Saber temperatura num TS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Saber temperatura num TS

Mensagem por Shrek »

caros colegas,

sobre esta questão de saber a temperatura nos ts, como não é fácil adaptar-lhes uma sonda, acabei de encontrar e implementar uma solução relativamente barata e fácil que embora não tão fiável quanto uma sonda embutida no depósito, dá para ter uma ideia da temperatura.
ao pesquisar na net sobre termómetros digitais, encontrei um engraçado. é um termómetro para pc da marca revoltec com display digital, alimentado com uma pilha de lítio e com duas sondas para controlar a temperatura de dois componentes (cpu, gráfica, disco...).
podem pesquisar no google por "thermoeye" que encontram muitos sites com este dispositivo. atenção que não há muitos disponíveis. apesar de em muitos sites o terem disponível para encomenda, após confirmação por telefone de disponibilidade em stock, não o tinham.
consegui comprar hoje o último numa loja de aveiro por 11,30€ (vi preços entre 9,91 e 15 e ainda um muito semelhante por quase 30€ na pix).
como tenho a termoestática logo à entrada de casa, liguei uma sonda ao tubo antes da termostática e outra depois. assim a partir de hoje consigo saber a temperatura da água que vem do deposito e da temperada.

como acho que é uma solução barata e engraçada, aqui fica o relato.
Anexos
Thermoeye.jpg
Thermoeye.jpg (23.72 KiB) Visto 6838 vezes


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por Ferra »

só uma duvida, pode-se acrescentar os fios á vontade ou não usa fios para as sondas? de resto muito boa ideia!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por Shrek »

ferra Escreveu:só uma duvida, pode-se acrescentar os fios á vontade ou não usa fios para as sondas? de resto muito boa ideia!
não se tem de acrescentar fios pois já trás duas sondas com 1 metro de fio.
já agora, tem um range de temperaturas entre 0º e 120º.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por Ferra »

obrigado!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por manuelcar »

já agora, tem um range de temperaturas entre 0º e 120º.
perfeito, já que a agua solidifica aos 0º e vaporiza aos 100º.
Porreiro, pá!


azevedo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado out 31, 2009 12:28 pm

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por azevedo »

simples, prático, suficientemente informativo e acima de tudo barato! excelente ideia e partilha amigo shrek. muito obrigado.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por CrOhN »

à pressão atmosférica normal.


Leça
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta set 11, 2009 3:34 pm

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por Leça »

boas

alguém tem alguma dica sobre os painéis beretta? 300l. será que alguém analisa as características e me diz algo? obrigado


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por manuelcar »

à pressão atmosférica normal.
e sem aditivos.
alguém tem alguma dica sobre os painéis beretta? 300l. será que alguém analisa as características e me diz algo? obrigado
off topic, caro leça. aqui discutimos apenas a colocação de sondas.
mas podes sempre abrir um tópico sobre a matéria que te interessa.
Porreiro, pá!


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por system32 »

boas,
atenção que não ficas a saber a temperatura do deposito, mas sim a temperatura dos canos, ou seja, de manha, por exemplo, não consegues saber se tens agua quente ou não sem gastares agua.

o ideal era colocar uma das sondas no deposito, devera ter local para a colocar, ou na pior das hipoteses coloca-la bem agarrada ao tubo, logo à saida e com isolamento por cima.

provavelmente pode-se acrescentar o fio da sonda , mas isso tem limites ( cas acaso é um caso) existem tambem termometros com sondas sem fio que podem dar jeito


cumpr,
jb
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


Autor do tópico
Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por Shrek »

system32 Escreveu:boas,
atenção que não ficas a saber a temperatura do deposito, mas sim a temperatura dos canos, ou seja, de manha, por exemplo, não consegues saber se tens agua quente ou não sem gastares agua.

o ideal era colocar uma das sondas no deposito, devera ter local para a colocar, ou na pior das hipoteses coloca-la bem agarrada ao tubo, logo à saida e com isolamento por cima.

provavelmente pode-se acrescentar o fio da sonda , mas isso tem limites ( cas acaso é um caso) existem tambem termometros com sondas sem fio que podem dar jeito


cumpr,
jb
caro jb,

os ts's normalmente não têm local para colocar sondas. pelo menos o meu, solahart, que eu saiba não tem. colocar uma sonda logo à saida do depósito, no telhado portanto, e ligar com fio até um sítio prático dentro de casa para consulta dá muito metro de fio que não sei se é possível. sondas/termómetro sem fio devem ser bastante caras. mesmo que colocadas logo à saída do depósito, não deixa de ser temperatura do cano que só com consumo dariam valores mais fiáveis.

