Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

leiurino Escreveu:
josenir Escreveu:
carioca Escreveu:josenir,
fiz o circuito do ldr como está no esquema mas não funcionou tenho dívidas na ligação dos transistores, verifica se está correcto ver imagem.
o problema é que os dois transístores estão ligados invertidos. veja na figura abaixo a forma correta de ligá-los. os dois transistores têm pinagem diferente um do outro. sempre que tiver dúvida sobre como ligar, faça uma busca na internet pelo nome do componente + "datasheet". assim você consegue um manual do componente, onde vai verificar a sua pinagem. este circuito não causa grandes problemas se ligar invertido, mas em outros casos pode ser perigoso, sem contar que pode perder os componentes.
foto_trx.jpg
boa noite!
poderia por favor passar a lista de componentes dos dois circuitos? posso utilizar o de 220 com um ldr 127volts?
grato
para que usar um circuito de 220v se3 podes comprar um relógio temporizador que se liga quando quiseres?


leiurino
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jun 08, 2009 10:34 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por leiurino »

pois eu moro em uma chacara e só tenho 220v, e ja tenho um rele fotoeletrico com um ldr 127v.
valew


josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado abr 18, 2009 6:13 pm

Re: Existem dois CI´s na placa, com certeza

Mensagem por josericardo »

josenir Escreveu:
carioca Escreveu:não sei se me fins entender, o que eu quis dizer é que na placa impresa só existe um quadrado com oito pinos , presumo que será para colocar um ci, correcto, como coloco dois?
existem dois ci´s na placa, com certeza. veja se este desenho está mais claro.
reg_ima_pci2.jpg
amigos energéticos agradecia que me facultassem o esquema a preto e branco para mandar imprimir para a construção do circuito impresso .
um amigo que me vai fazer este circuito é que me pediu.
para este regulador
download/file.php?id=743

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Existem dois CI´s na placa, com certeza

Mensagem por carioca »

josericardo Escreveu:
josenir Escreveu:
carioca Escreveu:não sei se me fins entender, o que eu quis dizer é que na placa impresa só existe um quadrado com oito pinos , presumo que será para colocar um ci, correcto, como coloco dois?
existem dois ci´s na placa, com certeza. veja se este desenho está mais claro.
reg_ima_pci2.jpg
amigos energéticos agradecia que me facultassem o esquema a preto e branco para mandar imprimir para a construção do circuito impresso .
um amigo que me vai fazer este circuito é que me pediu.
para este regulador
download/file.php?id=743
caro amigo na pagina 3 deste tópico tens lá o dito circuito, colocado por mim, a preto e branco é so imprimires.
viewtopic.php?f=79&t=8138&start=40#


josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado abr 18, 2009 6:13 pm

Re: Existem dois CI´s na placa, com certeza

Mensagem por josericardo »

caro amigo na pagina 3 deste tópico tens lá o dito circuito, colocado por mim, a preto e branco é so imprimires.
viewtopic.php?f=79&t=8138&start=40#[/quote]



amigo obrigado pela sua ajuda.
todos juntos somos uma força só


josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado abr 18, 2009 6:13 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por josericardo »

josenir Escreveu:gostaria de sugerir um regulador de tensão para ser usado com pequenos geradores eólicos, de preferência usando motores de passo, do tipo usado em impressoras. conforme esquemático abaixo.

veja que os motores que têm 5 ou 6 fios são bipolares e os que tem apenas 4 fios são unipolares. liga-se as fases do motor nos pinos ac1, ac2, ac3 e ac4. na saída ligam-se leds com um resistor limitador de corrente. pode-se ainda adaptar facilmente este circuito para carregar uma bateria de 12v x 7a.
O ficheiro reg1.jpg não está disponível

amigos energéticos.
preciso da vossa ajuda.
peço o favor de me colocarem este regulador com os componentes certos.
para que ele na saída debite 14v
vai trabalhar com dois motores de impressora de seis fios ao mesmo tempo.
eu já fiz uns testes no reguladores lm7805 coloquei-lhe um regulador de 15v.
e no lugar do condensador de 10v coloquei-lhe um de 100v.
no teste parece que esta a resultar.
mas ao longo do seu percurso tenho receio que não resulte
Anexos
Reg1.JPG
Reg1.JPG (30.35 KiB) Visto 6636 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

