DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: domingo out 13, 2019 8:33 pm Não gosto de híbridos mas este e o Ampera são os menos maus, para mim.
Já cheguei a recomendar esses 2 a pessoas cuja a vida não dá para um elétrico.
Parabéns pelo DB que sigo com interesse.
Obrigado.

Os Plug in conjugam o melhor de dois mundos.
Ponderei comprar um EV's para o dia a dia e manter um MCI para as viagens, no entanto tinha dois carros velhos e o investimento seria um pouco elevado...
Optei pelo Outlander (mesmo porque precisava de um carro com uma razoável capacidade de reboque) e ando em EV a maior parte dos dias e também é excelente para as viagens longas.
Para todos cá de casa foi a escolha certa...

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por pemifer »

APHenriques Escreveu: segunda out 14, 2019 11:40 am Ultimamente quando substituo tem sido quase sempre Hankook, com excelentes resultados.
Tenho uma história engraçada com Hankook.
O meu primeiro carro de sempre foi um Ax Diesel que comprei usado.
Vinha com uns pneus Hankook.
Não sei se o problema teria sido da marca ou se os pneus já não estariam em bom estado.
O que é certo é que uma vez fiz uma travagem de emergência, a aderência não foi grande coisa, o carro tambem não ajudava, mas deixei atrás de mim uma nuvem de fumo que continuei a ver pelo espelho enquanto me afastava. Pareceu que tinha rebentado uma bomba de fumo!
Mas os pneus podiam já estar um pouco ressequidos.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

O Ax (tive um dos ultimos de 96 a gasolina com 1000cc) era TOP, mas travagens mais empenhadas era provável que isso acontecesse...fiz umas quantas assim "de propósito" para chamar a atenção de umas miúdas que iam a passar na rua... enfim tolices dos 20 e poucos e tb 1º carro... foi para abate com 10 anos (apoio compra carro novo) com 190.000kms... ainda foi bom para a curvas... Excelentes recordações desse pequeno grande carro.

Quanto ao Outlander, tenho uma dúvida... no meu caso fazendo 50kms dia sem oportunidade de carregar a autonoma deste ficaria no limite diariamente... rapidamente (1-2anos) autonomia provavelmente já só faria 75% ou menos da viagem... Uma coisa que aprendi é que com baterias mais curtas (em capacidade), a degradação nota-se muito mais...
Exemplo:
Um Leaf 24kw c/50% degradação deve dar para uns 50-60kms;
Um leaf 40kw c/50% degradação deve dar para uns 100kms;

Eu fiz estas contas quando comprei o leaf... vai dar para minhas voltas diárias durante longos anos e não pusando muito pelas baterias (nem muito alto nem muito baixo SOC) - costumo andar sempre com 50-60%/ 70-75%...

Clro que vantagem do PHEV é ter 2 carros num... e eu ainda agora fui de Mégane 2000 para serra da estrela, pois tinha pressa de lá chegar numa Sexta c/ demasiados kms e inclinação no caminho e sem PCR's...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por pemifer »

Os meus pais tiverem um 10RE dos primeiros, era uma bomba! Um carro extremamente fiável!

Acho que já tinha lido isto da Serra mas nunca pensei que fosse a Serra da Estrela.
Em Março fui lá no meu Leaf. Isso da falta de PCRs quer dizer que vens do Norte?
É que partindo de Lisboa não há falta de PCRs.

Eu sei que o Ampera tem uma percentagem da bateria "escondida", isto é, quando carrega a 100% no carro corresponde, senão me engano, a 80% na bateria.
E por isso a autonomia mantém-se por muitos anos, pois para alem de não estar sempre a carregar a bateria até 100%, a degradação vai "comendo" a parte escondida.
E no Outlander? Será idêntico?


