controlo do angulo das pas da eolica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
and
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta out 15, 2008 4:21 pm

controlo do angulo das pas da eolica

Mensagem por and »

ola a todos
venho por este forum pedir ajuda na construcao de uma mini eolica devido a um projecto. so que neste projecto eu tenho de que ter um controlo do angula das pas da minha eolica. este angulo so acontece quando ha uma forte presença de vento forte.
alguem pode ajudar????
abracos

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: controlo do angulo das pas da eolica

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

se para segurança do aerogerador, esse ângulo é o chamado de bandeira e nos grandes aerogeradores são accionados qd ventos na ordem dos 75 km/h, depende da resistência do próprio aerogerador.

qdo vento é forte demais até poder danificar a turbina as pás ficam paralelas á direcção do vento e podem haver ainda travões de segurança.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: controlo do angulo das pas da eolica

Mensagem por carioca »

and Escreveu:ola a todos
venho por este forum pedir ajuda na construcao de uma mini eolica devido a um projecto. so que neste projecto eu tenho de que ter um controlo do angula das pas da minha eolica. este angulo so acontece quando ha uma forte presença de vento forte.
alguem pode ajudar????
abracos
usa um sistema de pás rotativas com molas sensiveis de forma que a força do vento possa empura-las até que fiquem alinhadas com o vento, para perderem rotação, isto quando tiver bastante forte, e tens que ter um sistema para poderes afinar as molas consoante a força que queiras aplicar, as eólicas modernas que vês no cimo dos monte tee-nas, só que são ajustadas electrónicamente consoante a velocidade do vento. será que ajuda.

Avatar do Utilizador

vendaval
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sábado dez 01, 2007 9:45 pm
Localização: Pico Açores

Re: controlo do angulo das pas da eolica

Mensagem por vendaval »

olá, carioca.

é assim, eu tenho um livro que comprei ha muitos anos e que aborda , com desenhos e construçao p´ratica um sistema de controlo de rotação por mola e pesos, pesos esses actuados pla força centrifuga. são desenhos e experiencias práticas feitos pelo autorr do mesmo e é dirigido a amadores, quer dizer; não é um modelo exacto ou cientificmente testado. aproveitas pças recicladas , principalmente de automovel. se é este o seu interesse como amador isto servirá bastante bem, pelo contrário se se trata de um projecto mais sério ou para apresentar em algum curso, já nãolhe posso garantir que sirva,
se estiver interessado eu posso enviar por email alguns desenhos do mesmo ou ainda indicar-lhe o nome do livro e do autor. não o faço aqui pois não sei se isso vi contra as regras do forum e que possa ser interpretado como publicidade.
por isso deixo aqui o meu email caso esteja interessado terei muito gosto em ajudar. o mesmo se aplidca a todos os outros membros deste forum. sou um entusiasta, especialmente das eolicas . apesar de ser um simples amador sem grandes conhecimentos cientificos. por exenplo estou a testar agora um anemómetro feito com peças usadas e que emprega um motor eletrico de um gravador de cassetes destes que aparecem nol ixo em grandes quantidades.
por acaso está a funcionar bem. estou á espera de um dia calmo ,sem vento para o calibrar. para o efeito vou usar o meu carro e contar com a ajuda de um amigo. è uma forma relativamente facil e que apresenta resultados bastante satisfatórios. para amadores.

sem mais , de momento apresento os meus cumprimentos a todos...............................carlos.

