Quanta energia posso vender?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
silviofreitas
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 25, 2007 3:12 pm

Quanta energia posso vender?

Mensagem por silviofreitas »

como não havia tópico para esta questão, resolvi abrir um.se houver, corrijam-me.
quero meter-me na aventura da microprodução fotovoltaica e já fui pedir orçamentos, embora verbalmente.aguardo mais pormenores.
a minha dúvida é sobre a que potência posso instalar? num fornecedor dizem que é ilimitada, noutro dizem que só posso produzir consoante o meu consumo.ou seja, há um limite de instalção de potência de acordo com uma tabela que me mostraram.
agora é que fiquei baralhado, pois este último fornecedor diz que só posso ter 17 paineis.
se alguém me puder responder.há ou não um limite de instalação de acordo com o consumo de cada um?
obg.


mcsc
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta set 26, 2008 9:09 pm

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por mcsc »

boas


pode produzir 50% da potência que tiver contratada, até um limite máximo de 3,68kw (dl 363/2007)

cumps


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por CrOhN »

e depois só podes produzir por ano, até 2.4mw por kw instalado. ou melhor, podes produzir mais, mas acima disso, só te pagam ao preço normal por kwh.


Autor do tópico
silviofreitas
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 25, 2007 3:12 pm

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por silviofreitas »

mcsc Escreveu:boas


pode produzir 50% da potência que tiver contratada, até um limite máximo de 3,68kw (dl 363/2007)

cumps
obrigado pela resposta.eu tenho uma potência contratada de 6,90kva.nestes caso, grosso modo, os 17 paineis que a vendedora me apresentou está correcto, penso eu?


Autor do tópico
silviofreitas
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 25, 2007 3:12 pm

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por silviofreitas »

crohn Escreveu:e depois só podes produzir por ano, até 2.4mw por kw instalado. ou melhor, podes produzir mais, mas acima disso, só te pagam ao preço normal por kwh.
obrigado.então a 2ª vendedora foi mais honesta que a primeira que me queria vender mais paineis do que eu posso meter em casa.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por sergiomms »

podes injectar na rede 50% da potência contratada até um máximo de 3.68kw.
o máximo de energia que podes vender são: 3.68x24hx365d= 32.236,80kwh/ano
32.236,80kwh/ano : 2.4mw/ano = 13,43kw de potência instalada e recebias 32.236,80kwh/ano x 0.61€ = 19664,45€/ano : 12meses = 1638,70€/mês

mas o azar é que só tens 5 horas de sol mais coisa menos coisa!
sergiomms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por sergiomms »

crohn Escreveu:e depois só podes produzir por ano, até 2.4mw por kw instalado. ou melhor, podes produzir mais, mas acima disso, só te pagam ao preço normal por kwh.
não, depois de ultrapassado o limite, toda a energia que for injectada na rede é grátis, grátis não, é de borla para a edp.
sergiomms


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por CrOhN »

a lei é omissa nesse caso. mas, de qualquer maneira é difícil atingir esse limite. mesmo em instalações com seguidor.


rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por rui l castro »

sergiomms Escreveu:podes injectar na rede 50% da potência contratada até um máximo de 3.68kw.
o máximo de energia que podes vender são: 3.68x24hx365d= 32.236,80kwh/ano
32.236,80kwh/ano : 2.4mw/ano = 13,43kw de potência instalada e recebias 32.236,80kwh/ano x 0.61€ = 19664,45€/ano : 12meses = 1638,70€/mês

mas o azar é que só tens 5 horas de sol mais coisa menos coisa!
penso que fez mala as contas.
pode-se vender até 2.4mw/ano por cada kw instalado. ora os kw instalados são 3,68. então temos que 3.68x2,4mw/ano = 8,832mw ano. até esse valor a edp paga o contratado.

de uma maneira geral nunca se atinge esse valor.
na minha instalação, em gaia, deverei atingir 5500 kw, ou seja 5,5mw/ ano.

penso que o que quiz dizer foi " o máximo de energia que podes produzir ( e não vender )".

