Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Local para debater sobre o autoconsumo

masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por masterchief »

ehehe sou eu acho que 20 centimos é caro apenas isso Henriques ;)
Para um país com tanta exposição solar e pagarmos tanto por energia é incrivel
mas talvez isto tudo seja graças aos negocios do PS e os regimes bonificados que estamos a pagar aos produtores privados de energia


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por alexjp4 »

APHenriques Escreveu:Estou disponível para responder a duvidas... não sei muito bem, que mais dizer.

Inicialmente a minha opção por 3 painéis tinha como objectivo orientar cada um deles para um ponto cardeal diferente (SE, S, SO). Desta forma teria um aproveitamento do sol mais espaçado no tempo diário, sem nunca atingir máximos. Isto porque o meu consumo permanente de dia situa-se entre os 200W e os 350W
Dessa forma teria o mínimo de desperdício com injecção na rede.
Acabei por desistir da ideia... principalmente por uma questão estética... mas também porque fazendo bem as contas e agora com a experiência pratica, posso concluir que colocar os 3 painéis discretamente sobre o telhado, que tem uma orientação SO, foi a melhor opção.
No verão atinge normalmente a produção máxima por volta das 14 e das 15h.... como almoçamos em casa, aproveitamos para usar a maquina de lavar loiça nessa hora ou a de roupa... há alguma injecção na rede, mas não é muita. Já no outono, inverno, primavera... a produção nos dias de sol, dificilmente ultrapassa os 400w mas com uma média de 200 em 4 horas.... o que não é mau e cobre o consumo permanente. Isto nos dias de sol, mas a intensidade solar de inverno é bem inferior a de verão... Agora no outono pode estar um dia limpo de sol, sem que o sistema atinja os 400w no pico...
Ou seja, não basta estar sol... depende da intensidade... e o sol de verão é bem diferente do de inverno. Para além da diferença de tempo.

O sistema re:dy é muito porreiro... regista a nível de servidor todo o consumo/produção... faz estimativas, também consumo/produção/injecção em tempo real.
Permite programar as duas Plug's ou comandar directamente pela net... enfim, é porreiro, simples de usar e tem as informações/funções que esperava.
Os 3 painéis só produzem 400W de pico?
tens bi horário ou é tarifa simples?


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por APHenriques »

masterchief Escreveu:ehehe sou eu acho que 20 centimos é caro apenas isso Henriques ;)
Para um país com tanta exposição solar e pagarmos tanto por energia é incrivel
mas talvez isto tudo seja graças aos negocios do PS e os regimes bonificados que estamos a pagar aos produtores privados de energia
Ah... ok.
Pois, sem dúvida que é caro. Muito caro. Mas, não querendo ser pessimista, acho que os preços acabarão por subir bem mais...
Com o encerramento de centrais nucleares e o aumento previsível de consumo dos EVs, é possível que venhamos a ter preços bem mais elevados a médio prazo.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por APHenriques »

No verão os painéis estão normalmente acima dos 700w.... cheguei a ver instantâneo 780w, mas registado vai normalmente aos 740w

Neste mês de Dezembro anda normalmente no máximo nos 400w nos dias de sol.
Mas há que notar que no verão temos um índice de UV muitas vezes acima de 7 e agora anda por 1 ou 2. A intensidade do sol é completamente diferente.

Tenho tarifa bi-horária.


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por joedualmar47 »

pelo que vejo, se colocasse 6 painéis 250X6=1500 watts, daria 1,5 KW/h? para alimentar uma bomba de calor que consome entre 4 a 5 KW, não compensaria, ou estou enganado? Obrigado


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por jmlflorencio »

É ao contrário. Se a bomba de calor tem esse consumo continuamente, aí é que compensaria.

Nessa situação toda a produção seria gasta, não havendo injeção na rede. (oferta à rede, melhor dizendo).

Por outro lado, se o consumo for maioritariamente noturno, aí é que já era desperdício de dinheiro...

