DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Considerando que todos os postos serão pagos, vale a pena analisar bem quando se justifica ou não o carregamento elétrico do Outlander...
Considerando também que estando sem bateria, seguir a gasolina terá um custo médio de 10€/100km.

Também considero que para fazer 100 kms será necessário 3 cargas de 9 kWh, o que implica que essas 3 cargas, no total não tenham um custo superior a 10€.
Vou usar os preços da energia do CEME EDP.

PCRs: para carregar 9kWh serão necessários 24 minutos
Custo de operador 0,00€ dá um total de 5,61€/100kms Ex. LLE-00017 Loulé
Custo do operador 0,056€/min dá um total de 10,56€/100kms Ex. LRS-00007 Loures
Custo do operador 0,11€/kWh dá um total de 9,81€/100kms Ex. LLE-00028 Loulé

Ou seja, para PCRs não compensa carregar quando o preço do operador ultrapassar os 0,06€/min ou os 0.12€/kWh.

No caso dos PCN, não compensa carregar quando o preço OPC é superior a 0,01€/min
Para cobrança pelos kWh é igual aos PCRs

Naturalmente que do ponto de vista ambiental é sempre preferível usar eletricidade.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Ora nem mais, nada como fazer contas...

Concordo que se houver a hipotese de andar no modo electrico irei na mesma opção já que se o custo for cêntimos irei escolher tal!

Cada cabeça sua sentença!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Pois eu também prefiro andar a eletricidade...
Quando a gasolina o MCI pouco se ouve, mas só de pensar que está a funcionar já me incomoda.

Só que, a verdade é que na maioria dos PCR (e o mesmo acontecerá com os PCN) o carregamento para carros que fazem a carga a baixas potências sai muito caro.
No meu concelho o custo dos 100kms fica por 16,23 euros, nos novos PCR, que ainda nem foram ativados.
Percebi logo o problema quando vi o concurso publico e avisei tanto em AM como ao Presidente e vice-Presidente, que deveriam negociar as condições, caso contrário os preços para os utilizadores seriam muito elevados.... mas parece que vão mesmo abrir com o preço mais elevado.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois, 9 kwh em 24 minutos... tem de ficar caro...

Se pensarmos num posto com potência de fornecimento de 50kwh, daria uns potenciais 20kwh nesses 24 minutos... carregar 9 é menos de metade...

Mesmo o Leaf, só compensa um PCR dos 0 (ou lá perto) aos 60% pois depois começa a baixar velocidade carregamento...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta abr 01, 2020 2:58 pm Se pensarmos num posto com potência de fornecimento de 50kwh, daria uns potenciais 20kwh nesses 24 minutos... carregar 9 é menos de metade...
Pois, mas o Outlander não carrega a 50kW


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta abr 01, 2020 9:37 pm Pois, mas o Outlander não carrega a 50kW
Sim, mas para compensar carregar em DC num Outlander, nos normais que carregam a 50kw (e nem falo nos carregadores de mais potência) ficava (demasiado) barato...
Se não estou em erro, o custo de um destes PCR é bem carote... e tem manutenção... os OPC têm de ser rentáveis... ainda temos de adicionar os CEME's e taxinhas...e está tudo dito.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

O problema é que a maioria dos PCR são cobrados pelos OPC em tempo... como o Outlander supostamente só carrega a 22,5 kW com o CHAdeMO, precisa de mais tempo.
No entanto, se for cobrado por kWh, sem custos de tempo já compença, desde que não ultrapasse os 0,11€/kWh, como indiquei nos cálculos acima.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: sexta abr 03, 2020 3:46 pm O problema é que a maioria dos PCR são cobrados pelos OPC em tempo... como o Outlander supostamente só carrega a 22,5 kW com o CHAdeMO, precisa de mais tempo.
No entanto, se for cobrado por kWh, sem custos de tempo já compença, desde que não ultrapasse os 0,11€/kWh, como indiquei nos cálculos acima.
Pois, mas não faz sentido para os OPC cobrar em kwh pois a energia é cobrada pelo CEME ao consumidor... o que o OPC cobra é eventualmente o acesso ao equipamento e tempo ocupado... o problema é que os OPC têm em conta quando fazem isso a possibilidade de carregar a 50kw... o que raramente pessoal usa... basta mesmo num carro que carregue a essa velocidade estar num SOC acima de 55/60kwh, e já vai carregar muito mais lento...

