Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.


Autor do tópico
Macedo
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jul 31, 2015 3:11 pm

Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Macedo »

Olá a todos,

o meu nome é Macedo e é a primeira vez que escrevo neste fórum, apesar de ter alguma curiosidade quanto a carros e bicicletas elétricas, ainda não me tinha registado.

O que me trás aqui é o seguinte, brevemente irei iniciar um projeto de tours turísticos, (não é em Lisboa), e estou a ponderar adquirir 2 Piaggio Ape Calessino 200. São veículos tipo triciclo, com motor a gasolina de 200cm3.
A minha ideia, não sei se é possível ou não, e principalmente se será viável, até porque os veículos vão ter uso comercial, e o mínimo dos mínimos seria uma autonomia na ordem dos 50/60 Km.

A Piaggio em tempos produziu um modelo Calessino Electric Lithium, mas já não comercializa, penso que fizeram apenas 100.

Agradeço a vossa opinião e conselhos, quanto a esta conversão, locais onde possa ser efetuada, e uma estimativa de quanto possa custar.
Não tenho qualquer conhecimento de mecânica, portanto DIY está completamente fora de questão.

Obrigado


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por jmlflorencio »

É melhor fazer uma apresentação entretanto ;)

Sobre a conversão, só posso dar os parabéns pela iniciativa. Vou acompanhar este tópico, que terá seguramente um bom número de propostas ;)


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por lmmr74 »

No Hotel onde trabalho, temos uma parceria com uma empresa que opera em Lisboa cujos "Tuk Tuk" são eléctricos e segundo sei a autonomia é de cerca de 70km.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado jmlflorencio ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Volt »

Imagem

Por falar em tuk tuk eléctrico. :-).

Ouvi dizer que em Lisboa vão passar a ser todos assim.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Emanuel Couto »

Por falar em tuk tuk eléctrico :)

Imagem
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Macedo
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jul 31, 2015 3:11 pm

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Macedo »

Conheço bem esses que apresentam nas imagens, no entanto o orçamento é proibitivo. São máquinas que custam mais de €20.000 enquanto um piaggio custa €7.500.
Não imagino quanto custará fazer a conversão, nem se é viável neste momento.
Mas o Piaggio é a única solução existente que vai ao encontro do que pretendo.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por sugarstorm »

Lamento então informar que uma conversão para um pack de 14Kw e motor 7kw dificilmente ficará abaixo de 10.000€. Só o pack lítio deve custar mais de 7.000€, com as baterias padrão CALB/Winston/Sinopoly. Mais motor, BMS, controlador, cabos, ligadores, mão-de-obra. Nunca, mas mesmo nunca abaixo de 10.000€. Digo eu. Jorge Rocha? Jmal?
É possível comprar só o chassis? Sem motor?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu:[Ouvi dizer que em Lisboa vão passar a ser todos assim.
Assim deviam ser TODOS!! se eu enquanto particular não posso andar com o meu carro se for mais antigo que X, na cidade de Lisboa, porque puderá andar esta praga infernal, poluidora e barulhenta (e muito) à vontade na cidade de Lisboa, na qual já não se consegue tirar foto a um qualquer monumento sem que esteja um Tuk tuk à frente a estragar a foto :evil:

Bom quanto à conversão e na base do que disse em cima, os meus Parabéns por tal consciência e opção!!! Não sei se será efectivamente uma conversão barata, mas tenho a certeza que será a melhor opção... "A beldade" dos tuk tuk, já passou e neste momento o pessoal já se queixa a torto e a direito do barulho que fazem e da poluição... logo um Tuk Tuk Eléctrico é sem duvida a meu ver uma grande aposta, pois o normal tuk tuk parece-me que terá em breve os dias contados ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por jmal »

O custo de aquisição de um veículo eléctrico é superior a um de combustão, não vale a pena ter ilusões, os custos operacionais é que fazem a diferença. Ponto assente para dizer que uma conversão também não será algo "barato", tudo depedende do que se pretende gastar e do seu retorno do investimento, sim esta parte acontece devido à poupança energética e manutenções.

Agora vamos à parte chata, como será de legalização ? Segundo me apercebi estes veículos pertencem à classe L5e, e não sei se têm inspeção periódica, caso não tenham eu sinceramente não me preocupava com legalização, porque se por um lado não pode ser legalizado por não haver inspeção, por outro também não podem provar que o motor não é a gasolina (isto eu a pensar cá para os meus botões) sem lhe fazerem uma inspeção.

