Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
actavares03
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 05, 2017 10:59 am

Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por actavares03 »

Boa tarde,

tenho uma casa em fase de construção que vai ter um sistema de 2 painéis solares e um termossifão de 300L para aquecimento da água. Sei que este sistema não é independente, ainda que no verão possa dispensar um sistema complementar. O que não sei é qual a melhor solução para sistema complementar.

Daquilo que pude pesquisar, o esquentador termostático seria a solução mais eficaz. Acontece que a casa não prevê instalação de gás e eu preferia que assim se mantivesse.

Posto isto, as duas soluções aparentemente mais utilizadas são: a) um termoacumulador ou b) uma resistência auxiliar no termossifão. Os contras que fui encontrando sobre isto no que fui lendo por aí, porque não é uma matéria que domine, foram os seguintes:

a) o termoacumulador vai sempre usar primeiro a água que tem no seu depósito, só depois reabastecendo com a água proveniente do termossifão. Assim, o primeiro recurso energético será sempre a electricidade, reduzindo significativamente o aproveitamento da energia solar.

b) uma resistência eléctrica num "tanque" de 300L vai sempre precisar de muita energia para aquecer tamanho volume de água quando, na verdade, a água não vai ser toda usada - se falarmos de 3 banhos, estamos a falar de 120L, o que corresponde a menos de 50% da água que será aquecida, traduzindo-se igualmente num desperdício energético brutal e numa despesa eléctrica desnecessária.

Perante isto, qual a solução que devo considerar? Há alguma coisa que esteja a compreender mal? Qual o sistema complementar que me garante o maior aproveitamento da energia solar e, consequentemente, a maior redução possível na factura da electricidade?

Obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por serges »

Bem deixa lá ver as opiniões que aí vem pois estou com o mesmo problema, hipotese 1...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por jmlflorencio »

Eu iria para um termoacumulador de 75 litros. É grande o suficiente para 3 duches seguidos (sem exageros), e pequeno o suficiente para não requerer grande electricidade para aquecer a água nos períodos de dias seguidos sem sol...

A coisa também se resolvia com uma bomba de circulação (ligada a um termostato no depósito dos painéis). Mas precisava do termoacumulador na mesma, e para compensar o investimento extra na bomba são necessários muitos anos...


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por apmendes »

jmlflorencio Escreveu: sexta out 06, 2017 3:56 pm Eu iria para um termoacumulador de 75 litros. É grande o suficiente para 3 duches seguidos (sem exageros), e pequeno o suficiente para não requerer grande electricidade para aquecer a água nos períodos de dias seguidos sem sol...

A coisa também se resolvia com uma bomba de circulação (ligada a um termostato no depósito dos painéis). Mas precisava do termoacumulador na mesma, e para compensar o investimento extra na bomba são necessários muitos anos...
Eu tenho este sistema montado e até agora com bons resultados, ainda que o meu painel já seja algo antiquado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por serges »

Foi o que pedi para mim e a cara metade tamanho quanto baste... 75Lt já deixei a tubagem preparada e quem sabe se calhar para o que ai vem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
actavares03
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 05, 2017 10:59 am

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por actavares03 »

apmendes Escreveu: sexta out 06, 2017 4:52 pm
jmlflorencio Escreveu: sexta out 06, 2017 3:56 pm Eu iria para um termoacumulador de 75 litros. É grande o suficiente para 3 duches seguidos (sem exageros), e pequeno o suficiente para não requerer grande electricidade para aquecer a água nos períodos de dias seguidos sem sol...

A coisa também se resolvia com uma bomba de circulação (ligada a um termostato no depósito dos painéis). Mas precisava do termoacumulador na mesma, e para compensar o investimento extra na bomba são necessários muitos anos...
Eu tenho este sistema montado e até agora com bons resultados, ainda que o meu painel já seja algo antiquado.
Obrigado pelas respostas.
Uma questão: o termoacumulador não vai dar sempre prioridade à água que tem no seu interior (aquecendo-a com recurso à electricidade), em vez de dar prioridade à que vem do termossifão (mesmo que esta esteja a uma boa temperatura? Há alguma forma de evitar isto?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por jmlflorencio »

Com um circuito simples, não há forma de evitar isso. Mas mesmo nessa situação, a partir do momento que se abre a torneira da água quente em casa, começa a entrar água quente do painel no termoacumulador, e para essa já não se gasta electricidade.

Depois desse momento, só se a água ficar muito tempo parada no termoacumulador é que é necessário aquece-la. Em situação normal a água será renovada com frequência...