Lisboa - Serra da Estrela - PCRs suficientes

Untitled.jpg



Porto - Serra da Estrela - deserto de PCRs na A25

Untitled.jpg
Untitled.jpg (43.49 KiB) Visto 2402 vezes


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Percurso ideal era OVAR-SMFEIRA-OVAR-Pousada Serra da Estrela (a descer para Covilhã), e ir numa Sexta a noite com puto de 3,5 anos...

Se não fosse trabalhar (poupando percurso Ovar-SmFeira-Ovar) e saindo com 100%, tinha de ir pelo meio da Serra (Viseu, Nelas, Seia, Torre e depois descer) para chegar c/ 8-10% e não passando dos 80kmh... mulher não estava com vontade de ir pelo meio da serra numa Sexta feira à noite (eu por acaso já fui de moto numa Sexta de Novembro...mas isso são outras histórias :) - neste caso PCR Antuã sem sentido pois bateria ainda estaria nos 90 e muitos %... vindo de Norte não há nenhum PCR a caminho da Serra (Viseu, Seia) ou mesmo na Guarda ou antes/na Covilhã (para poder ir à volta da serra)... teria que ir ao Fundão (indo muito devagar para lá chegar), carregar no PCR, virar para trás e voltar para Covilhã... sem sentido...

Era um fdsemana de relax... não ia stressar com o carro...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

No total pelo meio da serra eram se não estou em erro 166kms - ma passava de 5m para 2000m, para depois descer aos 1400m... era questão se chegava à torre ou não :p... À volta o Fundão fica a 220kms e com muita subida e descida (ir pela A1-A25-a23)...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por pemifer »

Lá está, vens do Norte... "deserto de PCRs na A25"...
Um PCRzinho perto de Viseu era uma maravilha! Já para não falar em PCRs em todas as Áreas de Serviço.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, ideal era um em Viseu e um na Guarda para pessoal que gosta de ir passear a Espanha...assim saia de PT "atestado"...

O norte e Interior (tirando pcrs de Évora, Abrantes, Fundão e Vila Real) é um deserto...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Já estão a montar 2 PCR (nos 2 sentidos) na estação de serviço de Vouzela, penso que serão os primeiros da A25.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça out 15, 2019 2:01 pm Já estão a montar 2 PCR (nos 2 sentidos) na estação de serviço de Vouzela, penso que serão os primeiros da A25.
Que Boas notícias... se calhar para já vão fazer skip a Viseu (tb dava jeito com A25 e A24...) e próxima na Guarda. Em Vouzela fazia falta para servir o "médio interior centro" - S. Pedro Sul, Vouzela, Caramulo (Ó Pedro, já dá jeito para o Caramulo próximo ano... de Caramulo lá é quase sempre a descer...podes sair da rampa com uns 10/15% que deves lá chegar...)...

No interior os PCR's fazem mesmo muita falta...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: terça out 15, 2019 8:43 am Quanto ao Outlander, tenho uma dúvida... no meu caso fazendo 50kms dia sem oportunidade de carregar a autonoma deste ficaria no limite diariamente... rapidamente (1-2anos) autonomia provavelmente já só faria 75% ou menos da viagem... Uma coisa que aprendi é que com baterias mais curtas (em capacidade), a degradação nota-se muito mais...
Hoje fiz varias deslocações curtas e nos pontos de paragem sem possibilidade de carga. Neste momento está a carregar duas horas, +/-16 kms pois ainda vou fazer uns 25 kms.
Nestes dias ele usa alguma gasolina. Neste momento marca media aos 100 de 3,2... mas a média final vai ser inferior. Devo terminar o dia com quase 200 kms feitos e cerca de 4 litros de gasolina.
Isto porque fiz mais kms que o habitual diário e apenas duas horas de carga diurna.
Para quem faz casa trabalho, sem possibilidade de carga no trabalho num raio de 25 kms... é natural que gaste um pouco de gasolina.
O que me falta fazer hoje são 12 kms para lá, sempre a subir em que gasta de certeza o equivalente a 16 kms de autonomia, Mas no regresso, chego a casa com alguns kms de autonomia graças a regeneração.
os 50 kms de autonomia EV é muito relativo. Por vezes ele indica de manhã apenas 42 e outras vezes mais de 50. É uma estimativa... mas como uso sempre ligado o ar condicionado depende da energia que precisa gastar para climatizar.
Também a minha região é sempre a subir ou a descer... é frequente gastar quase a bateria toda na ida e fazer o percurso contrário sem consumo... por vezes até com alguma energia regenerada.
Mas noutras zonas já fiz mais de 60 kms com uma carga....

