Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Senge »

boas a todos,


ontem como não tinha nada que fazer, agarrei em quatro imans, fiz uma bobine de 0,75mm (não tenho a mínima ideia das voltas, fui dando ate achar suficiente).



eis os resultados:


Link
Anexos
aerogerador.JPG
aerogerador.JPG (62.84 KiB) Visto 3718 vezes


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Njay »

independentemente dos resultados, os meus parabéns por não teres ficado a coç*-l*s em frente à tv ou a contribuir para o enchimento dos centro comerciais !
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Senge »

njay Escreveu:independentemente dos resultados, os meus parabéns por não teres ficado a coç*-l*s em frente à tv ou a contribuir para o enchimento dos centro comerciais !
boas njay,

bem era só um teste ao imans das colunas dos carros... ehehhee

hoje já encomendei uns imans de neodímio. agora é aguardar e começar a preparar as coisas, que é o que tenho estado a fazer...

uma dúvida, com esse multímetro como faço a medição dos amperes? parece que não estou a conseguir nada!!!

cumps


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Njay »

os amperes, ou melhor dizendo, a "corrente" (eléctrica), só se mede quando há uma "carga", ou seja, algum dispositivo a ser alimentado pelo gerador.

podes ligar o multímetro, na escala de dc a (tens que mudar a ficha vermelha, vê o que lá está escrito) como ligas para medir a tensão, para experimentar. o multimetro numa escala de medição de corrente é praticamente um curto-circuito, daí actuar como uma carga, embora seja uma carga "difícil" para um gerador por não ter resistência. isto é um teste para ver a corrente máxima que o gerador é capaz de produzir, mas depois na prática acho que ele nunca chegará a essa corrente, pois devido ao curto-circuito a tensão é ~0 e não há carga (dispositivo) que funcione nestas condições.

quando fizeres este teste vais notar que é muito mais difícil rodar o eixo (ou segurar o imã no sítio)...

já agora, vejo que moras em lisoa, onde é que o vais instalar ?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Senge »

njay Escreveu:os amperes, ou melhor dizendo, a "corrente" (eléctrica), só se mede quando há uma "carga", ou seja, algum dispositivo a ser alimentado pelo gerador.

podes ligar o multímetro, na escala de dc a (tens que mudar a ficha vermelha, vê o que lá está escrito) como ligas para medir a tensão, para experimentar. o multimetro numa escala de medição de corrente é praticamente um curto-circuito, daí actuar como uma carga, embora seja uma carga "difícil" para um gerador por não ter resistência. isto é um teste para ver a corrente máxima que o gerador é capaz de produzir, mas depois na prática acho que ele nunca chegará a essa corrente, pois devido ao curto-circuito a tensão é ~0 e não há carga (dispositivo) que funcione nestas condições.

quando fizeres este teste vais notar que é muito mais difícil rodar o eixo (ou segurar o imã no sítio)...

já agora, vejo que moras em lisoa, onde é que o vais instalar ?
boas ,

isto são apenas testes... mas depois vou construir outro como deve ser. a instalação vai ser feita em santarém, tenho cá casa...

mas isso de segurar os imans não tou a perceber bem, agora ja tenho dois pratos de imans iguais... os imans têm que esta atrair-se, certo?

cumps


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Njay »

quando fizeres o teste logo percebes o que é isso de segurar o imã (como tens no teu video). depois compara entre estar a medir a corrente ou não estar a medir nada (multimetro desligado das bobinas).

sim, penso que têm que estar a atraír-se, a intenção é criar um campo magnético forte por onde vão passar as bobinas. mas pode não ser preciso 2 pratos de imãs. dizem que "gera mais", mas é relativo; sempre que "gera mais" também trava mais, e portanto tem que ter pás adequadas, para poder colher mais energia do vento.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Senge »

njay Escreveu:quando fizeres o teste logo percebes o que é isso de segurar o imã (como tens no teu video). depois compara entre estar a medir a corrente ou não estar a medir nada (multimetro desligado das bobinas).

sim, penso que têm que estar a atraír-se, a intenção é criar um campo magnético forte por onde vão passar as bobinas. mas pode não ser preciso 2 pratos de imãs. dizem que "gera mais", mas é relativo; sempre que "gera mais" também trava mais, e portanto tem que ter pás adequadas, para poder colher mais energia do vento.
boas njay,

fiz a experiência com dois pratos e dá o dobro dos volts, com a mesma velocidade.

em relação a alguma força enquanto se mede, não sinto qualquer força, sem ou com o multímetro ligado... ehheheh

nunca mais vem a encomenda dos 50 imans que mandei vir....ihihhiih


cumps


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Njay »

essa força só notas quando há carga. se medires só os volts, não notas nada porque não há carga (não há corrente a passar).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Senge »

njay Escreveu:essa força só notas quando há carga. se medires só os volts, não notas nada porque não há carga (não há corrente a passar).
boas njay,

vamos la ver uma cena, tenho uma lâmpada económica de 7w, e quero acender a mesma... com aquela bobine estou a produzir em ac - 4.2volts. deixando na mesma no multimetro no ac mas o fio vermelho no outro buraco, aquiloda 600\700...

ou seja n tou a perceber....hehehehehe como coloco a lâmpada a dar luz!!!


cumps


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Njay »

o teu gerador neste momento produz 4.7v, mas a tua lampada de certeza que não é de 4.7v, daí que é preciso ter alguma coisa aí pelo meio. ver isto (ler o fórum é um bom começo ):

viewtopic.php?f=27&t=3467
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: Testes para Aerogerador (fotos e Videos)

Mensagem por Senge »

njay Escreveu:o teu gerador neste momento produz 4.7v, mas a tua lampada de certeza que não é de 4.7v, daí que é preciso ter alguma coisa aí pelo meio. ver isto (ler o fórum é um bom começo ):

viewtopic.php?f=27&t=3467
boas,

regulador de carga?

ehehhehehehh

cumps

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”