DB ebike cyclone

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por luisdacosta »

Olá,

Em termos de objectivos, não é bem isso...mas entrei num "group buy" no endless, que na minha opinião é difícil deixar passar. O motor é o mxus 3000 v3 turbo. Dá uma vista de olhos. Vai ser para usar no meu próximo projecto.
https://endless-sphere.com/forums/viewt ... 31&t=80325

Luís.
Anexos
DSC_0278.JPG
DSC_0278.JPG (64.4 KiB) Visto 6089 vezes


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por Fidel »

É preciso ter cuidado com esse Merlin, já me f.deu uma vez. Apesar que pelo que vi ele já organizou vários groupbuy e aparentemente correu bem. Mas comigo comprei-lhe um sabvoton que nunca me chegou a casa, confiei no gajo e passou o tempo de reclamar no PayPal, bem me lixou.


Autor do tópico
jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison »

por acaso já vi esse group buy e estive tentado, ainda estou,
no fórum pedelecs também tinha um user que queria iniciar um group buy mas não havia adesão, talvez porque em Inglaterra a policia anda em cima da malta que não cumpre os limites legais para as ebikes

mas não tenho a certeza se é a melhor opção para o uso que lhe vou dar, é para fazer viagens,
é um motor mais indicado para quem não usa os pedais.

só o motor são 9kg, com as baterias ( vou precisar de mais)e a tralha toda que vou levar incluindo tenda deve passar dos 40kg ,
mas pelo menos não deve dar problemas como um bpm pode dar,
se vou para longe e passar por alguns sítios isolados não da jeito falhar,
se tivesse mais espaço entre a roda de trás e o tubo onde encaixa o selim sei bem o que fazia,

O cyclone até dá para fazer pequenas viagens, fiz duas e nada falhou, mas para ir mais para longe tinha que melhorar algumas coisas e baixar a tensão para conseguir pedalar ao mesmo tempo que uso o motor, substituir a roda livre do pedaleiro por uma melhor que juntando portes de envio e alfandega dá quase para comprar um V3

Luis, a tua dá para pedalar com o motor desligado?
isso para mim pode ser um problema.


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por luisdacosta »

Ora bem, dar para pedalar até dá... :roll: mas...em recta e devagar. Um pouco de subida e esquece.
Este motor, mxus, em comparação com o Crystalyte, é descer um patamar. Vou ganhar noutras coisas, principalmente no peso. Passo de uns "estonteantes" 14kg para 9kg. Já não preciso de tanta voltagem, para atingir a mesma velocidade, penso descer para 72 volts e consequentemente baixar ai também algum peso.
Eu não estou aqui para influenciar a tua decisão, mas quem compra um "Ferrari", não anda sempre em excesso de velocidade. Ando com bastante regularidade na Ribeira de Gaia/Porto, em sítios próprios para bicicletas, sempre calmamente, dentro dos limites...nunca arranjei problemas...e espero não arranjar. Quando vou para sítios mais isolados, tenho motor para subir tudo o que me aparecer pela frente, se me equilibrar, até árvores :lol:. Espero continuar a ter motor para isso com o mxus. São 3000w contínuos e 6000w de pico...já é muita fruta.

Luís.


Autor do tópico
jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison »

O Crystalyte pesa 14kg? :shock:
a minha antes de ser eléctrica pesava 12kg, uma de estrada pesa 9 a 11kg
a minha actualmente pesa 27kg incluindo o suporte traseiro e o descanso , sem a tralha que levo habitualmente.

pelo preço até fico tentado a ficar com um v3, para um projecto motocicleta é excelente,
mas não é para fazer viagens de mais de 1000kms a pedalar
é um motor para transformar uma bicicleta numa mota, não é o objectivo para este projecto touring

vou andar a velocidades reduzidas e não vou precisar nem de metade do potencial do v3
não preciso de mais do que 40km/h, a maior parte do tempo vou andar entre 30 a 35km/h

tive agora a ver no ES que alguem já usou 2 motores,
assim eu continuava com o mid drive à roda de trás e metia um pequeno geared hub á frente,
em terreno plano usava so o hub e em subidas mais acentuadas usava middrive,
não ficava com o drag dos DD e ficava com um motor e controlador suplente caso algum deles falhe.
acrescentando um motor á frente nem preciso de montar outra bike, basta montar um 2º pequeno motor e controlador quando for de viagem

nada esta decidido, estou só a pensar alto ainda


Autor do tópico
jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison »

esta semana bati o meu record para um dia normal de trabalho, 92km num só dia
já fiz mais do que isto mas estava de ferias.
ando a gastar aproximadamente 1kwh a 1.2kwh para 70 a 90km, carrego 2x por dia
é algo cansativo mesmo quase não pedalando, por isso não faço todos os dias.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por CoolZeroFCP »

Só uma ideia de quem lê este fórum e circula diariamente de bike para o trabalho e faz essas viagens grandes de cicloturismo...
Eu faço diariamente 100km para o trabalho com uma bike de estrada (8,4kg e muitas são mais leves que isto) a média da ida anda nos 30km/h e passo muitas vezes por bikes eléctricas, no regresso faço médias de 26/28 dependendo se está muito vento contra ou não.
No cicloturismo tenho feito com bike de btt umas vezes com pneus normais e com pneus finos quando por estrada e digo que por experiência própria que acontece sempre algum percalço que temos de resolver em sítios isolados e às vezes com pouca água e outras com muita fome e não me aventurava com uma bike eléctrica (com mais variantes com possibilidade de avarias) e que muito dificilmente teria pernas para pedalar.

