O meu projecto eólico

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

boas noites a todos!
antes de mais gostaria de agradecer a todos quantos contribuíram e contribuem para este fórum com as suas ideias, os seus projectos e opiniões. actualmente as energias renováveis estão na ordem do dia, e são estes pequenos projectos e ideias que nos fazem crer que há vida para além do petróleo…
após ter investigado quase exaustivamente o tema da eólica, e em particular este fórum, decidi realizar o meu próprio projecto, então "arregacei as mangas" e deitei mãos há obra.
aqui estão algumas fotos.
Imagem
Imagem
Imagem

até breve!

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Josenir »

muito bom o seu projeto. já fez o regulador de tensão ? já sabe com quantos volts ele vai trabalhar ?


Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

boas noites.
muito agradecido pelo elogio, é preciso é que funcione como o previsto!
ora, é um gerador trifásico e se não me enganei a fazer os cálculos, vai produzir cerca de 14v.
quanto ao regulador de tensão ainda estou a analisar qual é a melhor a melhor opção. o que me sugere?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por serges »

vou mover para a area de projecto!

parabéns e força com o mesmo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Senge »

boas domingues,


esta ai um bom projecto, estou a estruturar o meu projecto a um tempo e era mesmo isso que queria.

os teus imans foram comprados?


cumps


Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

boas tardes senge.
sim, comprei os meus imans. não sei se devia de fazer publicidade, mas comprei-os emhttp://www.supermagnete.de/por/magnets. ... blocks_big é na alemanha e o preço é razoável.

cumprimentos,
até breve!


Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Senge »

domingues Escreveu:boas tardes senge.
sim, comprei os meus imans. não sei se devia de fazer publicidade, mas comprei-os emhttp://www.supermagnete.de/por/magnets. ... blocks_big é na alemanha e o preço é razoável.

cumprimentos,
até breve!
boas domingues,

já agora... podes dizer quanto ficou os imans todos e portes?? são rápidos a enviar?

cumps.

Avatar do Utilizador

pedrobb
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 27, 2008 8:07 pm
Localização: aljezur

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por pedrobb »

domingues Escreveu:boas tardes senge.
sim, comprei os meus imans. não sei se devia de fazer publicidade, mas comprei-os emhttp://www.supermagnete.de/por/magnets. ... blocks_big é na alemanha e o preço é razoável.

cumprimentos,
até breve!
boas domingues

poderias me diz qual o fio de bobinar q usaste? o diamentro ou assim, eu e um grupo de amigos tems um projecto na disc. de area de projecto de construir um aerogerador, se podesses dizias me q quantidade q usaste e o preço estimado.
abraço
obrigado

Avatar do Utilizador

pedrobb
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 27, 2008 8:07 pm
Localização: aljezur

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por pedrobb »

serges Escreveu:vou mover para a area de projecto!

parabéns e força com o mesmo!
ola amigo tambem estas a fazer um projecto de construir um aerogerador? ja vais em faze de construçao?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por serges »

pedrobb Escreveu:
serges Escreveu:vou mover para a area de projecto!

parabéns e força com o mesmo!
ola amigo tambem estas a fazer um projecto de construir um aerogerador? ja vais em faze de construçao?

não, só movi para este lado do fórum pois enquadrava se melhor por aqui!|
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Senge »

serges Escreveu:
pedrobb Escreveu:
serges Escreveu:vou mover para a area de projecto!

parabéns e força com o mesmo!
ola amigo tambem estas a fazer um projecto de construir um aerogerador? ja vais em faze de construçao?

não, só movi para este lado do fórum pois enquadrava se melhor por aqui!|
boas,

pelas fotos parece-me ir numa fase de construção!!!!

bem mas eu gostava de saber mais pormenores:

1- quais são os imans? será os q-40-20-10-n?;
2- preços e portes do site? portes é eur 9,00?;
3- potencia do aerogerador(w, amp, volt, rpm)?

e por agora é estas as duvidas.... ehehehheheh


cumps a todos

Avatar do Utilizador

pedrobb
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 27, 2008 8:07 pm
Localização: aljezur

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por pedrobb »

boas domingues

poderias me diz qual o fio de bobinar q usaste? o diamentro ou assim, eu e um grupo de amigos tems um projecto na disc. de area de projecto de construir um aerogerador, se podesses dizias me q quantidade q usaste e o preço estimado.
abraço
obrigado


Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

boas noites pessoal
senge, comprei 24 imans de neodímio,(q-40-20-10-n) ficaram em 115€ ( já com 9€ de portes) mais três euros e pouco das taxas de transferência bancária (pois não tenho cartão de crédito). demorou cerca de 3 dias úteis a chegar. e quando recebes a confirmação do envio da encomenda por email tens um link onde podes acompanhar o trajecto da mesma até sair do pais de origem.
bom, o meu projecto está em fase de construção, o que sei sobre este eólica, aprendi, ao pesquisar na net, e em particular este fórum que tem bastante e muito boa informação, mas voltando ao meu projecto, e se os cálculos não me falharem o resultado final é para ser o seguinte 12v 2.5a a +/-100rmp.(mais tarde pretendo alterar um pouco a mecânica e adicionar um redutor para passar a ter entre 350 e 400 rpm, neste caso vou ter de fazer um novo arranjo de bobines).

pedrobb, eu utilizei fio de +/-1,2mm (cerca de 140mts no total) que retirei de uns transformadores de microondas que tinha cá por casa, portanto foi gratuito. no entanto podes encontrar fio de várias medidas em qualquer oficina que rebobine motores (bobinadora).

