Quem pode ajudar neste projecto....???


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Bom dia a todos.

Ando a tentar construir um veículo eléctrico que funcione de forma satisfatória, seja confortável e que seja relativamente fácil de transportar.
Para o efeito optei pelo mais simples, ou seja, uma bicicleta eléctrica já com potência considerável que possa servir como uma espécie de mini-mota ou super-bicla, e escolhi os seguintes elementos:

Motor+controlador:
http://www.turbobikekit.com/fast-cyclon ... ttery-pack

Bateria:
células: samsung 30Q (http://www.nkon.nl/sk/k/30q.pdf)
Configuração: 14s x 6p (51V) ou 13s x 7p (48v) ainda não me decidi (seria este o 1º conselho que peço)

BMS:
https://www.energusps.com/shop/product/ ... 0a-750a-36
O que acham??

Eu sou um novato nestas matérias...

Agora preciso de ajuda de alguém para construir a bateria. Sinto-me mais inclinado para construir uma bateria sem recorrer a soldadura, mas não sei se será a melhor ideia. Alguém tem experiência neste género de construção?
Alguém tem um equipamento de soldadura por pontos?
Existe alguma empresa na zona de Lisboa que pudesse montar esta bateria?

Obrigado pela vossa atenção.


Rui

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns pelo projeto!

A malta vai ajudar ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por cuttysark76 »

O user Fidel aqui do fórum faz isso. Verifica o tópico dos classificados.

Parabéns pela iniciativa!
Lê os tópicos dos DB das bicicletas elétricas! Há muitos relatos de super bicicletas eléctricas!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Obrigado,
vou espreitar.

Rui

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá,
Parabéns pela iniciativa.
Apenas posso manifestar a minha opinião, e assim o vou fazer, sem que isso invalide tuas pretensões:
Não gosto dos motores do referido Kit que escolhes por serem muito ruidosos, estarem sempre dependentes da corrente da bicicleta, que normalmente é muito frágil para essas potencias, não se pode aproveitar a travagem regenerativa, os carretos geralmente não duram muito. Gosto mais dos motores Hub sem roda livre, para aproveitar as travagens com regeneração, sem necessitar de grande uso de travões.

Também com os 930Wh que descreves nas células a aplicar, penso que será muito pouco para uma potencia a cima de 750W. Ser de 13S ou 14S, isso apenas influencia na velocidade e na potencia do motor e controlador. Por vezes a opção mais acertada nem sempre é a que oferece maior potencia, pois pode isso fazer diminuir o tempo de vida dos materiais.

O bms, embora não o conheça, do que me parece, agrada-me. Menos no preço, embora os haja mais caros também, e há quem os compre.

Em relação à construção da bateria, isso é algo que também te poderia ajudar, pois tenho maquina de soldadura por pontos, tal como o FIDEL, também te poderá ajudar, foi ele quem me fez os meus primeiros packs de que necessitei.

Estive hoje numa loja no Porto, na Ebike, onde têm Kits de varias potencias, e de fácil montagem. Também têm bicicletas já prontas, mas o forte é mesmo a aplicação de Kits ao gosto do freguês. Verifica aqui, pode ser que te ajude a tomar decisões http://www.e-bike.com.pt/?mod=configura ... a-eletrica

Boa escolha!
Tudo por um mundo mais limpo!


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jordison »

Esse kit é muito parecido ao meu.
Esse é mais silencioso do que o meu porque os carretos que fazem a desmultiplicação do motor são em plástico.
Os mid drive são muito mais exigentes em manutenção do que os hub, as correntes nem são o maior problema.
As rodas livres do kit standard são as dicta que não são grande coisa, o eixo da roda pedaleira também não vale nada. Se for feito um upgrade a essas peças e se mantiver a potência entre 1500 e 2000w no maximo e até é um kit razoável.

Vai da preferência de cada um, mas eu acho que travagem regenerativa é para as motas, nas biclas altera muito o comportamento e não ajuda assim tanto, a resistência do vento já chega para abrandar nas descidas, já fiz mais de 10 000km de ebike e em algumas descidas ainda tenho que acelerar.

Se for para percursos longos e sem preocupação com manutenção aconselho um hub dd.
Eu já penso há algum tempo em montar uma com um hub para fazer uns milhares de kms nas férias.


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Boa tarde a todos.
Muito obrigado pelo apoio Jorge e Jordison.

