drive de disquetes

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

adolpho_4ppl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 17, 2007 3:31 pm

Re: drive de disquetes

Mensagem por adolpho_4ppl »

a minha noçao è de quanto mais espiras tiver maior a tensao e quanto mais grosso o fio menos resistencia possui cada bobine logo mais intensidade produz...
a minha ideia era chegar a um compromisso entre a grossura do fio e um maior numero de espiras....


Autor do tópico
larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
Localização: Coimbra

Re: drive de disquetes

Mensagem por larapio »

Imagem
já executei o que me aconselhou e verifiquei que as bobinas estavam alinhadas pelos marcadores de plástico, pelo menos foi o que o multímetro marcou, afora o que devo fazer?
volto a soldar os fios? ou soldo uns fios de saída do motos?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: drive de disquetes

Mensagem por jmal »

bom trabalho então agora é assim, tens 2 opções, penso haver uma terceira mas não me lembro dela.

atenção que não podes voltar a usar os terminais de onde desoldas-te os fios.

1º - ligação em triângulo, penso ser a melhor porque dá mais tensão

fases os "shunts" das bobines, ou seja ligas os fios tal como está na imagem e tens os outros que são as 3 fases.
dsc00111_triangulo.JPG
dsc00111_triangulo.JPG (97.07 KiB) Visto 6563 vezes


2ª - ligação em estrela

fases os shunts das 2 bobines para um ponto comum que não é usado e tens as 3 fases que na imagem tem as ligações a verde
dsc00111_estrela.JPG
dsc00111_estrela.JPG (99.59 KiB) Visto 6561 vezes
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
Localização: Coimbra

Re: drive de disquetes

Mensagem por larapio »

caro amigo no 1º esquema quais são as saidas electricas a meu ver ligou tudo uns aos outros e não vejo nenhuma saida?!!!


Autor do tópico
larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
Localização: Coimbra

Re: drive de disquetes

Mensagem por larapio »

caro amigo o 2º esquema funciona e se eu ligar um led a dois dos três fios, ele acende mas apenas numa 3ªparte da rotação do motor o que julgo ser normal e deve ser corrigido pelos diodos
mas pela rotação que é preciso para o led acender é demasiada, eu tenho um motor de uma impressora que esse sim produz electricidade mas é muito “perro” acho que não á ventoinha que o puxe embora ele produza a umas 150rpm

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: drive de disquetes

Mensagem por jmal »

larapio Escreveu:caro amigo o 2º esquema funciona e se eu ligar um led a dois dos três fios, ele acende mas apenas numa 3ªparte da rotação do motor o que julgo ser normal e deve ser corrigido pelos diodos
mas pela rotação que é preciso para o led acender é demasiada, eu tenho um motor de uma impressora que esse sim produz electricidade mas é muito “perro” acho que não á ventoinha que o puxe embora ele produza a umas 150rpm
oi, o 1º esquema funciona também, as saídas são o conjunto dos 2 fios ligados entre-si, se reparares eu até fiz a ligação a vermelho para fora.

antes de pegares noutro motor experimenta esse, isto porque estes motores das drives de diskettes são mesmo muito lentos, portanto penso que serve, experimenta o primeiro esquema com os diodos, sem os diodos isso não funciona bem, e para funcionar melhor até deves meter um condensador em paralelo com o led, caso não saibas o que é e como ligar depois digo-te como fazeres.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: drive de disquetes

Mensagem por Josenir »

se me permitem, um problema deste motor é que a sua tensão de trabalho é muito baixa, dificilmente supera 5v. uma forma de conseguir mais tensão (volts) é ligando as três fases em série. para fazer esta ligação é necessário ligar início de uma fase com início da próxima e final da próxima com final da última, ou seja, início com início e final com final, sobrando um início e um final de bobina, de onde temos a saída.
e como temos baixa tensão, é melhor fazer a retificação em meia onda, com apenas um diodo, pois cada diodo dá uma queda de tensão de 0,6v. com dois diodos teríamos 1,2v a menos.
um capacitor eletrolítico é recomendado para estabilizar a tensão e absorver os picos, e um resistor para limitar a corrente no led para não queimá-lo. usando resistor de 1k o brilho do led fica um pouco reduzido mas podem-se ligar vários leds, cada um com seu resistor que terão uma vida útil quase indefinida.
drv_144.jpg
drv_144.jpg (81.66 KiB) Visto 6446 vezes


Autor do tópico
larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
Localização: Coimbra

Re: drive de disquetes

Mensagem por larapio »

muito obrigado a todos vou ver o que sai daqui e quando tiver a coisa feita meto aqui um vídeo par verem o resultado.

Avatar do Utilizador

d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: drive de disquetes

Mensagem por d_pintassilgo »

josenir, eu tenho ali desmontado um mas é de um disco rígido. tem 3 ligações e não 6 como esse. como é que eu aplico esse esquema?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: drive de disquetes

Mensagem por jmal »

d_pintassilgo Escreveu:josenir, eu tenho ali desmontado um mas é de um disco rígido. tem 3 ligações e não 6 como esse. como é que eu aplico esse esquema?

muito bem josenir, esse esquema é bem melhor para o que estamos aqui a tratar.

em relação ao disco rígido ele já tem as ligações das 3 bobines dentro dele, e sai apenas 3 ligações, o que podes fazer é abrir-lo modificar para este esquema do josenir.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: drive de disquetes