Autor do tópico
actavares03
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 05, 2017 10:59 am

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por actavares03 »

jmlflorencio Escreveu: sábado out 07, 2017 12:34 am Com um circuito simples, não há forma de evitar isso. Mas mesmo nessa situação, a partir do momento que se abre a torneira da água quente em casa, começa a entrar água quente do painel no termoacumulador, e para essa já não se gasta electricidade.

Depois desse momento, só se a água ficar muito tempo parada no termoacumulador é que é necessário aquece-la. Em situação normal a água será renovada com frequência...
Se isso acontece com um circuito simples, significa que há formas de evitar, fazendo alterações no circuito. Quais?

O que é que se considera "muito tempo"? Segundo as minhas contas, se pensarmos numa caldeira de 80/120 litros, estamos a falar de 2/3 banhos. Isso significa que num dia o termoacumulador ficaria vazio, enchendo com a água do termossifão. Aí, essa água ficaria no termoacumulador 24 horas (até à manhã seguinte). Não percebendo muito da matéria, arriscar-me-ia a dizer que já precisaria de aquecimento, não?


tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por tlicas »

O jmflorencio já respondeu "A coisa também se resolvia com uma bomba de circulação (ligada a um termostato no depósito dos painéis)."
A desvantagem é o custo do mesmo e as perdas ao recircular a água do acumulador solar para o acumulador eléctrico. A maneira mais simples é usar a água do acumulador solar a ~60 graus e regulares o termoacumulador eléctrico para ~45 graus(ou mais), assim quando ele trabalhar é só para aquecer se necessário até aos 45 graus; de verão práticamente não gastas nada e de inverno pouco gastas. É muito diferente aquecer água a partir dos 15 graus ou dos 35-40


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por CrOhN »

Acumulador em série com o painel solar. Quando gastas água, se a água que entrar no acumulador já estiver quente, ajustando o termostato convenientemente, nem ligará a resistência.

O que podes fazer para evitar usar o acumulador no verão, seria um bypass do mesmo na tubagem. Mas acho que nem isso será necessário.


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por apmendes »

Eu tenho contador bi-horário e o termo-acumulador só liga durante a noite, mas no verão nem sequer chega a ligar, não me parece pela experiência que tenho do meu, que se justifique andares a investir num sistema que te evite que o termo-acumulador ligue. Até porque se forçares a circulação de água, podes evitar gastos no termo-acumulador mas vais gastar no motor que te vai fazer a circulação de água, pelo que não sei se no final irás ter alguma vantagem real, mas se alguém tem mais conhecimentos na área que diga de sua justiça, não esquecendo sempre o investimento inicial e o consumo mensal que qualquer sistema alternativo tenha para evitar que o termo-acumulador ligue.


antonio.campea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por antonio.campea »

Eu tenho exatamente isso que estão a dizer:
Tenho painel com termo-sifão e já tinha termo-acumulador de 150 litros. No inverno ligo de noite o termo-acumulador com energia elétrica e à tarde com a caldeira a gás. De verão o sistema é todo desligado e é suficiente o aquecimento do sol com o painel solar. Se não for, se por acaso tivermos alguns dias sem sol a água quente no termo-acumulador vai arrefecendo então aí liga-se o sistema, mas isso é raro. Outra coisa que se faz devido à grande inércia que tenho, devido ao termo-acumulador ser de 150 litros, abre-se um pouco o passador da água que vem do telhado e assim ela vai-se misturando na rede de casa e aos poucos ela vai ficando quente no termo-acumulador.
Espero ter ajudado.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por rocker_pt »

Na minha opinião, corrobora com a do o CrOhN, e tambem com as outras opiniões.

Ter uma resistencia eletrica no acumulador do termofissão, estás a desperdicar eletricidade para aquecer agua que nem sempre a usarás. estás a desperdiçar agua fria inicial enquanto a quente não chega ao ponto de consumo lá em baixo

Eu optaria por:
- Paineis solares + acumulador termofissão 300l lá em cima
- termoacumulador de 50l em baixo, o mais junto possivel aos pontos de utilização, penso que 50l são mais que suficientes para "quebrar" a agua fria inicial

Resultados esperados:
- o termoacumulador recebera sempre a primeira agua inicial fria, mas depois entrará a quente de lá de cima. Sendo que a temperatura da agua no ponto uso ao lado sará a media das temperaturas