No primeiro post não fui claro, eu já adquiri parte deste equipamento, nomeadamente o kit cyclone e as células samsung 30Q.
Apesar de ter muito pouca experiência na pratica li umas dezenas (senão centenas) de posts do Endless Sphere que tenho a certeza que todos conhecem.
Os meus objectivos são construir uma máquina que:

1 consiga andar até 50km/h sem pedalar e de forma o mais eficiente possível
2 Tenha uma autonomia de 25-30 km a rodar entre 20km/h e 30km /h
3 seja leve e transportável (este kit é pesado só o motor é +5kg), gostaria de manter a bicla abaixo dos 25kg.
4 seja barata (<1000€ tudo)
5 seja flexível (adaptável a várias biclas+ diferentres regimes (passeio+deslocação trabalho-casa, algum btt)
6 funcione bem sem motor (continua a ser uma bicla com 14 velocidades e um gear ratio de + 400%)


As alternativas que punha em cima da mesa seriam: BBSHD, BBS02 e Cyclone 3kw, entre estes três a minha escolha teve a ver com o preço, possibilidade de upgrade (alterar facilmente a redução motor/roda) e ainda a flexibilidade (até para um motor de barco acho que daria).

Também escolhi este kit por achar que é uma solução aberta (podem-se trocar vários elementos) e como tal mais didático, (adoro aprender sobre estas coisas).

Os hub drives têm a vantagem de serem muito mais simples e com menos manutenção, mas tipicamente (acho) safa-me mal nas subidas ( a não ser que sejam muito grandes) e têm tendência a desperdiçar muita energia se não estão a funcionar perto das RPM ideais para o motor. Isso implicaria provavelmente uma menor autonomia para a mesma bateria. Devo dizer no entanto que os DD me cativam pela simplicidade, robustez e nível de ruído.

Jorge:
Se calhar fiz mal as contas mas as samsung 30Q podem debitar 15A continuamente o que quer dizer que para 6p se tem 90A e para 7 p se tem 105A, ora o controlador que comprei só aguenta 40A por isso em termos de amperagem vou estar muito abaixo (+- 6A/célula) das possibilidades da bateria ou estou enganado???? E isto seria no máximo pois conto andar na grande maioria das vezes a potencias perto dos 1000-1500W. O objectivo será 48*40=1920W no máximo.

O bms acabou de entrar no mercado, e é muito flexivel (caso queira mudar o nº de células), programável e tem o bluetooth que é capaz de dar muito jeito obviando assim muitos fios, envia toda a informação para o telemovel, e provavelmente substitui a necessidade do Cycle-analist.

Jordison:
Na encomenda que fiz já escolhi o eixo pedaleiro ISIS, relativamente às rodas livres, vamos ver como corre a coisa com o esforço que lhe vou exigir (tens alguma ideia para a substituição?). Passa-se o mesmo com o carreto, onde arranjar um em ferro resistente?


Mais uma vez obrigado.

Até breve.

Rui

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Jorge Rocha »

Continuo a achar muita corrente por cada célula. Penso que mais do que 3A por célula, já irá provocar um aquecimento grande, principalmente porque as células têm muita capacidade, tendo assim mais tempo em descarga (aquecimento).
Quanto aos motores hub directos, posso prenunciar-me do que conheço e sendo bem construídos para a roda onde forem colocados, sua eficiência, mesmo em subidas até 10%, tem muito melhor eficiência do que o que tens. basta ver pelo aquecimento que ficam após 10 minutos de máximas correntes.

Acredita que se arranja um bom kit hub DD para andamento igual ao que tens, mais uma boa bateria a baixo dos 1000e.
Se achas bom ou didáctico andar a desmontar carretos que se danificam rapidamente, tudo bem. Eu gosto de ocupar o tempo a fazer outras coisas bem mais complicadas, e sem estar a colocar recursos para o lixo.

Tenho experiência com ambos os motores, e com baterias da mesma família, e dei o meu parecer pessoal, recorrendo sempre a uma maior sustentabilidade (recursos e bens mais reduzidos).

Trabalho com motores de transmissão por correias, como os das govecs, de 1,79Wh, scooters com 120Kg de tara, e quando vejo essas potencias descritas nesses motores ciclones e afins, e até fico pasmado. Diria então que esses motores estão bem para potencias nominais de 700W e nada mais.

Já trabalho com controladores de onda pura à uns anos, muito mais suaves que os trapezoidais, e sua travagem regenerativa facilita muito em transito de cidade, até mesmo para bicicletas.
Saber calcular a distancia em travagem regenerativa para que não seja necessário usar pastilhas, é um jogo que eu faço todos os dias e de que gosto muito. Não é por isso que deixo de ter boa velocidade, é tudo uma questão de treino. Nas viagens do dia a dia só tenho duas posições, com acelerador enrolado a fundo e com travão regenerativo em acção.
Tudo por um mundo mais limpo!