Eu acho bem que mudem estes veiculos para ve"s, a utilização que têm enquadra-se perfeitamente no melhor que um ve pode proporcionar, e neste caso com circuitos lentos e rotas programadas, agora deixem-me que vos diga, ao serem ve vão perder um bocado da sua fama, a malta gosta deles pela barulheira que fazem e pelo rasto que deixam, mas alguma coisa precisa de mudar....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por jmal »

sugarstorm Escreveu:Lamento então informar que uma conversão para um pack de 14Kw e motor 7kw dificilmente ficará abaixo de 10.000€. Só o pack lítio deve custar mais de 7.000€, com as baterias padrão CALB/Winston/Sinopoly. Mais motor, BMS, controlador, cabos, ligadores, mão-de-obra. Nunca, mas mesmo nunca abaixo de 10.000€. Digo eu. Jorge Rocha? Jmal?
É possível comprar só o chassis? Sem motor?

É algo que tem de ser estudado, pode nao ser preciso um pack tão grande, 12 kw chega para mover um veiculo de 1 tonelada durante mais de 100 kms e a uma velocidade media superior a 60 kmh. Motor de 7 kw parece me suficiente. Só vendo o material...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Macedo
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jul 31, 2015 3:11 pm

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Macedo »

Obrigado a todos pelas respostas,

Efectivamente uma autonomia na ordem dos 100km deverá ser suficiente. Contando com 4-6 passeios de aproximadamente 1h a 1:30h por dia, e em média 10 a 15km. Quanto à velocidade maxima, 50 a 60km hora parecem-me suficientes, uma vez que é para passear turistas. A versão a gasolina não ultrapassa os 50km/h e os eléctricos existentes penso que estão nesses mesmos valores.

São para utilizar numa cidade com bastantes subidas, zona histórica do Porto.

A título de exemplo, os eléctricos existentes têm as seguintes características:
"Your e-Tuk has been fitted with 12 Lead-Acid Deep Cycle batteries. Each battery produces 6
Volt and around 185Ah. The total battery pack gives your vehicle 72V to power the motor and
electronics."

Quanto à questão de comprar sem motor, terei de perguntar na Piaggio, pode é haver a solução de comprar usado.
Ao comprar novo, poderia sempre vender as peças que fossem retiradas da parte da combustão e vender a um preço razoável, o que ajudaria a amortizar o investimento na conversão.

Mais uma vez relembro que sou um leigo nesta materia, agradeço a vossa compreensão e ajuda.

Cumprimentos


Autor do tópico
Macedo
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jul 31, 2015 3:11 pm

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Macedo »

jmal Escreveu:O custo de aquisição de um veículo eléctrico é superior a um de combustão, não vale a pena ter ilusões, os custos operacionais é que fazem a diferença. Ponto assente para dizer que uma conversão também não será algo "barato", tudo depedende do que se pretende gastar e do seu retorno do investimento, sim esta parte acontece devido à poupança energética e manutenções.

Agora vamos à parte chata, como será de legalização ? Segundo me apercebi estes veículos pertencem à classe L5e, e não sei se têm inspeção periódica, caso não tenham eu sinceramente não me preocupava com legalização, porque se por um lado não pode ser legalizado por não haver inspeção, por outro também não podem provar que o motor não é a gasolina (isto eu a pensar cá para os meus botões) sem lhe fazerem uma inspeção.

Eu acho bem que mudem estes veiculos para ve"s, a utilização que têm enquadra-se perfeitamente no melhor que um ve pode proporcionar, e neste caso com circuitos lentos e rotas programadas, agora deixem-me que vos diga, ao serem ve vão perder um bocado da sua fama, a malta gosta deles pela barulheira que fazem e pelo rasto que deixam, mas alguma coisa precisa de mudar....
Olá jmal, quanto à legalização, pois, não faço a menor ideia, nem se existe IPO obrigatória.
Quanto ao pessoal gostar do barulho, não é bem assim, já andei aqui no Porto em vários, e a vantagem dos eléctricos é enorme.
Alem de terem um custo operacional mais baixo, manutenção mais barata, têm, aquela que para mim é a maior vantagem no caso de uma visita guiada, a ausência de ruído permite ao guia falar em vez de berrar, e os clientes ouvem à primeira.

Quanto à escolha, os Piaggio, são mais "europeus", enquanto os outros modelos são mais "asiáticos". Um Piaggio de uma cor simples, sem grandes "enfeites" é bastante mais apelativo do que aqueles mamarrachos enormes tailandeses.


