Sugestão à Administração

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Sugestão à Administração

Mensagem por Quintas2 »

Esta sugestão vai na forma de tópico público, para recolher críticas do pessoal e ajudar a decidir se vale a pena.

A ideia é facilitar o arquivo/procura de informação, que por vezes fica muito dispersa ou em off-topic e obriga a ler muita coisa sem interesse à pesquisa particular de cada um.

Sugiro agrupar os tópicos em grupos e deixar um tópico fixo no início de cada grupo, que diga o que deve ser incluído nesse grupo e que o mesmo só têm a informação a partir da data X, antes estava tudo junto. Por exemplo, no Autoconsumo ou até no Solar Fotovoltaico, criava-se os seguintes grupos:
- Geral: onde ficava o que não fosse específico aos grupos seguintes, pedidos de ajuda genéricos, etc.
- Painéis Solares
- Fixação, Suportes de Painéis, Seguidores Solares
- Inversores ou Conversores
- Cabos e Conectores
- Ligação ao Quadro/Rede e Proteção (sobretensões, ligação à terra, ligação equipotencial)
- Medidores de energia
- Armazenagem (baterias, carregadores, controladores de carga)
- Diversos (desviadores de corrente, resistências para AQS com energia fotovoltaica, etc.)

Façam o favor de criticar, obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por jmlflorencio »

No fundo, um índice de tópicos, é isso? É uma ideia, mas a meu ver não resolve o problema do off-topic e da dispersão de informação...

Aliás, acho que para isso não haverá mesmo solução...


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por Quintas2 »

A ideia é sermos todos um pouco mais rígidos nos off-topic. Quando fôr off-topic mas irrelevante, tudo bem.

Mas quando fôr off-topic mas fizer sentido ser um tópico próprio num desses grupos, criar aí esse tópico e discuti-lo aí.

Por exemplo, há dias encontrei boas referências a medidores de energia e os links respetivos no meio do tópico das baterias Tesla Powerwall. Por acaso é um tópico de meu interesse mas não me lembraria procurar aí. Claro que se pode pesquisar mas muitas vezes pesquisa-se e é informação sem grande interesse. Assim, ficava mais arrumado e disponível.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por serges »

Boas Quintas2, um bom tema mas que se calhar deverá estra na area de sugestões. Ah ah ah..

Vamos aguardar mais opiniões dos utilizadores.

Eu tenho a minha e já a digo após ler um pouco sobre o que acham... pois partilhamos a vossa preocupação.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por Quintas2 »

serges Escreveu:Boas Quintas2, um bom tema mas que se calhar deverá estra na area de sugestões. Ah ah ah..
Serges, peço-te que mudes o tópico para a área das sugestões mas confesso-te que não sei onde é. Em que tópico está?
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por Quintas2 »

Mesmo críticas negativas são bem vindas. Mas participem.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por Emanuel Couto »

Vou deixar a minha opinião pessoal sobre o tema.

Antes de mais! (mais uma vez) agradeço ao Quintas2 pela criação de vários tópicos no autoconsumo, dinamizando aquela secção, e ajudado muita malta interessada no assunto.

A respeito da sua ideia!
É boa e também já me passou pela cabeça... só que infelizmente não é de fácil concretização, nem de manutenção, nem vai resolver o "problema" do off-topic...

Provavelmente já ando em fóruns há mais tempo que a maioria dos user's que por aqui andam, e tanto que já ouvi falar dessa palavra (off-topic), muita coisa que já foi feita para o "aniquilar"...
Tantos administradores que já tomaram medidas extremas (que depois arrependeram - se...) Mas o off-topic nunca desapareceu...

O que acho do off-topic!
A meu ver, logo que não sejam cometidos excessos, dependendo do ponto de vista, e do tema em si, o off-topic pode até ser benéfico.

Desmultiplicação de informação até pode ser útil ao leitor, que vai aprender coisas que há partida nem tinha conhecimento que poderia existir, etc...

Mas como mencionei acima, se forem cometidos excessos... onde o foco principal do debate foge ao tema colocado pelo autor do tópico, o melhor será mover essa informação, para ser debatida noutro lugar...

A respeito da informação dispersa!
Aquela pessoa que está mesmo interessada em aprender, não pense que vai chegar a qualquer fórum, ou outro meio de informação, ler meia dúzia de linhas e já fica pró no assunto...