para dar uma melhoradinha nele eu colocaria mais de um regulador 7815 em paralelo com um resistor ligado na saída de cada um para limitar a corrente máxima, e ainda afixava-os em um dissipador de calor de alumínio grande, externamente. os reguladores 78xx têm encapsulamento plástico e podem pegar sol e chuva, que não se danificam facilmente. o restante do circuito deve ficar abrigado. os resistores têm que ser de pelo menos 5w, com resistência entre 1 e 47 ohm. não esqueça que cada regulador suporta no máximo 500 ma x 36v. é melhor aumentar a capacitância do capacitor de entrada para 2200 uf ou mais com tensão de trabalho de 50v, para tentar fazer com que a tensão na entrada dos reguladores não ultrapasse os 36v.
Reg3.JPG
Reg3.JPG (16.29 KiB) Visto 6624 vezes


josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado abr 18, 2009 6:13 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por josericardo »

amigo
obrigado pela tua disponibilidade.
no caso do regulador lm 7815 terei que o aumentar porque, no teste que fiz só um dos motores debita 500ma. este regulador vai receber dois motores em simultâneo. esqueci-me de um pormenor na rectificação. no teste que fiz aumentei mais duas entradas na linha dos diodos ficado com c1 c2 c3 c4 c5 c6. para ligar os seis fios do motor. para ligar os dois motores terei que aumentar mais seis entradas? ou liga-los em paralelo?
saudações

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

josericardo Escreveu:amigo
obrigado pela tua disponibilidade.
no caso do regulador lm 7815 terei que o aumentar porque, no teste que fiz só um dos motores debita 500ma. este regulador vai receber dois motores em simultâneo. esqueci-me de um pormenor na rectificação. no teste que fiz aumentei mais duas entradas na linha dos diodos ficado com c1 c2 c3 c4 c5 c6. para ligar os seis fios do motor. para ligar os dois motores terei que aumentar mais seis entradas? ou liga-los em paralelo?
saudações
não se pode ligar os motores em paralelo, são necessários diodos separados para cada motor. mas também não precisa usar 6 pares de diodos para cada motor. elimine o fio do meio de cada bobina do motor e use apenas 4 pares. ou então faça a retificação em meia onda e com isso uma economia considerável.

já que são dois motores e vai ter que usar mais de um regulador 7815, é melhor usar diodos retificadores + regulador separados para cada motor e ligar apenas as saídas do dois reguladores para juntar a tensão já regulada.
reg4.JPG
reg4.JPG (50.85 KiB) Visto 6587 vezes


josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado abr 18, 2009 6:13 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por josericardo »

obrigado pelo seu esclarecimento, a sua ajuda foi preciosa.
uma pequena duvida, na saída de cada regulador lm7815 mantenho o condensador 1000uf25v. antes de juntar as duas saídas dos reguladores.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

josericardo Escreveu:obrigado pelo seu esclarecimento, a sua ajuda foi preciosa.
uma pequena duvida, na saída de cada regulador lm7815 mantenho o condensador 1000uf25v. antes de juntar as duas saídas dos reguladores.
a princípio não faz diferença se você usar um capacitor de 1000uf na saída de cada regulador ou se usar um só de 2200uf, pois as saídas dos dois estarão ligadas uma na outra mesmo. mas se os dois geradores estiverem a uma distância que precise de mais de 50cm de fio para fazer a ligação entre as saídas dos reguladores é melhor usar um capacitor para cada um.


josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado abr 18, 2009 6:13 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por josericardo »

ok
obrigado. bem-haja
josé ricardo


ronimc
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta abr 22, 2009 3:27 am

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por ronimc »

oi josenir. primeiro gostaria de agradecer por este regulador para gerador eólico de magnetos permanentes. sem dúvida uma ótima opção para quem quer experimentar um gerador eólico de pequeno porte. porém, eu costumo fazer meu próprio layout(desenho) na placa de fenolite. mas como vc disponibilizou o seu, já feito pelo expresspcb, eu resolvi utilizá-lo para economizar tempo. no processo de montagem percebi que vários pontos do seu layout diferem do esquema disponibilizado por vc. eu já separei os pontos onde essas divergências ocorrem no esquema, mas ainda está no papel, vou editar com algum software e potá-lo aqui, para sua análize.
resumindo gostaria de saber, qual o correto, o esquema ou o layout?

