Apresentação (vontade/necessidade adquirir primeiro VE)

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
supermantorras
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 13, 2019 5:29 pm

Apresentação (vontade/necessidade adquirir primeiro VE)

Mensagem por supermantorras »

(disclaimer: coloquei esta mesma mensagem no fórum do Nissan Leaf mas como não sei se o âmbito dos dois fóruns é semelhante decidi também colocar aqui, porque basicamente a mensagem não muda consoante o fórum e assim sempre consigo atingir um maior número de pessoas que podem ajudar a esclarecer as minhas dúvidas)

Olá a todos,

Sou o Nuno e cheguei ao fórum na sequência da minha ida ao evento da UVE no fim de semana passado em Torres Vedras. Fui lá porque estou prestes a trocar o meu A3 velhinho por um VE. Confesso que o farei sobretudo porque tenho atualmente uma empresa (mini-empresa, vá, porque sou só eu :) ) e estou interessado em obter os maiores benefícios possíveis na aquisição de um veículo.

Depois de saber que as diferenças eram abissais em relação à aquisição de um veículo 'normal' quando comparado com um VE, tendo em conta que não procuro um veículo comercial mas sim familiar, a escolha ficou feita.

Claro que agora vem a pior parte que é decidir a marca/modelo. Há restrições orçamentais pelo que Tesla por exemplo está fora de questão. Tendo em conta que vou 'buscar' o IVA, penso atirar-me ali até aos 35/40 mil€. No sábado fiz dois (mini)test-drives, num I3 e num Leaf. Gostei de ambos mas tendo em conta que planeio substituir o meu carro atual e ficar somente com um VE penso que o Leaf talvez se adeque mais. Até porque tendo em conta o preço que estou disponível a pagar, só conseguiria ir para um I3 usado (ainda com IVA dedutível).

Faço cerca de 10 kms diários atualmente, basicamente é ir para o metro e voltar para casa, sendo que no fim de semana aí sim as deslocações já poderão ser maiores. Se tivesse de 'mandar um número para o ar', diria que devo fazer uns 15 mil kms ao ano. A utilização semanal será basicamente efetuada em estradas nacionais mas no fim de semana, dependendo de onde for o torneio de golfe ( :D ) pode passar muito por autoestradas, onde já vi que o consumo é bem mais puxado.

Como estava a dizer gostei de ambos os carros do pouco que testei no sábado, porque era um evento e obviamente não havia muito tempo disponível da parte das marcas para fazer os test-drives, e tendo em conta os prós e contras, nomeadamente o preço, estava inclinado para o Leaf. Tenho lugar de garagem no prédio e tomada própria na minha arrecadação (que fica ao lado do meu lugar de parqueamento), já tendo perguntado à empresa que gere o condomínio sobre a atuação que devo ter para poder carregar o carro (se é que tenho de fazer alguma coisa).

Uma das coisas que estava interessado em perceber é se alguém daqui passou a eletricidade de casa para o nome da empresa ou se se deve instalar um segundo contador (?) e colocar esse sim em nome da empresa.

Tenho estado para aqui a debitar uma série de coisas sem grande preocupação pela ligação dos tópicos pelo que peço desculpa por isso. E ainda nem cheguei à parte das perguntas. Primeiro: devo preocupar-me muito, pouco ou nada por a bateria dos Leafs não ser refrigerada? Já vi que alguns carros têm esse fator e o apresentam como algo chave a ter em conta na aquisição destes veículos. Além disso também li algo que indicava que a Nissan era das únicas marcas que continuava a apostar nos tais de 'CHAdeMO' para os carregamentos feitos fora de casa (?), enquanto as outras marcas e algumas instituições tinham ido ou se preparavam para ir para outro caminho (ver link abaixo):

https://cleantechnica.com/2018/11/22...-drop-chademo/

Embora tal como disse há pouco esteja a pensar fazer a maior parte dos carregamentos em casa mesmo. Uma coisa que me preocupa um pouco é a questão da velocidade, se por exemplo fizer um percurso de, vá lá, 40 KMs de autoestrada, como ir a Torres Vedras a partir de Loures por exemplo, não 'posso' fazer a viagem com a média habitual de 140kms/h? Isto é, a autonomia vai ser estupidamente menor do que seria se andasse a 90 ou 100 (o que para mim é uma velocidade que não me entra ainda muito bem na cabeça, quando em autoestraeda)?

Não quero que fique a ideia que ande por aí sempre a 'assapar' mas quando em autoestrada fico um pouco reticente com algumas coisas que vou lendo ou que vou sub-entendendo de algumas mensagens, do género, porquê ir a 130 quando posso ir a 80 e assim poupar na autonomia.