espero ter sido útil!
até breve

Avatar do Utilizador

pedrobb
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 27, 2008 8:07 pm
Localização: aljezur

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por pedrobb »

domingues Escreveu:boas noites pessoal
senge, comprei 24 imans de neodímio,(q-40-20-10-n) ficaram em 115€ ( já com 9€ de portes) mais três euros e pouco das taxas de transferência bancária (pois não tenho cartão de crédito). demorou cerca de 3 dias úteis a chegar. e quando recebes a confirmação do envio da encomenda por email tens um link onde podes acompanhar o trajecto da mesma até sair do pais de origem.
bom, o meu projecto está em fase de construção, o que sei sobre este eólica, aprendi, ao pesquisar na net, e em particular este fórum que tem bastante e muito boa informação, mas voltando ao meu projecto, e se os cálculos não me falharem o resultado final é para ser o seguinte 12v 2.5a a +/-100rmp.(mais tarde pretendo alterar um pouco a mecânica e adicionar um redutor para passar a ter entre 350 e 400 rpm, neste caso vou ter de fazer um novo arranjo de bobines).

pedrobb, eu utilizei fio de +/-1,2mm (cerca de 140mts no total) que retirei de uns transformadores de microondas que tinha cá por casa, portanto foi gratuito. no entanto podes encontrar fio de várias medidas em qualquer oficina que rebobine motores (bobinadora).

espero ter sido útil!
até breve
sim obrigado vou cumeçar a construir o meu hehe vai ser muito idententico ao teu mas vou usar talvez travões de disco de carros para culucar os imanes

Avatar do Utilizador

pedrobb
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 27, 2008 8:07 pm
Localização: aljezur

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por pedrobb »

se poderes dizias me tambem, o preço de inversor de 12v para 500w e coller


Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Senge »

domingues Escreveu:boas noites pessoal
senge, comprei 24 imans de neodímio,(q-40-20-10-n) ficaram em 115€ ( já com 9€ de portes) mais três euros e pouco das taxas de transferência bancária (pois não tenho cartão de crédito). demorou cerca de 3 dias úteis a chegar. e quando recebes a confirmação do envio da encomenda por email tens um link onde podes acompanhar o trajecto da mesma até sair do pais de origem.
bom, o meu projecto está em fase de construção, o que sei sobre este eólica, aprendi, ao pesquisar na net, e em particular este fórum que tem bastante e muito boa informação, mas voltando ao meu projecto, e se os cálculos não me falharem o resultado final é para ser o seguinte 12v 2.5a a +/-100rmp.(mais tarde pretendo alterar um pouco a mecânica e adicionar um redutor para passar a ter entre 350 e 400 rpm, neste caso vou ter de fazer um novo arranjo de bobines).

pedrobb, eu utilizei fio de +/-1,2mm (cerca de 140mts no total) que retirei de uns transformadores de microondas que tinha cá por casa, portanto foi gratuito. no entanto podes encontrar fio de várias medidas em qualquer oficina que rebobine motores (bobinadora).

espero ter sido útil!
até breve
boas domingues,

muito obrigado pela informação.
esses imans estão esgotados de momento, mas quando houver disponível, vou mandar vir para fazer o meu projecto...

cumps


Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

mais uma vez boa noite.
não pretendo colocar um inversor no meu projecto pelo menos para já, pois o objectivo é alimentar apenas lâmpadas para iluminação de 12v.
por acaso ainda hoje estive a ver uns inversores numa loja de electrónica, mas não sei precisar o preço, mas os de 500w devem de rondar entre os 50€ e os 70€. se por acaso quiseres compar um inversor, é melhor analisares bem os vários modelos, e compra o mais eficiente, pois eles consomem muita energia (aconselho-te a fazer um trabalho de investigação, para saberes mais).

até breve!


Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Senge »

domingues Escreveu:mais uma vez boa noite.
não pretendo colocar um inversor no meu projecto pelo menos para já, pois o objectivo é alimentar apenas lâmpadas para iluminação de 12v.
por acaso ainda hoje estive a ver uns inversores numa loja de electrónica, mas não sei precisar o preço, mas os de 500w devem de rondar entre os 50€ e os 70€. se por acaso quiseres compar um inversor, é melhor analisares bem os vários modelos, e compra o mais eficiente, pois eles consomem muita energia (aconselho-te a fazer um trabalho de investigação, para saberes mais).

até breve!
boas domingues,

depois diz-nos qual foi o inversor(e preço) que adaptas-te, para tirarmos uma ideia...
outra coisa, e o regulador já tens? sítios online sabes alguns, para comprar e ver preços?

cumps


Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Domingues »

ora então, saudações a todos!
depois de algum tempo ausente, voltei para trazer novidades sobre o meu projecto.
já está praticamente acabado (com muitas alterações ao projecto inicial), agora só falta mesmo fazer uns testes, umas pás resistentes e depois é só esperar que o vento sopre!
as fotografias não estão lá grande coisa, pois foram tiradas com o telemóvel.
Imagem
Imagem
Imagem
abraço e até breve.


Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu projecto eólico

Mensagem por Senge »

domingues Escreveu:ora então, saudações a todos!
depois de algum tempo ausente, voltei para trazer novidades sobre o meu projecto.
já está praticamente acabado (com muitas alterações ao projecto inicial), agora só falta mesmo fazer uns testes, umas pás resistentes e depois é só esperar que o vento sopre!
as fotografias não estão lá grande coisa, pois foram tiradas com o telemóvel.

abraço e até breve.
boas domingues,

e resultados? como estamos?


cumps

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”