Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Local para debater sobre o autoconsumo

joaopclaudino
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jun 16, 2016 9:45 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por joaopclaudino »

Boas!

Inicio dizendo que não percebo nada disto, e a questão do "trifásico" não veio ajudar!:)

Tenho uma moradia com piscina com motor de 1cv (pelo que me disseram, equivale +/- a 800w) que preciso de ter ligado durante o dia para a limpeza ser a melhor.

Actualmente tenho o motor a funcionar durante a noite, para a aproveitar o período de energia mais barata.

Portanto nas horas de sol, tenho o tal motor, mais dois frigoríficos, e eventualmente a TV etc.

Para uma utilização destas será adequado ter uma instalação de 1,5kw?

Estou a estudar a oferta da EDP, talvez seja mais cara, mas a questão das garantias e forma de pagamento é aliciante. Há alguma oferta idêntica no mercado?

Sei que não é o forum correcto, mas sabem se solução de energia eólica é viável para particulares? isto para o inverno/noite..

Obrigado!
JPC


jcfalcao
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça mai 10, 2016 10:23 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por jcfalcao »

Boas,

A EDP é realmente mais cara que as restantes empresas no mercado. (Tem as vantagens ja indicadas acima).

Eu ao inicio não percebia nada do tema, e tanto EDP e outras empresas me questionavam no número de kwh que eu gastava por mês e consoante esse valor diziam-me o nº de painéis... Depois de ler muito neste forum e de questionar algumas empresas, percebi que a coisa não é assim linear. Afinal eu tinha um quadro trifásico. Como tinha o objectivo de por painéis por forma a colmatar a energia em stand-by dos aparelhos, frigoríficos e arcas, pus mãos à obra.
1º Perceber se tinha algum equipamento trifásico em casa que obrigasse ter quadro trifásico... e não!
O quadro trifásico tinha os equipamentos devidamente distribuídos por todas as fases, o que é correcto. No entanto, percebi que alguns dos electrodomésticos que utilizava simultaneamente e com grande consumo energético (quase 20 amperes) estavam na mesma fase, o que me obrigava a ter mais potência no quadro... 13,8KvA, ou seja 20 Amperes por fase. Adicionalmente, para ser rentável só poderia injectar a eletricidade solar em 1 fase.
2º Como não tinha nenhum equipamento trifásico, decidi alterar o quadro para monofásico. Assim já podia injectar a energia solar em toda a casa. Com o baixar de potência, iria já poupar. Coloquei 6,9KvA em mono, ou seja 30 amperes em uma única fase. Poupança enorme no aluguer mensal de potência do quadro.
3º Necessitava de medir o consumo em stand-by (dia), os picos energéticos (dimensionar a potência a contratar, ou sensibilizar em casa sobre o consumo energético) e dimensionar o nº real de Painéis (Já a considerar as perdas). Adquiri um equipamento por 100 euros da efergy. (TOP).
4º Após estudar mapas de exposição solar da zona, e perceber o gasto em stand-by tinha finalmente o nº de painéis necessários.
5. Contactei varias empresas a solicitar orçamentos.

Cada caso é um caso, mas estudar bem o que se pretende, podendo ate fazer alterações e conseguir ao menor preço só assim se irá minimizar o período para retorno de investimento.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por jmlflorencio »

@jcfalcao, esse é um excelente relato.

Esta descrito em pormenor em algum tópico por cá? Seria uma leitura muito boa!


jcfalcao
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça mai 10, 2016 10:23 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por jcfalcao »

Obrigado @jmlflorencio.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por serges »

E que tal está a correr esse processo? #jcfalcao ?

Eu ando a namorar orçamentos para 500w pois vou ter termoacumulador que deve consumir grande parte da produção e dos standby's embora não vá fazer por estarem ligados sem necessidade em ultimo dos casos, ligar a mota, electrica, em certas horas de pico de produção no dia!