Peço desculpa mais uma vez pelo testamento e quaisquer respostas serão bem vindas, uma vez que continuarei a ler o fórum para validar noutros tópicos eventuais posts que possam ajudar a esclarecer algumas das minhas muitas dúvidas. Deixo para o final a pergunta sacramental: tendo em conta o orçamento supracitado, aconselhariam que carro? Um carro usado só com um ano ou um ano e pouco, desde que tivesse o IVA dedutível, poderia ser uma opção interessante? Já vi por aí falarem num vendedor de Leiria salvo erro (Orlando?) que poderia eventualmente ser um bom contacto para saber o que 'anda aí' ao nível de opções.

cumps,
Nuno (não liguem ao nick :D )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Apresentação (vontade/necessidade adquirir primeiro VE)

Mensagem por serges »

Boa tarde antes de mais vamos a apresentações...

Depois vamos a duvida sugiro que coloque na parte dos veiculos electricos e leia um pouco já agora as duvidas dos outros podem ser as suas...

Obrigado e participe
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Apresentação (vontade/necessidade adquirir primeiro VE)

Mensagem por Freddy_krueger »

Boas,

O aumento de consumo conforme velocidade é um facto... e faz bastante diferença ir a 90/100 para 140.. por exemplo o leaf nem anda a mais de 144kmh no velocímetro... uns 135/140kmh reais.

Fazer 40kms a 140kmh pode impactar forte... diria uns 40-50% autonomia de um Leaf 40kw...quando a 90kmh os 40kms poderiam impactar em 20-25%... é o dobro na boa...

Claro que se carro te der para fazer os kms que queres à velocidade que queres...podes fazê-lo :) !!

Eu face à condução com ICE reduzi velocidade de cruzeiro para gerir melhor viagens maiores, carregamentos, etc... e no dia-a-dia acabo por andar mais devagar/descansado também..

E se vires, em 40kms a diferença entre ir a 90kmh (26 minutos) e 140kmh (17 minutos), é apenas 9 minutos... vale mesmo perderes essa autonomia?!

Eu abrandei... :)

Nesse nível de preço (35/40KEUR) eu tentava comprar um Tesla model S usado com IVA dedutível...não é fácil, mas se calhar arranja-se (nem que seja trazer um da Holanda)...ainda para mais se gostas de andar "um pouco mais rápido"...

Just my 2 cents
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
supermantorras
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 13, 2019 5:29 pm

Re: Apresentação (vontade/necessidade adquirir primeiro VE)

Mensagem por supermantorras »

Freddy_krueger Escreveu: terça mai 14, 2019 3:08 pm Boas,

O aumento de consumo conforme velocidade é um facto... e faz bastante diferença ir a 90/100 para 140.. por exemplo o leaf nem anda a mais de 144kmh no velocímetro... uns 135/140kmh reais.

Fazer 40kms a 140kmh pode impactar forte... diria uns 40-50% autonomia de um Leaf 40kw...quando a 90kmh os 40kms poderiam impactar em 20-25%... é o dobro na boa...

Claro que se carro te der para fazer os kms que queres à velocidade que queres...podes fazê-lo :) !!

Eu face à condução com ICE reduzi velocidade de cruzeiro para gerir melhor viagens maiores, carregamentos, etc... e no dia-a-dia acabo por andar mais devagar/descansado também..

E se vires, em 40kms a diferença entre ir a 90kmh (26 minutos) e 140kmh (17 minutos), é apenas 9 minutos... vale mesmo perderes essa autonomia?!

Eu abrandei... :)
Epah, pois, que sei eu...vai na volta ao mudar para elétrico de repente passado umas semanas também já alterei a minha forma de condução e os atuais 140kms/h passam para 120 por exemplo. Também não é que ande 'sempre a abrir' com o carro, simplesmente em autoestrada é a velocidade que me parece mais 'normal', sendo que hoje em dia conduzo um A3, 1.9.

Até porque esta utilização de AE será só nos fins de semana e nem serão todos. Durante a semana é percurso citadino mesmo, basicamente casa/metro, metro/casa e uma ou outra volta ocasional mas em distâncias curtas.

Mas ir a Torres Vedras a 110 ou 100 à hora ainda não me entra bem no sistema. Talvez com o tempo e com o resultado prático que a minha condução vai trazer à autonomia do carro a coisa se vá alterando.
Freddy_krueger Escreveu: terça mai 14, 2019 3:08 pm
Nesse nível de preço (35/40KEUR) eu tentava comprar um Tesla model S usado com IVA dedutível...não é fácil, mas se calhar arranja-se (nem que seja trazer um da Holanda)...ainda para mais se gostas de andar "um pouco mais rápido"...

