Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

18112008(001).jpg
18112008(001).jpg (48.68 KiB) Visto 8293 vezes
18112008(002).jpg
18112008(002).jpg (46.72 KiB) Visto 8289 vezes
boa noite já decobri o erro verifiquei que o transitor irfz44 daa ponta não tinha o perne do meio ligado ao outro pelo by pass, pelo que estva a aquecer muito.agora a luz verde já não desliga e não provoca travamento, só que depois de ligar uma lampada de 12v de leds, verifiquei que a tensão dela não está nos 14 v, vai variando com a rotação do gerador, mas apesar disso o sistemaa está a elevar a tensão para cerca de 14v.será que os transistore/s estão em curto, noto uma chiadeira a certa rotação pensso que é dos condensadores. desculpa as imagens se for preciso mando outras melhores depois ob.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite já decobri o erro verifiquei que o transitor irfz44 daa ponta não tinha o perne do meio ligado ao outro pelo by pass, pelo que estva a aquecer muito.agora a luz verde já não desliga e não provoca travamento, só que depois de ligar uma lampada de 12v de leds, verifiquei que a tensão dela não está nos 14 v, vai variando com a rotação do gerador, mas apesar disso o sistemaa está a elevar a tensão para cerca de 14v.será que os transistore/s estão em curto, noto uma chiadeira a certa rotação pensso que é dos condensadores. desculpa as imagens se for preciso mando outras melhores depois ob.
na verdade não é tão fácil medir os 14v, pois depende da carga. se a carga consumir mais do que o gerador produz, têm-se uma impressão de que a tensão está abaixo dos 14v devido ao baixo brilho da lâmpada. procure usar um lâmpada incandescente de 5w(pisca de moto) e ponha o gerador para girar numa rotação em que a tensão antes da regulagem fique entre 6 e 12v. neste caso, é provável que veja a tensão de 14v na saída.
a chiadeira que você observou é um ótimo sinal, significa que o circuito elevador de tensão está sendo acionado. veja que o som vem do transformador de ferrite e não dos capacitores. ligue o multímetro entre o gnd e o +12v (tensão não regulada) e observe que quando a tensão neste ponto sobe acima de 12v ou cai abaixo de 6v, o chiado desaparece.
este seu transformador de ferrite está parecendo muito pequeno. tem certeza que conseguiu enrolar 21 espiras de 3 fios 25awg nele ?
se tiver, tudo bem, caso contrário, pode aquecer os transístores e danificá-los. observe este detalhe.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

boa noite e boa sorte para a tua selecção que ganhe o melhor.
o tranformador tem 21 votas de fio 0,50mm, o tamanho deve de ser da foto, como não tinha a jeito a tal lampada de 5w liguei o circuito a uma bateria de 12v medi entre o circuito e a bateria marcou cerca de 11v,, será que está correcto,só não percebo se dizes que devo manter uma rotação entre 6 e 12 v, para testar o circuito, o que acontece quando a voltagem for maior o circuito vai fechar e o gerador vai andar em roda livre, ou vai travar o gerador para o manter dentro dessa voltagem? preciso saber uma forma segura se o aparelho está a funcionar bém se não vai subcarregar a bateria, poderei ter algum componente avariado, pois no inicio o transistor irfz44 aqueceu bastante ob

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite e boa sorte para a tua selecção que ganhe o melhor.
o tranformador tem 21 votas de fio 0,50mm, o tamanho deve de ser da foto, como não tinha a jeito a tal lampada de 5w liguei o circuito a uma bateria de 12v medi entre o circuito e a bateria marcou cerca de 11v,, será que está correcto,só não percebo se dizes que devo manter uma rotação entre 6 e 12 v, para testar o circuito, o que acontece quando a voltagem for maior o circuito vai fechar e o gerador vai andar em roda livre, ou vai travar o gerador para o manter dentro dessa voltagem? preciso saber uma forma segura se o aparelho está a funcionar bém se não vai subcarregar a bateria, poderei ter algum componente avariado, pois no inicio o transistor irfz44 aqueceu bastante ob
me desculpe a demora na resposta.
este regulador de tensão começa a funcionar quando o gerador fornecer pelo menos 6v. a partir daí ele eleva a tensão para 14,5 para carregar baterias de 12v. se a tensão tender a exceder esse valor, não há um circuito de rebaixamento, o que o regulador faz é mandar para as baterias, forçando a tensão a ficar dentro de um valor aceitável, com isso. para que funcione bem é necessário que se use um banco de baterias com pelo menos o dobro da potência do gerador.

