Dúvida na aquisição de kit termossifão

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
VascoAC
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta dez 26, 2019 8:44 pm

Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por VascoAC »

Boa noite a todos os membros!

Além de ser novo pelo fórum, confesso que também sou novo nestas lides das energias renováveis, mais precisamente na questão na qual agora preciso de ajuda.

Chegou a altura de adquirir uma nova casa onde finalmente tenho a possibilidade de colocar um kit de painéis para AQS. No entanto para mim isto ainda é tudo "Chinês"...

Já percebi que irei necessitar de um kit para 300lts, e após contactar com duas pessoas conhecidas estou indeciso entre estes dois sistemas: (a diferença de valores entre eles é de cerca de 100/150€)

Kit da SOLIUS (não tenho a referência no orçamento) mas o valor está por 2000€ +Iva com descontos e montagem.

Kit OFA TSC300 (segundo o vendedor dispensa o anodo de magnésio) por 1850€ +Iva com montagem

Alguém consegue dar-me algum feedback acerca destes sistemas?

Vou ter de tomar uma decisão até à próxima semana e não queria que fosse uma compra às cegas, não são dois tostões...

Obrigado desde já.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por t3lmo »

Eu há 4 anos optei por um sistema TS de 300L da Solius e não estou arrependido.

Iniciei o meu estudo por aqui: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 47&t=19090
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por MRider »

Hoje em dia é melhor um termoacumulador e painéis fotovoltaicos.
Mais simples, mais fácil e mais barato.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por serges »

MRider Escreveu: sexta dez 27, 2019 5:31 am Hoje em dia é melhor um termoacumulador e painéis fotovoltaicos.
Mais simples, mais fácil e mais barato.
Sim concordo...

Ainda em fase de instalação mas já a pensar no aumento de capacidade!

Embora o "tradicional" é muito interessante aliado a um uso eficiente...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
VascoAC
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta dez 26, 2019 8:44 pm

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por VascoAC »

Como assim?

Termoacumulador com painéis fotovoltaicos? estou a sentir-me mesmo um ignorante nestas coisas...

Estava a pensar colocar painéis para micro-produção através da EDP mas numa altura posterior

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por serges »

Epa fotovoltaico da EDP consegue, kits mais em conta por aí!

O que queremos dizer é que com a produção fotovoltaica consegue se ser mais eficiente que o aquecimento solar que só servirá para tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por jmlflorencio »

Também sou da opinião que actualmente a solução solar fotovoltaica complementada com um termoacumulador é mais racional. Os equipamentos são mais baratos (assim como a instalação, arrisco a dizer), e a manutenção é menor.

Depois, os painéis solares fotovoltaicos produzem electricidade que pode servir para outros fins que não o aquecimento de águas, permitindo uma poupança extra (que pode ou não ser significativa).


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por Biod »

mas nem toda a gente tem espaço para ter um termosifão de 100 litros ou mais..

Depois um termosifão, tem no minimo uma resistência de 1500w.

Um kit de 1500w, virado a sul, tem esse pica de produção por volta do 12h apenas.. hoje apenas nesse curto periodo era possivel usar apenas energia dos paineis.

Num dia nublado pouco se produz de electricidade, com um kit solar para aquecimento de água é possivel aquecer a água mesmo num dia nublado.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por jmlflorencio »

Do que me lembro ler, a energia solar fotovoltaica varia menos ao longo do ano que a energia solar térmica. Mas posso estar enganado...

De qualquer forma eu não falava em termosifao. Falava num termoacumulador ou, melhor ainda, uma bomba de calor.

Se não tem espaço, aí a conversa é outra ;-)

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por t3lmo »

O problema dos termo-acumuladores é não têm resistências variáveis em função da produção fotovoltaica, ou seja, ligam a resistência (valor fixo, 1000-2000W) durante o pico solar (1h?) para usar a produção e fora do pico solar vão estar a consumir parcialmente em tarifa cheia, a mais cara de todas em regime bi-horário.
É muito engraçado na teoria, mas na prática fica mais caro em longo do tempo.
Com um AQS, no meu caso termocifão de 300L, para ter água quente durante todo o ano para 5 pessoas, gasto em média 20€.
Anexos
Anotação 2020-01-13 222833.png
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por jmlflorencio »

Ha termoacumuladores com duas resistências, que podem ser controladas individualmente para mitigar esse problema.

Eu não gosto de solar térmico pela sua natureza. A manutenção e resolução de problemas é muito mais complexa, nem que seja pelo facto do equipamento estar no telhado...

Creio que actualmente, com o preço (e facilidade burocrática) do fotovoltaico como está, não faz sentido o trabalho extra... Mas isso sou eu ;-)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Dúvida na aquisição de kit termossifão

Mensagem por Freddy_krueger »

Vou mandar a minha achega...

Eu tenho 1500w fotovoltaico e um termoacumulador 100l dos mais simples e baratos...

Como tenho contagem simples (consumo imenso de inverno durante todo o dia (bomba calor + ventiloconvectores 24/7) e não consigo passar só para a noite), de verão coloco um programador manual na tomada do termoacumulador para ele ligar somente entre 11-16h apanhando altura que fotovoltaico mais produz. Este verão funcionou bem para aproveitar produção solar...

De inverno, aquecimento gasta toda e qualquer produção solar que tenha... além disso não consigo fazer banhos (2-3 diários) confortáveis c/ equipamento em OFF... ficava muitas vezes com água fria a meio de último banho (algo que não notei no verão).

Meu termoacumulador gasta de verão uns 1400watts durante umas 2-3horas para repor gasto energético perdido durante a noite anterior...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”