tenho noção clara e referi isso, que esta não é a solução ideal mas é simples de implementar, dá para ter uma ideia da temperatura e é barata.
melhores soluções, haverá com certeza mas mais caras e com mais trabalho que não está ao alcance de todos...

o meu objectivo não é levantar-me de manhã e saber se tenho água à temperatura ideal para o banho. como tenho só apoio electrico, se não tiver água quente nessa altura já é tarde. é mais importante para mim ir monitorizando as temperatura "dos canos" principalmente ao fim do dia para poder ajustar a programação da resistência pelo menos durante esta fase em que os paineis solares são uma novidade para mim. por curiosidade, também queria saber qual a temperatura "dos canos" em dias com mais sol (ainda não aconteceu porque desde sábado ainda só apanhei dias nublados) e principalmente no verão.
posso dizer ainda que basta abrir a água por uns instantes para o termómetro dar a leitura. e isso eu tenho sempre de fazer porque antes do banho tenho de abrir a água e aproveito o consumo por necessidade para fazer leituras uma vez que tenho o termómetro na minha casa de banho.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por lrds »

boas

o instalador que me há-de instalar o meu ts disse que é perfeitamente possivel de por uma sonda no depósito co um termómetro dentro de casa. há termometros digitais próprios e leva o os metros de fio que forem necessários. agora não lhe perguntei é o preço. e, a meu ver, pode ser aplicado antes da valvula de segurança que está no cimo do depósito, leva um "t" e tá feito. penso eu! só não sabemos a quantidade de água quente que temos.
Inté


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por Valter Silva »

vivam,



eu vou instalar ts e já avisei o instalador que terá de colocar uma bainha porta-sondas à saída do depósito.
depois arranjo um termómetro para ter dentro de casa....
nem que para isso tenho de fazer o mesmo que fiz em casa do meu pai, onde fiz um de raiz (a electrónica toda) !! podem ver cá no fórum o projecto.

deixo aqui uma dica, tudo o que seja sondas baseadas em resistência pt100, pt1000, etc são perfeitamente possíveis de aumentar os fios.... as pt1000 serão melhores que as pt100 para o aumento de cabo, devido a terem uma resistência maior, e logo a resistência do cabo torna-se mais desprezável !

abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por PaulOL »

lrds Escreveu:boas

o instalador que me há-de instalar o meu ts disse que é perfeitamente possivel de por uma sonda no depósito co um termómetro dentro de casa. há termometros digitais próprios e leva o os metros de fio que forem necessários. agora não lhe perguntei é o preço. e, a meu ver, pode ser aplicado antes da valvula de segurança que está no cimo do depósito, leva um "t" e tá feito. penso eu! só não sabemos a quantidade de água quente que temos.
viva
quando tiver mais elementos, técnica usada na colocação da sonda no acumulador (depósito) e o tipo de termómetro (marca, modelo e porque não...o preço) pode partilhar essa informação?
obg.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por lrds »

paulol Escreveu:
lrds Escreveu:boas

o instalador que me há-de instalar o meu ts disse que é perfeitamente possivel de por uma sonda no depósito co um termómetro dentro de casa. há termometros digitais próprios e leva o os metros de fio que forem necessários. agora não lhe perguntei é o preço. e, a meu ver, pode ser aplicado antes da valvula de segurança que está no cimo do depósito, leva um "t" e tá feito. penso eu! só não sabemos a quantidade de água quente que temos.
viva
quando tiver mais elementos, técnica usada na colocação da sonda no acumulador (depósito) e o tipo de termómetro (marca, modelo e porque não...o preço) pode partilhar essa informação?
obg.
boas
sim depois de ma instalarem posso aqui descrever como foi feito, pois se o instalador não colocou entrave nenhum à possivel instalação do termometro.
Inté


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por hugoriba »

aqui está o que eu fiz no caso do meu painel solco.
como a sonda trazia apenas 3 metros de fio, acrescentei o restante.
desde fevereiro que funciona na perfeição.

devido á configuração do meu painel foi relativamente fácil a instalação, sei sempre a temperatura exacta da água!