se você ligou uma lâmpada à saída do regulador e, com o gerador em movimento a lâmpada acendeu, com certeza está tudo correto. não se preocupe em medir a tensão. mas sobre o aquecimento do irfz44, não é normal. é necessário um dissipador de calor para eles. se eles ficarem sem dissipador de calor, vão parecer que estão aquecendo além do normal. como eles estão ligados em paralelo, não é necessário material isolante, os dois podem ser parafusados direto em um só dissipador.


Antonio Teixeira
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo jan 11, 2009 10:57 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Antonio Teixeira »

olá josenir

é possivel saber qual o programa que usa para fazer a placa e se me pode enviar um ficheiro com a placa feita.

desde já um muito obrigado
antonio teixeira

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

antonio teixeira Escreveu:olá josenir
é possivel saber qual o programa que usa para fazer a placa e se me pode enviar um ficheiro com a placa feita.
desde já um muito obrigado
antonio teixeira
eu uso o express pcb para o desenho das placas de ci. use o link abaixo para fazer o download:
http://www.expresspcb.com/expresspcbhtm/download.htm

o arquivo com o desenho da pci do regulador de tensão para geradores com imãs permanentes segue abaixo:
Reg_ima_PCI.zip
(25.31 KiB) Transferido 450 vezes

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

boa noite amigo para que não tenhas o trabalho que eu tive vou-te facilitar, já tem o tamanho certo, cá vai boa sorte

[A extensão doc foi desativada e não pode ser exibida.]



Antonio Teixeira
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo jan 11, 2009 10:57 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Antonio Teixeira »

obrigado aos dois


Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Domingues »

boas tardes
josenir, estou a fazer o "regulador para gerador éolico de magnetos permanentes" que voçê sugeriu neste tópico, para o meu gerador éolico. qual é o esquema de ligação para as bobines que sugere para este regulador,"delta" ou "star"?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

domingues Escreveu:boas tardes
josenir, estou a fazer o "regulador para gerador éolico de magnetos permanentes" que voçê sugeriu neste tópico, para o meu gerador éolico. qual é o esquema de ligação para as bobines que sugere para este regulador,"delta" ou "star"?
aqui no brasil dizemos triângulo ou estrela. a melhor opção vai depender do gerador. faça um teste prático para ver qual a tensão alternada que o gerador fornece com cada uma das duas ligações e escolha a que estiver mais próxima de 14v. como o regulador vai procurar manter a tensão de saída em 14,5v, com a tensão já estando mais próxima ele trabalha mais folgado e haverão menas perdas.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

josenir queria iligar outro gerador no mesmo rgulador de tensão qual a melhor forma de o fazer, tenho os rectificadores junto do gerador separados do regulador qual é a tua opinião?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:josenir queria iligar outro gerador no mesmo rgulador de tensão qual a melhor forma de o fazer, tenho os rectificadores junto do gerador separados do regulador qual é a tua opinião?
isso só daria bom resultado se os dois conjuntos de gerador e pás fossem exatamente iguais. neste caso você simplesmente ligaria as saídas das pontes retificadoras em série ou em paralelo. em série ocorreria a soma das tensões dos dois geradores e em paralelo ocorreria a soma das correntes, mantendo-se a tensão.
mas se os dois geradores tiverem qualquer mínima diferença um do outro, na ligação em paralelo inevitavelmente um deles vai fazer o trabalho sozinho. e se for em série, as tensões vão ser somadas e injetadas no regulador, mas a potência máxima gerada vai ser definida pelo gerador menor, devido à maior resistência do seu bobinamento.