posto a imagem assim que possível.
obrigado.
roni.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

ronimc Escreveu:oi josenir. primeiro gostaria de agradecer por este regulador para gerador eólico de magnetos permanentes. sem dúvida uma ótima opção para quem quer experimentar um gerador eólico de pequeno porte. porém, eu costumo fazer meu próprio layout(desenho) na placa de fenolite. mas como vc disponibilizou o seu, já feito pelo expresspcb, eu resolvi utilizá-lo para economizar tempo. no processo de montagem percebi que vários pontos do seu layout diferem do esquema disponibilizado por vc. eu já separei os pontos onde essas divergências ocorrem no esquema, mas ainda está no papel, vou editar com algum software e potá-lo aqui, para sua análize.
resumindo gostaria de saber, qual o correto, o esquema ou o layout?
posto a imagem assim que possível.
obrigado.
roni.
realmente existem algumas divergências nos valores de alguns componentes que não são críticos, como capacitores eletrolíticos. por exemplo na saída do regulador 7815 o esquema mostra um capacitor de 100uf e na pci tem um de 1000uf. também entre entre os transistores bc639 e bc640 e os gates dos irfz44 na pci existem resistores de 10r que não estão no esquema, mas também neste caso não afetam o funcionamento.
ao que me parece houve uma pequena confusão com o esquema elétrico, que foi publicado em uma versão anterior à do desenho da pci.
neste caso vá pelo desenho da pci, que está mais atualizado e já foi montado por outros além de mim.
eu estava pensando mesmo em fazer uma atualização neste projeto. em breve divulgo um novo desenho mais compacto da pci, e reviso o esquema elétrico.

que bom que tem alguém atento por aqui


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Ferra »

josenir Escreveu: eu estava pensando mesmo em fazer uma atualização neste projeto. em breve divulgo um novo desenho mais compacto da pci, e reviso o esquema elétrico.

que bom que tem alguém atento por aqui
eu também estava atento e à espera que surgisse, mas estava com vergonha de pedir!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

ferra Escreveu:eu também estava atento e à espera que surgisse, mas estava com vergonha de pedir!
em consideração a você e ao ronimc vou me apressar neste trabalho.
mas para aqueles que não queiram esperar, podem se guiar pela pci, pois eu conferi tudo com o meu último circuito que montei, e está tudo certo. os problemas estão no esquema elétrico.

acontece que esta pci está com um certo disperdício de espaço, pois ela foi feita para ser instalada em um aerogerador comercial air x 400, e neste caso precisava ter exatamente este desenho para encaixar dentro dele. para projetos em geral ela deve ser retangular, e mais compacta, o que pretendo refazer.

aguardem.


paulinhares
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda set 07, 2009 10:15 am
Localização: Montes claros, MG, Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por paulinhares »

bem...
regulador de tensao, imãs, geradores... mas pergunto

tenho uma ideia, apos fazzer meu gerador com alternador de caminhao, de fazer um gerador com imãs.
mas me deparei com uma coisa:
para os imãs, tem-se os de neodimio, que sao de alta performance, mas e as bobinas?
as bobinas permanecem as mesmas. não teria uma maneira de se otimizar as bobinas, ou melhorando-as atraves de outro material ao enrolar, ou outro meterial no lugar delas?
o que digo pode ter um pouco de sentido, pois so os imãs foram otimizados, nao as bobinas, que permanecem as mesmas, ,es,o modo de enrola-las, pode-se mudar a disposicao delas, colocar uma relacao maior de imãs por bobinas.

e já que estamos aqui, alguem tem ideia de como funciona, e se realmente funciona, este filtro estabilizador de freqüência que vi no ml no link abaixo. acho que a frequencia é regulada direto nas estacoes distribuidoras de energia. me corrijam, se eu estiver errado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

paulinhares Escreveu:bem...
regulador de tensao, imãs, geradores... mas pergunto
tenho uma ideia, apos fazer meu gerador com alternador de caminhao, de fazer um gerador com imãs. mas me deparei com uma coisa:
para os imãs, tem-se os de neodimio, que sao de alta performance, mas e as bobinas?
as bobinas permanecem as mesmas. não teria uma maneira de se otimizar as bobinas, ou melhorando-as atraves de outro material ao enrolar, ou outro meterial no lugar delas?
o que digo pode ter um pouco de sentido, pois so os imãs foram otimizados, nao as bobinas, que permanecem as mesmas, ,es,o modo de enrola-las, pode-se mudar a disposicao delas, colocar uma relacao maior de imãs por bobinas.
e já que estamos aqui, alguem tem ideia de como funciona, e se realmente funciona, este filtro estabilizador de freqüência que vi no ml no link abaixo. acho que a frequencia é regulada direto nas estacoes distribuidoras de energia. me corrijam, se eu estiver errado.
se você já tem um alternador automotivo e consegue montar o regulador/excitador para ele, pode ter certeza que não vai precisar se preocupar em montar um gerador com ímãs permanentes, pois vai dar muito mais trabalho, sair muito mais caro, e pode não ter uma relação custo/benefício tão boa quanto teria com o alternador automotivo. é claro que com essas afirmações, alguns puristas podem me criticar e tentar argumentar o contrário, mas eu não ligo.

