Avaria Vectrix VX-1

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

Olá a todos.

Vou aqui descrever uma anomalia da minha vectrix, a qual tenho vindo a tentar resolver nestas ultimas duas semanas mas sem sucesso. Pode ser que alguém tenha vivido algo semelhante e me dê mais uma dica.

Parei a scooter num dia sem qualquer problema e sem necessidade de a colocar à carga. No dia seguinte, quando a liguei, não apresentava qualquer barra de carga, nem a indicação de "ready" no painel de instrumentos. Desliguei a chave (para reiniciar o processo) mas o painel manteve-se tal como estava (ligado) - parecia ter frisado. Dei voltas e voltas a tentar que, de alguma forma, fizesse um reinicio de processo mas sem qualquer efeito.
Após pesquisa na net, cheguei à conclusão que somente desligando a bateria conseguiria fazer o "reset". Fiz isso (várias vezes) mas voltava sempre tudo ao mesmo!
Após mais pesquisa de net, as situações em algo semelhantes experienciadas por usuários da vectrix, levaram-me a concluir que o problema poderia estar localizado no circuito do barramento CAN da placa controladora. Aventurei-me à pesquisa e detectei realmente dois fusíveis (smd) abertos, precisamente na linha CAN. Procedi à sua substituição e "voilá" a situação normalizou!
Ao realizar um "test drive" reparo logo que a scooter inicia o andamento e em escassos metros pára, desaparece o "GO" no painel de instrumentos sendo necessário reiniciar com os manetes para que volte a andar. Isto sucessivamente.
Além disso, acontece que também não carrega as baterias. Inicia o processo de carga mas pura e simplesmente desliga tudo. Como possuo um carregador emprestado e apesar de não ter 100% de certeza que esteja operacional, resolvi testá-lo na mesma. No processo de carga apresenta o mesmo comportamento (inicia e desliga). Quando ligada, sem ser em carga, a informação apresentada no painel de instrumentos manifesta algumas diferenças em relação ao meu carregador - este dá uma indicação das barras (bateria) a 100% com máxima autonomia (76 km) e indicação de temperatura a zero. Com o meu, esta informação é bem mais realista.
A minha dúvida é a seguinte: Podendo ainda estar perante uma avaria electrónica, começo a inclinar-me mais para a possibilidade de um problema de "firmware", provocado pelas sucessivas interrupções no barramento de comunicação CAN.
Fará isto algum sentido? Já alguém viveu uma situação semelhante que queira partilhar a solução da mesma?
Como não possuo um cabo de diagnóstico para avaliação, encontro-me para já numa encruzilhada.

Todos os comentários são bem vindos. Obrigado!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por serges »

Boas,

Grande azar vamos lá ver o que te conseguem dizer os "Doutores" daqui!

És de que zona?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

Boas.

Sou de Monte Real - Leiria.
Por cá não tenho visto muitas Vectrix.
Estou em contacto com o Nuno e ele está a tentar ajudar-me mas claro, toda a informação recolhida é uma mais-valia.

Cumpts,
Carlos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por serges »

Ora então está bem acompanhado a ver se te safas... vai dando noticias...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

Boa noite serges.

Sim, sei disso! Realmente é uma pessoa espectacular. Terei de o conhecer um dia destes.

Entretanto também já avancei um pouco mais nas minhas pesquisas. Concluí que o manifesto de iniciar o andamento e parar em escassos metros, é provocado pelo BMS frontal.
Resolvi fazer um teste com ambos os BMS desligados e deixou de manifestar o sintoma descrito, depois, foi só verificar (à vez) qual seria o responsável.
Acredito que o outro sintoma descrito (não carregar) possa também ser motivado por este BMS danificado. Vamos ver!

Cumts
Carlos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por serges »

Força e vai dando mais informações a malta como ficou para futuros problemas e a malta já saber...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

Bom dia.

Na sequencia do problema anteriormente descrito e continuando a pesquisa de componentes danificados, acabo por constatar que ambos os BMS estão danificados.
Questiono se algum dos usuários da VECTRIX VX-1 que tenha procedido a alteração de baterias, possa eventualmente ter um conjunto de BMS e sensores térmicos de que não necessite e me queira disponibilizar por um preço razoável para ambos.
Os conjuntos em questão são os normalmente associados às baterias NiMh (à frente com cabos brancos e atrás com cabos negros).

Agradecido!
Carlos


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cuttysark76 »

A mota tem baterias de Nimh?
Se sim, não São BMS, apenas sensores de temperatura.

Podes colocar um firmware “sem sensores” e andar com a mota dessa forma.

Confirma que é NIMH para que possa pedir a alguém.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

Olá Cuttysark.