eu acho mais viável usar dois geradores, cada um ligado ao seu regulador e os dois reguladores alimentando o mesmo banco de baterias.
Anexos
Lig_2_Ger.JPG
Lig_2_Ger.JPG (25.4 KiB) Visto 7782 vezes


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Agora um regulador de tensão mais avançado

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:depois da sugestão de um regulador super simples para iniciantes e geradores muito pequenos, agora vai aí um regulador um pouco mais avançado para ser usado com geradores de ímãs com potência até uns 300w em 12v. ele pode facilmente ser adaptado para 24v, trocando apenas os valores dos dois diodos zeners. já uso um deste há quase dois anos e já suportou muitos excessos de ventos. está funcionando na minha turbina savonius de 5m x 1,20m. espero que seja útil. depois eu conto a história deste regulador: aposto que vocês vão se interessar em saber.
reg_ima.jpg
josenir,

meu nome é josé américo e tambem gosto muito de fontes alternativas de energia, e até andei fazendo há 1 ano atras, alguns peuqneos motores stirling para conhecimento do ciclo e posterior aplicação em fontes de calor residual ou até solar. tenho pensado muito em montar um gerador eolico para minha residência, só que ainda não decidi que tipo adotar, se de eixo vertical ou horizontal. sei que cada um que adota um tipo tem argumentos que justificam sua preferencia, mas pelo que vie neste forum, voce tem bastante experiencia e uma visão muito pratica de se fazer o maximo com o que já existe e funciona. desta forma, fiquei muito interessado em sua turbina que voce menciona neste artigo, uma savonius de 5 x 1,2. voce tem fotos eo desenhos desta turbina? ela utiliza um gerador de imas permanentes? caso positivo voce mesmo construiu o gerador? ela gera para carga de bateria ou está ligada à rede? falando em conexão à rede voce sabe de algum circuito inversor grid tie?
meu amigo, vou ficando por aqui, pois não gostaria de incomodá-lo de uma vez só com tantas perguntas
desculpe-me o interrogatório, mas se não incomodar gostaria em outros posts perguntar sobre mais algumas duvidas que tenho.
um grande abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Agora um regulador de tensão mais avançado

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
fiquei muito interessado em sua turbina que voce menciona neste artigo, uma savonius de 5 x 1,2. voce tem fotos e o desenhos desta turbina? ela utiliza um gerador de imas permanentes? caso positivo voce mesmo construiu o gerador? ela gera para carga de bateria ou está ligada à rede? falando em conexão à rede voce sabe de algum circuito inversor grid tie?
meu amigo, vou ficando por aqui, pois não gostaria de incomodá-lo de uma vez só com tantas perguntas desculpe-me o interrogatório, mas se não incomodar gostaria em outros posts perguntar sobre mais algumas duvidas que tenho.
um grande abraço
sobre as turbinas de eixo vertical, pessoalmente eu sou um simpatizante delas, mas já fiz várias e ainda não consegui uma com ótimo rendimento. mesmo assim insisto em tentar melhorá-las. no momento justamente estou trabalhando em duas. o melhor resultado que eu consegui até agora foi uma para bombear água. uma desvantagem dessas turbina é a baixa rotação, o que a desfavorece para uso na geração de energia, mas dependendo do projeto das pás, ela pode ter muita força mecânica, o que não se deu nesta savonius de 5m x 1,20m. esta turbina atinge uma rotação bem maior do que a média para turbinas de eixo vertical, mas infelizmente não desenvolve força mecânica, o que acaba resultando em baixo rendimento. atualmente desmontei esta turbina e aproveitei o material para fazer esta outra: viewtopic.php?f=79&t=9102

quando estava em funcionamento, ela tanto trabalhou com alternador automotivo quanto com gerador de ímãs permanentes e em ambos os casos deu rendimento semelhante, o que eu considero muito baixo para as dimensões do projeto, em torno de pouco mais de 100w com ventos de 10 m/s.