Seja como for, um híbrido mesmo quando a bateria fizer apenas 10 kms EV, continua a ser um carro híbrido... Funcionando a gasolina mas com um consumo moderado.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: terça out 15, 2019 10:36 am Eu sei que o Ampera tem uma percentagem da bateria "escondida", isto é, quando carrega a 100% no carro corresponde, senão me engano, a 80% na bateria.
E por isso a autonomia mantém-se por muitos anos, pois para alem de não estar sempre a carregar a bateria até 100%, a degradação vai "comendo" a parte escondida.
E no Outlander? Será idêntico?
Uma boa pergunta... talvez seja identico....
Fui consultar o histórico dos carregamentos noturnos que são muitas vezes feitos a partir de uma autonomia de zero.
A capacidade da bateria é 13,8 kWh, no entanto o carregamento mair que tenho é de 10,8 kWh. Mas mesmo assim, só encontrei um. O normal é abaixo de 10,3.
É provável que exista uma reserva acima. Mas também há de certeza uma reserva abaixo.
No modo "Normal" funciona em EV até gastar toda a bateria. Mas quando indica "-----" de autonomia EV, o MCI começa a funcionar com alguma frequencia, mas ainda andando muito apenas em EV...
Ou seja, há uma boa reserva para funcionar apenas como um simples híbrido. Como um Toyota HSD.
Isso pode justificar a variação da carga completa... mas 3 kWh na reserva abaixo, parece-me muito.

Curiosamente, na carga rápida é indicado o tempo de 25 min para atingir 80%. Não fala no manual em carga completa. Nunca experimentei. Como já disse antes, é algo que vou evitar.
Nestas cargas há claramente um cuidado especial. Por exemplo é indicado que o ar condicionado poderá entrar em funcionamento automaticamente apenas arrefecer as baterias durante a carga...
Também o manual alerta para os possuidores de pacemaker não utilizarem os PCR... será que nos outros EVs existe avisos do género?
Não é o meu caso... mas é uma precaução importante.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

As únicas coisas que me fizeram ir para BEV em vez de PHEV foi que os PHEV tem o melhor dos dois mundos (autonomia/conveniência em longas distâncias dum ICE e custos reduzidos em modo EV) mas também o pior (manutenção de sistema combinado ev e combustão)...

Com carro novo, é ir à marca, mas e depois da garantia?! será que oficinas fora da marca conseguem mexer bem no bicho?

No EV, com baixa manutenção requerida (pelo que vi no nissan leaf é mesmo muito pouca coisa)...torna-se bem mais simples a coisa...

Abraço
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu adoro os goodyear... são gostos pessoais

Yokoham tive uns de origem num yaris (2nd gen) 2016 1000cc gasolina.... agarram realmente bem mas duraram apenas 22KKms... fui informado que era normal aquele carro comer pneus...mas pneus seguintes duraram mais.
Tb fiz o erro no yaris de meter uns chineses...foram os 6 meses mais aterradores da minha vida... mudei-os e fiquei com eles com muito piso na garagem...o barato por vezes sai caro.

Até ver goodyear nunca me desiludiu
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta out 16, 2019 9:26 am As únicas coisas que me fizeram ir para BEV em vez de PHEV foi que os PHEV tem o melhor dos dois mundos (autonomia/conveniência em longas distâncias dum ICE e custos reduzidos em modo EV) mas também o pior (manutenção de sistema combinado ev e combustão)...

