Cyclone kit marcopns

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por marcopns »

Parece que a Eclipsebikes vai enviar novos carretos. Eu continuo a gostar do conceito, mas este kit desiludiu-me. O motor aquece muito, mesmo com um consumo continuo de 10ah. Este motor fazia 24kms em terreno plano em 40 minutos com um consumo na tomada de 450W e mesmo com valores tão conservadores, o motor chegava a escaldar!


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por jordison »

Assim que vi as primeiras fotos percebi logo que era uma receita para o desastre.
Até fico admirado por o motor não ter fritado, mas já não deve tar muito bom.
É claro que aquece, não compraste o dissipador opcional, assim o calor não tem por onde sair mesmo que andes devagar, ou se não quiseres o dissipador podes andar com um regador para ir arrefecendo o motor.
Mais uns klms e fritas o motor ou partes a caixa ou o cubo de trás não aguenta ou o desviador ou as correntes ou a roda livre...no fim quando te fartares de dizer mal do kit trocas por um hub.

Uma pergunta para o jorge rocha, o bms dessa bike dá quantos amps?


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por marcopns »

O bms é de 30a/60a, tudo protegido por um fusível de 40a.

O mal que eu tenho a dizer é que, não sei qual a potencia continua do motor... porque os 1680w já vi que não nos diz absolutamente nada.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Emanuel Couto »

marcopns Escreveu:Parece que a Eclipsebikes vai enviar novos carretos. Eu continuo a gostar do conceito, mas este kit desiludiu-me. O motor aquece muito, mesmo com um consumo continuo de 10ah. Este motor fazia 24kms em terreno plano em 40 minutos com um consumo na tomada de 450W e mesmo com valores tão conservadores, o motor chegava a escaldar!
A descrição acima não está a fazer muito sentido!

Ora se o motor tem uma potência de (1680W) alimentado a (48V) com um fluxo de corrente de (10A) (48Vx10A=480W) não faz qualquer sentido aquecer tanto... :?

Agora se o controlador deixa passar em contínuo (40A) (48V×40A=1920W) aí já temos problemas...

Será que não andaram a abusar um "pouco" do acelerador...!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por marcopns »

Se abusasse no acelerador ou se houvesse qualquer atrito que provocasse um desperdício de energia, certamente não gastava apenas 450wh na tomada em 24kms. Para mim também não faz sentido aquecer tanto.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por jmlflorencio »

450Wh em 40 min, dá uma potência média usada no percurso de 675W, certo? A 48V já dá quase 15A... Ou estou a fazer mal as contas? De qualquer modo é pouca corrente para isso aquecer. De certeza que não faz falta aí o tal dissipador de calor?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Emanuel Couto »

Quanto a motores, cargas empregues, etc... as coisas não são tão lineares como muitos pensam.

Eu pessoalmente teria feito uma configuração de maior tensão e menor corrente para o mesmo potencial.

Também devemos levar em consideração que são (48kms) diários, já é uma distância considerável para esse hardware...

O BMS é configurável!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por jordison »

:lol:
o fidel tem um motor igual no qual aumentou a tensão, o resultado foi o que se viu, podiam ter aprendido alguma coisa com esse exemplo.
este motor deve ser o mid drive mais vendido pelo mundo fora, pelo menos até ao aparecimento do 8fun, já não ha muito para aprender sobre ele.
o que ele aguenta para ser fiavel são 48v e 40 amps, se a bicicleta tiver componentes basicos não aconselho mais do que 25a.
o motor roda a mais de 5000rpm e aquece, achar que devia aquecer ou não não interessa,
SEM O DISSIPADOR O MOTOR VAI FRITAR DE CERTEZA ABSOLUTA.
escrevo em maiusculas para não ter que me repetir.

boa sorte com as proximas avarias.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Fidel »

Este motor vinha com defeito de fabrico, quase de certeza... Eu pushei bem mais pelo meu e nunca tive esse problema... Eu estava a debitar 2400w e não se passava nada(aquecia muito, mesmo muito) mas não estragou nada na caixa.
Aparentemente foi o aumento de tensão que queimou o meu, ou foi simplesmente um acaso... Eu já tinha pushado alem dos limites antes do aumento de tensão.
Ja agora, os dissipadores não removem a temperatura alta na caixa.
E estão a falar em 1920w, calma lá, quem disse que são contínuos? A essa potência ele andava a velocidades superiores a 60km/h.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Emanuel Couto »

jordison Escreveu::lol:
o fidel tem um motor igual no qual aumentou a tensão, o resultado foi o que se viu, podiam ter aprendido alguma coisa com esse exemplo.
Está a dizer que colocar mais tensão num motor destes e menos corrente, o mesmo vai aquecer mais :?
Pode me explicar em termos técnicos como isso é possível!?
o que ele aguenta para ser fiavel são 48v e 40 amps
Mas aí o motor já estaria a debitar (1920W) (240W) acima da sua nominal, assim não iria aquecer!?
SEM O DISSIPADOR O MOTOR VAI FRITAR DE CERTEZA ABSOLUTA
Não necessita "gritar"...!
Já ouvimos que com um dissipador acoplado irá ajudar a mantê-lo menos quente.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Fidel »