Tem é que ler ler ler ler muito... e sobretudo ter vontade de aprender.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por serges »

Ora faço minhas as palavras do Emanuel, mais ainda uma palavra de apreço pelo fantástico trabalho do Quintas2 em ajudar o forum e seus utilizadores...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por RJSC »

Se desse para colocar tags em cada post nos tópicos e depois fosse possível pesquisar por elas já era muito bom.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: RE: Re: Sugestão à Administração

Mensagem por zeuz »

RJSC Escreveu:Se desse para colocar tags em cada post nos tópicos e depois fosse possível pesquisar por elas já era muito bom.
Excelente sugestão!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por Quintas2 »

Bem pessoal, morro já na praia, porque continuo a pensar que seria uma boa ideia a implementar. Mas obrigado por comentarem e vamos andando assim que também lá vamos dar.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por Emanuel Couto »

Quintas2 Escreveu:Bem pessoal, morro já na praia, porque continuo a pensar que seria uma boa ideia a implementar. Mas obrigado por comentarem e vamos andando assim que também lá vamos dar.
Bem... De acordo com o seu último comentário a sua sugestão, mais parece uma imposição...
RJSC Escreveu:Se desse para colocar tags em cada post nos tópicos e depois fosse possível pesquisar por elas já era muito bom.
Também acho que seria muito interessante!

Vamos ver o que o nosso programador diz a respeito.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por Quintas2 »

Emanuel Couto Escreveu:
Quintas2 Escreveu:Bem pessoal, morro já na praia, porque continuo a pensar que seria uma boa ideia a implementar. Mas obrigado por comentarem e vamos andando assim que também lá vamos dar.
Bem... De acordo com o seu último comentário a sua sugestão, mais parece uma imposição...
RJSC Escreveu:Se desse para colocar tags em cada post nos tópicos e depois fosse possível pesquisar por elas já era muito bom.
Também acho que seria muito interessante!

Vamos ver o que o nosso programador diz a respeito.
Não era essa a intenção. É só porque penso mesmo que "arrumava" melhor os tópicos, mesmo que depois continuasse a haver um bocado de off-topic, mas mais arrumado. E é um conformar-me, mas pensando que não custava tentar. Mas com várias vozes discordantes de quem gere isto, poderei estar errado. Falamos sem nos conhecermos. Não sou pessoa de impôr. Mas, mais uma vez, obrigado por terem comentado.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por Emanuel Couto »

Quintas2!
Já somos "crescidos" e tenho a certeza que nos vamos entender.

Para começar a sua questão nem sequer foi colocada à minha pessoa (já que não faço parte da Administração desse fórum).

Apenas dei a minha opinião pessoal (mesmo sem ter falado sobre o assunto com a equipa).

Depois um dos Administradores deu o seu parecer sobre a questão (e foi na altura que debatemos o assunto internamente), inclusivé o que isso iria implicar em termos de estrutura do fórum, como seria complicado separar/manter as coisas dessa forma...

Depois eu não disse que era má ideia!
Muito pelo contrário... (até disse que isso já me tinha passado pela cabeça).
Mas que seria complicado implementar/manter...

Fazemos o que podemos para as coisas correrem pelo melhor e a idéia em termos gerais, é ir melhorando a estrutura do fórum (na medida do possível) apesar de que por mais que façamos (nunca conseguimos agradar a todos...)

E muito do trabalho que é feito em termos de Moderação/Administração não é visível, mas ele existe (e alguém tem que o fazer) fora as chatices que pontualmente acontecem com um ou outro user...

Acredito que não tenha sido propositadamente!

Mais uma vez, obrigada pela excelente colaboração que tem dado
;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por Emanuel Couto »

Mas como é óbvio a (Administração) tem todo o direito de se manifestar.

Sou apenas um moderador...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Volto à Carga

Mensagem por Quintas2 »

Já ando aqui à tempo suficiente para manter a minha opinião, e venho insistir nela, pois penso que o fórum sairia a ganhar. Não voltarei ao assunto.

Cada secção deveria ter à cabeça uma subsecção com aspetos teóricos (explicações, manuais) e legais (legislação e procedimentos legais – registos, seguros, etc.).

Para mim não faz sentido que tópicos como os da legislação, o das FAQ's da DGEG, das Listagens de inversores da DGEG ou o Manual EDP com esquemas de ligação à rede se percam no meio do fórum e não estejam à cabeça. São aspetos essenciais, que a todos interessam no Autoconsumo e evitam muitas dúvidas repetitivas.

As outras divisões, por exemplo dividir o material em Painéis, Inversores, etc.., ainda podem ser consideradas secundárias, mas os aspetos teóricos, legais e de cálculo (Teoria e Legalidades), penso que deveriam vir em destaque.

