onde comprar paineis?

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

onde comprar paineis?

Mensagem por gigaz »

como o titulo indica, ando a procura de fornecedor de painéis, apenas os painéis mesmo.
As empresas locais (Portugal) que tenho contactado ganham é na montagem e não estão muito interessadas em vender-me apenas os painéis.
Não tenho nada contra em ter o serviço chave na mão e pagar por isso, mas quero ser eu a montar por isso quero comprar o material com o mínimo de intermediários possível.

Achei que podia ser interessante ter uma lista para os muitos seguidores do DIY que andam por aqui.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida.... (Y)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por Patalhetas »

gigaz Escreveu:como o titulo indica, ando a procura de fornecedor de painéis, apenas os painéis mesmo.
As empresas locais (Portugal) que tenho contactado ganham é na montagem e não estão muito interessadas em vender-me apenas os painéis.
Não tenho nada contra em ter o serviço chave na mão e pagar por isso, mas quero ser eu a montar por isso quero comprar o material com o mínimo de intermediários possível.

Achei que podia ser interessante ter uma lista para os muitos seguidores do DIY que andam por aqui.

E deixa me adivinhar, e ainda vais querer garantia de dois anos, certo ?
Não vendo ... 🤪


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por serges »

Lol

Nada como colocar nos classificados "Patalhetas " pode existir sempre interessados!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por gbento »

Tenho orçamento dom empresa nacional de JA-Solar 275w

1x Estrutura terraço plano

1x APS YC500i + acessórios

10m cabo AC

1x Disjuntor

1x Transporte

De 570€ o IVA já incluído
Com instalação levam (eu considero muito) mais 450€.



Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por gigaz »

o tópico serviria para a malta que quer fazer DIY, não faz muito sentido comprar paineis a empresas instaladoras finais neste caso.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por pedrosilva »

Para comprar só painéis e correr o risco da sua qualidade há muitos sites desde portugueses até espanhóis que vendem para Portugal com despesas de envio aceitáveis. Já vi preços bons abaixo de 60 cêntimos o watt peak mesmo para kits residenciais, a qualidade e assistência é como tudo. Pode correr bem e é um "negócio da china" ou podem avariar-se ao fim de pouco tempo e ser complicado fazer a devolução. Mas esse risco também não é nulo com alguns instaladores.


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por gbento »

gigaz Escreveu:o tópico serviria para a malta que quer fazer DIY, não faz muito sentido comprar paineis a empresas instaladoras finais neste caso.
Sim mas tem o preço para kit de 2 painéis. Aquilo que eu disse é que cobrar 450€ pela instalação merece o estudo e tentar fazer por si próprio. É a minha ideia...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por serges »

Acho a melhor forma uma vez que o preço é elevado...

Pois com esse preço de instalação vejo o rendimento dos paineis serem adiados mais de 5 a 6 anos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por Biod »

tem painéis a 120/130 € na solarimpact ou solarshop , é enviam para todo o país.

Não percebo onde está a dificuldade para comprar ...

Os painéis não têm só 2 anos de garantia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por gigaz »

acabei por não me chatear mais e comprei na solarshop, entregues em pouco mais de 24h, impecavelmente embalados em cima duma palete, entregues por transportadora. Serviço impecável e bom preço.

Gbento, eu estou a comprar os componentes cada um a sua empresa, e vou montar sozinho.

Pedrosilva, quais espanhois?


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por pedrosilva »

Apareceu penso que por aqui no forum um link para uma promoção num site espanhol, os preços que me lembro eram bons (só euros/watt), mas as especificações dos equipamentos estavam em falta, mal se percebia a marca do inversor.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por serges »

Epa a coisa que mais me custa é a estrutura e qual a inclinação ou a disposição para montar os paineis em telhado bolacha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por gigaz »

isso também se resolve, já mediste a inclinação e orientação(c bussola) do telhado?
inclinação ideal por aqui acho que anda perto dos 40º, como o meu telhado apenas tem 12º, leva triângulos de 30 e está feito.
Quanto a orientação, em vez de montar direito com o telhado, tenho que entortar 15º para ficarem alinhados com o sul.


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por gbento »

Aproveitando o tópico, mantenho a procura e estou num impasse
Tenho orçamento de kit
Módulo Fotovoltaico Hanover Solar 300W Monocristalino 2 unid 244,00
Microinver APS 500 1 195,00 195,00
Cabo AC 3x2,5mm* 5 0,99 5,94
Contador de Energia Eastron monofásico 1 32,50 32,50
Tomada macho shucko 1 5,00 5,00
Cabo Solar 30 0,72 13,54
Ciaxa de estanque com ligadores 1 7,15 7,15
Estrutura terraço sem lancil 2 módulos 1 81,52 81,52
Proteção AC ( disjuntor 6 A + quadro 2 módulos) 1 10,00 10,00
Líquido € 594,65
Iva € 136,77
Total € 731,42

outro orçamento

Kit de autoconsumo 500W LG: 2 módulos LG340N1C-V5 NeOn 2 340W + 1 inversor Solax X1 1.1 + estrutura para telhado plano = 925

Falta ainda comprar os lancis mas o preço não é nada de especial.