Just my 2 cents
Eu acho que Tesla está fora de hipótese, até porque esse modelo é bem grande e planeio fazer a maior parte dos carregamentos na arrecadação que fica ao lado do meu lugar de garagem e tenho de dar umas curvas bem apertadas para lá chegar. Preferia um carro mais 'maneirinho' (não desmerecendo os Teslas, claro, se fossem mais baratos acho que não me importava do ocasional risquinho que lhe fizesse ao passar numa destas curvas :mrgreen: ).

Há pouco preenchi pedido para testar o Ioniq. Fiquei um pouco de pé atrás com algumas coisas que fui lendo sobre os Leafs, não sei se será a melhor opção.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Apresentação (vontade/necessidade adquirir primeiro VE)

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem vamos por partes:

Se tamanho reduzido é importante, põe Teslas de lado.. o S e X são GIGANTES americanos e mesmo o Model 3 é semelhante a um Série 3 da BM...bem maior que um A3. O leaf parece mais pequeno do que é... ele praticamente do tamanho de uma carrinha grupo C (Mégane, Astra, etc...). Nesse caso o i3 é mais "maneirinho" a par de um Zoe ou mesmo de um hyundai kauai EV (procura de reviews internacionais por hyundai kona ev)

O i3 eu pessoalmente não aprecio estética e para mim tem uma grande desvantagem - os valores de manutenção dos BMW são normalmente exageradas (para não dizer mais)..

O que te pôs de pé atrás pelo Leaf? Tem vantagens e desvantagens...maior vantagem é que próprio carro te "comunica" quase tudo...e isso poucos (ou nenhuns) fazem...seja da saúde da bateria, ajustes no carro via app (colocar a carregar, ligar AC, visualizar estatísticas, localizar veiculo). Tem tb muito espaço, conforto e pouco ruido a bordo. Maior problema do leaf é a gestão da bateria, mas apenas se faz sentir mesmo em viagens longas tipo quando precisas de fazer carregamentos rápidos, que com aquecer da bateria passam a ser mais limitados em rapidez (para não fazer bateria aquecer mais ainda).

Se conseguires arranjar um Kauai/kona EV usado com IVA dedutível, pelos 40KEUR com 64kw, parece-me solução ideal... é pequeno, tem uma autonomia gigante, tem genica, nao tem problemas de gestão de temperatura das baterias do Leaf (até ver são bastantes fiáveis)... O ioniq antigo (28 ou 30kw) era bastante eficiente mas fazia poucos kms - eu não comprava novo por mais de 30KEUR... o novo que vai sair agora final de 2019 (já foi apresentado), tem bateria maior que dará mais kms mas parece que vai carregar mais lento que versão anterior e a velocidades que me parecem semelhantes ao Leaf... lá vai uma grande vantagem do ioniq... em termos de espaço acho Leaf (interiormente) bem maior que qualquer uma destas opções... Se acahres o ioniq rápido, pensa que o Leaf tem quase mais 50% potência e Kauai quase 100% mais :)

Há também o Kia Soul EV que vai haver nova versão com baterias de 40kw (semelhante ao leaf actual) ou 64kw (semelhante ao kauai) - tb é pequeno... não sei quando sai o novo modelo... o antigo pessoalmente não comprava por mais de 25 KEUR....

O problema dos kia/hyundai é que em novo é muito dificil apanhá-los (poucas unidades) e especialmente a preços competitivos - normalmente melhor maneira de arranjar um destes é comprar semi-novo com 1/2 - 1 ano e poucos kms (desde que tenha o IV dedutivel).

Em último (para mim), tens o Zoe...é o mais maneirinho (pequeno) em tamanho, potencia, funcionalidades... mas o que é menos bom para uns pode ser melhor para outros... :)

Já aqui vai um grande testamento...espero que tenha ajudado..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
supermantorras
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 13, 2019 5:29 pm

Re: Apresentação (vontade/necessidade adquirir primeiro VE)

Mensagem por supermantorras »

Freddy_krueger Escreveu: quarta mai 15, 2019 9:14 am Bem vamos por partes:

Se tamanho reduzido é importante, põe Teslas de lado.. o S e X são GIGANTES americanos e mesmo o Model 3 é semelhante a um Série 3 da BM...bem maior que um A3. O leaf parece mais pequeno do que é... ele praticamente do tamanho de uma carrinha grupo C (Mégane, Astra, etc...). Nesse caso o i3 é mais "maneirinho" a par de um Zoe ou mesmo de um hyundai kauai EV (procura de reviews internacionais por hyundai kona ev)

O i3 eu pessoalmente não aprecio estética e para mim tem uma grande desvantagem - os valores de manutenção dos BMW são normalmente exageradas (para não dizer mais)..