Autor do tópico
Macedo
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jul 31, 2015 3:11 pm

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Macedo »

Boa tarde a todos,

Será que me podem indicar oficinas/empresas que tenham experiência em conversão de carros ou motas para VE? Preciso mesmo de ter uma ideia de orçamento e viabilidade do projecto. Tenho recebido algumas mensagens privadas mas não consigo responder porque sou novo por aqui.
Toda a ajuda é muito bem-vinda.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Jorge Rocha »

Macedo Escreveu:Boa tarde a todos,

Será que me podem indicar oficinas/empresas que tenham experiência em conversão de carros ou motas para VE? Preciso mesmo de ter uma ideia de orçamento e viabilidade do projecto. Tenho recebido algumas mensagens privadas mas não consigo responder porque sou novo por aqui.
Toda a ajuda é muito bem-vinda.
Posso sempre dar um valor aproximado, para essa conversão, mas como já foi referido, para um conjunto fiável e com boa autonomia, pode-se contar com valores aproximados aos 10K€ (tendo em conta que esses veiculos são para estar quase sempre a andar, mesmo que a pouca velocidade, convém ter uma grande autonomia, principalmente para que as baterias LiFePO4 trabalhem sempre com um factor de esforço reduzido e poderem durar mais de 10 anos ou 300.000Km), tornando assim o investimento inicial reduzido quando dividido por esses futuros anos e Km.
A parte da legalização não sei como se processa, mas acredito que possa vir a ser uma coisa banal, assim que a moda pegar, tal como para o GPL foi.
Após as 5 mensagens, já poderás responder a mensagens privadas.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Macedo
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jul 31, 2015 3:11 pm

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Macedo »

Jorge Rocha Escreveu:
Macedo Escreveu:Boa tarde a todos,

Será que me podem indicar oficinas/empresas que tenham experiência em conversão de carros ou motas para VE? Preciso mesmo de ter uma ideia de orçamento e viabilidade do projecto. Tenho recebido algumas mensagens privadas mas não consigo responder porque sou novo por aqui.
Toda a ajuda é muito bem-vinda.
Posso sempre dar um valor aproximado, para essa conversão, mas como já foi referido, para um conjunto fiável e com boa autonomia, pode-se contar com valores aproximados aos 10K€ (tendo em conta que esses veiculos são para estar quase sempre a andar, mesmo que a pouca velocidade, convém ter uma grande autonomia, principalmente para que as baterias LiFePO4 trabalhem sempre com um factor de esforço reduzido e poderem durar mais de 10 anos ou 300.000Km), tornando assim o investimento inicial reduzido quando dividido por esses futuros anos e Km.
A parte da legalização não sei como se processa, mas acredito que possa vir a ser uma coisa banal, assim que a moda pegar, tal como para o GPL foi.
Após as 5 mensagens, já poderás responder a mensagens privadas.
Jorge,

obrigado pela resposta, enviei MP.
A questão da autonomia terá de ser estudada, mas não é necessário que seja superior a 100Km, as cargas serão feitas à noite, e prevejo um período diário de funcionamento de aproximadamente 10h, sendo que os veículos deverão fazer em média 50km dia a velocidades muito baixas.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Mumia »

jmal Escreveu:... agora deixem-me que vos diga, ao serem ve vão perder um bocado da sua fama, a malta gosta deles pela barulheira que fazem e pelo rasto que deixam, mas alguma coisa precisa de mudar....
uiiii isso era antes... basicamente e falemos em Lisboa e arredores que é onde há a maior praga desses barulhentos agora... ui ui já não há quem goste deles por esses mesmo factores e claro por serem muitooooosssssssss
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por sergiomms »

Neste link http://www.tuktukfactory.nl/ vendem um tuktuk electrico por 12500€.
Vem com baterias de chumbo, mas mais tarde pode ser trocadas por litio, ficando com um veiculo completamente legal...
sergiomms


Autor do tópico
Macedo
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jul 31, 2015 3:11 pm

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Macedo »

sergiomms Escreveu:Neste link http://www.tuktukfactory.nl/ vendem um tuktuk electrico por 12500€.
Vem com baterias de chumbo, mas mais tarde pode ser trocadas por litio, ficando com um veiculo completamente legal...
Olá Sérgio, é verdade que existe essa solução, mas o preço final desses veículos, no representante Português, ultrapassam os € 20.000 e não vão ao encontro daquilo que pretendo.


Mario27
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça ago 18, 2015 12:07 am

Re: Piaggio Ape Calessino (TukTuk) Converter para V.E.

Mensagem por Mario27 »

Macedo como mandar te uma mensagem privada
Se puderes liga-me 918228570

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”