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jordison »

Já conheço bem a opinião do jorge rocha sobre os motores hub e mid drive, discordo de algumas coisas mas depende essencialmente do gosto ou necessidade de cada um, ainda bem que ha escolha para todos os gostos.
Sobre os 700w nominais que os cyclone deviam ter, eu até podia acreditar se não tivesse mais de 10 000km com este motor a andar nos dias mais frios do inverno até aos dias mais quentes do verão.
O novo motor até dizem que aquece menos.
Eu tive vários problemas com a bicicleta resultante de um dos pratos que meti a substituir o original, aconteceu tal como numa bicla normal não se trocar a corrente na altura certa e depois ter de trocar a transmissão completa.

Acho que para o uso que o rurbano lhe pensa dar ate acho que fica bem com este motor, também parece já ter aprendido algumas coisas no ES.
para o mesmo nível de andamento um hub pesa bem mais e oferece resistência ao movimento quando se quer só pedalar, mas isso já deves saber.
A potencia que pensas usar é a mesma que eu uso.

aconselho a :
-usar cassete e corrente de 7 ou 8v, as outras são mais caras e menos resistentes, ja o pessoal da pedalada diz o mesmo e eles não têm a potencia de um motor.
-substituir as correntes a cada 3000kms para evitar estragar o resto dos componentes da transmissão.
-as rodas livres acs são razoáveis , é o que eu uso, mas se queres mesmo para durar deves ver as da White Industries (ja pensei nisso para a minha),são caras mas duram muitoooo mais.
-os meus carretos são em metal e dependendo do uso duram entre 6 000 e 10 000km, eu substitui a massa consistente por oleo de transmissão por ser mais facil de limpar em futuras intervenções, não sei se óleo funciona bem com os carretos de plástico.
-substituir os carretos de plastico por metal nesse motor não aconselho pensares nisso já, vê se isso aguenta bem primeiro, em metal faz muito ruido e podes não te adaptar bem a isso.
-2000w ou mais aconselho a pensares num reforço na fixação do motor para evitar que este rode e torça a corrente, mas pelos valores que falas não pode não ser necessário.


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Bom dia,

Obrigado pelos conselhos!
Jorge:
- se correr muito mal este projecto é bem possível que invista num DD mas para já vou tentar tirar partido deste.
- Vou seguir o teu conselho sobre as células e em vez de 14sx6p vou usar 13sx7p deve ser uma solução mais robusta.

Jordison:
- sim, vou começar com uma cassete com poucas rodas, nem me importo que sejam 5 desde que se mantenha a diferença máxima de nº de dentes, estava a apontar para 11-32. se não der aumento a mais baixa para 13 ou 15. Menos rodas dentadas a trás parece-me importante para evitar que a corrente fique na diagonal.
- sim, acho que alguns upgrades e manutenção vão ser necessários depois de motar a bicla e verificar o tipo de uso que lhe dou provavelmente volto a falar contigo :-)
- Quando falas em carretos de metal, referes-te à redução planetária certo?
Sim, não estou a pensar em substituir já a redução planetária com roletes de metal, prezo algum silêncio, se é que vai haver.
- A fixação deste motor é uma anedota!!!! só por sorte é que vai funcionar sem levar alguma peça extra. Nem queria acreditar quando vi a solução que eles arranjaram.

Mais uma vez obrigado

Até breve

Rui

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Jorge Rocha »

Rurbano Escreveu:...
- se correr muito mal este projecto é bem possível que invista num DD mas para já vou tentar tirar partido deste.
- Vou seguir o teu conselho sobre as células e em vez de 14sx6p vou usar 13sx7p deve ser uma solução mais robusta.
Se já estas ciente do que vais encontrar, e tendo um pouco de sorte nos componentes (pois nem todos resistem da mesma forma), acredito que irás ficar satisfeito.
Mais ainda optando por 13S X 7P, para que as correntes sejam assim distribuídas por mais células em paralelo e para que a resistência interna do motor não sacrifique tanto o controlador. Um pouco menos de velocidade, mas uma durabilidade muito maior em todos os componentes.

Força nisso!
Tudo por um mundo mais limpo!


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jordison »

Então isso já anda ou que?
queremos saber novidades.