cumps
rui

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por sergiomms »

errr.... nana
f) «potência instalada» a potência, em quilowatt, dos
equipamentos de produção de electricidade;
g) «potência de ligação» a potência máxima, em quilowatt,
que o produtor pode injectar na rede eléctrica de
serviço público (resp), que no caso de instalações com
inversor é equivalente à potência instalada máxima deste
equipamento;
os 3.68kw são o valor máximo da potência de ligação, ou seja é o output do inversor (16a x 230v = 3680w)
não há limite para a potência instalada, mas não adianta ter mais do que aquela que é possível produzir!
rui l castro Escreveu: penso que fez mala as contas.
pode-se vender até 2.4mw/ano por cada kw instalado. ora os kw instalados são 3,68. então temos que 3.68x2,4mw/ano = 8,832mw ano. até esse valor a edp paga o contratado.

de uma maneira geral nunca se atinge esse valor.
na minha instalação, em gaia, deverei atingir 5500 kw, ou seja 5,5mw/ ano.

penso que o que quiz dizer foi " o máximo de energia que podes produzir ( e não vender )".

cumps
rui
estará certo se tens 3680w em paineis fotovoltaicos e o inversor também tem 3680w de saida, mas depende das horas de sol que entraram para a equação!
sergiomms


antoniovi
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta nov 03, 2010 4:16 pm

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por antoniovi »

ola gostava que confirmassem o valor de 0.61euro porque a mim estão me a pagar a 0.55 euro.
penso que algumas regras foram alteradas.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por Volt »

vivas meu caro. se possível, apresente-se na zona das apresentações.

quanto ao resto, você deve ter feito o seu registo este ano. 0,6175 era para quem registou até outubro do ano passado.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Richa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 03, 2010 5:08 pm

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por Richa »

silviofreitas Escreveu: obrigado pela resposta.eu tenho uma potência contratada de 6,90kva.nestes caso, grosso modo, os 17 paineis que a vendedora me apresentou está correcto, penso eu?
boas

se tens uma potência contratada de 6,9kva ou 6,9kw, podes ter uma potencia de ligação até 3,45kw, esta é a potência nominal do inversor.

a potência instalada, ou nº de paineis é ilimitada, mas atenção, não se deve exceder a potencia recomendada para o inversor utilizado. assim tendo por base por ex 16 paineis de 240wp que dá um total de 3840wp podes produzir por ano esta potência multiplicando por 2,4mw que dá 9216kw/ano. isto é um valor que com a tecnologia existente é praticamente impossível de alcançar.

atenção, não te deixes iludir com o nº de painéis, pois podes ter muitos com pouca potencia e poucos com muita potência, e no final teres mais potencia com o sistema que possui menos paineis!!!


antoniovi
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta nov 03, 2010 4:16 pm

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por antoniovi »

ola a todos
alguem me sabe dizer o que isto quer dizer?
tarifa contratada- btn-simples 3,45 até 20,7 kva
obrigado

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por mauri »

antoniovi Escreveu:ola a todos
alguem me sabe dizer o que isto quer dizer?
tarifa contratada- btn-simples 3,45 até 20,7 kva
obrigado
são os escalões da tarifa contratada simples de 3,45 até 20,7kva ou superior a 20,7
veja aqui as tarifas praticadas pela edp
http://www.erse.pt/pt/supervisaodemerca ... ev2010.xls
e participe, passe pelas apresentações e fale-nos de si.
cump.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por JDuarte »

richa Escreveu:
silviofreitas Escreveu: obrigado pela resposta.eu tenho uma potência contratada de 6,90kva.nestes caso, grosso modo, os 17 paineis que a vendedora me apresentou está correcto, penso eu?
boas

se tens uma potência contratada de 6,9kva ou 6,9kw, podes ter uma potencia de ligação até 3,45kw, esta é a potência nominal do inversor.

a potência instalada, ou nº de paineis é ilimitada, mas atenção, não se deve exceder a potencia recomendada para o inversor utilizado. assim tendo por base por ex 16 paineis de 240wp que dá um total de 3840wp podes produzir por ano esta potência multiplicando por 2,4mw que dá 9216kw/ano. isto é um valor que com a tecnologia existente é praticamente impossível de alcançar.

