e condições de viagem também mudam, por exemplo já vi várias vezes o aviso de condicionamento da bateria devido ao frio e no final do carregamento condicionamento da bateria para a restante viagem que ia fazer de mais 350 ou mais km. Ou seja mais perdas por ter a viagem planeada na navegação. Mas será que essas perdas irão compensar na condução.

Diferença de preços como num CI? Dou um exemplo que me aconteceu no verão passado. Estava em viagem e apareceu um aviso no carro a informar que o carregador da Tesla para onde me dirigia estava lotado e teria de esperar 5m. Foi ver na Mio e tinha um carregador de 120kw perto mas iria pagar o dobro da Tesla pelo que preferi esperar 5m.
Conclusão, não sei o da Tesla seria mais ou menos eficiente, mas o modelo de negócio dos carregamentos em Portugal estão totalmente errados.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic »

CoolZeroFCP Escreveu: domingo fev 11, 2024 7:56 pm Lá está, e que conclusão se aproveita desse teste?
Algo bem feito era saber se por exemplo:
-carregar entre os 20 e 80 ou até 70/80% é mais eficiente/menos perdas(acredito que sim);
- carregar com o carro totalmente desligado deverá ser mais eficiente (quando mais eficiente será?);
-serao carregadores de 50kw mais eficientes que os de 150kw ou de 250kw? E se forem? Em viagem temos escolha?
-se os de 250kw forem mais eficientes? A diferença brutal de preços compensa essa eficiência?
-e a diferença de marca do carregador? E modelos diferentes? Mais uma vez isso interessa em viagem? Temos escolha?
-a temperatura e condições de viagem também mudam, por exemplo já vi várias vezes o aviso de condicionamento da bateria devido ao frio e no final do carregamento condicionamento da bateria para a restante viagem que ia fazer de mais 350 ou mais km. Ou seja mais perdas por ter a viagem planeada na navegação. Mas será que essas perdas irão compensar na condução.

Diferença de preços como num CI? Dou um exemplo que me aconteceu no verão passado. Estava em viagem e apareceu um aviso no carro a informar que o carregador da Tesla para onde me dirigia estava lotado e teria de esperar 5m. Foi ver na Mio e tinha um carregador de 120kw perto mas iria pagar o dobro da Tesla pelo que preferi esperar 5m.
Conclusão, não sei o da Tesla seria mais ou menos eficiente, mas o modelo de negócio dos carregamentos em Portugal estão totalmente errados.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
Se reparares estes testes fornecem-te precisamente essas respostas, mas já vi que estás pela critica, se não achas que seja importante não ligues. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por CoolZeroFCP »

Acho que a ideia é boa mas só por este teste que fiz cheguei à conclusão que esta forma de reunir os dados é tudo menos preciso.
Tinha de ser feito por uma só pessoa e mantendo todas as variáveis (que são muitas) o máximo possível constantes. Não o fazendo não se consegue tirar grandes conclusões.
Eu como faço pouco DC não o consigo fazer. E por isso parece-me que em DC (viagens grandes) será tudo muito aleatório.
Já em AC e nas viagens do dia a dia acho que talvez se possa confirmar (ou não) os dados existentes de diferença de eficiência conforme A. Por exemplo a diferença de carregar a 10A ou a 18A.
Por exemplo no meu DB na altura que montei o contador foi fácil de ver que em 3500km no inverno fiz uma média real de 144,4wh. Isto no model 3 com o modo sentinela ligado cerca de 10h por dia.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic »

É o que temos, não tenho possibilidade de experimentar todos os carros do mercado, mas não sendo muito preciso mostra facilmente uma tendência, basta ver que já consegues tirar algumas conclusões com meia duzia de testes feitos, quanto mais dados tiveres mais precisão vais ter, vais ver quem tem mais precisão no relato e quem não tem.

O aleatório começa a ter um padrão com o aumento de informação, é essa a lógica deste tipo de testes, seja pela marca do carregador, seja pelo SoC, seja pela temperatura,... Com o aumento de dados consegues ver a tendencia, alem disso, não fiz este teste para saber custos monetários, mas sim custos energéticos, depois cabe a cada um ver quanto custa essa energia e qual a sua melhor opção.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Automóveis”