Vou dar um exemplo das secções e subsecções que gostaria de encontrar na secção do Autoconsumo, aquela em que mais participo.


AUTOCONSUMO

PROJETOS (tal como já existe)

TEORIA (*)
- Manuais, Explicações teóricas, etc. (incluindo os tópicos fixos já existentes no Autoconsumo e links para os documentos de referência indicados na Solar Fotovoltaica)
- Cálculo de Produção FV (PVGis, outros)
- Cálculo de Baterias (PVGis, outros)
- Dimensionamento de Inversores
- Etc.

LEGALIDADES (*) (tudo que tenha a ver com legislação e procedimentos legais/práticos a adotar: Decreto-Lei e Portaria, FAQ's da DGEG, Listagens de inversores certificados, Mera Comunicação Prévia, Venda à rede e Registo, Manual EDP de Ligações à RESP, etc.)

GERAL e CUSTOS (dúvidas genéricas e sobre custos gerais de instalação/legais) (tudo o que não se consiga inserir nas outras secções)

MATERIAIS
- Painéis
- Inversores/Microinversores/Otimizadores
- Instalação isolada ou Back-Up (baterias, controladores de carga, sistemas híbridos)
- Estruturas de fixação e suporte (fixa ou com seguidor)
- Ligações e Proteção Eléctricas (cablagem, disjuntores, ligação à terra, proteção sobretensões, etc.)
- Ligação à rede e Medição (esquemas de ligação, contadores, medidores/analisadores de energia)
- Diversos (inibidores de injeção, resistências para AQS, etc.)

(*) Estas secções teriam um carácter informativo/formativo, devendo estar sujeitas a uma certa moderação, para que quem queira aprender não tenha que ler um tópico com 20 páginas com muito off-topic pelo meio
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por jmlflorencio »

Concordo, Quintas2!

Se há coisa que não gosto de fazer é pesquisar nos fóruns, a informação útil está sempre debaixo de uma montanha de off-topic...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por serges »

Muito bem...

Meus caros estamos nessa.

O que precisam? Aliás qual o vosso projecto estamos cá para ajudar e claro para debater as ideias pois não vejo problema algum e o fórum precisa de estar arrumado para saber receber as visitas.

Obrigado.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por Quintas2 »

Obrigado Serges.

Em primeiro lugar, é preciso discutir alguns aspetos práticos, de que não tenho noção.

É essencial a ajuda do Emanuel, Moderador que encontro com maior participação no Autoconsumo. Ele já disse que seria complicado implementar/manter. Para além de somente deitar ideias da boca p'ra fora, isto avança com a disponibilidade de cada um. A ti, Emanuel, peço-te que digas o que seria mais complicado fazer. Eu posso ajudar nalguma coisa, dependendo do que se decida fazer:
1) Para avançar, pessoalmente gostaria de ver criticada a lista de subsecções proposta. Poderá ser melhorada com outras ideias, encurtada se der muito trabalho ter tantas divisões, etc..
2) Do ponto de vista da implementação informática, quem de direito deve opinar também.
3) Do ponto de vista de como arrumar tudo o que já existe, depende de como seria feito: arrumar-se-ia todos os tópicos passados, ou só os futuros seriam sujeitos à nova matriz? Ou só alguns dos tópicos passados considerados mais importantes passariam para a nova matriz, também os futuros, ficando os restantes passados juntos como estão?
Aqui, eu poderia ajudar e opinar sobre o que deveria passar para a nova matriz.
4) Quem decide em última análise o que efetivamente vai para onde. Cada cabeça sua sentença. Não vale a pena tentar melhorar e acabarmos em discussões estéreis. Gosto muito de democracia, mas penso que deve ser quem vai arcar com o trabalho a decidir isso. E parece-me que mais uma vez terá que ser o Moderador, se ele concordar. Eu, e desafio outros a fazê-lo - o fórum é para todos, poderia apenas sugerir.
5) Em relação a outras secções que não o Autoconsumo, se entenderem alterar, apenas posso pronunciar-me em relação à utilidade de haver sempre subsecções semelhantes à Teoria e Legalidades que propus. Mas quem mais entende e participa nessas secções é que poderá ajuizar melhor.

Neste momento é isto que me vem à cabeça mas outras opiniões ajudarão a uma melhor concretização, far-nos-ão ver novos obstáculos e outras soluções.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestão à Administração

Mensagem por serges »

Então vamos a isto!!

O que precisas... pois já vi que estamos de acordo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”