BMW i4 White Alpine

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

Na concessão em que faço revisões (Carby SMF), Leaf's de cortesia (chegaram a ter 2 ao mesmo tempo) foram todos substituidos por Micra, juke e qashqai's... vê-se onde apostam :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Mais um numero grande passado, carro fantástico, quer é andamento.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

Sempre a andar :)

Aqui na zona já se vê uns quantos i4's .... aliás cada vez se vê mais BEV's o que sempre bom!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Sim, o mês passado a BMW foi a marca que mais carros entregou, pricipalmente para empresas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda nov 20, 2023 2:58 pm Sim, o mês passado a BMW foi a marca que mais carros entregou, pricipalmente para empresas.
Vejo muita diversidade no meu commute 25kms (cada lado) nos outskirts area metropolitana Porto (Espinho-Ovar):
Teslas, Renaults, BMW's, Nissan, Cupra, Vag's, Mercs... pena ainda preços não baixarem significativamente.... a ver se com o citroen e-c3 coisa melhora...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

1 ano, 32 000kms e 2 pneus.
Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: sexta dez 22, 2023 11:07 am 1 ano, 32 000kms e 2 pneus.
Imagem
Atrás certo? (os pneus gastos)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Sim, neste carro a potência nota-se, no LEAF mudei os primeiros aos 80 000kms (frente), não é só pela potência em si, parece-me que este é muito mais pontudo, o LEAF é mais progressivo, isso deve fazer alguma diferença nos pneus.

Note-se que aos 25 000kms já estavam quase no limite, não fosse a questão de entrar o Inverno e nunca teriam chegado a esta marca, de qualquer das formas é de salintar que nunca tive qualquer problema no molhado com os pneus mesmo com alguns dos rasgos abaixo do limite, 1,6mm, não sei se do carro ou dos Continental, agora vou experimentar os Hankook, coloquei no LEAF e são muito melhores do que os Michelin que trazia de origem, vamos ver neste.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Tenho andado para aqui às voltas com esta questão e não consigo explicar estes numeros, por exemplo, em Janeiro tenho 2884 kms percorridos e um acumulado de carregamentos de 485kWh, o que dá 16,8kWh/100km, o consumo do carro para este mesmo periodo dá 16,2kWh e 467,5kWh acumulado.
Será que o carro contabiliza já algumas perdas?
É que é impossivel esta eficiencia no carregamento, ainda por cima só tive um carregamento rapido de resto é tudo entre os 10A e os 16A.
Gostava de ver outras realidades para poder comparar estes numeros.
Vou fazer este exercicio para o LEAF...
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça fev 06, 2024 11:15 am Vou fazer este exercicio para o LEAF...
Do que me lembro do leaf, o carregador interno tem um consumo (por hora) muito semelhante seja a que amperagem trabalhar (será mesmo?), logo carregando a 30amp terá uma perda 3x inferior a 10amp (pelo menos teoricamente).

Nunca fiz esta contabilidade a sério no Leaf...para isso tinha de pôr um shelly e antigamente nem tinha net na garagem...agora já tenho mas outros projetos no imediato...talvez um dia (até porque tenho aquele super EVSE com adaptação dinâmica/automática de carga)...

No meu caso, por um lado convém-me carregar a baixa amperagem para estar mais tempo a aproveitar o sol (paineis solares), por outro, é melhor altas amperagens para reduzir perdas do carregador....é um pau de dois gumes :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

É por aí, mas considero sempre o minimo para as perdas uns 15% em AC, no caso do i4 é muito abaixo disso, vou testar num carregamento e medir cá fora e ver o que o carro/app indica,
A ideia é saber se o valor que o carro indica já terá alguma contabilidade dessas perdas, no caso do LEAF é mais dificil de chegar lá pois não tenho indicação do que carregou.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Ainda às voltas com esta questão no LEAF e fiz um teste, carregar durante uma hora e ver o que sai da tomada e o que entrou na bateria.
O resultado:
Imagem

Ou seja, saiu da ficha 2300W e entraram 2000W na bateria e perderam-se 300W, 15% de perdas, isto é mais ou menos o que pensava para esta velocidade de carga, no LEAF temos muito dados para analisar.
O teste que se segue será carregar até um ponto, fazer uns kms e voltar a carregar até esse mesmo ponto, e comparar o que ele indicou e o que saiu de facto da ficha.
Por acaso nunca vi tabelas com esta indicação.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

A assinalar a passagem de mais um numero, já passou os 40 000kms, para menos de 1 ano e meio está a bater recordes.
De referir que nunca fui muito adepto de carros alemães devido à pouca fiabilidade que eu achava que tinham, este está a bater recordes também, nunca tive um carro com este tempo de vida sem qualquer queixa ou melhoria a fazer, novos tive 2 Hondas e 1 Nissan.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

O Nissan podia vir com mais cuidado no fabrico mas não é sequer Japonês :P....

Meu Leaf 2018 começou à cerca de 1 2 meses a fazer um "squich" em mudanças de direção, em especial com mais frio... depreendo que seja mais uma suspensão a ir à vida, mas caramba a segunda em 115KKms?! não estou a ver que mais seja....mas vou ver num mecânico de confiança a ver se conseguem distrincar a coisa antes de ir à revisão 6 anos na nissan (última de borla ainda oferta da extinta nissan ibérica)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

O meu LEAF foi apenas a situação cronica da roda da frente do lado direito.
A suspensão continua lá a de origem.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...o meu tirando levar suspensão lá para os 80KKms (tenho de confirmar), nem levou sequer o famoso aperto de transmissão... vou ter que investigar coisa antes de ir em Maio à inspeção
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Automóveis”