Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
muito obrigado pela dica. vou pedir ao meu irmão que está no brasil, para comprar em um ferro-velho um alternador para mim .
para saber o fio que devo utilizar basta verificar a seção do fio original, dividir por 3 e procurar um fio que tenha esta nova seção ou o maior seguinte?
devo retirar os diodos e o regulador e utilizar aquele que está no seu post sobre excitador/regulador?
qual a rotação minima que deve rodar este alternador para que tenha uma geração considerável?
para se fazer as novas bobinas, devo fazer um molde para enrolar as mesmas e depois colocá-las nas ranhuras? ou pode-se enrolar diretamente nas ranhuras?
que tipo de isolante devo colocar na ranhura para proteger os fios do enrolamento?
que tipo de produto devo utilizar para fazer o isolamento final do estator?
desculpe-me estas perguntas de principiante, mas prometo que quando aprender não vou mais incomodar.
um abraço
josé américo
sobre a medida do fio, eu tenho usado um fio com metade da seção do fio original, devido a usar um pouco mais de espaço que o bobinamento original. por exemplo, os alternadores comuns vêm com fio 16 ou 17awg e eu tenho bobinado com fio 19 ou 20 awg. mas não se esqueça que tem que usar 3 vezes mais espiras do que o bobinamento original. se você usar 4 vezes ou mais, o seu gerador vai gerar com menos rotação mas vai ter menos potência.
se você fizer como indicado e usar o regulador indicado ele vai começar a gerar com rotação entre 250 e 300 rpm.
sobre os diodos, atenção para não confundir o regulador que está neste tópico, que é para gerador de ímãs permanentes, com o regulador para o alternador automotivo que está neste outro, e este último não tem ponte, você deve usar a ponte retificadora do próprio alternador:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8127

para fazer o enrolamento é necessário fazer um pequeno molde de madeira. e deve enrolar as seis bobinas de cada fase com o mesmo fio, sem emendas, para facilitar a montagem no estator. o isolamento é feito com plástico poliéster e depois de feito o bobinamento deve ser amarrado com barbante de nylon e deve ser envernizado com verniz próprio para bobinamento. mas você pode testar antes de envernizar, para ver se ficou bom.

que país é esse onde você está que não tem ferro-velho, ou algo semelhante ?! então deve ser o país das maravilhas ...


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por jamerico »