Na prática o termoacumador nunca ligaria no verão e no inverno:
- com sol, serviria apenas para colmatar a agua fria inicial
- sem sol, ligaria, mas provavelmente muito pouco tempo, pois o depósito de 300l vai mantendo a temperatura quente dos dias anteriores (se nao for usada, claro). Geralmente ninguem pensa nisto mas o deposito de termofissão demora uns dias a atingir a temperatura máxima, vai acumulando de uns dias para o outro, e o mesmo acontece na fase de arrefecimento, ou seja não é imediato dependendo de existir sol ou nao.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por rocker_pt »

jmlflorencio Escreveu: sábado out 07, 2017 12:34 am....se a água ficar muito tempo parada no termoacumulador é que é necessário aquece-la....
Não concordo com isto. A agua quente do termoacumulador não se perde facilmente se não for usada.
Eu já deixei o termoacumulador desligado da tomada num fim de semana de 2 dias. O ponteiro da temperatura da água quando saí de casa e quando cheguei não desceu.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por t3lmo »

Eu tenho o exemplo prático do teu projeto: 300L TS + 500W PV

Em resumo 8 meses por ano tenho o AQS sempre a 80ºC, os outros 4 meses uso por vezes a resistência de 2 kW durante 2 horas em vazio (6-8h = 0,4€) e fico com os 300L a 45ºC para banhos durante o dia.

Em 2 anos de uso gastei 20€/ano para ter água quente.
Além de ter o relógio para ligar em bi-horário, tenho ainda um disjuntor para ativar o circuito, pois por vezes se sabemos que não vamos ter banhos, é escusado estar a aquecer para não se usar. Podes deixar sempre ligado e a resistência liga por termoestato.
Anexos
Capture.JPG
Capture.JPG
Capture.JPG (51.77 KiB) Visto 12238 vezes
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por serges »

Fantástica Partilha Telmo...

Lembra me para falarmos disto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por t3lmo »

Sérgio, está prometida a descrição detalhada dos sistemas (AQS e PV), deixa é só juntar mais umas contas para ficar completa a partilha.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por serges »

Já merece um testemunho descritivo por cá...

Muito bem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
actavares03
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 05, 2017 10:59 am

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por actavares03 »

t3lmo Escreveu: segunda out 09, 2017 12:15 am Eu tenho o exemplo prático do teu projeto: 300L TS + 500W PV

Em resumo 8 meses por ano tenho o AQS sempre a 80ºC, os outros 4 meses uso por vezes a resistência de 2 kW durante 2 horas em vazio (6-8h = 0,4€) e fico com os 300L a 45ºC para banhos durante o dia.

Em 2 anos de uso gastei 20€/ano para ter água quente.
Além de ter o relógio para ligar em bi-horário, tenho ainda um disjuntor para ativar o circuito, pois por vezes se sabemos que não vamos ter banhos, é escusado estar a aquecer para não se usar. Podes deixar sempre ligado e a resistência liga por termoestato.
Muito obrigado por todas as respostas.

Telmo, esta solução, com estes valores, aparenta ser muito vantajosa. Podes dar-me mais alguns detalhes?

Por exemplo:
- Quando dizes que tens o AQS sempre a 80º, isso é algo que é assegurado pelo painel, exclusivamente, certo?
- Se a utilização da resistência durante duas horas por dia é de 0,4€, como é que o consumo mensal é tão baixo nos meses de frio?
- O teu circuito então é composto por TS c/ resistência, relógio temporizador e disjuntor, é isto?
- O termostato da resistência está configurado para os 45º?

Obrigado uma vez mais e desculpem lá as questões mas é uma matéria totalmente nova para mim.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por t3lmo »

- Nestes meses de verão a água está sempre a 80ºC e depois tem uma válvula térmica de escape de liberta pressão (e água) para não subir desta temperatura. Essas fugas canalizo pelas caleiras até um depósito para rega da mini-horta (não gosto de desperdiçar).
- Gastamos pouco pois não ligamos todas as noites e somos 5 a tomar banhos, logo os 300L a 45ºC chegam bem. Se fica-se ligado todas as noites seriam no máximo 12€ por mês.
- TS 300L com resistencia de 2kW, depois montei eu: disjuntor 16A, contador kWh e relógio digital com 5 programações (só uso 1).
- O termoestáto deve estar para uns 50ºC é dificil de acertar pois aquilo é um reostato sem marcações. Tenho ainda uma misturadora termoestática na saida do cifão para baixar a temperatura da água para valores normais para as tubagens (deve ser uns 50º).

Podes ver a minha buscar de soluções por aqui: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11246118

Como gostamos de controlar a água, acrescentei um pequeno extra (que até funciona só com o fluxo desta, sem pilhas):
Anexos
Capture.JPG
Capture.JPG (47.37 KiB) Visto 12127 vezes
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”