Para já está tudo em rabiscos e ando a analisar os consumos e a fazer muitas contas! Aquelas contas de sumir...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


JCarreira
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 07, 2016 3:17 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por JCarreira »

alexjp4 Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
sugarstorm Escreveu:A menos que tenha um contador analógico (de rodinha), o que é muito improvável, estará a oferecer energia gratuitamente à EDP.
Boas

Mesmo que tenha um contador mecanico não fica com ele, assim que é feito o registo do autoconsumo no SERUP , o registo é comunicado à EDP distribuição e o contador é substituido por um contador "smart", a EDPBOX como eles chamam, por vezes ainda os paineis não estão instalados mas o contador já foi substituido.
se tiver um contador analógico ( de rodinha) instala um painel até 200W pode ser pouco mas está dentro da legalidade e não necessita de fazer a comunicação da instalação do painel por isso não vão logo substituir o contador (há-de ser um dia) e quando está a produzir e a não consumir vai descontando tudo sem qualquer problema! :mrgreen:
eu tenho um contador de "rodinha" adorava vê la rodar para tras :P


jcfalcao
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça mai 10, 2016 10:23 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por jcfalcao »

serges Escreveu:E que tal está a correr esse processo? #jcfalcao ?

Eu ando a namorar orçamentos para 500w pois vou ter termoacumulador que deve consumir grande parte da produção e dos standby's embora não vá fazer por estarem ligados sem necessidade em ultimo dos casos, ligar a mota, electrica, em certas horas de pico de produção no dia!

Para já está tudo em rabiscos e ando a analisar os consumos e a fazer muitas contas! Aquelas contas de sumir...

Viva,

Para já dentro do expectável. Podem ver na imagem seguinte um dia aleatório.
Imagem

Que acham?

Abraços,


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por alexjp4 »

Para mim estava quase bom, para mim a curva do solar deveria estar a passar na parte de baixo dos picos ou pelo meio, mas tambem depende da potência dos paineis e a que preço ficaram é tudo uma questão de números, isso dá a sensação que é o consumo do frigorífico, se calhar o próximo investimento deveria ser num frigorifico porque ele está mais tempo a trabalhar que em stand by, mas por outro lado é estranho os consumos serem mais elevados durante o dia que a noite, tambem pode ser derivado ao sitio onde está instalado o frigorífico.
Mas se os consumos se mantiverem assim o objectivo foi alcançado valeu o esforço.
Parabens

Avatar do Utilizador

Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por Faisca230 »

jcfalcao Escreveu:Boas,

A EDP é realmente mais cara que as restantes empresas no mercado. (Tem as vantagens ja indicadas acima).

Eu ao inicio não percebia nada do tema, e tanto EDP e outras empresas me questionavam no número de kwh que eu gastava por mês e consoante esse valor diziam-me o nº de painéis... Depois de ler muito neste forum e de questionar algumas empresas, percebi que a coisa não é assim linear. Afinal eu tinha um quadro trifásico. Como tinha o objectivo de por painéis por forma a colmatar a energia em stand-by dos aparelhos, frigoríficos e arcas, pus mãos à obra.
1º Perceber se tinha algum equipamento trifásico em casa que obrigasse ter quadro trifásico... e não!
O quadro trifásico tinha os equipamentos devidamente distribuídos por todas as fases, o que é correcto. No entanto, percebi que alguns dos electrodomésticos que utilizava simultaneamente e com grande consumo energético (quase 20 amperes) estavam na mesma fase, o que me obrigava a ter mais potência no quadro... 13,8KvA, ou seja 20 Amperes por fase. Adicionalmente, para ser rentável só poderia injectar a eletricidade solar em 1 fase.
2º Como não tinha nenhum equipamento trifásico, decidi alterar o quadro para monofásico. Assim já podia injectar a energia solar em toda a casa. Com o baixar de potência, iria já poupar. Coloquei 6,9KvA em mono, ou seja 30 amperes em uma única fase. Poupança enorme no aluguer mensal de potência do quadro.
3º Necessitava de medir o consumo em stand-by (dia), os picos energéticos (dimensionar a potência a contratar, ou sensibilizar em casa sobre o consumo energético) e dimensionar o nº real de Painéis (Já a considerar as perdas). Adquiri um equipamento por 100 euros da efergy. (TOP).
4º Após estudar mapas de exposição solar da zona, e perceber o gasto em stand-by tinha finalmente o nº de painéis necessários.
5. Contactei varias empresas a solicitar orçamentos.

