UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Nova Parceria: UVE - Eurosol Hotels
Os Hotéis Eurosol proporcionam aos clientes a possibilidade de carregamento dos seus carros elétricos durante a sua estada, em regime de alojamento. Este serviço está sujeito a disponibilidade e é gratuito para clientes hospedados.
O Grupo NOV Turismo coloca à sua disposição cinco unidades hoteleiras:
EUROSOL Residence Hotel Apartamento **** (Leiria – Portugal)
EUROSOL Alcanena *** (Alcanena – Portugal)
EUROSOL Leiria & Jardim *** (Leiria – Portugal)
EUROSOL Gouveia *** (Gouveia – Portugal)
EUROSOL Seia Camelo*** (Seia – Portugal)
https://www.uve.pt/page/nova-parceria-u ... ol-hotels/
Os Hotéis Eurosol proporcionam aos clientes a possibilidade de carregamento dos seus carros elétricos durante a sua estada, em regime de alojamento. Este serviço está sujeito a disponibilidade e é gratuito para clientes hospedados.
O Grupo NOV Turismo coloca à sua disposição cinco unidades hoteleiras:
EUROSOL Residence Hotel Apartamento **** (Leiria – Portugal)
EUROSOL Alcanena *** (Alcanena – Portugal)
EUROSOL Leiria & Jardim *** (Leiria – Portugal)
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Nos dias 11 e 12 de maio de 2019, realizou-se a sétima edição do ENVE – Encontro Nacional de Veículos Elétricos, na Expotorres, na cidade de Torres Vedras.
O ENVE é um evento organizado anualmente pela UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos e coloca no mesmo local utilizadores de VE e pessoas curiosas, em conjunto com marcas e empresas fabricantes, quer de veículos, quer de sistemas de carregamento.
Balanço do ENVE 2019 - https://www.uve.pt/page/enve2019-torres-vedras/
O ENVE é um evento organizado anualmente pela UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos e coloca no mesmo local utilizadores de VE e pessoas curiosas, em conjunto com marcas e empresas fabricantes, quer de veículos, quer de sistemas de carregamento.
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Inaugurado o primeiro Smart Lamp Post da Magnum Cap em Guimarães
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Este é uma solução que obriga a comprar "tudo no mesmo pacote" sem necessidade, mas sempre reutiliza a estrutura metálica, a base e a tubagem no subsolo para a iluminação e para o posto de carregamento.
Deixo a ideia a quem já está no poder e a quem já tem empresas montadas:
Fazendo um EVSE para aparafusar nos postes de iluminação metálicos já existentes poupava-se um dinheirão em obras de instalação.
Trocando as lâmpadas antigas de 400W por lâmpadas LED de 100W com luminosidade equivalente, a cada 12 postes com lâmpada trocada já se tinha libertado 3.7kW de potência para poder montar um EVSE sem qualquer necessidade de passar novos cabos no subsolo.
Deixo a ideia a quem já está no poder e a quem já tem empresas montadas:
Fazendo um EVSE para aparafusar nos postes de iluminação metálicos já existentes poupava-se um dinheirão em obras de instalação.
Trocando as lâmpadas antigas de 400W por lâmpadas LED de 100W com luminosidade equivalente, a cada 12 postes com lâmpada trocada já se tinha libertado 3.7kW de potência para poder montar um EVSE sem qualquer necessidade de passar novos cabos no subsolo.
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Uma ideia pioneira já debatida por aqui algures em 2007 mas isso é outra historia pois já se sabe quem decide...RJSC Escreveu: ↑terça jun 11, 2019 2:49 pm Este é uma solução que obriga a comprar "tudo no mesmo pacote" sem necessidade, mas sempre reutiliza a estrutura metálica, a base e a tubagem no subsolo para a iluminação e para o posto de carregamento.
Deixo a ideia a quem já está no poder e a quem já tem empresas montadas:
Fazendo um EVSE para aparafusar nos postes de iluminação metálicos já existentes poupava-se um dinheirão em obras de instalação.
Trocando as lâmpadas antigas de 400W por lâmpadas LED de 100W com luminosidade equivalente, a cada 12 postes com lâmpada trocada já se tinha libertado 3.7kW de potência para poder montar um EVSE sem qualquer necessidade de passar novos cabos no subsolo.
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Instalados 100 postos de carregamento a 22 kW na rede MOBI.E
https://www.uve.pt/page/instalados-100- ... de-mobi-e/
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Esperemos pelo menos os que foram substituidos estejam pelo menos metade deles activos... isso sim pois remover activos e ficarem desactivos!
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Alguns pontos para reflexão pelos utilizadores, mobie, UVE, ERSE, EDP Distribuição e demais interessados:
- Dos 100 postos 32 estão sem funcionar... 1/3.... Seja, os 100 postos são ainda miragem... ISto não é desperdicio de 32% do investimento?!?! Vão ser ligados quando tiverem obsoletos?