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por g_card »

joedualmar47 Escreveu:pelo que vejo, se colocasse 6 painéis 250X6=1500 watts, daria 1,5 KW/h? para alimentar uma bomba de calor que consome entre 4 a 5 KW, não compensaria, ou estou enganado? Obrigado
agora ate poderia colocar isso ou mais, mas no verao (maior produçao) imagino que a bomba de calor nao esteja a consumir...
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por alexjp4 »

alexjp4 Escreveu:
APHenriques Escreveu:Estou disponível para responder a duvidas... não sei muito bem, que mais dizer.

Inicialmente a minha opção por 3 painéis tinha como objectivo orientar cada um deles para um ponto cardeal diferente (SE, S, SO). Desta forma teria um aproveitamento do sol mais espaçado no tempo diário, sem nunca atingir máximos. Isto porque o meu consumo permanente de dia situa-se entre os 200W e os 350W
Dessa forma teria o mínimo de desperdício com injecção na rede.
Acabei por desistir da ideia... principalmente por uma questão estética... mas também porque fazendo bem as contas e agora com a experiência pratica, posso concluir que colocar os 3 painéis discretamente sobre o telhado, que tem uma orientação SO, foi a melhor opção.
No verão atinge normalmente a produção máxima por volta das 14 e das 15h.... como almoçamos em casa, aproveitamos para usar a maquina de lavar loiça nessa hora ou a de roupa... há alguma injecção na rede, mas não é muita. Já no outono, inverno, primavera... a produção nos dias de sol, dificilmente ultrapassa os 400w mas com uma média de 200 em 4 horas.... o que não é mau e cobre o consumo permanente. Isto nos dias de sol, mas a intensidade solar de inverno é bem inferior a de verão... Agora no outono pode estar um dia limpo de sol, sem que o sistema atinja os 400w no pico...
Ou seja, não basta estar sol... depende da intensidade... e o sol de verão é bem diferente do de inverno. Para além da diferença de tempo.

O sistema re:dy é muito porreiro... regista a nível de servidor todo o consumo/produção... faz estimativas, também consumo/produção/injecção em tempo real.
Permite programar as duas Plug's ou comandar directamente pela net... enfim, é porreiro, simples de usar e tem as informações/funções que esperava.
Os 3 painéis só produzem 400W de pico?
tens bi horário ou é tarifa simples?

Se tens um consumo de stand by entre os 200 e os 350W e tens bi horário não te compensa por 50W pores a maquina de lavar a trabalhar porque consomes mais que os 50W que vão para a rede e o que consomes da rede é mais caro do que se for no bi-horário, os paineis não produzirem mais que os 400w de pico tambem deve ter a haver com a inclinação dos paineis porque com um painel de 195W com variação da inclinação ele dá sempre de pico o mesmo não consegue é a produção igual no inverno e no verão porque no inverno os dias são mais pequenos e tem menos horas de sol logo produz menos mas de pico é praticamente igual.


joedualmar47
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta set 16, 2016 10:02 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por joedualmar47 »

g_card Escreveu:
joedualmar47 Escreveu:pelo que vejo, se colocasse 6 painéis 250X6=1500 watts, daria 1,5 KW/h? para alimentar uma bomba de calor que consome entre 4 a 5 KW, não compensaria, ou estou enganado? Obrigado
agora ate poderia colocar isso ou mais, mas no verao (maior produçao) imagino que a bomba de calor nao esteja a consumir...
sim no verão... e no inverno também existe sol :)


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por APHenriques »

alexjp4 Escreveu:
Se tens um consumo de stand by entre os 200 e os 350W e tens bi horário não te compensa por 50W pores a maquina de lavar a trabalhar porque consomes mais que os 50W que vão para a rede e o que consomes da rede é mais caro do que se for no bi-horário, os paineis não produzirem mais que os 400w de pico tambem deve ter a haver com a inclinação dos paineis porque com um painel de 195W com variação da inclinação ele dá sempre de pico o mesmo não consegue é a produção igual no inverno e no verão porque no inverno os dias são mais pequenos e tem menos horas de sol logo produz menos mas de pico é praticamente igual.
Sim... a maquina de loiça durante o dia só no Verão e Primavera.