Cada caso é um caso, mas estudar bem o que se pretende, podendo ate fazer alterações e conseguir ao menor preço só assim se irá minimizar o período para retorno de investimento.
Parabéns pelos procedimentos que tomou e pela forma com que nos expôs todos eles. Já passei mais ou menos por essas situações, só que nunca cheguei a fazer a instalação trifásica. Andava a casa em construção e num seminário da Certiel, alguém me fez ver que não sendo de todo necessário o uso de trifásica, vale mais meter monofásica. Assim foi, convenceram-me com dados concretos. Acabei por desistir da trifásica e ainda bem que o fiz. Quanto às outras partes, é isso também que tenho andado a fazer nos últimos tempos, também adquiri um efergy com dois emissores, e tenho andado à caça e a estudar a real situação. Tenho obtido grandes resultados. Outra coisa que fiz, que não me vou arrepender, foi acabar com lâmpadas incandescentes e fluorescentes cá de casa e meti tecnologia LED. Os estudos continuam.
Parabéns mais uma vez pelo post.
Cumprimentos.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por APHenriques »

Eu tenho 3 painéis (750W) da EDP, desde Abril.
Há mais barato, sem duvida, mas este tem a vantagem de estar tudo incluido na factura. Pago 50€ x 36 meses... acaba por ficar pago sem dar por isso, mas vai demorar pelos menos 7 anos a recuperar o investimento.


power2016
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 23, 2016 12:44 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por power2016 »

boas APHenriques

bem podes indicar marca dos painéis , bem como micro-inversores edp
a por ai muita malta que gastava ver marcar que edp equipa
não acredites na retoma 7 anos , podes acreditar 10 anos a passar

50€ x 36 meses= 1.800 euros muita malha

abraço

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por t3lmo »

Um kit completo de 750W nos dias de hoje custa 1.000€ (já com iva) + instalação (~150€)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por visitante1 »

t3lmo Escreveu:Um kit completo de 750W nos dias de hoje custa 1.000€ (já com iva) + instalação (~150€)
Carga nisso:) há quem goste de ser roubado e ainda ache isso normal.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por jasmim »

Dei 2150 eur por um kit de 1500 w.
6x250 w REC
3 micro inversores Beone
3x2 estruturas alumínio ajustável (ficava mais barato 150 eur se tivesse optado por uma estrutura simples única)
A instalação foi feita por mim.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por APHenriques »

power2016 Escreveu:boas APHenriques

bem podes indicar marca dos painéis , bem como micro-inversores edp
a por ai muita malta que gastava ver marcar que edp equipa
não acredites na retoma 7 anos , podes acreditar 10 anos a passar

50€ x 36 meses= 1.800 euros muita malha

abraço
Durante a montagem vi isso tudo, mas agora não me lembro.... vou ver se a documentação indica as marcas, depois digo.
Eu sei que o preço é um pouco elevado mas foi uma opção comudista da minha parte, por razões que agora não interessa.
Não é de todo habitual em mim... até já montei outros sistemas em tempos. Normalmente sou eu que faço tudo.

Neste caso como optei por contratar o serviço completo... a diferença de preço nem era muito significativa e não tive que pagar logo e esperar anos para ter o dinheiro de volta.... praticamente nem sinto que estou a pagar.... acaba por ser uma carolice que nao me pesa na carteira.
Não estou nada arrependido.


pingalim
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 23, 2016 12:10 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por pingalim »

Se é para dar opinião cá vai,
Dois painéis montados pela EDP avariaram após 3 meses de trabalho. Demoraram 30 dias a reparar a anomalia, após muitos telefonemas e reclamações.
O sistema até funciona, mas a assistência ao cliente é uma lástima, não há pior!


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por masterchief »

Se fosse só essa assistencia uma lastima...


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por APHenriques »

Felizmente ainda não tive problemas.
Apenas liguei para a empresa que fez a montagem, com uma duvida... e tudo bem..
Apesar do serviço ser contratado a EDP, tanto a montagem como a assistência são feitos por outras empresas especializadas na área.


AdrianoP
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda dez 05, 2016 1:01 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por AdrianoP »

Olá

Aproveito o meu primeiro post para partilhar a minha opinião sobre a solução de painel solar da EDP para auto consumo. Em primeiro lugar, referir que sou colaborador da EDP à uns meses, mas o meu post não tem como objetivo justificar o injustificável, vender, fazer publicidade, nem resolver problemas de outros clientes... Apenas e só, partilhar a opinião e participar no fórum quando tiver oportunidade e for oportuno. :) Pelo facto de não trabalhar em nenhuma área relacionada com produção, distribuição ou comercialização de electricidade, tenho a "experiência" de utilização igual à dos restantes clientes...