- 49 dos 100 postos mencionados em Lisboa...e nem falo dos adicionais em locais vizinhos como Loures (+6) ou outros... carregadores são bem mais necessários onde não os há...Exemplo? Entre Mondim e Chaves (e é uma grande distância) não existe qualquer posto, seja PCN Semi Rápido ou PCR...como podemos ter redução de assimetrias regionais se só se pensa nas cidades?!?Mais exemplos (Mogadouro-Foz Coa -Trancoso)...é só correr o país (saindo de grandes cidades e da A1 ) para vermos o que é um deserto...
- Esta lista é mesmo real? Ainda há pouco tempo passei na alameda do Sr. da Pedra e estava lá um PCN daqueles bem antiguinhos (1ºs), não os de 22kw mencionados...) Inclusive no mapa mobie fala em potencias máxima do posto (VNG-00012) de 7kw...EDIT... vi no eletromaps que de facto já tem este posto nas fotos...mas porque raio ainda fala na mobie em 7kw?! Está "capado" porque colocar um posto de 22kw se só existe potencia disponivel de 3-7kw?!?! não é um simples desperdicio?!?
- Posto LRA-00007 - Por conhecimento próprio sei que este posto está lá instalado há mais de 1 ano (provavelmente quase 2anos), mas ainda em estado segundo listagem "Aguarda desvio de ramal EDP"... anteriormente no mesmo local tinha PCN 1ª geração com 3 fichas 3kw + ficha CEE... agora tem 2 fichas desligadas à mais de 1 ano e meio...
-Eu tenho um EV à pouco mais de um ano (carregando 9%% das vezes em casa) e adoro tudo na mobilidade eletrica exceptuando a rede de carregamentos pública quando dela dependo numa viagem - devido a postos offline, pouca dispersao de postos pelo território, dificuldade de percepção de custos nos PCR (porque não aceitar pagar simplesmente com VISA ou MB?!)...porque pagar taxas e taxinhas a milhentas entidades...SIMPLEX!!!!
Que medidas a UVE tem tomado para alterar este estado de coisas?!
- Dos 100 postos 32 estão sem funcionar... 1/3.... Seja, os 100 postos são ainda miragem... ISto não é desperdicio de 32% do investimento?!?! Vão ser ligados quando tiverem obsoletos?
- 49 dos 100 postos mencionados em Lisboa...e nem falo dos adicionais em locais vizinhos como Loures (+6) ou outros... carregadores são bem mais necessários onde não os há...Exemplo? Entre Mondim e Chaves (e é uma grande distância) não existe qualquer posto, seja PCN Semi Rápido ou PCR...como podemos ter redução de assimetrias regionais se só se pensa nas cidades?!?Mais exemplos (Mogadouro-Foz Coa -Trancoso)...é só correr o país (saindo de grandes cidades e da A1 ) para vermos o que é um deserto...
- Esta lista é mesmo real? Ainda há pouco tempo passei na alameda do Sr. da Pedra e estava lá um PCN daqueles bem antiguinhos (1ºs), não os de 22kw mencionados...) Inclusive no mapa mobie fala em potencias máxima do posto (VNG-00012) de 7kw...EDIT... vi no eletromaps que de facto já tem este posto nas fotos...mas porque raio ainda fala na mobie em 7kw?! Está "capado" porque colocar um posto de 22kw se só existe potencia disponivel de 3-7kw?!?! não é um simples desperdicio?!?
- Posto LRA-00007 - Por conhecimento próprio sei que este posto está lá instalado há mais de 1 ano (provavelmente quase 2anos), mas ainda em estado segundo listagem "Aguarda desvio de ramal EDP"... anteriormente no mesmo local tinha PCN 1ª geração com 3 fichas 3kw + ficha CEE... agora tem 2 fichas desligadas à mais de 1 ano e meio...
-Eu tenho um EV à pouco mais de um ano (carregando 9%% das vezes em casa) e adoro tudo na mobilidade eletrica exceptuando a rede de carregamentos pública quando dela dependo numa viagem - devido a postos offline, pouca dispersao de postos pelo território, dificuldade de percepção de custos nos PCR (porque não aceitar pagar simplesmente com VISA ou MB?!)...porque pagar taxas e taxinhas a milhentas entidades...SIMPLEX!!!!
Que medidas a UVE tem tomado para alterar este estado de coisas?!
"Freddy Krueger"
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EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Gostaria também de adicionar um mapa exemplificativo da ME (mobilidaed elétrica) em PT:
Vão a https://www.mobie.pt/map e coloquem apenas PCR's
Se tirarmos PCR's de Évora, Abrantes, Fundão e Vila Real, todo o Interior do país é um deserto impedindo a mobilidade!