E depois à OPC que simplesmente nem pensam no custo para o consumidor... PCR a evitar da CEPSA por exemplo em que os custos são incomportáveis para qualquer carro com qualquer nível de SOC (tendo em conta os 50KW de limitação dos postos instalados).. Parece os novos preços base da ionity...byebye clients... depois queixam-se que não há procura...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta abr 03, 2020 4:28 pm
Pois, mas não faz sentido para os OPC cobrar em kwh pois a energia é cobrada pelo CEME ao consumidor... o que o OPC cobra é eventualmente o acesso ao equipamento e tempo ocupado... o problema é que os OPC têm em conta quando fazem isso a possibilidade de carregar a 50kw... o que raramente pessoal usa... basta mesmo num carro que carregue a essa velocidade estar num SOC acima de 55/60kwh, e já vai carregar muito mais lento...
Claro que faz sentido... o que não faz muito sentido é cobrar por tempo, pois isso depende muito de carro para carro. Sendo os mais lentos a carregar sempre prejudicados.
No caso dos PCN isso é mais flagrante. Repara que em alguns (muitos) PCN o carregamento do teu Leaf custa quase do dobro de um Zoe.

O correto seria sempre a cobrança pelos kWh carregados. Depois do carregamento a permanência no posto pode e deve ser ser contabilizada em tempo e cobrada como tal... Essa situação está prevista na Lei.

Entretanto no meu Concelho, está prevista a ativação para breve de um PCR num posto BP com tarifa de 0,11€/kWh...
A diferença de custo para um carregamento do Outlander entre este e os outros é de 2,14€.
É isto que eu contesto junto da CM,... o posto privado é mais barato do que o do espaço público....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois mas para os OPC (os que têm que rentabilizar os postos), é igual que alguém carregue 10 ou 500kwh, quem vai cobrar a energia é o CEME - eles nem cobram nem gastam.... o que lhes mais interessa é rentabilizar o posto...daí o valor cobrado de taxa de ligação e por minuto... eu não estou a dizer que concorde na perspectiva de consumidor...estou a dizer é que tenho de perceber na prespectiva de como este negócio foi criado em PT (com OPC + CEME + Taxinhas)... Discordo completamente de como foi criado, é uma confusão de todo o tamanho para mim... mas acho dificil (se não impossível) para um OPC rentabilizar um posto PCR com carros a carregar a 10-20kwh e ocupar N tempo o posto.... O mesmo se irá aplicar nos PCN a cobrar... sei que dificilmente com o Leaf irei carregar nos novos postos PCN22kw pois vão ter um preço proibitivo - vão "pensar" num preço para um Zoe e aplicar...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda abr 06, 2020 1:32 pm sei que dificilmente com o Leaf irei carregar nos novos postos PCN22kw pois vão ter um preço proibitivo - vão "pensar" num preço para um Zoe e aplicar...
Pois aí é que está. O OPC tem que pensar o que compensa mais, cobrar por tempo e praticamente só carrega ZOEs ou cobrar por kWh e carregar todos mesmo que isso implique ter o posto mais ocupado.
Repara que se tiver a cobrar pelos kWh está a rentabilizar o posto.... mas o tempo que o posto está desocupado não está a render nada.
Mas isso nada tem a ver com o CEME. Estou-me a referir só a forma como o OPC contabiliza a utilização do posto.

Seja nos atuais PCR e PCN seja nos futuros... cada OPC tem a sua estratégia. Também depende do local. Mas com o tempo, estou convencido que a tendência será cobrar por kWh, sendo usado apenas o tempo na ocupação após a carga.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Entretanto, um shopping que eu frequento e que contactei a administração sobre a instalação de PCNs alertando para a divergência de preços consoante as potências de carregamento, instalaram uns carregadores com duas potencias distintas, mas ainda não estão a funcionar... veremos se fazem distinção de preços consoante a potência.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda abr 06, 2020 7:56 pm Pois aí é que está. O OPC tem que pensar o que compensa mais, cobrar por tempo e praticamente só carrega ZOEs ou cobrar por kWh e carregar todos mesmo que isso implique ter o posto mais ocupado.
Repara que se tiver a cobrar pelos kWh está a rentabilizar o posto.... mas o tempo que o posto está desocupado não está a render nada.
Mas isso nada tem a ver com o CEME. Estou-me a referir só a forma como o OPC contabiliza a utilização do posto.

Seja nos atuais PCR e PCN seja nos futuros... cada OPC tem a sua estratégia. Também depende do local. Mas com o tempo, estou convencido que a tendência será cobrar por kWh, sendo usado apenas o tempo na ocupação após a carga.
Isso (na minha opinião) funciona bem num PCN que tem custos de instalação/manutenção reduzidos... mas num PCR tudo tem de ser muito bem pensado pois o custo implementação é muito elevado... para mim o fator principal para rentabilizar PCR é a sua localização..., uma sólida estimativa de carregamentos, e o tal preço por minuto para evitar um Tesla a carregar num PCR ## horas (acima dos 80% todos sabem a velocidade a que um BEV carrega em DC...vantagem face a AC é residual)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda abr 06, 2020 8:00 pm Entretanto, um shopping que eu frequento e que contactei a administração sobre a instalação de PCNs alertando para a divergência de preços consoante as potências de carregamento, instalaram uns carregadores com duas potencias distintas, mas ainda não estão a funcionar... veremos se fazem distinção de preços consoante a potência.
Sim, mas depois tens de educar os consumidores... começam a aparecer muitas pessoas com Leaf's novos que dizem que postos PCN 22kw estão todos avariados, pois carro carrega a 50kwh e só está a carregar a 7 ou 3kwh (no caso dos de 11kw)..