Instalei no passado mês de Novembro uma solução de painel solar, composta por 3 painéis de 250W cada um, tendo um total de 750W em 6m2. Os painéis são da marca Martifer, os inversores não vi... numa próxima visita ao telhado a ver se me lembro de ver. Fiz o pedido de adesão via site algures em Outubro, agendaram uma visita prévia para ver as condições e instalaram umas 2 semanas depois. Previamente tinha sido trocado o contador por um "Energy Box". A instalação correu bem e dentro do normal. Umas calhas presas à viga, painéis solares por cima, inversor por baixo, um cabo ligado a um "plug" e estava feito o trabalho exterior.
Com os painéis solares veio o EDP Re:dy, a solução que para mim mais "valoriza" a instalação... O EDP Re:dy conta com um modem que fica junto ao contador EB, uma box que fica no interior e 3 tomadas "plug" que permitem medir os consumos. Uma das tomadas liga o cabo do inversor à "infraestrutura" da rede, as outras optei pela colocar na sala (TV+box+home cinema) e frigorifico.

O Re:dy permite controlar uma parte significativa de todo o sistema. Tenho pesquisado muitas soluções de smart metering para poder medir detalhadamente consumos e afins, mas enquanto este for "gratuito", vou explorando.

Partilhando mais detalhe sobre o re:dy, que é a parte mais interessante, tem as seguintes "funcionalidades":







Leitura instantânea em tempo real, valores em kWh:
Imagem

Leitura instantânea em tempo real, valores em €:
Imagem

Produção e Consumo - Resumo
Imagem

Produção e Consumo - Total desde o dia de instalação (10 nov)
Imagem

Produção e Consumo - Informação sobre a produção dos painéis no dia de hoje, em períodos de 15 minutos
Imagem

Produção e Consumo - Informação sobre a produção dos painéis no dia de hoje, em períodos de 15 minutos, em €
Imagem

Produção e Consumo - Informação sobre a produção dos painéis no dia de hoje, em períodos de 15 minutos, em kWh
Imagem

Produção e Consumo - Informação sobre a produção dos painéis no dia de hoje, por dia, desde o dia de instalação (com temperatura máxima e mínima)
Imagem

Produção e Consumo - Informação sobre o consumo diário, neste caso da "plug" da sala, que agrega TV + box + home cinema
Imagem

Previsão de consumo no final do mês, tendo em conta os consumos realizados à data...
Imagem

Resumo da potência consumida e contratada
Imagem

Estas partes, não sei se funcionam bem, pois ainda não experimentei intensamente... só o desligar uma tomada...

Um opção para criar "alertas" e notificações:
Imagem

Um opção para controlar (ligar, desligar online):
Imagem

Uma opção para criar perfis (com base em horas/dias da semana):
Imagem



Depois tem um menu com uma série de opções e sugestões sobre eficiência energética... (uma delas interessante é a comparação do "tarifário" atual com as restantes ofertas, mas preciso de 30 dias de dados... pelo que ainda não tenho nada a mostrar...)
Imagem


As impressões nos primeiros dias, são positivas. Tive alguma dificuldade em ter o Re:dy a trabalhar em condições, mas após alguma luta.. já consegui e tem funcionado relativamente bem.

Quanto ao "auto consumo" propriamente dito, é perceptível que é importante ter "consumos" durante o dia, de forma a que se possa "auto consumir" ao máximo, evitando a "injecção na rede". As primeiras "optimizações" passaram por colocar alguns equipamentos (máquina de lavar loiça e roupa) a funcionar durante o dia. Neste momento tiro partido do facto de ter gente em casa todo o dia, pelo que no dia grande parte dos consumos têm sido suportados pela produção dos painéis.

Dos valores de produção, já vi um "instantâneo" de 620/630w durante uma meia hora... mas nestes ultimos dias têm tido "picos" de 500W/550W.

Entretanto, vou fazer "análise" forense, porque verifico que durante a noite tenho sempre um consumo de 100w a 130W, o que me parece demasiado para frigorífico, arca e 2 motores de garagem/portão... :roll:
Última edição por AdrianoP em terça dez 06, 2016 11:12 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por Emanuel Couto »

AdrianoP!
Porque não aproveita o seu 2 post para falar um pouco de si na secção de apresentações :?: :D
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Autoconsumo”