josenir,
mais uma vez muito obrigado. eu e minha familia estamos morando em um apartamento alugado em um condominio cheio de regras em houston - eua, e aqui proximo não achei ainda nenhum ferro-velho. mas mesmo que encontre, pois com certeza nas regiões vizinhas vou encontrar, fica dificil convencer a administração do condominio a me deixar instalar um gerador eolico.
desta forma, so vou conseguir montar o meu gerador quando voltar para o rio de janeiro. enquanto isso, posso ir providenciando os materiais que vou precisar e tambem ir amadurecendo o projeto para este gerador. estou pensando em uma turbina de eixo vertical, como mostrado no site que te enviei na ultima mensagem, talvez utilizando aquele recheio central que pode trazer alguma alteração do comportamento da turbina, pois utiliza um pouco de "lift" na pá que está retornando contra o vento. voce acredita que esta turbina tem rotação acima de 250 rpm em ventos na faixa dos 5 m/s?
estou pensando em procurar por aqui, um anemometro e um medidor otico de rotação, pois isto com certeza será util em minhas experiências. voce tem alguma sugestão? será melhor também montar algum destes ou comprar pronto? no caso de se fabricar voce tem ideia do custo?
outro dia, vi em um site, (http://www.windbluepower.com/photogalle ... =sta%2d520), e verifiquei que duas bobinas consecutivas(fases diferentes) compartilham da mesma ranhura. isto irá ocorrer tambem neste novo bobinamento?
verifiquei tambem que devo utilizar o regulador por voce indicado no outro post, no que fala sobre excitador/regulador para alternador automotivo, e também aproveitando a ponte retificadora.
estive estudando a placa de fiação impressa que voce postou do excitador/regulador, e verifiquei que existe mais de um ponto em que encontro a indicação de 12 v , exc, -. isto indica que terei de utilizar um fio interligando estes pontos?
a corrente que passará do gnd para o -bat não será alta para a placa de fiação impressa?
desculpe ser tão perguntador, mas gostaria de errar menos na primeira vez que fizer meu gerador.
por favor, se puder ser util em algo me fale.
um grande abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
mais uma vez muito obrigado. eu e minha familia estamos morando em um apartamento alugado em um condominio cheio de regras em houston - eua, e aqui proximo não achei ainda nenhum ferro-velho. mas mesmo que encontre, pois com certeza nas regiões vizinhas vou encontrar, fica dificil convencer a administração do condominio a me deixar instalar um gerador eolico.
desta forma, so vou conseguir montar o meu gerador quando voltar para o rio de janeiro. enquanto isso, posso ir providenciando os materiais que vou precisar e tambem ir amadurecendo o projeto para este gerador. estou pensando em uma turbina de eixo vertical, como mostrado no site que te enviei na ultima mensagem, talvez utilizando aquele recheio central que pode trazer alguma alteração do comportamento da turbina, pois utiliza um pouco de "lift" na pá que está retornando contra o vento. voce acredita que esta turbina tem rotação acima de 250 rpm em ventos na faixa dos 5 m/s?
as turbinas de eixo vertical têm baixa rotação, e quanto maior o diâmetro, menor a rotação. no caso desta que você viu, mesmo tendo pequenas dimensões e um bom desenho aerodinâmico eu não acredito que ela possa atingir esta rotação. só um teste prático para mostrar o resultado. na página indicada existem uns cálculos, mas infelizmente não tive tempo para ver.
jamerico Escreveu:estou pensando em procurar por aqui, um anemometro e um medidor otico de rotação, pois isto com certeza será util em minhas experiências. voce tem alguma sugestão? será melhor também montar algum destes ou comprar pronto? no caso de se fabricar voce tem ideia do custo ?
um anemômetro e um medidor de rotação são dois instrumentos de baixo custo e de fácil aquisição muito úteis neste trabalho. o meu anemômetro eu comprei pronto e o medidor de rotação eu mesmo fiz, mas não é um projeto fácil, usa um microcontrolador, um display lcd de 16x2, sensor hall e vários outros componentes que exigem uma boa experiência. e ainda é necessário gravar um programa no microcontrolador, não recomendo para quem está iniciando.
jamerico Escreveu:outro dia, vi em um site, (http://www.windbluepower.com/photogalle ... =sta%2d520), e verifiquei que duas bobinas consecutivas(fases diferentes) compartilham da mesma ranhura. isto irá ocorrer tambem neste novo bobinamento?
no bobinamento do alternador automotivo cada bobina ocupa duas ranhuras do estator. como são 36 ranhuras e temos 3 fases com 6 bobinas, cada bobina ocupa 2 ranhuras, logo cada fase ocupa 12 ranhuras, 3 x 12 = 36 ranhuras. nenhuma ranhura vai ser usada por mais de uma bobina, o que torna o bobinamento mais fácil.
quando você for fazer o bobinamento, apenas se preocupe em desmontar com cuidado a bobina original, contando as espiras e as bobinas.
jamerico Escreveu:estive estudando a placa de fiação impressa que voce postou do excitador/regulador, e verifiquei que existe mais de um ponto em que encontro a indicação de 12 v , exc, -. isto indica que terei de utilizar um fio interligando estes pontos?
sim, os pontos devem ser interligados com um fio. mas qualquer dúvida é só ver o esquema elétrico.
jamerico Escreveu: a corrente que passará do gnd para o -bat não será alta para a placa de fiação impressa?
desculpe ser tão perguntador, mas gostaria de errar menos na primeira vez que fizer meu gerador.
por favor, se puder ser util em algo me fale.
um grande abraço
josé américo
realmente você tem razão, para corrente de até uns 5a ficou bom, mas num dos meus cataventos esta trilha queimou e eu providenciei uma ligação por fio entre o gnd e os pino dos dois transístores que fazem a carga da bateria. já fiz um novo desenho da pci e publico assim que puder.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por jamerico »

josenir,

mais uma vez obrigado pelas dicas.