atenção, não te deixes iludir com o nº de painéis, pois podes ter muitos com pouca potencia e poucos com muita potência, e no final teres mais potencia com o sistema que possui menos paineis!!!
o mencionado pelo richa não se verifica, o limite de produção anual a ser paga é a potência de ligação multiplicada por 2,4 e não a potência instalada (o limite é 3,45x2,4 - cerca de 8,28mwh).

cmps,

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por BondadeSua »

jduarte Escreveu:
richa Escreveu:
silviofreitas Escreveu: obrigado pela resposta.eu tenho uma potência contratada de 6,90kva.nestes caso, grosso modo, os 17 paineis que a vendedora me apresentou está correcto, penso eu?
boas

se tens uma potência contratada de 6,9kva ou 6,9kw, podes ter uma potencia de ligação até 3,45kw, esta é a potência nominal do inversor.

a potência instalada, ou nº de paineis é ilimitada, mas atenção, não se deve exceder a potencia recomendada para o inversor utilizado. assim tendo por base por ex 16 paineis de 240wp que dá um total de 3840wp podes produzir por ano esta potência multiplicando por 2,4mw que dá 9216kw/ano. isto é um valor que com a tecnologia existente é praticamente impossível de alcançar.

atenção, não te deixes iludir com o nº de painéis, pois podes ter muitos com pouca potencia e poucos com muita potência, e no final teres mais potencia com o sistema que possui menos paineis!!!
o mencionado pelo richa não se verifica, o limite de produção anual a ser paga é a potência de ligação multiplicada por 2,4 e não a potência instalada (o limite é 3,45x2,4 - cerca de 8,28mwh).

cmps,
só para apresentar outras possibilidades e seus efeitos!!!
ainda se pode ter a mesma potência instalada com muitos mais painéis, e aí, até pode acontecer de se produzir, significativamente mais energia eléctrica. isso, porque pelo facto de dispormos de mais silício, (maior área de exposição solar), há uma maior transformação de sol em corrente eléctrica.
daí que não seja linear, dizer que bastam poucos ou muitos painéis. depende da área que temos disponível para acomodar os ditos... penso eu de que!!!


bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


gicaloco
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 09, 2013 3:17 pm

microgeração

Mensagem por gicaloco »

Boas, sou novo no forum. Vivo em Cabo Verde e o país está a dar os primeiros passos na microgeração com a criação da legislação para micro produtores.
Um dos artigos para o regime de micro-produção cita:
A unidade de auto-produção deve ser integrada no
local da instalação eléctrica de utilização e não pode ter
uma potência de ligação à rede superior ao menor dos
seguintes valores:
a) 100 kW;
b) 85% (oitenta e cinco por cento) do consumo anual em kWh /1800; e
c) 25% (vinte e cinco por cento) da potência máxima de consumo em kW nos termos do contrato de compra em vigor.

Alguém pode me esclarecer esses 3 itens? Agradecia muito

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Quanta energia posso vender?

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
gicaloco Escreveu:.....
Um dos artigos para o regime de micro-produção cita:
A unidade de auto-produção deve ser integrada no
local da instalação eléctrica de utilização e não pode ter
uma potência de ligação à rede superior ao menor dos
seguintes valores:
a) 100 kW;
.....
Alguém pode me esclarecer esses 3 itens? Agradecia muito
Não sou da área, mas vou tentar responder. Se estiver errado ajudem-me :cry:

A 1ª alínea determina o máximo possivel a 100KW.

Mas se o consumo for só de 100KW ano,
BondadeSua Escreveu:b) 85% (oitenta e cinco por cento) do consumo anual em kWh /1800

seria 0,47 KW de potencia de ligação.
Mas como a alinea c diz que não pode ser superior 0,13 KW:
BondadeSua Escreveu:c) 25% (vinte e cinco por cento) da potência máxima de consumo em kW nos termos do contrato de compra em vigor.

Esse será o limite por ser o menor valor.
Terá portanto que levar em conta sempre o seu consumo, para obter o menor valor, até ao limite de 100 KW

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Responder

Voltar para “Micro-Produção”