Estás a considerar que o sol de verão tem a mesma intensidade de Verão e de inverno... o que não é verdade.
Naturalmente que a inclinação tem alguma influencia e naturalmente o tempo de sol diário é menor.

Mas não é só isso. O sol de inverno, mesmo num dia de céu limpo é muito inferior ao sol de Verão.
Mesmo de Verão um dia de sol e céu limpo não significa produção no máximo.... a intensidade do sol varia mesmo sem ser visualmente percetível.
O indice UV é que é um excelente indicador da intensidade solar.
Durante o Inverno dificilmente passa de 2 ou 3... já no verão atinge valores acima de 7 tendo nesses períodos a produção máxima.

Ou seja... não basta haver sol....


AdrianoP
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda dez 05, 2016 1:01 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por AdrianoP »

Olá

Alguém perguntou... eu apenas uso a app desde Novembro. Tem tido sempre o mesmo "formato".

Quanto aos problemas de "servidor", temos feito um conjunto de melhorias. Pessoalmente, noto menos falhas no acesso ao site e rapidez no acesso aos dados...

Entretanto, do site do Re:dy, a principal função que uso é extrair os dados de kwh/h e €/h em periodos de 15 minutos, consolido tudo num ficheiro e tenho um "dashboard" que fiz em PowerBi (https://powerbi.microsoft.com/pt-br/) para as minhas análises.

Duas análises "interessantes":

Heatmap - Consumo por hora:
Imagem

HeatMap - Produção por hora:

Imagem
(já se nota os dias de Fevereiro a "crescer"


magico2006
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sexta fev 24, 2017 10:47 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por magico2006 »

Bom dia coloquei ontem um autoconsumo 500w da edp mas sem o Ready uso o OWL para mim fica mais em conta. Os painéis São da axitec 250w e os inversores são da b-on.


Óscar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 14, 2019 8:35 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por Óscar »

APHenriques Escreveu: domingo nov 06, 2016 2:00 pm Eu tenho 3 painéis (750W) da EDP, desde Abril.
Há mais barato, sem duvida, mas este tem a vantagem de estar tudo incluido na factura. Pago 50€ x 36 meses... acaba por ficar pago sem dar por isso, mas vai demorar pelos menos 7 anos a recuperar o investimento.
Boa noite amigo
Seria possível dar me um fedbek sobre os painéis da edp e se vende a rede e se realmente esta a poupar, ou seja quanto pagava de luz e quanto esta a pagar agora
Desde ja obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por visitante1 »

Sistemas vendidos pela EDP!!!?? Isso não é um roubo?!!!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por masterchief »

Sistemas EDP é serem roubados descaradamente.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por rocker_pt »

Creio que isto funciona assim:
- o cliente compra o kit ao dobro do preço do mercado, mas no entanto é pago às prestações que quase não sente na conta da luz
- mas no entanto se houver uma tempestade e atirar os paineis para a rua, o cliente é responsabilizado, a não ser que tenha feito um seguro para os paineis
- durante o dia como não está em casa a consumir, todo o autoconsumo vai para a rede
- ao ir a produção para a rede pode ainda aumentar o numero no contador ficando com mais consumo (mas se o contador estiver preparado isto já não acontece)
- à noite quando o cliente chega a casa do trabalho, toda a energia que precisar vai buscar à rede como habitual
- o cliente contribui para a sustentabilidade do planeta ao gerar energia de modo renovável
- O cliente só terá beneficio se consumir alguma energia durante a produção, ou seja, nas horas de sol

Creio que este sistema só é vantajoso para a EDP, pois ganha na venda dos paineis e depois recebe energia gratuitamente do cliente
Mas quem tem kits destes que se pronuncie....
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por rocker_pt »