todas as minhas turbinas são feitas para uso isolado da rede, no carregamento de baterias para alimentação de cargas em locais onde não há energia. aliás, no meu sítio, a rede elétrica passa bem na frente, mas eu fiz questão de não usar energia elétrica da companhia de luz para assim conseguir desenvolver melhor os meus projetos.

sobre o inversor para uso com a rede elétrica, eu mesmo tenho a idéia de desenvolver um, mas para o futuro, depois de terminar alguns projetos um pouco mais urgentes.

fique à vontade para perguntar, que dentro daquilo de puder, tentarei colaborar. agradeço.
Catav_ev1.JPG
Catav_ev1.JPG (65.04 KiB) Visto 7743 vezes


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por jamerico »

josenir,

voce é um exemplo a ser seguido por aqueles que querem construir algo para a humanidade, por aqueles que querem, antes de deixar uma marca na sociedade pelo que fizeram pelo desenvolvimento dela, querem deixar em sua consciencia, a marca de que tentou com todas as forças ao alcance se superar para o atingimento do bem comum.

do que pude ler da descrição de suas experiencias com turbinas de eixo vertical, elas não são boas para geração de energia eletrica. neste caso, o mais indicado é o uso de turbinas de eixo horizontal. e quanto ao uso de geradores para estas ultimas, voce recomenta o uso de alternadores automotivos, ou os alternadores feitos com imas. qual deles apresenta melhor rendimento, e menor custo, pois fiz uma cotação de imãs de neodimio e me assustei com os valores, na faixa de r$ 37,00 por peça de 40 x 30 x 10 mm. quanto ao uso de alternadores modificados, posso adquirir um usado e rebobinar ele para 24 volts e com 12 polos como voce indicou em um outro post?

um grande abraço e muito obrigado

josé américo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
do que pude ler da descrição de suas experiencias com turbinas de eixo vertical, elas não são boas para geração de energia eletrica. neste caso, o mais indicado é o uso de turbinas de eixo horizontal. e quanto ao uso de geradores para estas ultimas, voce recomenta o uso de alternadores automotivos, ou os alternadores feitos com imas. qual deles apresenta melhor rendimento, e menor custo, pois fiz uma cotação de imãs de neodimio e me assustei com os valores, na faixa de r$ 37,00 por peça de 40 x 30 x 10 mm. quanto ao uso de alternadores modificados, posso adquirir um usado e rebobinar ele para 24 volts e com 12 polos como voce indicou em um outro post?
um grande abraço e muito obrigado
josé américo
agradeço muito o seu elogio, mas na verdade não pensei tão alto, apenas penso que estou fazendo a minha parte. esse trabalho para mim é muito mais diversão do que propriamente trabalho ou pesquisa científica, e em princípio pensei em uma solução para um problema meu (a necesidade energia) e depois descobri que este é um problema de todos. se eu conseguir resolver de uma forma fácil e econômica este meu problema terei ajudado muitos outros a também resolverem os seus. isso é uma recompensa muito maior do que ver apenas o meu problema resolvido.

sobre o gerador eólico, se você pesquisar, pelo menos com potência até 20kw, vai ver que existe um conceito que é unanimidade sobre o uso de geradores com ímãs permanentes no mundo todo. pode-se considerar que 100% dos geradores eólicos produzidos comercialmente com até 20kw usam ímãs permanentes. logo que cheguei neste forum trazendo esta ideia de usar o alternador automotivo como gerador eólico, fui bastante combatido pelos colegas que aqui já estavam e que são mais privilegiados de conhecimentos da área. logo de início alguns trataram de desclassificar a minha proposta e outros olharam de lado, e houveram muitos questionamentos sobre o melhor rendimento do gerador de ímãs em relação ao alternador automotivo. houve um debate num ótimo nível técnico que está registrado logo no início do meu tópico sobre o uso do alternador automotivo em turbina eólica: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8127

mas nem tudo aquilo que é consenso é o melhor. infelizmente sempre vão existir interesses econômicos que vão se sobrepor à vontade da maioria das pessoas. o que acontece é que por conveniência, alguns poucos resolveram o que é melhor para todos nós, e talvez não seja mera coincidência que isso também seja melhor para eles que vendem aquilo que lhes dá mais lucro e maior concentração de poder e renda.