Emanuel, os motores são bobinados para uma certa tensao, não podes aumentar assim a tensao, e já agora para que tensao aumentavas?
O meu motor(que é igual a esse) na altura estava escrito que era de 1200w e eu estava a usar o dobro, e fez muitos km nessa configuração.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Emanuel Couto »

Fidel Escreveu:Emanuel, os motores são bobinados para uma certa tensao, não podes aumentar assim a tensao, e já agora para que tensao aumentavas? .
As minhas desculpas pelo lapso... :oops:

Referente à tensão aplicada ao motor, só agora reparei que já está no limite...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por jordison »

fidel, não leves a mal, mas a tua é um exemplo a não seguir, andava cada vez mais até que ficou encostada a um canto.
o teu motor de 1200w é igual ao de 1680w, não tem qualquer diferença, só o controlador.
o que aconteceu foi que apos alguns anos e testes chegaram à conclusão que ele aguentava mais do que os 36v.

uma empresa australiana, a aft, andava a fazer testes com este conjunto motor/caixa e o maximo fiável que tinham conseguido foi 55v, se não estou em erro era por causa da caixa.

A eclipsebikes disse-me uma vez que uma das avarias mais frequentes era devido a alta tensão.

como o motor é bastante rotativo, se lhe aumentas a tensão ele vai rodar mais, resultando em perdas por atrito e consequente aquecimento, agravado pelo atrito na caixa.
num motor pouco rotativo se o puseres a rodar mais nem deves sentir diferença de temperatura, desde que baixes a corrente.

não estou a querer dizer que aumentando a tensão e diminuindo a corrente qualquer motor aquece, quase sempre é o contrario, estou a falar em especifico deste conjunto motor/caixa.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Fidel »

Claro que não levo a mal... Pushei o motor para muito além do seu limite, se estou arrependido?! Não... Foi altamente enquanto durou [GRINNING FACE WITH SMILING EYES]
E já estou a ver se lhe meto um outro motor, este motor agora aparentemente aguenta bem mais potência, a ver vamos.
Mas marco quase de certeza que foi defeito de fabrico, eu até fui ver quantos km tem a minha é ja tem 1500 nas condições que já sabem.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por jordison »

fidel, a minha já tem 5900kms
antes de comprar o kit já sabia quais eram os problemas crónicos destes kits e como os resolver.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Emanuel Couto »

jordison gostei da tua explicação ;)

Desculpa lá o meu comentário mais incisivo! mas às vezes sou assim mesmo...

Vamos ver o que o Marco diz disso tudo!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Jorge Rocha »

Na minha opinião este motor não deveria mencionar mais de 400W nominais.
As Govecs 1.4T, trazem um motor que tem apenas 1,79KW, que é só umas 5 vezes maior que este...
Quando referimos potencia nominal, temos que saber que é uma potencia que pode ser debitada durante uma hora continua de trabalho a uma temperatura ambiente de 20ºC (sem arrefecimento forçado).

Também, sua eficiência nunca é muita, se estiver a aquecer muito.

Uma grande parte das scooters eléctricas que trabalho, tem um melhor rendimento quando seu motor trabalha a metade das rotações (das que o motor pode dar) e em simultâneo quando a potencia ronda 3/4 da potencia nominal.

Aumentar a tensão a um motor, e pensar que lhe estamos a dar mais potencia, pode ser um engano.
Existe uma tensão óptima, que é aquela que faz com que o motor atinja uma potencia e rotação bem combinadas para a sua melhor eficiência.

A capacidade de indução das bobines e dos imans é finita e nunca deve ser stressada (andar perto dos seus limites).

(pensamento baseado em pouca teoria, alguns testes e muita observação)
Tudo por um mundo mais limpo!


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por jordison »

Um motor hub do mesmo tamanho talvez não debitasse mais do que os tais 400w, mas os hub são direct drive.
Os motores de aeromodelismo são ainda mais pequenos e leves para a mesma potencia, mas quando usados em ebikes usam sistemas algo complexos de desmultiplicação, fazem 10 000rpm.
Desmultiplicação em motores rotativos deve ser ainda uma novidade para muitos.
Um hub da mesma potencia demora mais a aquecer porque tem uma carcaça muito maior para dissipar o calor

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Emanuel Couto »

Jorge Rocha Escreveu:Aumentar a tensão a um motor, e pensar que lhe estamos a dar mais potencia, pode ser um engano.
Só queria reforçar esta questão!

Aumentar a tensão num motor para o mesmo potencial, não tem nada a haver com tentar aumentar a potência do mesmo.

Já que a potência (W) é fruto da tensão vezes a corrente (V×Amp) aumentando a tensão na janela de tensões permitidas pelo fabricante do motor, e reduzir a corrente na mesma proporção, vamos obter o mesmo potencial, com menos corrente a circular nos seus indutores, logo menos calor.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Cyclone kit marcopns

Mensagem por Jorge Rocha »

Certo, mas também é pela corrente que o motor se move.
Exagerando, colocar num motor de 48v 10A, 480V e diminuir a corrente para 1 A, qual dos dois tem mais força a baixa rotação? Naturalmente com os 48V, pois com os 480V ele quer atingir uma rotação muito mais elevada, e por a rotação ser baixa, vai tentar arrancar e nem a primeira volta dá... e o consumo será exactamente o mesmo. É com se tentar arrancar de parado, num carro em 5ª mudança... derrete a embraiagem e nem do lugar sai.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “e-bike”