estive verificando o estator da wind blue e vi que eles possuem 14 bobinas por fase, pois eles compartilham ranhuras. no caso deste estator, ele possui 42 ranhuras e o rotor 7 polos n e 7 polos s. como não entendo de eletrotecnica, mas me ajude a entender. neste tipo de alternador, uma bobina é feita com um sentido de enrolamento e a consecutiva com o sentido inverso. neste caso então, para cada volta completa do rotor teremos por fase 14 ciclos. é isto? este tipo de enrolamento permite obter uma boa geração com rotações menores? ja experimentou algo parecido?

quanto ao excitador/regulador voce tem ideia de quanto custa a montagem de um?

quanto aos medidores, encontrei em uma pesquisa rápida os seguintes instrumentos:
tacometro: http://www.valuetesters.com/yellow-jack ... ometer.php
anemometro: http://www.valuetesters.com/extech-4511 ... ometer.php

desculpe o monte de perguntas, mas voce sabe como é quando uma ideia fica fervendo em sua cabeça, não é mesmo?

um grande abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
mais uma vez obrigado pelas dicas.
estive verificando o estator da wind blue e vi que eles possuem 14 bobinas por fase, pois eles compartilham ranhuras. no caso deste estator, ele possui 42 ranhuras e o rotor 7 polos n e 7 polos s. como não entendo de eletrotecnica, mas me ajude a entender. neste tipo de alternador, uma bobina é feita com um sentido de enrolamento e a consecutiva com o sentido inverso. neste caso então, para cada volta completa do rotor teremos por fase 14 ciclos. é isto? este tipo de enrolamento permite obter uma boa geração com rotações menores? ja experimentou algo parecido?
não há nada de novo neste bobinamento, exceto que é pouco comum usar uma quantidade ímpar de pares de pólos, talvez até você tenha contado errado e sejam 16 bobinas, formando 16 pólos em 3 fases, o que dariam 48 ranhuras.
observe a figura abaixo: uma bobina forma 2 pólos, devido ao fio ir em uma direção e voltar na direção contrária, como indicam as setas, e ocupa 2 ranhuras. com 2 bobinas se ambas forem enroladas no mesmo sentido, temos 4 pólos, como seria de se esperar. mas quando enrolamos uma bobina em um sentido e a próxima no sentido contrário observe que acabamos fazendo uma reforçar o campo da próxima, formando com duas metades de cada uma apenas um pólo. isso não traz ganho, apenas aumenta o trabalho de enrolar, pois teremos que fazer 14 bobinas, por exemplo, ao invés de fazer apenas 7.
o que vai definir a rotação de um gerador é a quantidade de pólos do bobinamento, veja isso no início do meu tópico sobre bobinamento de geradores.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8273
Bobinamento4.JPG
Bobinamento4.JPG (33.5 KiB) Visto 7437 vezes
jamerico Escreveu:quanto ao excitador/regulador voce tem ideia de quanto custa a montagem de um ?
comprando tudo novo, no varejo, custa entre r$ 10,00 e r$ 20,00.
jamerico Escreveu:quanto aos medidores, encontrei em uma pesquisa rápida os seguintes instrumentos:
tacometro: http://www.valuetesters.com/yellow-jack ... ometer.php
anemometro: http://www.valuetesters.com/extech-4511 ... ometer.php
desculpe o monte de perguntas, mas voce sabe como é quando uma ideia fica fervendo em sua cabeça, não é mesmo?
um grande abraço
josé américo
não consegui acessar os links indicados, favor informar novamente.

ps: nas próximas dúvidas sobre o bobinamento ou sobre o alternador automotivo, favor postar mensagem no respectivo tópico, pois este é do regulador de tensão para gerador de imãs permanentes, e neste caso estamos deixando as informações misturadas, o que vai dificultar a consulta pelos usuários do forum.

agradeço

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

boa noite josenir, uma dúvida um gerador ligado a uma bateria de 12 v será que mesmo quanto não atinje os 12 volts está a caregar só que desta forma não a pode carregar totalmente verdade?