Óscar Escreveu: segunda jan 14, 2019 8:51 pm Boa noite amigo
Seria possível dar me um fedbek sobre os painéis da edp e se vende a rede e se realmente esta a poupar, ou seja quanto pagava de luz e quanto esta a pagar agora
Desde ja obrigado
Creio que a conta da luz é superior pois está a pagar a prestação dos paineis.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por Emanuel Couto »

rocker_pt Escreveu: domingo mar 10, 2019 11:04 pm Creio que isto funciona assim:
- o cliente compra o kit ao dobro do preço do mercado, mas no entanto é pago às prestações que quase não sente na conta da luz
- mas no entanto se houver uma tempestade e atirar os paineis para a rua, o cliente é responsabilizado, a não ser que tenha feito um seguro para os paineis
- durante o dia como não está em casa a consumir, todo o autoconsumo vai para a rede
- ao ir a produção para a rede pode ainda aumentar o numero no contador ficando com mais consumo (mas se o contador estiver preparado isto já não acontece)
- à noite quando o cliente chega a casa do trabalho, toda a energia que precisar vai buscar à rede como habitual
- o cliente contribui para a sustentabilidade do planeta ao gerar energia de modo renovável
- O cliente só terá beneficio se consumir alguma energia durante a produção, ou seja, nas horas de sol

Creio que este sistema só é vantajoso para a EDP, pois ganha na venda dos paineis e depois recebe energia gratuitamente do cliente
Mas quem tem kits destes que se pronuncie....
Subscrevo totalmente... :|
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por APHenriques »

Óscar Escreveu: segunda jan 14, 2019 8:51 pm
APHenriques Escreveu: domingo nov 06, 2016 2:00 pm Eu tenho 3 painéis (750W) da EDP, desde Abril.
Há mais barato, sem duvida, mas este tem a vantagem de estar tudo incluido na factura. Pago 50€ x 36 meses... acaba por ficar pago sem dar por isso, mas vai demorar pelos menos 7 anos a recuperar o investimento.
Boa noite amigo
Seria possível dar me um fedbek sobre os painéis da edp e se vende a rede e se realmente esta a poupar, ou seja quanto pagava de luz e quanto esta a pagar agora
Desde ja obrigado
@Óscar, peço desculpa só agora responder... por distração não vi a questão.
Terminei as prestações o mês passado.
A instalação de painéis foi um pouco por carolice, pois naturalmente não é fácil rentabilizar. Como eu já sabia...
No autoconsumo não há venda a EDP... o que é injetado na rede não é pago ou descontado na fatura. Infelizmente.
Mas no meu caso, estou satisfeito com a instalação. Não por ter ganho alguma coisa, mas porque gosto das tecnologias renováveis. Gosto de analisar os consumos e produções... e não fico nada chateado por estar a fornecer energia a rede a custo zero.

Mas é bom referir que tenho consumos em casa permanentes durante o dia acima de 400w, pois trabalho em casa e tenho sempre consumos. Mais recentemente tenho também um PHEV que por vezes recebe carga diurna a 2 kw

A opção pelo contrato da EDP é uma questão de contas e comodidade. Há 15 anos fiz uma instalação pessoalmente. Comprando os componentes nos locais mais baratos (estrangeiro). Atualmente não estou para me incomodar com isso... naturalmente que se poupa na instalação, mas para mim não é significativo.
Recentemente vi uma publicidade que falava em 10% de desconto na fatura da EDP durante o primeiro ano, por exemplo. É uma questão de contas... pode compensar em comparação com uma instalação por componentes, ou por outras entidades. Cada caso é um caso.

Em relação a rentabilidade, no ano 2018 por exemplo:
Produção total: 1052.18 kWh
Autoconsumo: 806.93 kWh (77%)

Que corresponde a 15% do meu consumo total.
Ou seja, no consumo poupei aproximadamente 15%.


ricsal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo set 13, 2020 10:56 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por ricsal »

Boa noite,
Também ando a estudar a possibilidade de adquirir painéis à EDP ou eventualmente de um outro fornecedor (vejo que ha agora soluções por pouco mais de mil euros).

No entanto como os seus valores produzidos de 2018 parecem não encaixar com os rendimentos anunciados para essa potencia de paneis, mas como ha anos mais irregulares que outros solicitaria algumas informações, se possível.

Assim seria possível fornecer os valores totais de produção do ano passado? Já agora que zona do pais é?

Muito agradecido.
Cumprimentos,
Ricardo

Responder

Voltar para “Autoconsumo”