O que te pôs de pé atrás pelo Leaf? Tem vantagens e desvantagens...maior vantagem é que próprio carro te "comunica" quase tudo...e isso poucos (ou nenhuns) fazem...seja da saúde da bateria, ajustes no carro via app (colocar a carregar, ligar AC, visualizar estatísticas, localizar veiculo). Tem tb muito espaço, conforto e pouco ruido a bordo. Maior problema do leaf é a gestão da bateria, mas apenas se faz sentir mesmo em viagens longas tipo quando precisas de fazer carregamentos rápidos, que com aquecer da bateria passam a ser mais limitados em rapidez (para não fazer bateria aquecer mais ainda).

Se conseguires arranjar um Kauai/kona EV usado com IVA dedutível, pelos 40KEUR com 64kw, parece-me solução ideal... é pequeno, tem uma autonomia gigante, tem genica, nao tem problemas de gestão de temperatura das baterias do Leaf (até ver são bastantes fiáveis)... O ioniq antigo (28 ou 30kw) era bastante eficiente mas fazia poucos kms - eu não comprava novo por mais de 30KEUR... o novo que vai sair agora final de 2019 (já foi apresentado), tem bateria maior que dará mais kms mas parece que vai carregar mais lento que versão anterior e a velocidades que me parecem semelhantes ao Leaf... lá vai uma grande vantagem do ioniq... em termos de espaço acho Leaf (interiormente) bem maior que qualquer uma destas opções... Se acahres o ioniq rápido, pensa que o Leaf tem quase mais 50% potência e Kauai quase 100% mais :)

Há também o Kia Soul EV que vai haver nova versão com baterias de 40kw (semelhante ao leaf actual) ou 64kw (semelhante ao kauai) - tb é pequeno... não sei quando sai o novo modelo... o antigo pessoalmente não comprava por mais de 25 KEUR....

O problema dos kia/hyundai é que em novo é muito dificil apanhá-los (poucas unidades) e especialmente a preços competitivos - normalmente melhor maneira de arranjar um destes é comprar semi-novo com 1/2 - 1 ano e poucos kms (desde que tenha o IV dedutivel).

Em último (para mim), tens o Zoe...é o mais maneirinho (pequeno) em tamanho, potencia, funcionalidades... mas o que é menos bom para uns pode ser melhor para outros... :)

Já aqui vai um grande testamento...espero que tenha ajudado..
Grande ajuda (Y) (Y) (Y)

É que é mesmo deste tipo de dados que precisava, com valores e frisando quase todas as situações que eu tinha identificado como sendo potencialmente decisivas para a escolha do veículo. Ainda vou ter de reler e depois volto à carga. Por acaso já tinha visto o Kauai, fiquei só de pé atrás em relação ao preço (novo deve estar fora de hipótese, mas com uns meses ou pouco mais de um ano, quem sabe...) e porque, estupidamente vejo agora, pensava que era maior do que os outros carros que estavam na equação. Puro engano está visto.

Como digo, ainda vou reler isto e pesquisar e depois volto ao tópico.

Obrigado mais uma vez.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Apresentação (vontade/necessidade adquirir primeiro VE)

Mensagem por Freddy_krueger »

O Kauai é de um segmento B+... seja um clio vitaminado e sobreelevado... um pouco como o peugeot 2008 por exemplo...

Arranjá-los (novos ou semi-novos) não é fácil...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
supermantorras
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 13, 2019 5:29 pm

Re: Apresentação (vontade/necessidade adquirir primeiro VE)

Mensagem por supermantorras »

Entretanto já iniciei contactos com a Hyundai para marcar um testdrive. Talvez vá então mandar o barro à parede e tentar junto das pessoas que são genericamente apontadas como sendo as mais confiáveis para negócios de carros elétricos que vejam a possibilidade de arranjar a breve/médio prazo um negócio de um Kauai seminovo (6 meses/1 ano). Isto porque o preço de um novo já sai fora do meu orçamento.


Autor do tópico
supermantorras
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 13, 2019 5:29 pm

Re: Apresentação (vontade/necessidade adquirir primeiro VE)

Mensagem por supermantorras »

Ioniq testado e aberta a possibilidade por parte do vendedor de emprestar o carro durante um fim de semana para o testar em maior profundidade :)

Gostei do carro, o interior está muito bem conseguido (testei a versão Executive) e também gosto do aspeto exterior do carro, nomeadamente a parte da frente que com a grelha da mesma cor da carroçaria lhe empresta um aspeto algo futurista (mas no bom aspeto da palavra).

Infelizmente confirma-se que é um carro um pouco comprido, pelo que terei de ver a tal questão da 'brekagem' para ver como se comporta ao entrar na minha garagem. Quero ver se depois não o entrego de volta cheio de riscos :-o

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”