Vão a https://www.mobie.pt/map e coloquem apenas PCR's
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Exactamente Freddy_krueger, com muita pena vejo esta situação acontecer, felizmente já existe uma resposta da UVE sobre o estado da rede electrica para os pontos de carga...
Actredito que é possivel mais e melhor, acredito que chamar a atenção as Freguesias que pode ser não uma fonte de rendimento directa mas sim de ter paragens obrigatorias na sua area de visitantes que tem de ficar umas horas, ou seja nada de PCR uns de 22Kwh, ou menos, seria perfeito...
Só a minha opinião pois creio que é a melhor solução para fazer com que a malta passe no interior e conheça o de novo o seu potencial...
Actredito que é possivel mais e melhor, acredito que chamar a atenção as Freguesias que pode ser não uma fonte de rendimento directa mas sim de ter paragens obrigatorias na sua area de visitantes que tem de ficar umas horas, ou seja nada de PCR uns de 22Kwh, ou menos, seria perfeito...
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Sem dúvida.. uma freguesia ter operacionais 2 ou 4 tomadas tipo 2 a 3-6kw...ideal para eles que pessoas vão consumir...serges Escreveu: ↑quinta jul 18, 2019 2:47 pm Actredito que é possivel mais e melhor, acredito que chamar a atenção as Freguesias que pode ser não uma fonte de rendimento directa mas sim de ter paragens obrigatorias na sua area de visitantes que tem de ficar umas horas, ou seja nada de PCR uns de 22Kwh, ou menos, seria perfeito...
Na câmara de Mondim de Basto (onde me desloco frequentemente com família), já me responderam à 1 ano (23/7/2018) falando que tinham candidatura na Mobie... em 1 ano, posto de carregamento nem vê-lo...
Como este municipio, acredito que muitos outros tenham efectuado candidaturas...mas onde elas param?!? Governo tem de agir e reorganizar Mobi.e enquanto entidade ou repensar completamente mobilidade elétrica... assim não vamos lá!
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Exactamente... Nada mais digo...
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... a_rede.pdf
Manifesto - O Estado da Rede
Estamos a poucos dias do 3.º aniversário da inauguração do primeiro corredor de Postos de Carregamento Rápido (PCR) de Portugal. O dia 8 de agosto de 2016 marcou um novo arranque do projeto de mobilidade elétrica em Portugal - finalmente tínhamos razões para estarmos novamente otimistas.
“Até ao final do ano, será possível, em todo o país, que nos possamos deslocar em veículos elétricos, porque haverá postos de carregamento rápido em todo o país. Será possível viajar de Viana do Castelo até ao Algarve e nos dois eixos para o interior, na A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso, e na A23, desde Torres Novas até à Guarda”
“Até ao final do próximo ano, cada sede de concelho terá, pelo menos, um posto de carregamento…”
“Para isso, o Estado tem de contribuir de forma decisiva para que exista uma rede pública de carregamento que permita que, dentro de muito pouco tempo, se possa utilizar, com igual grau de fiabilidade, um veículo elétrico ou um veículo que não é elétrico”
(Declarações do Ministro do Ambiente em 8 de agosto de 2016)
Algumas datas resvalaram, outras continuam por cumprir, mas, inegavelmente, a estagnação acabou! Contudo, o crescimento exponencial das vendas tem imposto um ritmo de crescimento que a rede pública, até à data, não conseguiu acompanhar - tanto em termos de quantidade de postos como de qualidade de serviço.
Urge questionar todos os envolvidos: EDP Distribuição, Entidades de aprovação e certificação, Operadores dos Postos, Comercializadores de Energia, Gestor da Rede (MOBI.E), Gestor tecnológico (CEiiA) e Tutela do setor.
É preciso perceber o que corre mal. A situação atual da rede é insustentável e os utilizadores de Veículos Elétricos exigem respostas.
Toda a rede piloto de carregamento normal – PCN – continua por concessionar e a sua recuperação tem sido morosa. Nalguns casos revela-se um investimento a fundo perdido, face à depreciação tecnológica. Muitos dos postos, após recuperados, voltam ao mesmo estado de inoperacionalidade. Dos novos concursos para postos de 22 kW, só um deles avançou em 2017, com instalação de 100 postos, dos quais em 2019 apenas pouco mais de metade estão ligados. Alguns dos postos de carregamento rápido da rede piloto – PCR – já instalados, continuam há anos à espera de serem ligados, e outros de serem instalados. Ouvimos falar de investimentos em novos PCR desde há mais de 2 anos: 100 PCR de um investimento privado; outros 100 com apoio do Fundo Ambiental; 18 do corredor Europeu (CIRVE); e ainda mais alguns outros entretanto anunciados, alguns instalados, mas nunca ligados e a funcionar. Porque não aparecem no terreno? Que razões sustentam esta paralisia? Que os envolvidos digam publicamente porque não estão operacionais estes postos, e esclareçam em que ponto está cada projeto. Esta é uma exigência dos utilizadores de veículos elétricos.
