Aproveitamento solar total :)

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Aproveitamento solar total :)

Mensagem por Freddy_krueger »

Estou para aqui a olhar para meus paineis solares (6 - 1,5kw) e a pensar que no verão precisava optimizar consumo energia (para não injectar a 0EUR e desperdiçar produção).

Estive a pensar em 2 soluções... o que acham:

1) aquisição 2º VE para substituição de 2º veiculo - em 2ª mão tipo ion ou assim e ia dia sim dia não em cada 1 dos VE ficando o outro a carregar nas horas de maior produção solar...2º carro normalmente anda 0km...só usado muito muito raramente
2) implementação de uma solução de armazenamento (leia-se baterias), mas algo all in one tipo powerwall ou xstorage...

Qual acham melhor solução?! Ouvi dizer que tesla powerwall apesar de estar no site ainda não é comercializada pois não está adaptada nossa rede...é verdade? Da nissan tanto quanto sei tb só disponível no UK até ver... :( Há outras soluções integradas todas num só aparelho? a que preços? - não queria ter uma divisão só para pôr todo o material electrónico e baterias :(

Neste momento (verão) num dia porreiro de sol faz produção solar de 10-11,5kw/dia - sem aquecimento central ligado (esteve ligado até à 1 semana), vou ter um excesso significativo de produção face ao consumo... pelo que me pôs a pensar nestas soluções acima... outras sugestões também se aceitam :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Aproveitamento solar total :)

Mensagem por pedrosilva »

Há algum VE que carregue ou dê para limitar a só ~1kw ?

Baterias, ainda não compensa. Quando chegar a 100 euros / kWh é de avaliar. O custo de produção anda entre os 100 e 200 actualmente e preços ao público por cá vejo cerca de 450 a 500 no mínimo.

Sugestões:
AQS eléctrico (mais eficiente maior investimento inicial: bomba de calor, menos eficiente, muito mais barato: termoacumulador e um relógio)
Máquinas lavar estão a usar AQS ou resistência interna?


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aproveitamento solar total :)

Mensagem por Freddy_krueger »

pedrosilva Escreveu: quinta mai 30, 2019 11:41 am Há algum VE que carregue ou dê para limitar a só ~1kw ?
Não seria para carregar só de solar, mas utiizando toda a energia solar... o meu leaf atual mínimo 6amp
Baterias, ainda não compensa. Quando chegar a 100 euros / kWh é de avaliar. O custo de produção anda entre os 100 e 200 actualmente e preços ao público por cá vejo cerca de 450 a 500 no mínimo.
Pois... e tb não queria uns camalhamaços o que deve encarecer ainda mais a coisa... :(
Sugestões:
AQS eléctrico (mais eficiente maior investimento inicial: bomba de calor, menos eficiente, muito mais barato: termoacumulador e um relógio)
Máquinas lavar estão a usar AQS ou resistência interna?
Termoacumulador com relógio colocado à 2 semanas (liga das 10:45 às 18h... mas apenas consome energia durante curto período de tempo e depois desliga-se (pois consumo água quente durante dia residual....
Bomba de calor para AQS acho que já só preciso de uma espécie de depósito e mais umas geringonças...tenho o aquecimento da casa que é por bomba de calor inverter daikin.. estava a pensar fazer esse investimento mais daqui a 1 ano... poupa-se muito em relação ao termoacumulador? somos normalmente 3 em casa e nosso termoacumulador tem 4 anos, dos mais baratuxos de 100l mas não me apetecia "deitá-lo fora" quando funciona... tem dado para as necessidades em termos de litros.

Máquinas de lavar roupa tem uns 3/4 anos e é A++ mas acho que não permite uso de AQS (tenho de confirmar)
Máquina de lavar louça de certeza que não permite AQS...tem mais de 15 anos :P
As máquinas já organizei com mulher (está em casa) e normalmente liga-as a partir das 11h para aproveitar altura de maior produção solar.

Mais alguma dica/sugestão?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Aproveitamento solar total :)

Mensagem por pedrosilva »

AQS com bomba de calor vs termoacumulador é o mesmo que comparar consumos A/C/bomba de calor vs resistência para aquecer o ambiente. É a tal questão dos COP. Será no mínimo 2 a 3 vezes mais eficiente.