enfim, ideologias à parte, existe um ideia de que o gerador com ímãs permanentes oferece maior rendimento do que um gerador com induzido bobinado, como o alternador automotivo. mas essa questão do rendimento, a meu ver, é muito relativa. é tudo uma questão de custo/benefício, seria como eu hoje optar entre um veículo movido a gasolina e outro movido a hidrogênio. o veículo movido a hidrogênio além de poluir menos vai ser bem mais eficiente, mas isso não resolve o meu problema imediato. a gasolina está aí, acessível a todos, pelo menos por algum tempo, e o hidrogênio não, isso é suficiente para ditar a minha opção pelo veículo que rende menos, mas é o que está ao meu alcance.

a mesma coisa se aplica à minha opção pelo alternador automotivo: os ímãs não estão ao alcance de todos e nem o material e a técnica para fabricar um gerador com eles. mas o alternador automotivo, além de estar ao alcance de todos e já estar fabricado, necessita apenas de um novo bobinamento com fio esmaltado, que tem baixo custo e também está ao alcance de todos. a técnica também é muito mais simples, e mesmo que você não consiga fazer o bobinamento, pode recorrer a um bobinador, que também está acessível a todos. o resultado final é que pode-se até concluir que: considerando os custo e benefícios envolvidos o alternador automotivo é bem mais viável para uso em eólica do que o gerador de ímãs permanentes.

qualquer um pode montar o seu gerador eólico baseado no alternador automotivo e em breve é provável que, devido à sua popularização, ele venha a ser melhorado mais ainda.
se todos aqui no fórum duvidando ou concordando com a minha ideia, começarem a montar turbinas eólicas com o alternador automotivo, em breve será unanimidade que o alternador automotivo realmente é o mais indicado para esta finalidade.
eu faço como o beija-flor: - estou apenas fazendo a minha parte.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

me desculpem, talvez alguém por aqui não conheça a história do beija-flor, então sou obrigado a contar, já que citei:

aconteceu um grande incêndio em uma floresta. todos os animais começaram a fugir. no meio da fuga a onça viu um beija-flor que pousava à margem de um rio, enchia o bico de água e sobrevoando o fogo, despejava algumas poucas gotas. e a onça disse: - salva a tua vida beija-flor, não vê que isso não vai resolver o problema ? e o beija-flor, resignado, respondeu: - eu estou apenas fazendo a minha parte.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por jamerico »

josenir,

concordo com você que fazendo a nossa parte, estaremos contribuindo para uma sociedade melhor, "apagando" o incêndio da floresta, como o beija-flor.

quanto as turbinas de eixo vertical, encontrei na internet um site(http://www.windstuffnow.com/main/vawt.htm e http://www.windstuffnow.com/main/lenz2_turbine.htm) em que o autor fabrica uma turbina que, pelo que ele fala, tem um rendimento razoável. o que acha? estou pensando em começar minhas experiências em eolica com uma turbina destas, pois parece que não tem um custo elevado.

pretendo tambem utilizar um alternador automotivo modificado como voce indica em seus posts sobre alternadores. do que existe no mercado, de qual carro me daria um bom alternador para ser modificado para 24 v e 12 polos? creio que terei dificuldades em fazer o bobinamento, pois até hoje so fiz algumas bobinas de rádio de galena e rebobinei algumas bobinas de magnetos de motocicletas. desta forma gostaria de contar com a sua ajuda nas minhas duvidas como trabalho.

embora minha formação seja em mecanica, compartilho com voce que um rotor bobinado fornece um campo magnetico mais forte do que somente com imãs, além de ter controle sobre a intensidade deste campo.

como eu moro na cidade, gostaria de utilizar este gerador para baixar meu consumo de energia, sem ter de montar um banco de baterias, por isso estou procurando um inversor grid tie (http://www.wildnaturesolutions.com/200winverter.html para ligar o gerador.

