O meu projecto eólico

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

boas senge
ainda não fiz os calculos como deve de ser, apenas tenho alguns dados que recolhi durante o teste que fiz.
consegui leirturas de 14v com +/- 1 volta por segundo, a leitura maxima que tive foi de 30v com o vento um pouco mais forte, para já são os resultados que tenho.
cumprimentos.

Avatar do Utilizador

pedrobb
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 27, 2008 8:07 pm
Localização: aljezur

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por pedrobb »

domingues Escreveu:boas senge
ainda não fiz os calculos como deve de ser, apenas tenho alguns dados que recolhi durante o teste que fiz.
consegui leirturas de 14v com +/- 1 volta por segundo, a leitura maxima que tive foi de 30v com o vento um pouco mais forte, para já são os resultados que tenho.
cumprimentos.
boas amigos, as suas pás foram feitas de que material?


Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

boas
pedrobb, peço desculpa pela demora na resposta. fiz as pás em pvc, arranjei um tubo de pvc com diâmetro 110 e cortei-o em 3 pares iguais. as que estão na foto anterior também são de pvc mas muito menos resistentes, o que provocava muita oscilação ao rodar.
em breve colocarei fotos da "coisa" a funcionar, assim como das pás.
abraço
até breve

Avatar do Utilizador

pedrobb
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 27, 2008 8:07 pm
Localização: aljezur

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por pedrobb »

boas domingues!
o meu projecto e do meu grupo da area de projecto ja está comcluido! ainda nao está é montado na escola e até participamos com o nosso moinho num concurso em lisboa, concurso de jovens cientistas, mas nao ganhamos nada... tinhamos a coisa maior da mostra mas nada... em fim! tivemos 20!!! todos a essa disciplina foi o mais positivo! nos ainda nao tenstamos o moinho ao vento mas so de rodar com a mao ja com alguma velocidade atingimos os 6 voltes... vamos ver... obg pela a ajuda, o site dos imanes foi fundamental!
cumprimentos
e continuação de bons projectos!

domingues Escreveu:boas
pedrobb, peço desculpa pela demora na resposta. fiz as pás em pvc, arranjei um tubo de pvc com diâmetro 110 e cortei-o em 3 pares iguais. as que estão na foto anterior também são de pvc mas muito menos resistentes, o que provocava muita oscilação ao rodar.
em breve colocarei fotos da "coisa" a funcionar, assim como das pás.
abraço
até breve

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por carioca »

o domingues diz-me quantas voltas têm as bobines e qual a grossura das mesmas pois vou elaborar um projecto identico mas com 12 bobines e 16 imans.


Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

boas malta!
carioca fiz as bobines com fio 1mm com 100 voltas.
parabens, pedrod força com esses projectos!
peço desculpa pela resposta tardia, mas tenho andado bastante ocupado.
até breve!


Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

... a grossura das bobines é metade da distância total que se consegue quando se tenta encostar 2 imans! no meu projecto foi cerca de 8mm.
espero ter sido útil, em caso de duvida é só perguntar!


paulinhares
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda set 07, 2009 10:15 am
Localização: Montes claros, MG, Brasil

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por paulinhares »

bom dia! interessante!

parabéns pelo projeto, mas tenho umas perguntas, pois estou ainda começando, e estou no brasil.

1) estes ímãs de neodímio,(q-40-20-10-n), qual a medida deles?
2) qual o diametro das placas que vão os imans e das bobinas?
3) qual a rotação esperada para que comece a gerar?
4) que tipo de cobertura colocou como proteção ao gerador?

bem, perguntas de iniciante sempre sao chatas, mas é assim que se aprende.


Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

cumprimentos a todos.
peço desculpa não ter respondido ás perguntas do post anterior, mas uma leitura atenta nos tópicos deste forum esclarecem todas essas dúvidas.
pois é estou finalmente de volta e com novidades.
hoje finalmente, um ano depois das primeiras experiências, cá está o projecto a funcionar.
http://www.youtube.com/watch?v=v15kpdziazm
espero carregar 6 baterias de 12v 15ah retiradas de uma antiga ups (que consegui arranjar através de um amigo que trabalha numa empresa manutenção eléctrica, espero que ainda estejam boas). pelo menos já receberam alguma carga!
mas já tive um pequeno problema com o controlador (sugerido pelo josenir neste forum), um condensador de 16v 1000uf rebentou, ainda não consegui descobir porquê (dá para ver no video, junto ao led verde), mas o controlador continua a funcionar! no entanto já tenho outro para o substituir.
agora vou esperar para ver se aquilo se aguenta no ar e se produz alguma coisa de jeito!
até breve
abraço

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”