Mais sugestões para excesso de produção no Verão, só mesmo colocar o A/C a fazer frio ;)

edit:respondendo à minha questão da carregar EV com energia definida pelo utilizador, já há e é totalmente opensource:
Variable rate of charge: e.g. charge current can be varied to match available power

https://www.openevse.com/
https://blog.openenergymonitor.org/2017 ... vse-build/
https://community.openenergymonitor.org ... ic-car/358


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Aproveitamento solar total :)

Mensagem por jpmp24 »

Tem equipamento de piscina?


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Aproveitamento solar total :)

Mensagem por jpmp24 »

Freddy, qual é a tua poupança anual por teres os 1,5 kwa?


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Aproveitamento solar total :)

Mensagem por RJSC »

Freddy_krueger Escreveu: quinta mai 30, 2019 2:43 pm
pedrosilva Escreveu: quinta mai 30, 2019 11:41 am Há algum VE que carregue ou dê para limitar a só ~1kw ?
Não seria para carregar só de solar, mas utiizando toda a energia solar... o meu leaf atual mínimo 6amp
Os que foram fabricados para serem vendidos nos EUA e no Japão (países com rede eléctrica de 110V) dão para carregar a 6A com 110V, que são 660W. Basta comprar um transformador de 220V para 110V e ter um EVSE que também ligue com 110V.
É caso confirmado do Leaf de primeira geração (fabricado no Japão), dos iMiev, iOn, C-Zero. Os Leafs fabricados na Europa não sei se têm um carregador diferente que não suporte carregamento a 110V ou é o mesmo carregasor para todo o mundo.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aproveitamento solar total :)

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem, necessário dar muitas respostas :) Cá vão:

RJSC: No leaf que tenho (40kwh modelo 2018), não sei se permite carregamento a 110v...teria de ser testado e fazer um EVSE específico (acho)...vou tentar verificar sem custos :P

JPMP24: Ainda não sei poupança anual pois só instalei paineis em Abril... Não tenho equipamento de piscina :( ...talvez no futuro...para já só tenho uma quase-piscina da Intex sem qualquer bomba/eletricidade necessária (ainda nem a enchi).

Pedrosilva: Não preciso A/C (frio) em casa...só uso a bomba de calor+ventiloconvectores para aquecer... com aquelas paredes casa é fresquinha até com 40º lá fora (que tb não acontece muito - estou entre Ovar e Aveiro e à muita brisa da ria) Aliás, do que instalador me disse, acho que sistema (bomba de calor + depósito água + ventiloconvectores) nem permite usar para arrefecimento...mas como falei tb não se coloca...casa já fresca o suficiente...mais fresca era pior :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Aproveitamento solar total :)

Mensagem por pedrosilva »

Freddy_krueger Escreveu: sexta mai 31, 2019 8:51 am
Pedrosilva: Não preciso A/C (frio) em casa...só uso a bomba de calor+ventiloconvectores para aquecer... com aquelas paredes casa é fresquinha até com 40º lá fora (que tb não acontece muito - estou entre Ovar e Aveiro e à muita brisa da ria) Aliás, do que instalador me disse, acho que sistema (bomba de calor + depósito água + ventiloconvectores) nem permite usar para arrefecimento...mas como falei tb não se coloca...casa já fresca o suficiente...mais fresca era pior :(
Uma boa construção adaptada ao local é de facto a melhor poupança/investimento possível.

A poupança anual, considerando bi-horário a 24 cêntimos fora vazio, se não desperdiçar muita energia, será entre 30 a 60 euros por mês. 500 paus por ano.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aproveitamento solar total :)

Mensagem por Freddy_krueger »

Deve ser menos pois não tenho ainda bi-horário... salvoerro à volta de ,15eur+iva /kwh... acho que o breakeven estava estimado (segundo umas contas de merceeiro que fiz após 1o mês instalado) em cerca de 8 anos...dentro do previsto quando decidi investir.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”