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Olá a todos.
Já tenho o motor montado, estou a tentar montar a bateria e o carregador deve estar a chegar.
A bms já chegou também.
A montagem do motor precisou de umas peças extra pois o de origem era anedótico. Em breve coloco umas fotos.

Abraço


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Olá a todos.
Aqui vão algumas fotos, sendo que, estou a experimentar tudo em termos de montagem, para mais tarde escolher bem a bicicleta, os componentes e a montagem.
O que vão ver é provisório e e pretende apenas ser um teste e para a construção de um sistema mais robusto.
Componentes que foram enviados:
DSC_0086.JPG
Um dos componentes que chegou, partido pois vinha solto dentro de uma caixa com outras coisas relativamente pesadas (6kg)... não se percebe como é possível que nem sequer um pouco de papel e envolver esta peça que é frágil puseram. Já pedi para o trocarem.
DSC_0088.JPG
Esquema de montagem original. O que eles propõem são dois suportes em alumínio que se apertam aos fixadores do eixo pedaleiro mas que na zona do motor são independentes... e ainda por cima um deles é fixado ao motor por uma braçadeira apenas... vamos ver se é o suficiente...
DSC_0094.JPG
Depois de algumas medições, comprei uma rosca grande que cortei à medida, de forma a que os dois apoios do motor ficassem alinhados e no mesmo suporte.
Para garantir que ficava tudo "direitinho" usei anilhas e uma porca do lado direito que me permitirá, colocar mais uma abraçadeira ou ainda estender o suporte do motor até à outra ponta do motor, com uma solução de apoio que ainda não pensei.

Pelos vistos não posso adicionar mais que 3 imagens por mensagem...?? continua na próxima.


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Continuação.
DSC_0125.JPG
O acelerador é este, não se riam por favor... :-)
DSC_0124.JPG
Não é compatível com o manípulo de mudanças que tenho, mais uma lição aprendida, seria necessário ter um manípulo em que amboas as alavancas para subir e descer as mudanças fossem na parte de cima. como alternativa arranjar outro acelerador.
Sistema Montado:
DSC_0122.JPG
Vou agora ter que arrumar a inacreditável fialhada toda, talvez com uma caixa ou simplesmente envolvê-los com pano ou material plástico.
Ainda não tenho a bateria que o Fidel irá montar e portanto ainda não sei onde a vou montar mas as dimensões do quadro são generosas e espero conseguir "pendurá-la" juntamente com a bms no tubo horizontal. Sugestões são bem vindas.
Comprei este kit aos gregos da turbobike, e não estou totalmente satisfeito com eles, demoram uma eternidade a responder aos mails.

Apesar deste kit poder ir até aso 3kw e aparentemente consegue fazê-lo sem aquecer significativamente, pensei neste sistema de forma conservativa não só em termos de motor como de bateria, e pelos meus cálculos devo-me ficar pelos 2kw sendo que a bateria sendo uma 13s7p - 21Ah deve conseguir debitar esta potência máxima (48v-50v x 40A) sem estar em grande esforço.

Se tiverem questões/sugestões digam-me,
Posso tirar mais umas fotos. Até lá fico à espera da bateria para fazer o teste em estrada (isto se tudo funcionar)

Abraço a todos


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jordison »

boas.

pela minha experiencia com o cyclone mais pequeno esse suporte não é suficiente para 40 amps, eu montei logo no 1º dia uma barra que vai ligar perto do tubo do selim até ao motor do lado direito, para 40a chega,mais do que isso tinha que pensar noutro reforço.

é pena a eclipsebikes não ter o motor maior, disseram me uma vez que era por causa do peso, deve sair mais caro o transporte ou a importação.
o meu kit vinha muito bem embrulhado e protegido, a turbobike deve trabalhar ao estilo chines, tudo ao molho lá para dentro.
os portes de envio da turbobike são muito caros, comprar directo da cyclone sai o mesmo preço, o kit vem da grecia ou da china?

ainda não sabes onde vais montar a bateria? podes experimentar meter atrás so para ver como fica um comportamento esquisito, para mim se tem espaço ao centro não vejo porque se vai por noutro lado, assim fica com espaço livre atrás para transportar outras coisas.

o meu manipulo da mudanças é tipo twist e passei para o lado esquerdo, ficou invertido mas habituei-me rápido, é como numa mota ter o acelerador no lado direito a a manete da embraiagem do lado esquerdo.

a bike acho que não precisa de ser nada topo de gama mas deve ter uma roda traseira e transmissão robustos.