mas se você quiser tentar, proceda da seguinte forma:
1) como o alternador automotivo possui estator de 36 canais, o seu bobinamento é feito com 6 ou 12 pólos, e neste caso você vai precisar de 6 ou 12 ímãs. só que com 6 não vai ficar bom, então o certo vai ser adquirir 12 ímãs de neodímio com uma medida que dê de adaptar ao induzido do alternador. ímãs de ferrite ou outro qualquer, nem pensar, pois o rendimento vai ser mísero.
2) monte novamente o alternador já com o ímãs mas ainda com o bobinamento original.
3) ponha o alternador para girar a uma rotação de 400 rpm com uma lâmpada de aproximadamente 60w ligada da saída, sem o regulador. faça a medida de tensão. a partir do valor desta tensão e da rotação média da sua turbina você vai calcular o novo bobinamento.

mas aí já é outro capítulo...


ronimc
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta abr 22, 2009 3:27 am

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por ronimc »

oi josenir, agradeço a resposta rápido em retorno a minha mensagem, e peço desculpas pela minha demora em retornar.
bom, já construi a placa e está em teste.
qto as diferenças entre o esquema e o layout, vou deixar os pontos que onde percebi as divergências, pois algumas são importantes.
se houver mais alguma divergência ou um ponto onde eu errei, por favor corrija.
quero frisar que não estou apontando erros exatamente nestes pontos que marquei, mas sim diferenças entre o esquema e o layout.
obrigado.
Anexos
Reg_IMA.JPG
Reg_IMA.JPG (103.62 KiB) Visto 6183 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

ronimc Escreveu:oi josenir, agradeço a resposta rápido em retorno a minha mensagem, e peço desculpas pela minha demora em retornar. bom, já construi a placa e está em teste.
qto as diferenças entre o esquema e o layout, vou deixar os pontos que onde percebi as divergências, pois algumas são importantes. se houver mais alguma divergência ou um ponto onde eu errei, por favor corrija. quero frisar que não estou apontando erros exatamente nestes pontos que marquei, mas sim diferenças entre o esquema e o layout.
obrigado.
puxa, você realmente fez um trabalho minucioso de conferência entre o esquema e o layout da pci. muito bom trabalho.

segue abaixo novo desenho do esquema elétrico do nosso regulador de tensão para gerador eólico de ímãs permanentes com as alterações para correção das inconsistências apontadas.
felizmente a maioria delas não compromete o funcionamento geral do regulador. o que acontece é que eu sempre começo com um desenho básico do circuito, a partir do qual desenho uma primeira placa, e faço depois alterações na placa e somente depois de comprovado o funcionamento é que eu atualizo o esquema elétrico inicial. às vezes eu me descuido e deixo o esquema elétrico desatualizado, o que aconteceu aqui.

mas foi apontado um erro que não está no esquema, e sim na pci. neste caso é um pouco mais grave, e cabe comentar: a inversão dos dois resistores de 1k5 e 27k. os dois componentes estão corretamente posicionados no esquema e o erro está na pci. essa diferença de posição diminui a capacidade de elevação de tensão, e talvez não seja percebida com geradores de baixa potência, mas se trata de um ponto importante para o funcionamento da regulação de tensão. por isso vou providenciar novo desenho da pci.
Reg_ima_esq.JPG
Reg_ima_esq.JPG (83.07 KiB) Visto 6168 vezes
se por acaso ainda tiver ficado algo incorreto, não façam cerimônia, e procurem me informar. tenho trabalhado ultimamente num desenho mais compacto da pci deste regulador, e talvez ocorram algumas mudanças também no esquema elétrico. aguardem, em breve divulgo aqui.

agradeço.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”