Conclusão: reconheço que a bike eléctrica é bastante útil para diversão e para ir para o trabalho em casos que não exista possível de tomar banho ou em outros casos semelhantes. Mas para aquilo que propõe, se fosse eu poupava 14kg e treinava um pouco.

Cumprimentos

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk


Autor do tópico
jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison »

Para alguns uma bike de estrada não serve, se fosse tão simples todos tinham uma.
A posição de condução é muito radical para mim, com a forqueta é rígida e os pneus ultrafinos ia tornar as minhas voltas quase insuportáveis.
Na minha bike tive que subir o guiador 3 cm, substituir o selim por um de molas e um pneu tipo balão atrás para tornar as deslocações agradáveis, antes disso qualquer volta superior a 40km dava cabo de mim.
Eu também passo por algumas bicicletas eléctricas, nem todas são lentas.
Quando eu ando mais devagar e vem um licras atrás de mim eu vejo pelo espelho que ele começa logo a pedalar com mais força para me passar, a malta da licra é muito competitiva, depois perguntam se já acabou a bateria.
Fazer cicloturismo de ebike é possível, não sou o primeiro a faze-lo, mas é preciso escolher bem os componentes para ser fiavel, levar também algum material suplente.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por CoolZeroFCP »

Pois tens razão, foi só uma ideia. Também disse que no cicloturismo até agora sempre usei bike de btt... Hoje foi o primeiro dia de passeio, numa etapa em que fiz 250km com média de 30 km/h e não consigo imaginar fazer isto numa bike elétrica. Só acho um grande risco ir para sítios isolados numa bike elétrica com 14kg a mais em cima dela. É tudo uma questão de ponderar bem a vantagem/desvantagem de colocar kg na bike e escolher o que se adapta melhor a cada um.
Eu sei que existe pessoal demasiado competitivo, mas eu em dias de muito vento até costumo dar roda a um senhor na sua bike elétrica a caminho do trabalho. Eu tenho de fazer na mesma a viagem e ele poupa nas baterias ;)
Cumprimentos

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk


Autor do tópico
jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison »

Eu sou um pouco preguiçoso, tenho que admitir, antes de meter o kit eléctrico o máximo que andava eram uns 10 km e se não tivesse grandes subidas.
As eléctricas são boas para por a andar alguém como eu.
Ainda não encontrei a solução ideal para viajar por sítios isolados,
Eu acho que deveria ser um motor que fique fora da roda e que facilmente possa retirar no caso de falhar e não oferecer resistência quando pedalo sem ajuda do motor.
Ideias eu tenho mas não ando com vontade de ir para sítios pouco povoados e sem oficinas por perto com um protótipo.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por CoolZeroFCP »

Isso é uma boa ideia, mas o que também me preocuparia seriam os kg em cima da bike. Mas também depende muito de até onde queres pedalar, pois se for em Portugal em que existem centenas de rotas espetaculares para conhecer, penso que, no limite, será fácil algum familiar ou amigo nos socorrer resolvendo a avaria ou nos transportando de volta para casa. Já no estrangeiro não é tão fácil...
Mas nada é impossível, seja de elétrica ou bike normal é sempre um grande desafio que nos permite aproveitar a viagem e lugares como nenhum outro meio de transporte.
Ps: só por curiosidade hoje devido a termos saído tarde, estarmos cansados do dia anterior e termos encontrado caminho com mais elevação decidimos andar só de manhã para descansar fazendo só 65km (perfeitamente possíveis com bike elétrica). Amanhã já está planeado voltar à luta ;)

Cumprimentos


Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por Jorge Rocha »

Tanto se fala aqui no peso a mais de uma ebike, e eu na minha bicicleta de montanha, já com 20 anos e das do hipermercado, foleiritas, já fui a Fátima desde Aveiro, e no regresso voltei a acompanhar uma equipa de ciclistas profissional de Guimarães, onde fizemos média de 40Km/h. Foram só 130Km.

Depois também vejo alguns holandeses que vêm de bicicleta para Portugal, carregados com tudo e mais alguma coisa, entre os alforges e atrelados cheios, e nem licra trazem.

Tudo para dizer que quando há vontade e coragem nada é impossível.

