Construção de casa/energia fotovoltaica

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Ralf
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado fev 08, 2020 5:53 pm

Construção de casa/energia fotovoltaica

Mensagem por Ralf »

Boa tarde.

Estou em fase de acabamentos da minha casa e queria a vossa preciosa ajuda.

Agregado familiar 3 pessoas.

Enquadrando, electricamente falando:

Levará todos os electrodomésticos usuais, tudo eléctrico (não há gás). Acresce bomba de furo de água, bomba de calor para aquecimento e arrefecimento (piso radiante hidráulico em 170 m2), bomba de piscina e futuramente carregamento de carro eléctrico.

Estive a estudar e a energia solar fotovoltaica parece-me uma boa solução, para reduzir o consumo da rede e diminuir custos. Aqui entram as minhas questões, que enumero:

1 - Custo inicial/manutenção versus investimento inicial? Compensa sempre? Compensa dependendo do custo da instalação e do que se usar?

2 - Instalação de baterias para usar em todos os períodos do dia?

3 - Acabar a casa, deixar pré-instalação e só depois estudar se vale a pena a instalação deste sistema?

Obrigado desde já!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Construção de casa/energia fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

O novo quadro legislativo publicado ainda cria muitas dúvidas... para já o ideal é gastar tudo o que se cria fotovoltaicamente nesse instante... isso com diversos eletrodomésticos que ligam e desligam, é quase impossível.

De qualquer forma eu se fosse a ti deixava tudo pré-instalado para solar fotovoltaico + baterias... mas deixava para depois, fazendo no 1º ano na casa um estudo sobre hábitos de consumo... assim terás muito mais noção do que consomes e o que será mais compensatório para ti... existem diversos medidores de consumo mais ou menos complexos...

Tens mais ou menos o mesmo que eu... só que ainda tenho termoacumulador para águas sanitárias, minha bomba de calor só para aquecimento central e por ventiloconvectores (é uma casa antiga e não dava piso radiante), e não tenho piscina... tb não tenho gás. Neste momento tenho 6 paineis sem baterias... de inverno consumo tudo... de verão consumo quase tudo... mas meu aquecimento ligado 24/7 grande parte do Ano (Outubro a Maio) e tenho sempre gente em casa...Ah já tenho o VE mas carrega à noite excepto raramente ao fdsemana... Estou a pensar comprar mais paineis e ou uma bateria ou um segundo carro elétrico (como normal é só 1 andar +/-60kms dia e outro só uns 5kms poeria ir trocando e dia sim dia não ficava durante o dia um a carregar "gastando" o adicional de fotovoltaico sem recurso a baterias)... estou a pensar no assunto também....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Construção de casa/energia fotovoltaica

Mensagem por serges »

Hum se poderes deixar já tudo pronto para a domótica, como fichas inteligentes, interruptores e outros sensores seria bestial pois assim com a produção X podes ligar os equipamentos y...

Tudo é possível mas para já recomendo o consumo do que faz durante o dia injectar na rede... NOT...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


sroxo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda abr 27, 2020 10:32 am

Re: Construção de casa/energia fotovoltaica

Mensagem por sroxo »

Bom dia.

Sou novo por aqui no forum, mas se possível gostava de fazer uma pergunta a quem percebe disto e será neste tópico porque no fundo se relaciona com isto.
Fiz uma casa nova em 2018 e depois de várias pesquisas e consultas optei por colocar 6 painéis com um Inversor Solax X 1.5, a injectar directo na casa e com um controlador (!?) instalado no quadro que limita a energia injectada na rede, pelo menos foi o que me venderam... :D

A questão é que constantemente os quadros eléctricos estão a disparar os disjuntores diferenciais. Tenho dois quadros, um onde ligam os painéis/inversor, com um disjuntor diferencial de 30ma e depois o principal com outro disjuntor diferencial de 30ma. A maior parte das vezes disparam os dois. Isto acontece sempre pela manhã, quando o inversor está na sequência de arranque.
Já questionei quem fez a instalação e a solução aconselhada foi de trocar os disjuntores para uns de 300ma. Dizem que são picos de energia, "parasitas" nas palavras deles e que os diferenciais são muito sensíveis.

O electricista que fez a casa diz que se eu quiser muda, MAS não aconselha porque além de não estar de acordo com as normas dará menos protecção a pessoas e equipamentos...

Um outro electricista consultado referiu que eventualmente seria problema dos diferenciais, estariam "cansados"... com 1 ano e meio de utilização??? Ou então estaria relacionado com a descarga à terra...!!???!?

Será que alguém já teve este problema ou me consegue ajudar??

Obrigado


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Construção de casa/energia fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

O problema está localizado? É mesmo da instalação solar? Trocando um dos diferenciais por um de 300, e experimentando trocar um com o outro, dará para testar?


sroxo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda abr 27, 2020 10:32 am

Re: Construção de casa/energia fotovoltaica

Mensagem por sroxo »

Localizado está. É de certeza algo relacionado com a instalação solar uma vez que não dispara com mais nada e em condições diferentes...
Apenas dispara de manhã, por volta das 7h, 7h15, quando começa a haver luminosidade e o inversor começa e iniciar a sequência de arranque.
Eu não conheço outros inversores, mas este o Solax, faz um arranque audível com um som parecido com os piscas de um automóvel até ficar permanentemente ligado e a desligar a mesma coisa.


antonio.campea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm

Re: Construção de casa/energia fotovoltaica

Mensagem por antonio.campea »

Boa tarde
Já tive um problema semelhante aqui em casa porque tinha colocado numa área restrita um quadro parcial com um interrutor diferencial de 10mA e de vez em quando disparava sem perceber porque. Falei com um colega meu, eng. e ele disse exatamente o mesmo: troca de sensibilidade e põe um de 30mA. Nunca mais aconteceu.
Além disso tenho uma instalação de microprodução que foi sujeita a inspeção rigorosa e tem um diferencial de 300mA. Está tudo a funcionar e nunca desligou.
Cumprimentos,
AC

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”