preciso de um circuito pa ra poder ligar directamente á bateria com lampadaas de leds, por forma a acender apenas as lampadas cerca de 6 horas durante a noite se possível que dê para regular o tempo de trabalho, quem souber é favor de se chega a frente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite josenir, uma dúvida um gerador ligado a uma bateria de 12 v será que mesmo quanto não atinje os 12 volts está a caregar só que desta forma não a pode carregar totalmente verdade?
preciso de um circuito pa ra poder ligar directamente á bateria com lampadaas de leds, por forma a acender apenas as lampadas cerca de 6 horas durante a noite se possível que dê para regular o tempo de trabalho, quem souber é favor de se chega a frente.
uma bateria de 12v quando totalmente carregada apresenta uma tensão entre 13,5 e 13,8v. para carregar uma bateria é necessário que se forneça uma tensão entre 10 e 20% maior que a tensão máxima da bateria, se não for assim não será possível carregar a bateria. logo 13,5v + 10% = 14,85v. dessa forma é necessária uma tensão em torno de mínimo 14v para que seja possível carregar uma bateria de 12v. mas como já foi dito aqui, se você acredita que o seu gerador fornece 12v isso não é problema: é só montar um regulador de tensão que seja capaz de elevar a tensão. neste caso o lm7812 ou lm317 não servem.
o regulador recomendado seria este:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8138

sobre o circuito para ligar os leds à noite e carregar uma bateria, vou desenhar um e publico aqui. mas já vou adiantando que para ele ser simples não vai poder elevar a tensão do gerador, ou seja, o gerador tem que ser capaz de produzir tensão entre 14 e 36v. não é difícil conseguir um motor de impressora com esta capacidade. aguardem ...

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

não seu se me fiz entender o que pretendo é um circuito independente do gerador, ou seja para ligar directamente à bateria, e que faça ligar lampadas de 12v de leds, por um periodo de +- 6 h, tipo relógio temporizador.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:não seu se me fiz entender o que pretendo é um circuito independente do gerador, ou seja para ligar directamente à bateria, e que faça ligar lampadas de 12v de leds, por um periodo de +- 6 h, tipo relógio temporizador.
ótimo, assim fica até mais fácil. mas neste caso não se trataria de um simples temporizador. é necessário um foto-sensor para detectar a luz do dia. assim enquanto tiver luz do dia o circuito mantém os leds apagados, e quando escurecer liga os leds. ao amanhecer, a luz incidente no foto-sensor faz o circuito desligar. neste caso os leds ficarão acesos por aproximadamente 11 horas a cada 24h.
este circuito pode ser montado com pouquíssimos componentes, mas para incluir um temporizador de 6 horas, como é um intervalo longo, vai complicar. que tal um circuito simples com foto-sensor, para começar ?

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

optimo e obrigado,
pensei inicialmente em usar um daqueles dispositivos usados para afujentar oa mosquitos que quando acionado permanece ligado cerca de 8 horas, e que liga e desliga todos os dias à mesma hora, só que trabalha a 220v, ou será que dá para por foncionar a 12v ob

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

segue aí uma ideia de circuito para ligar leds ou até uma lâmpada fluorescente compacta de 12v durante a noite. o ldr (light dependent resistor, ou resistor dependente da luz) é um componente que faz a função de um resistor. quando ele recebe luz apresenta uma resistência relativamente baixa, o que impede o transistor bc558 de conduzir. mas se ele não receber luz, é como se ele não existisse no circuito. neste caso o resistor de 100k faz o bc558 conduzir, que por sua vez polariza o tip122, com isso a carga que estiver ligada entre o terminal positivo e a saída - passa a ser alimentada.
foto_tr.JPG
foto_tr.JPG (6.45 KiB) Visto 7149 vezes
com o tip122 pose-se ligar uma carga de até 1,5a com segurança. acima disso é recomendado usar um transístor mosfet de potência, como o irfz44, por exemplo. o circuito está dimensionado para tensão de alimentação de até 24v. acima disso, precisam ser revistos os valores dos componentes.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

caro josenir fiquei com uma dúvida como faço a ligação bateria 12v ao circuito e lampadas será assim?
foto_tr.JPG
foto_tr.JPG (11.71 KiB) Visto 7039 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:caro josenir fiquei com uma dúvida como faço a ligação bateria 12v ao circuito e lampadas será assim?
foto_tr.jpg
exatamente, é assim mesmo.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

para ligar o transistor irfz44, a posição é identica?
já agora se não for pedir muito queria um circuito para 220v. ob