Obrigado pela tua resposta e respectiva informação.
Sim, na verdade o módulo apenas recebe a informação térmica, proveniente da bateria. Contudo, os componentes afectados no módulo pertencem ao circuito de CAN, nomeadamente a PIC16F677, MCP2515 e MCP2551. Estes componentes arderam, bem como alguns sensores.
Já percebi que mesmo sem alterar o firmware e desligando as placas ("BMS") a scooter reage sem problema. A questão é que para além disto, não está a carregar as baterias, ou seja, inicia o processo de carga e desliga logo de imediato.
Este comportamento poderá ser motivado pela falta de informação destes módulos ou será mais uma anomalia no carregador? Esta é a grande duvida!
Já abri o carregador e fiz uma inspecção visual, bem como, algumas medições ohmicas e não me parece que tenha sido afectado, mas...
Antes de proceder à alteração de firmware, como sugeriste, terei de certificar-me de que o carregador está operaçional e que não haverá mais nada neste circuito (CAN).

Cumpts
Carlos


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

... Desculpa, sim as baterias são NiMh!


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cuttysark76 »

Com o firmware “Sem Sensores” correcto, a mota deveria carregar, pois carregador “pensa” que todas as células estão a 21°C.

Vou pedir a alguém que arranje os sensores.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cuttysark76 »

Cuidado com as alterações de firmware, têm de ser compatíveis todos os firmwares ( Motor Controller , Instrument Cluster e carregador)
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

Obrigado Cuttysark.

Tenho tentado contactar o Nuno, para ver se ele tem por lá alguns sensores usados que queira vender mas não tem estado acessivel.
Agradeço desde já a tua ajuda.

Cumpts
Carlos


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

Sim, não me irei aventurar em fazer alterações de firmware sem mais nem menos, tanto que não possuo o adaptador CAN para esse fim. Quando e se o fizer, terei de estar muito certo do que vou fazer. Obrigado pelo alerta!


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cuttysark76 »

O ou os carregadores são dourados ou prateados?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

Bom dia.

O carregador é dourado. Trata-se do RUNKE EVPS. Também já foi reparado por mim mas tem tido um comportamento perfeitamente normal desde então!


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

Bom dia.

Relativamente a este tópico, posso informar que foram ultrapassados todos os problemas que fui encontrando durante a pesquisa de avaria da Vectrix e que a mesma já funga de novo e também já carrega as baterias.
Resumidamente o que aconteceu foi o seguinte:
Um curto-circuito nas placas de temperatura e respectivos sensores, afectou o circuito do barramento CAN e espalhou-se pelos restantes módulos electrónicos da scooter (Controlador do Motor, Carregador e Módulo do painel de instrumentos). Tive de substituir todos os IC's controladores CAN e respectivos transceptores (MCP2515 e MCP2551). No caso do carregador, além do transceptor foi ainda reparado o circuito de regulação de 5v.
Quanto ás placas e sensores de temperatura das baterias, esperei conseguir adquirir conjuntos usados mas não tive essa sorte. Acabei por adquirir novo o conjunto completo da frente à Vectrix Parts e reparei a de trás. Inicialmente pretendia reparar ambas mas por limitação do “dump” acabei por reparar apenas a de trás. Nesse sentido, contactei a Vectrix e pedi ao Piotrstec para me fornecer o “dump” tendo-se prontificado de imediato para tal mas infelizmente ficou-se pela boa vontade. Assim, com a chegada da placa frontal nova, copiei a PIC16F677 e reproduzi o “dump” num novo chip para aplicar na placa traseira em reparação. Substitui as NTC de cada sonda e isolei-as devidamente com verniz adequado.
O controlador do motor, além do já referido, sofreu também danos no filtro de linha embutido na fiação.

Foram muitos dias sem scooter que me causaram bastante transtorno na locomoção diária. Foram também, dias de trabalho e pesquisa árdua mas que no fundo me renderam algum conhecimento mais profundo desta máquina. Tenho a agradecer em particular à “má” experiencia de outros usuários da VX-1 que viveram algumas situações parecidas e relataram-nas em primeira pessoa em fóruns não Portugueses.
Aqui, agradeço a quem, de uma forma ou de outra, se predispôs em ajudar-me, apesar de não poder afirmar que tenha sentido uma verdadeira motivação nesse sentido.
Gostaria de referir que deixo em aberto a minha disponibilidade em ajudar alguém que eventualmente possa viver um episódio identico com a sua máquina.

Boas festas!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por serges »

Muito bem....

Muito obrigado pela partilha por aqui tenta se sempre ajudar a resolver estes assuntos pena que não partilhem tanto...

Muito obrigado mais uma vez e muitos kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cuttysark76 »

Este homem é uma máquina!


Como disse anteriormente, quando o carregador avariou, os espanhóis deste grupo de whatsapp estão muito focados em conversões para lítio e vendas... Nunca demonstraram verdadeiro interesse em ajudar, pelo que, o meu apelou foi em vão.

A outra opção, que provavelmente, também tentaste, seria o Nuno Santos, mas infelizmente, não tem tido disponibilidade... Eu não consigo chegar a ele e bem que preciso!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Avaria Vectrix VX-1

Mensagem por cloco2 »

Boa noite a ambos.

Serges, sim é pena não haver uma maior entreajuda, seria bem mais fácil para todos!
Um bom Natal para ti e para todos os teus.

Cuttysark76, agradeço o teu esforço em me ajudares, fica registado. Quanto ao Nuno, na verdade foi a minha primeira opção de ajuda. Trata-se de uma pessoa com muito boa vontade, é certo!
Um bom Natal também para ti e para todos os teus.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”