Com carro novo, é ir à marca, mas e depois da garantia?! será que oficinas fora da marca conseguem mexer bem no bicho?

No EV, com baixa manutenção requerida (pelo que vi no nissan leaf é mesmo muito pouca coisa)...torna-se bem mais simples a coisa...

Abraço
As manutenções normais (oleo, pastilhas ) é igual a qualquer outro carro.
Mas pelo que já vi as manutenções no concessionário não são caras. Também no Toyota Prius fiz sempre as manutenções no concessionário. Fora da garantia, por norma ainda fazem preços melhores, para que os clientes não fujam para as oficinas da esquina.
Curiosamente, nas marcas europeias apanhei grandes barretes... Citroen por exemplo.

Até tenho um amigo com oficina em quem confio, que me cuidava dos carros antigos. Mas este vai sempre ao concessionário.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta out 16, 2019 9:30 am Eu adoro os goodyear... são gostos pessoais

Yokoham tive uns de origem num yaris (2nd gen) 2016 1000cc gasolina.... agarram realmente bem mas duraram apenas 22KKms... fui informado que era normal aquele carro comer pneus...mas pneus seguintes duraram mais.
Tb fiz o erro no yaris de meter uns chineses...foram os 6 meses mais aterradores da minha vida... mudei-os e fiquei com eles com muito piso na garagem...o barato por vezes sai caro.

Até ver goodyear nunca me desiludiu
Eu sou de opinião que pneus que não se gastam também não agarram tanto. Naturalmente que existem vários graus de dureza e que deve ser adaptado as caraterísticas do carro.
Por exemplo. Tive uns Hankook no prius que fizeram 50 mil kms... vendi o carro antes de substituir os pneus e ainda em boas condições. Mas tive o mesmo modelo de pneu num monovolume a diesel. E a frente não chegaram aos 30 mil.
Para este carro deveria ter escolhido a versão mais dura...

Goodyear são bons, mas já tive num carro, substituídos depois por uns Hankook. Melhores e mais baratos.
Mas isto é tudo relativo.
No Outlander este Yokohama para já estão muito bem.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta out 16, 2019 11:28 am As manutenções normais (oleo, pastilhas ) é igual a qualquer outro carro.
Mas pelo que já vi as manutenções no concessionário não são caras. Também no Toyota Prius fiz sempre as manutenções no concessionário. Fora da garantia, por norma ainda fazem preços melhores, para que os clientes não fujam para as oficinas da esquina.
Curiosamente, nas marcas europeias apanhei grandes barretes... Citroen por exemplo.
Revisões fora de garantia a preços mais em conta na marca - também tenho essa ideia - meu pai tinha feito últimas manutenções do Yaris (vendeu-o à poucos dias) de 2006 na marca por preços simpáticos - a rondar os 50-70 eur... isto claro para a manutenção mais simples (óleo e filtro(s) e carro a gasolina)
O citroen AX de 96 só foi a manutenções na marca na garantia...depois foi sempre fora... não me recordo de valores, mas acredito que fossem carotes na marca... O Ax foi sem dúvida nenhuma o carro + barato por Km que tive...não me lembro de nenhuma manutenção que fosse de 3 digitos... carro andou comigo e tratei eu de manutenção de 2000-2006 e dos 40 aos 190 kkms - cada pneu (goodyear) custava uns 35-40 eur (era 145 50 r13 se não me engano)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Pois, a falar de pneus, estive a ver os T005 para o meu LEAF e ficam nos 49,90€, acho que vou optar por esses.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Já andas a ver pneus?! Chiça...

Para o teu com 16" mais baratuxos...acho que vou levar uma cacetada valente em 17"...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Os que eu usava no Prius eram estes: Hankook Kinergy Eco K425
Mas convém rodar de 8 em 8 mil no caso do Leaf.

Em jante 17" (julgo ser 215/50) é só desvantagens. O preço deverá ser pelo menos 40 euros a mais por pneu.

Responder

Voltar para “Automóveis”