O que impede Portugal de cumprir com o requisito Europeu de podermos pagar nos postos de carregamento através de uma Aplicação ou de um cartão bancário? Que resposta temos para todos os turistas e emigrantes que nos querem visitar no seu Veículo Elétrico?
Por que razão quando iniciamos e terminamos um carregamento temos de recorrer a uma máquina de calcular para sabermos quanto custará, ou custou, o nosso carregamento?
Porque continuamos a ter uma rede tão pouco fiável, com relatos frequentes de vários utilizadores que não conseguem carregar? A instabilidade da rede pública de carregamento é uma realidade incontornável. É urgente um contrato de manutenção corretivo e evolutivo (com o gestor tecnológico) com níveis de SLA (Acordo de Serviços) específicos para que estas situações não ocorram. A infraestrutura de backoffice e comunicações deve ser atualizada para um padrão tecnológico de alta disponibilidade e redundância de serviços. Estes serviços não podem sucumbir com a carga de pedidos de gestão ou informação, agravado pelo facto da sua API (Interface de Acesso) online estar ainda aberta sem segmentação. O que está a ser feito para corrigir e eliminar este sério problema?
A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE, sempre pautou a sua atuação pelo reconhecimento dos passos positivos, mas a situação atual atingiu um limite tal, que os avanços conseguidos desde 2016 não são suficientes para equilibrar a balança.
A UVE continua disponível, como até aqui sempre esteve, para contribuir ativamente em encontrar soluções através do diálogo com todos os intervenientes, no entanto, nesta altura, consideramos fundamental que os utilizadores de Veículos Elétricos tenham respostas públicas e concretas para os problemas acima identificados.
A eletrificação dos transportes, privado e público, individual e coletivo, ligeiro e pesado, é condição decisiva para a descarbonização da sociedade, fazendo parte das metas que o país se comprometeu a cumprir no presente e não no futuro.
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Há algum ponto de situação referente a isto:
http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa ... ?a=4797304
Supostamente este contrato deveria ter sido concluído em 150 dias após adjudicação (contrato celebrado em 22/10/2018 e publicado em 29/11/2018) ... mas ainda não aparece como concluído...
Por vezes até existe vontade política (no topo), mas as muitas engrenagens têm muitas pedras e ninguém sabe nada de nada...
Há penalizações para quem não cumpre? O estado sequer vai atrás destas coisas SEMPRE, ou é preciso denunciar na comunicação social SEMPRE?!?
http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa ... ?a=4797304
Supostamente este contrato deveria ter sido concluído em 150 dias após adjudicação (contrato celebrado em 22/10/2018 e publicado em 29/11/2018) ... mas ainda não aparece como concluído...
Por vezes até existe vontade política (no topo), mas as muitas engrenagens têm muitas pedras e ninguém sabe nada de nada...
Há penalizações para quem não cumpre? O estado sequer vai atrás destas coisas SEMPRE, ou é preciso denunciar na comunicação social SEMPRE?!?
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Contrato celebrado 4/7/2017 com prazo de execução de 60 dias....UVE Escreveu: ↑quarta jul 17, 2019 6:59 pm Instalados 100 postos de carregamento a 22 kW na rede MOBI.E
https://www.uve.pt/page/instalados-100- ... de-mobi-e/
Que penalidades vai pagar a KLC por este atraso?!?
Ganhar contratos públicos é fácil, é prometer prazos de execução óptimos e depois vê-se...
Se lidassem com empresas privadas, em que cada dia de atraso tem penalizações A SÉRIO, coisas eram bem diferentes...
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Foi impugnado por um dos concorrentes devido a um detalhe tecnológico. Marina ainda no mar das burocracias portuguesas.Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta jul 19, 2019 11:43 am Há algum ponto de situação referente a isto:
http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa ... ?a=4797304
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Oh jesus....t3lmo Escreveu: ↑sábado jul 20, 2019 11:23 pmFoi impugnado por um dos concorrentes devido a um detalhe tecnológico. Marina ainda no mar das burocracias portuguesas.Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta jul 19, 2019 11:43 am Há algum ponto de situação referente a isto:
http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa ... ?a=4797304
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Esta burocracia extrema em PT já me safou de uma multa de trânsito... mas francamente preferia ver tudo a funcionar OK e ter pago a multa...
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Re: UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Nem mais, quando não é do cu é das calças em bom portugues!
Tudo normal...
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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