[email protected]

Avatar do Utilizador

vendaval
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sábado dez 01, 2007 9:45 pm
Localização: Pico Açores

Re: controlo do angulo das pas da eolica

Mensagem por vendaval »

olá novmente!
distraido como sou nem reparei que a pergunta vinha de "and" e não de "carioca".
fica a rectificação, a resposta é para "and". mas isso agora tb não interessa muito. a resposta é para quem lhe interessar.
é um tema que merece atençao e é bom contar com todas as experiencias pois está muito longe de ser uma questão concluida. a aerodinamica constitui uma das partes mais importantes em aerogeradores tendo e m vista o aumenta da sua eficiencia. por isso mesmo os grandes fabricantes continuam a investigaçao. por outro lado, é muito importante ter um sistema de proteção do rotor para não ultrapassar certa rotação, senão seria facilmente destruido em ventos fortes. os sistemas ai tb são os mais variados. não importa qual, o que importa é que seja fiavel.
aproveito tb para vos pedir um pouco de paciencia com a minha escrita pois tenho um formaçao básica e tenho alguma dificuldade em me exprimir por escrito. mas eu penso que o importante e´nos concentrarmos no issencial que é o tema que se debate aqui.

mais uma vez cumprimentos a todos os entusiastas do forum.

carlos, o "açoriano".


Luísão
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 03, 2008 7:51 pm
Localização: Brasil-NE

Re: controlo do angulo das pas da eolica

Mensagem por Luísão »

vendaval Escreveu:olá novmente!
distraido como sou nem reparei que a pergunta vinha de "and" e não de "carioca".
fica a rectificação, a resposta é para "and". mas isso agora tb não interessa muito. a resposta é para quem lhe interessar.
é um tema que merece atençao e é bom contar com todas as experiencias pois está muito longe de ser uma questão concluida. a aerodinamica constitui uma das partes mais importantes em aerogeradores tendo e m vista o aumenta da sua eficiencia. por isso mesmo os grandes fabricantes continuam a investigaçao. por outro lado, é muito importante ter um sistema de proteção do rotor para não ultrapassar certa rotação, senão seria facilmente destruido em ventos fortes. os sistemas ai tb são os mais variados. não importa qual, o que importa é que seja fiavel.
aproveito tb para vos pedir um pouco de paciencia com a minha escrita pois tenho um formaçao básica e tenho alguma dificuldade em me exprimir por escrito. mas eu penso que o importante e´nos concentrarmos no issencial que é o tema que se debate aqui.

mais uma vez cumprimentos a todos os entusiastas do forum.

carlos, o "açoriano".
olá carlos li sua sugetão nesse tópico, seria eternamente grato receber de você algumas dessas idéias contidas nesse seu livro, abraços até mais.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: controlo do angulo das pas da eolica

Mensagem por Fendel »

geralmente para mini eólicas se usa um contrôle mais simples, ou seja, se faz com que a cauda do aparelho fique automaticamente em paralelo com as pás, e assim as pás saem do vento forte...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

vendaval
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sábado dez 01, 2007 9:45 pm
Localização: Pico Açores

Re: controlo do angulo das pas da eolica

Mensagem por vendaval »

olá, luisão!
eu sei, mas tb se está a implementar este novamente, apeser deste livrinho ter mais de 30 anos, ainda tem muitas questões básicas que se mantem actuais. depois é um livro prático com as respectivas experiencias no terreno. para amadores que querem começar eu acho que tem muito interesse.
neste momento estou um pouco ocupado, mas logo se possa vou lhe dar a informação que voce pede. entretanto pode ir trocando impressões com o sr,"and". ele já está no terreno e já encontrou o livro.
entretanto vou tentar contactar a editora paar saber se posso divulgar
aqui os projectos nele contidos.

tenham um bom dia de vento..........................carlos.

Avatar do Utilizador

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: controlo do ângulo das pás da eolica

Mensagem por Tiengenhocas »

passo variavel simples em

viewtopic.php?f=27&t=7777&st=0&sk=t&sd=a&start=40

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: controlo do angulo das pas da eolica

Mensagem por Fendel »

tioengenhocas

acho que no teu desenho faltam umas molihas, prá retornar as pás na posição original....
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: controlo do angulo das pas da eolica

Mensagem por Tiengenhocas »

olá, fendel !

a mola está lá mas não se vê, é preciso ler o texto para encontrar a mola

no próximo desenho já fica visivel

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”