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:para ligar o transistor irfz44, a posição é identica?
já agora se não for pedir muito queria um circuito para 220v. ob
embora o irfz44 seja um mosfet e tip122 seja bipolar, acabam por ter os pinos nas mesma ordem e neste caso o irfz44 pode ser colocado na mesma posição que se colocaria o tip122 neste circuito.

segue abaixo um circuito para 127v. neste caso usamos um relé, um ldr e uma fonte de 12v sem tranformador. a carga vai ser ligada em 127v, mas o relé e o circuito vão funcionar em 12v. para 220v, apenas troque o capacitor de 2uf x 250v para 1uf x 400v(este capacitor tem que ser de poliéster).

muito cuidado com esta montagem, pois é sempre delicado trabalhar direto com a rede elétrica. a fonte fornece 12vcc para o circuito mas não é isolada da rede, e se tocar em qualquer ponto com a alimentação ligada, vai tomar um choque !!!
Foto rele2.JPG
Foto rele2.JPG (16.44 KiB) Visto 6973 vezes

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

josenir fiz o circuito do ldr como está no esquema mas não funcionou tenho dívidas na ligação dos transistores, verifica se está correcto ver imagem.
foto_tr.JPG
foto_tr.JPG (11.71 KiB) Visto 6914 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:josenir,
fiz o circuito do ldr como está no esquema mas não funcionou tenho dívidas na ligação dos transistores, verifica se está correcto ver imagem.
o problema é que os dois transístores estão ligados invertidos. veja na figura abaixo a forma correta de ligá-los. os dois transistores têm pinagem diferente um do outro. sempre que tiver dúvida sobre como ligar, faça uma busca na internet pelo nome do componente + "datasheet". assim você consegue um manual do componente, onde vai verificar a sua pinagem. este circuito não causa grandes problemas se ligar invertido, mas em outros casos pode ser perigoso, sem contar que pode perder os componentes.
Foto_trx.jpg
Foto_trx.jpg (11.79 KiB) Visto 6906 vezes

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

obrigado josenir funcionou na perfeição.


leiurino
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jun 08, 2009 10:34 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por leiurino »

josenir Escreveu:
carioca Escreveu:josenir,
fiz o circuito do ldr como está no esquema mas não funcionou tenho dívidas na ligação dos transistores, verifica se está correcto ver imagem.
o problema é que os dois transístores estão ligados invertidos. veja na figura abaixo a forma correta de ligá-los. os dois transistores têm pinagem diferente um do outro. sempre que tiver dúvida sobre como ligar, faça uma busca na internet pelo nome do componente + "datasheet". assim você consegue um manual do componente, onde vai verificar a sua pinagem. este circuito não causa grandes problemas se ligar invertido, mas em outros casos pode ser perigoso, sem contar que pode perder os componentes.
foto_trx.jpg
boa noite!
poderia por favor passar a lista de componentes dos dois circuitos? posso utilizar o de 220 com um ldr 127volts?
grato


leiurino
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jun 08, 2009 10:34 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por leiurino »

josenir Escreveu:
carioca Escreveu:josenir,
fiz o circuito do ldr como está no esquema mas não funcionou tenho dívidas na ligação dos transistores, verifica se está correcto ver imagem.
o problema é que os dois transístores estão ligados invertidos. veja na figura abaixo a forma correta de ligá-los. os dois transistores têm pinagem diferente um do outro. sempre que tiver dúvida sobre como ligar, faça uma busca na internet pelo nome do componente + "datasheet". assim você consegue um manual do componente, onde vai verificar a sua pinagem. este circuito não causa grandes problemas se ligar invertido, mas em outros casos pode ser perigoso, sem contar que pode perder os componentes.
foto_trx.jpg
boa noite!
poderia por favor passar a lista de componentes dos dois circuitos? posso utilizar o de 220 com um ldr 127volts?
grato

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”