Ideal era também ao lado de cada PCR ter um PCN para quem precise atestar (por exemplo acima dos 80%), mas é preciso que utilizadores saibam como seu carro funciona, tenham também civismo no uso, etc...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Na minha opinião os PCR deviam ser todos a cobrar por kWh e ter uma limitação de 30 minutos, depois deste tempo, ou continuas a carregar se não houver fila ou vais para o fim da fila, simples.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

civic Escreveu: terça abr 07, 2020 9:54 am Na minha opinião os PCR deviam ser todos a cobrar por kWh e ter uma limitação de 30 minutos, depois deste tempo, ou continuas a carregar se não houver fila ou vais para o fim da fila, simples.
Concordo a taxação o minuto vai prejudicar muitos condutores mas isto sou eu…
Lá voltamos a ajudar os novos e os antigos a serem cada vez mais prejudicados, os pioneiros...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Como referi acima, eu não concordo com modelo instaurado de Mobie+OPC+CEME+taxas, mas neste contexto, acho dificil compensar a um OPC cobrar ao KWH...

Na minha opinião, o sistema deveria ser muito mais "straightforward"... pagamento por MB ou Visa contactless directo ao OPC que já incluiria o custo de energia + taxas? , sem apps para cada operador como acontece na Europa- o ceme e mobie não têm (na minha perspectiva) necessidade de existir... e aí sim um pagamento por kwh fazia sentido com o tal periodo de 30min por exemplo que menciona o Civic...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: terça abr 07, 2020 2:36 pm Como referi acima, eu não concordo com modelo instaurado de Mobie+OPC+CEME+taxas, mas neste contexto, acho dificil compensar a um OPC cobrar ao KWH...
Não é por a contabilização do preço do OPC ser ao minuto ou ao kWh que vai beneficiar mais ou menos o OPC.
Concordo que a rentabilização de custos do OPC não é facil... daí a minha posição contra os custos impostos pela minha CM.

Mas tenho agora um exemplo.
Na Venda do Pinheiro, a pouca distância um do outro, abriram 2 PCR. Sendo um em espaço municipal com contabilização do OPC ao minuto a 0,12€. O outro num posto BP, é de outro OPC, com contabilização por kWh a 0,11€ com 0,15 de ativação.
Fazendo uma simulação de carregamento de 15kWh em 20 minutos, o que é contabilizado por kWh fica por 5,33€ enquanto o outro fica por 6,07€.
Ou seja, é uma diferença pequena mas suficiente para que o posto em que se contabiliza por kWh tenha muito mais clientes... Para os carros que não carreguem com a potência de 50kW, o posto que contabiliza em tempo nunca será utilizado.
É fácil perceber qual o OPC rentabilizará melhor o posto.

Mas também concordo que cada carregamento em PCR deve ser limitado a 30 minutos... após esse tempo, o carregamento deverá parar e o tempo que o carro permanecer ligado deve ser cobrado ao minuto e com um custo bastante elevado. Para evitar "esquecimentos" .... a Lei permite isso.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Nos PCR como se cobram bem, esses esquecimentos não são agora tão frequentes...

A questão dos 30 minutos apesar de na essência concordar... implica no meu ponto de vista uma cobertura correta do território... pois se em LX, Porto e arredores se apanham PCR em raios pequenos, no interior (pelo menos no ano passado) não é assim tão linear... Por exemplo na A23 só existia no Fundão e no Entrocamento... entre esses 2 locais nada... No norte Interior até à pouco tempo só existia em Vila Real 1. Quando fui ao Alentejo também tirando Évora, não havia nada sem ser na AE para o Algarve... Agora coisas já melhor mas o Interior ainda necessita de mais postos para que estes 30 min façam uma verdadeira diferença..

Um Leaf que carregue num posto no interior, tem de carregar quase a 90% (ou mais) para chegar a outro, e por vezes pode demorar mais que os 30 min - faz sentido pessoa ainda estar mais outra meia hora a espera que outro carregue?!... são casos isolados em viagem mas que convém ainda proteger...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Isto dos carros "inteligentes" tem os seus contras...
Ontem fui surpreendido com um triângulo amarelo e uma mensagem indicando que deveria abastecer pelo menos 15 litros para renovar a gasolina. :o
Fui ver ao manual e confirmei... tem que haver um reabastecimento de 3 em 3 meses. E de facto fez ontem 3 meses desde o último.
O problema é que ando com o depósito quase cheio a 3 meses... como os percursos mais curtos raramente uso gasolina.
Aproveitamos ontem para dar um passeio de carro mais longo em modo Save. Consegui meter os 15 litros de gasolina.
Não cheguei a perceber é se tivesse colocado menos de 15 litros deixava de aparecer o triângulo.

Responder

Voltar para “Automóveis”