Já agora, para quem quisesse fazer 250Km sem pedalar numa bicicleta, tendo média de 30Km/h, bastaria ter um pack do baterias com menos de 10Kg. Será que seria muito dificil, em caso de avaria, carregar esses 10Kg a mais? Se não desse para ir a 30Km/h iria a 20Km/h, mas em terra não ficava.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison »

os holandeses são um exemplo de que o peso não impede de fazer viagens, as bicicletas para touring nem têm os quadros mais leves mas a malta prefere porque são mais confortareis e fáceis de reparar se partir ou torcer nalgum sitio.
pedalar um pouco ajuda bastante a autonomia
se tirasse os pedais precisava de uma bateria enorme para fazer 250km a essa velocidade
prefiro como tenho feito, quando tenho que almoçar procuro um restaurante que me deixe carregar, assim já posso levar menos bateria,
a maioria dos restaurantes não se opõe.
acho melhor ter um carregador que carregue em 1 hora do que levar uma tonelada de baterias, é peso e dinheiro gasto desnecessáriamente na minha opinião.
eu levo sempre um 2º carregador no caso do maior falhar.
so levava tantas baterias se fosse para atravessar o deserto.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por Jorge Rocha »

Jordison, eu não preciso exagerar, e em vez de dizer "bateria enorme" ou "uma tonelada de baterias" digo uma bateria com 1KWh das Samsung 35E, pesa 4Kg, ocupa 1,6L de volume e serve me para percorrer mais de 125Km numa bicicleta a 30Km/h, sem pedalar. Ou pedalando a 50%, para mais de 250Km de autonomia.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison »

Acho que tenho mudar de zona, onde costumo andar tenho muitas subidas e com vento contra, as vezes até a descer tenho que acelerar ou pedalar ou não saio do sítio, a travagem regenerativa por exemplo não me deve ajudar nada.
Os calços travão têm 9000km e ainda nem chegaram a meio.
Consigo uma boa autonomia quando o terreno é plano e sem vento, mas isso é raro.
As vezes gasto metade da bateria para fazer 3/4 da viagem, o restante 1/4 da viagem consome a outra metade da bateria.
A minha velocidade mínima anda nos 35km/h, acima disso a aerodinâmica não ajuda e o consumo aumenta bastante.
Mas ter uma bateria para 250km dificilmente se justifica porque ninguém vai fazer isso sem parar.
Apesar de ser possível é pouco provável a maioria conseguir essa autonomia, um exemplo extremo de um não garante que todos os outros consigam o mesmo.
O gajo da tesla disse que podia fazer um carro com 400 milhas de autonomia, mas 300milhas chega porque é muito pouco provável que alguém faça isso sem parar.
O que interessa é que eu já fiz km's suficientes e por zonas diversas que me permitem saber o que consigo fazer por cada kw/h
O que mais influencia a autonomia não é o peso nem a eficiência do motor, mas sim as subidas e acima de tudo o vento.
Última edição por jordison em sábado jun 11, 2016 5:40 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por Jorge Rocha »

jordison Escreveu:Acho que tenho mudar de zona, onde costumo andar tenho muitas subidas e com vento contra, as vezes até a descer tenho que acelerar ou pedalar ou não saio do sítio...
Já ouviste falar em ilusão de óptica? Existe uma inclinação em Braga, perto do Bom Jesus, que a ideia que dá é que é a descer, mas despejando um balde de água na estrada, ela tomará o sentido da verdadeira descida e rapidamente vemos que é a subir ligeiramente.
Acontece também por verificarmos outras estradas com ainda maior inclinação.


jordison Escreveu:a travagem regenerativa por exemplo não me deve ajudar nada.
A travagem regenerativa só é aplicada sempre que se pretende diminuir de velocidade de uma forma controlada. Para travagens de urgência, pouca utilidade tem, e para deixar deslizar livremente, nenhuma utilidade tem.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison »

bem, vou para o mesmo motor que o luis costa, não tava a pensar num motor tão grande mas vou experimentar.
se gostar vou montar outra bike, uma fica tipo bicicleta e outra tipo quase mota.


Autor do tópico
jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison »

aqui fica o registo de uma das minhas voltas,pedalei bem :lol:
IMG_20160612_155100.jpg
IMG_20160612_155100.jpg (65.66 KiB) Visto 5661 vezes
IMG_20160612_155108.jpg
IMG_20160612_155108.jpg (89.06 KiB) Visto 5661 vezes
IMG_20160612_155116.jpg
IMG_20160612_155116.jpg (95.74 KiB) Visto 5661 vezes


Autor do tópico
jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison »

agora que estamos a passar pelos dias mais quentes do ano, fica uma foto de um dos dias mais frios do ano passado :)
IMG_20151222_173536.jpg

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB ebike cyclone

Mensagem por serges »

Muito bem, com esta foto quase que consigo sentir o fresco nestes dias de 40'...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “e-bike”