se vais andar a 50 numa bike sem suspensão á frente boa sorte , eu já experimentei :lol:


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Olá a todos,
pois o apoio não é brilhante...
vou ver se se aguenta para os níveis de potência que me interessam, e se não penso numa solução, eventualmente como a tua.
Relativamente à turbobike passa-se o seguinte, eles na verdade não vendem os motores a partir da grécia.
Se lhes encomendares eles não fazem mais que mandar vir de taiwan directamente para tua casa, e como seria de esperar não tratam de nada no que diz respeito à alfândega, por isso os preços que praticam não são reais. O site deles é bastante enganador pois em lado nenhum é dito que os equipamentos não vêem da UE.
Optei por eles pois iria pagar o mesmo mas teria algum apoio caso houvesse algum problema (que foi o que aconteceu com o switch partido). Garantiram-me por escrito que em caso de avaria de algum componente este iria ser enviado para a Grécia e não taiwan. Além disso é bom saber que posso comunicar com o vendedor em inglês.
Até agora correu tudo mais ou menos à excepção de tempos de resposta.

Se a Eclipsebikes vende-se este motor, era lá que o comprava, mas acho que eles também têm alguns problemas com a importação pois ficaram sem stock de motores quase 6 meses. Enviei-lhes um mail há algum tempo (janeiro) e disseram-me que iriam vender o BBSHD, mas pelos vistos muraram de ideias ou então está tudo atrasado.

Em principio vou pendurar a bateria no quadro.

Abraço


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jordison »

esse motor tem duas coisas que me desagradam, roda mais depressa que o mais pequeno e por isso é completamente impossível pedalar para acompanhar o motor a 48v, estive quase para avançar pela compra mas desisti para já por esse motivo, mas agrada-me ser menos ruidoso que o meu e ia permitir fazer as minhas voltas mais descontraido principalmente porque faço muitos km's.

outra que pode não ser grave é que a parte dentada onde rodam as gears não é fixa ao motor, está seguro só por pressão, se os parafusos não tiverem bem apertados pode rodar.

ficam umas ideias para fixar o motor.
https://www.youtube.com/watch?v=3FVt1rPqHIg
podes tambem ver o suporte da egokit

a minha solução não é a melhor mas já ajuda, era para ser uma solução temporaria mas acabou por ficar assim.
se não tiveres pressa ( eu tinha na altura) aconselho te a pensares num suporte a "sério"


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jordison »

ahh...e eu meti uma borracha á volta do tubo onde encosta o motor, sem nada a proteger o quadro o motor vai esmagar o quadro, já aconteceu com outros


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Olá a todos,

o facto de rodar mais depressa também não me agradou totalmente mas aparentemente é possível reduzir um pouco da potência do motor através de um interruptor com 3 posições, sendo que na 1ª posição é possível acompanhar o motor. Para minorar essa situação pedi o meu com uma pedaleira que liga ao motor de 48 dentes ou seja a minha pedaleira tem a configuração 48-48-32. Pelas minhas contas a velocidade máxima (rpm da pedaleira) para 48v deve situar-se entre os 100 e 140 rpm para a posição de potência máxima.
Se o motor for relativamente eficiente por volta dos 80-90 rpm já me dou por satisfeito.
Por outro lado se se quiser andar mais depressa, acima dos 45 km/h é muito provável que o motor "tome conta da situação", ter uma pedaleira de 52dentes com um carreto de 11 dentes iria gerar tensões enormes na corrente e nos dentes, assim perde-se a possibilidade de pedalar a velocidades mais elevadas mas poupo um pouco o material.
Esta foi a minha ideia, mas precisa obviamente de confirmação na prática!!!!
Eu também pus uma protecção no local onde o motor encosta ao quadro mas se calhar não é o suficiente e vou colocar borracha.
Se houver espaço para isso ainda ponho a hipótese de colocar o motor dentro do quadro embora tenha algum receio que desequilibre muito as forças no eixo pedaleiro pois tal como está elas estão quase em oposição (180º) e se pusesse dentro ficavam +-100º.
Relativamente ao apoio, primeiro preciso de perceber qual é o ponto fraco em termos de estabilidade.
DSC_0125.JPG
A minha ideia era ligar as zonas assinaladas a vermelho, a porca comprida e o parafuso do motor, provavelmente isto vai implicar mais uma parafuso e uma chapa de ligação com dois furos. Outra hipótese é colocar um terceiro parafuso ou placa no meio das duas placas que suportam o motor.
Vamos ver como se porta....

Abraço

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”