aqui está:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=200

Avatar do Utilizador

hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm
Localização: Pombal

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por hjmrodrigues »

um bom sitio para colocar a sonda de temperatura é entre deposito e o isolamento (espuma), para isso basta remover a tampa onde é colocada a resistência eléctrica e usar uma chave de fendas para abrir um pequeno furo onde caiba a sonda no isolamento encostado ao inox do deposito. tem-se uma leitura exacta da temperatura interior.
em relação aos fios das sondas, podem ser substituídos por mais compridos de certeza porque esses termómetros trazem sondas de 10k.
HR


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por PaulOL »

lrds Escreveu:
paulol Escreveu:
lrds Escreveu:boas

o instalador que me há-de instalar o meu ts disse que é perfeitamente possivel de por uma sonda no depósito co um termómetro dentro de casa. há termometros digitais próprios e leva o os metros de fio que forem necessários. agora não lhe perguntei é o preço. e, a meu ver, pode ser aplicado antes da valvula de segurança que está no cimo do depósito, leva um "t" e tá feito. penso eu! só não sabemos a quantidade de água quente que temos.
viva
quando tiver mais elementos, técnica usada na colocação da sonda no acumulador (depósito) e o tipo de termómetro (marca, modelo e porque não...o preço) pode partilhar essa informação?
obg.
boas
sim depois de ma instalarem posso aqui descrever como foi feito, pois se o instalador não colocou entrave nenhum à possivel instalação do termometro.
ora viva!

esqueceu?... será possível contar como foi essa instalação, espero que já esteja a tirar proveito...

bom ano


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por lrds »

paulol Escreveu:
paulol Escreveu:
lrds Escreveu:boas

o instalador que me há-de instalar o meu ts disse que é perfeitamente possivel de por uma sonda no depósito co um termómetro dentro de casa. há termometros digitais próprios e leva o os metros de fio que forem necessários. agora não lhe perguntei é o preço. e, a meu ver, pode ser aplicado antes da valvula de segurança que está no cimo do depósito, leva um "t" e tá feito. penso eu! só não sabemos a quantidade de água quente que temos.
ora viva!

esqueceu?... será possível contar como foi essa instalação, espero que já esteja a tirar proveito...

bom ano
boas
não, não me esqueci, devido a divergências com o fornecedor ainda não me foi montado o sistema, só dia 31 de março. mas, já sei como vai ser feito, perguntei ao instalador, é como já aqui foi referido, encostado entre o deposito e o isolamento. pessoalmente julgo haver outra maneira, mas só depois de ver a instalação. as bailarinas têm um termometro, e penso que poderia aproveitar o encaixe desse termometro para colocar no deposito e enfiar a sonda lá dentro, mas é como digo só depois de ter tudo instalado é que se pode ver se é viavel ou não.
Inté


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por PaulOL »

bom ano[/quote][/quote][/quote]
boas
não, não me esqueci, devido a divergências com o fornecedor ainda não me foi montado o sistema, só dia 31 de março. mas, já sei como vai ser feito, perguntei ao instalador, é como já aqui foi referido, encostado entre o deposito e o isolamento. pessoalmente julgo haver outra maneira, mas só depois de ver a instalação. as bailarinas têm um termometro, e penso que poderia aproveitar o encaixe desse termometro para colocar no deposito e enfiar a sonda lá dentro, mas é como digo só depois de ter tudo instalado é que se pode ver se é viavel ou não.[/quote]

ora viva!

uuui..uuui...a coisa está feia, já lá vão 2 meses e ainda não tem o sistema instalado, já agora quando fez a sua encomenda?

é que por este andamento já nem me atrevo a fazer um prognóstico para o meus ts. lá tenho eu de continuar a atafulhar o recuperador com lenha, para aquecer a casa (mesmo a calhar nesta altura do ano) e fazer a.q. para acumulador de 150 litros.
também tenho andado à procura de um termómetro para fazer a leitura do acumulador que referi, visto o que estava aplicado era fixo e avariou (mesmo a calhar). como era minha intenção de passar a ter a leitura na sala, onde tenho o recuperador de calor, que fica + - a 8 metros e é essencial pois muito facilmente a aq. chega aos 100º. e lá está a válvula a disparar.
o que optei foi um "digital lts12-pt-e(pt100/ntc) 230v" com sonda, como só trazia 3 metros de cabo acrescentei o resto e está a funcionar na perfeição...julgo eu!
a sonda está aplicada numa "baínha porta sondas" em inox, que entra pelo interior do acumulador, é pena os acumuladores dos ts não terem algo parecido, pois esta solução parece-me das ideais.

um abraço

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”