no momento estou fazendo planos, pois estou morando fora do brasil, e so voltarei no final deste ano para ai, quando pretendo realizar meus sonhos. até lá, gostaria de trocar mais ideias. isto se não for te incomodar.

um grande abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
concordo com você que fazendo a nossa parte, estaremos contribuindo para uma sociedade melhor, "apagando" o incêndio da floresta, como o beija-flor.
quanto as turbinas de eixo vertical, encontrei na internet um site(http://www.windstuffnow.com/main/vawt.htm e http://www.windstuffnow.com/main/lenz2_turbine.htm) em que o autor fabrica uma turbina que, pelo que ele fala, tem um rendimento razoável. o que acha? estou pensando em começar minhas experiências em eolica com uma turbina destas, pois parece que não tem um custo elevado.
pretendo tambem utilizar um alternador automotivo modificado como voce indica em seus posts sobre alternadores. do que existe no mercado, de qual carro me daria um bom alternador para ser modificado para 24 v e 12 polos? creio que terei dificuldades em fazer o bobinamento, pois até hoje so fiz algumas bobinas de rádio de galena e rebobinei algumas bobinas de magnetos de motocicletas. desta forma gostaria de contar com a sua ajuda nas minhas duvidas como trabalho.
embora minha formação seja em mecanica, compartilho com voce que um rotor bobinado fornece um campo magnetico mais forte do que somente com imãs, além de ter controle sobre a intensidade deste campo.
como eu moro na cidade, gostaria de utilizar este gerador para baixar meu consumo de energia, sem ter de montar um banco de baterias, por isso estou procurando um inversor grid tie (http://www.wildnaturesolutions.com/200winverter.html para ligar o gerador.
no momento estou fazendo planos, pois estou morando fora do brasil, e so voltarei no final deste ano para ai, quando pretendo realizar meus sonhos. até lá, gostaria de trocar mais ideias. isto se não for te incomodar.
um grande abraço
josé américo
este site é realmente uma boa referência nesta área e a turbina é realmente um bom projeto para se começar.
sobre o alternador, eu recomendo qualquer um da marca bosch, especialmente os mais antigos, devido a terem as peças mais baratas para reposição. se você tiver dificuldade, peça para um bobinador fazer. a idéia é simples: faça um novo bobinamento exatamente igual ao original, apenas use 3 vezes mais espiras. e neste caso use um fio mais fino de modo que o novo bobinamento ocupe um pouco mais de espaço que o original, usando o fio mais grosso possível, contando que use as 3 vezes mais espiras.
mais um detalhe: o bobinamento é composto por 6 bobinas em cada fase. as 6 bobinas devem ser enroladas no mesmo sentido, assim com 6 bobinas se formam 12 pólos. alguns alternadores já estão assim, mas outros estão com uma bobina em um sentido e a próxima ao contrário, formando apenas 6 pólos com as mesmas 6 bobinas, o que não é bom para o nosso caso, pois vai exigir mais rotação.
se tiver mais dúvidas, pode contar comigo.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por jamerico »

josenir,

muito obrigado pela dica. vou pedir ao meu irmão que está no brasil, para comprar em um ferro-velho um alternador para mim .

para saber o fio que devo utilizar basta verificar a seção do fio original, dividir por 3 e procurar um fio que tenha esta nova seção ou o maior seguinte?

devo retirar os diodos e o regulador e utilizar aquele que está no seu post sobre excitador/regulador?

qual a rotação minima que deve rodar este alternador para que tenha uma geração considerável?

para se fazer as novas bobinas, devo fazer um molde para enrolar as mesmas e depois colocá-las nas ranhuras? ou pode-se enrolar diretamente nas ranhuras?

que tipo de isolante devo colocar na ranhura para proteger os fios do enrolamento?

que tipo de produto devo utilizar para fazer o isolamento final do estator?

desculpe-me estas perguntas de principiante, mas prometo que quando aprender não vou mais incomodar.

um abraço

josé américo

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”