Oque acham dos kits? O primeiro se o inversor for o solax são mais 100€

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por gigaz »

não parece mau, mas pq painéis tão caros?
Conta com um extra para ferragens, o kit de estrutura é universal e raramente serve como vem.


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por gbento »

Os LG são bifaciais, produzem também pelo lado inferior com a luz reflectida e quando os raios solares estão baixos e tem garantia de 25 anos pela LG.
Os Hanover são mais baratos, pagam-se mais rapidamente, gostei foi do atendimento e soluções pelo pessoal da empresa, que me ajudam no diy, também

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por gigaz »

se fazes questão nos bifaciais dá uma vista de olhos nestes: https://www.solarshop.pt/paineisolares/ ... acial310w2


luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por luisaraujo »

há aqui qualquer coisa de errado, que ainda não consegui perceber muito bem.
O acesso à energia solar deveria ser facilitado/democratizado, o que não o é e a começar pelo estado. Em relação ao mercado, compreendendo que seja pequeno, mas porque é que as empresas optam por fazer pouco e ganhar muito?

Quero dizer com isto que um sistema de 1500W no estrangeiro custa tanto ou menos que um de 750W em portugal.

Isto para não falar de instalações que conheço com mais de 60 paineis, em que os proprietários perguntam-se, porque é que fizeram o investimento, recebem 100€ trimestralmente e a conta da electricidade a pagar cada vez é maior. Quando têm sistemas de autoconsumo.
Outros instalaram os paineis, fizeram um contrato, acham que vão ter rentabilidade X, porque era proveitoso, e em 10 anos, além de não terem limpo sequer os paineis, nem têm ideia que o preço a que lhes passaram a pagar a electricidade, ou se na realidade o investimento já está pago, e em que estado de funcionamento está.
Portanto, de que serve vir o instalador, certificadores, se , não há acompanhamento do cliente, não há foco no proveito que o cliente pode tirar do sistema, e muito menos interesse em instruir os clientes sobre o funcionamento do que instalaram.

Seria suposto ser bom para todos, principalmente para as familias, que ajudaria consideravelmente o desenvolvimento, já que teriam mais recursos livres, ou que poderiam ter mais conforto sem custos adicionais. Mas parece que não há interesse. Apenas interesse na venda. Como se de carros se tratasse.

Para isso apoio a 500% nos DIY e a comprarem fora do país, porque considero que o que fazem cá e um roubo, pelo menos aos que querem pequenos sistemas. E é um atentado à liberdade de todos nós. Porque a não dependência de algo, é uma grande liberdade.

Acabando com o off-topic, como ando a equacionar ainda que tipo, marca e modelo de fotovoltaico tenho passado por varias lojas online, porque estou um bocado como o gbento, e também gosto sempre de ver o que se faz e vende, cá dentro como lá fora.
Mas temos na monsolar e outras em espanha os jinko ( que é o que as grandes centrais fotovoltaicas gastam no país vizinho ) a sensivelmente 0,55€/W nos de 72 celulas (400W) e o mesmo painel mas em 62 células (320W) que sai perto dos 0,29€/W, na ESTG, a diferença nos inverters também é abismal, na ordem dos 250€ ou mais num hibrido huawei ou um Omniksol 3.0K-TL3-S que fica a 336€. As baterias ... nem se fala.

Portanto um sistema de 8 paineis de 320W com um inverter de 3kw, grosso modo custa 1200-1350€.

Alguém mais entendido, pode explicar isto, ou estou a dizer uma grande baboseira?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: onde comprar paineis?

Mensagem por gigaz »

dei uma vista de olhos rápida, e pelo menos nos painéis não vi mais barato que na solarshop por exemplo.

Acho que a realidade que falas é em relação aos kits com instalação incluída, ai sim pode haver diferenças grandes, mas também há instalações bem feitas, e as baratas.

Eu comprei suportes made in Portugal, bem mais sólidos que os vistos por ai, melhores acabamentos, e melhor preço também. Se comprasse tudo no mesmo sitio, ou um kit pré feito tinha que me sujeitar ao que viesse.

PS: obrigado pelo link da monsolar.es se tiveres mais para compararmos podes deixar, embora a ideia inicial era sítios de onde já tivessem tido feito compras e que estivessem "aprovados"

Responder

Voltar para “Autoconsumo”