Mensagem por Josenir »

d_pintassilgo Escreveu:josenir, eu tenho ali desmontado um mas é de um disco rígido. tem 3 ligações e não 6 como esse. como é que eu aplico esse esquema?
eu sou um admirador dos motores de disco rígido e não me conformo com um objeto de construção tão perfeita ser jogado no lixo. já fiz muitas tentativas de utilizá-lo para algo, mesmo em um brinquedo e ainda não consegui nada satisfatório.
um problema é a baixa potência e outro a alta rotação que praticamente o inviabiliza para uso em eólica, mesmo para acender leds. nos discos rígidos eles trabalham acima de 5000 rpm. os atuais discos acionam estes motores a 7200 rpm, no mínimo. é claro que esta rotação em parte se deve ao controlador, mas dificilmente você vai conseguir acender um led com um motor deste com menos de 1000 rpm.

as ligações são as mesmas do motor de drive de disquete que estamos vendo. a maioria deles já está ligado em estrela. além das três fases existe um quarto ponto de solda onde estão soldados os três fios do fim de cada fase. apenas tire a solda deste quarto ponto e separe um dos três fios. em seguida com um multimetro, identifique com qual dos três fios de saída ele dá continuidade e marque este ponto. agora ligue o ponto marcado a qualquer um dos dois outros fios de saída. uma vez que dos três fios de saída você ligou dois entre sí, agora a saída será entre o terceiro fio que sobrou e o fio que você soltou do quarto ponto.

eu não me lembro de ter visto um motor de disco rígido que não tenha este quarto ponto, mas se este que você tem não tiver, vair ser mais difícil.
mas fazer esta mudança também não é muito fácil porque os fios são muito finos e curtos.


Autor do tópico
larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
Localização: Coimbra

Re: drive de disquetes

Mensagem por larapio »

boa tare, eu abandonei o motor de disquetes e construi o meu mini gerador com um motor de impressora, agora o problema é que ele trabalha bem de mais e queima os leds todos que eu lá coloco, queima dois de cada vez pelo que eu calculo que ele produza uns 6 ou 7 volts, mas com 3 leds pá não os acende a não ser nos picos de produção o que eu queria saber era como construir um regulador de corrente eléctrica ara evitar de eu gastar quantos leds tenho em casa lol
por favor como eu poço faser isto??

Avatar do Utilizador

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm
Localização: Serra de Santo António

Re: drive de disquetes

Mensagem por Nezocas »

boas,

aqui fica uma ideia eu fiz e gostei muito, ao principio também me queimava e led exterior (alto brilho) mas eu coloquei-lhe outro ao lado e tá resolvido

viewtopic.php?f=27&t=6281


Autor do tópico
larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
Localização: Coimbra

Re: drive de disquetes

Mensagem por larapio »

obrigado , eu já tenho 3 ligados em serie mas não acendem nada de jeito, mas 2 em serie ele queima-os, pelo que eu queria era o género de um disjuntor que desligasse aos 3 ou 4 volts de modo a não mandar picos de corrente aos leds


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: drive de disquetes

Mensagem por Njay »

viewtopic.php?f=27&t=8138
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
Localização: Coimbra

Re: drive de disquetes

Mensagem por larapio »

Imagem
podem indicarme o nome dos componentes, para eu comprar amanhã
eu aqui sáo entendo, o simbolo dos leds e dos resistores


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: drive de disquetes

Mensagem por Njay »

se o teu gerador não acende 3 leds esse circuito não serve. remove o lm7805 desse circuito substitui-o pelo circuito dado pelo jmal no mesmo tópico que mencionei (o lm317 mais as 2 resistências r1 e r2). deves calcular os valores das resistências r1 e r2 para teres vout = 2.5v (segue as indicações na mensagem do jmal), e assim podes acender leds vermelhos, laranja, verde ou amarelo. depois os leds deves ligar como nesse circuito do josenir que copiaste do outro tópico, mas as resistências de 470r (470 ohms) devem ser trocadas por resistências de 33 ohms para leds verde/amarelos/laranja e 47 ohms para leds vermelhos. o lm317 pode aquecer em determinadas situações, tem cuidado antes de lhe tocares.
o circuito vai "baixar" a tensão de entrada desde que seja igual ou superior a aproximadamente 4.25v, e vai manter no lado dos leds uma tensão fixa de 2.5v, evitando assim que eles queimem.
de resto os nomes dos componentes estão na imagem, isto é, se pedires na loja um lm317 ou um 1n4001 eles sabem o que é.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
Localização: Coimbra

Re: drive de disquetes

Mensagem por larapio »

Imagem
bem, mais um post mais umaduvida, desta vez é por caus de uma lampada de um scanner que eu tinha a trabalhar perfeitamente atá a ligar a 30 vols e o condensador que falta na foto esplodiu, já o tentei substituir mas não liga na mesmo, a lampada não tá queimasa pois se eu colocar corrente nos pinos do transformador ela dá o arranque mas não fica ligada, não sei o que deva faser.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: drive de disquetes

Mensagem por Josenir »

o que você tem aí é um balastro eletrônico com circuito oscilante baseado em um transformador e dois transístores. se o capacitor explodiu, com certeza foi em razão de um curto-circuto em um dos transístores. se quer ver a lâmpada funcionar novamente, teste ou substitua do dois transístores. e tem mais um detalhe, tem que substituir o capacitor por um do mesmo tipo e valor, mas às vezes quando ele explode não dá para ver o valor, e aí vai ficar muito difícil mesmo. se tiver que substituir a esmo, na base do experimento, tente valores o mais baixo possíveis primeiro e vá aumentando o valor até ver o funcionamento satisfatório.


Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: drive de disquetes

Mensagem por Dima »

hummm, eu gostei a ideia da drive de disquetes, eu tenho aqui uma tb, vou tentar fazer alguma coisa mas pelo que vi parece que vou precisar da vossa ajuda
Imagem

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”