Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

luis.sueder
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta abr 23, 2015 8:56 pm
Estado: Desligado

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por luis.sueder » quinta abr 23, 2015 9:05 pm

titoizim Escreveu:Bom dia. Como disse antes, eu transformei um alternador de chevete com 14 ímãs de neodímio N42 28x12x4 mm, usando uma ponte retificadora trifásica de 50a. O alternador desse modo não precisa de excitação e me forneceu 14,5v a 400 rpm e 36v a 3500 rpm, ficou mais leve para girar, ou seja aplica-se menos força no eixo para girar, consequentemente é preciso de menos ventos para geração de energia. Fiz em casa mesmo. Se quiserem fotos e/ou mais dados é só falar.
Boa tarde!
estou buscando utilizar um alternador da mesma maneira que vc fez, mas tenho dúvidas sobre a colocação dos imãs e se somente os imãs são suficientes para gerar a energia em baixas rotações. Pode me enviar alguma foto e algumas dicas? Obrigado. Luis Fernando Sueder -RS

Ferro
Membro
Membro
Registado: terça jun 09, 2015 7:33 pm

Mensagem por Ferro » quarta jun 10, 2015 12:11 pm

Josenir Escreveu:que tal usar um alternador de carro em uma turbina eólica ? se alguém se interessar posso dar as dicas de como fazer a adaptação, que já fiz e obtive rendimento excepcional. é claro que precisa-se de um pouco de conhecimento de eletronica para construir um regulador/excitador apropriado para esta finalidade.

até breve.
Bom dia, sou novo aqui.

Primeiro gostaria de parabenizar a todos por se dedicarem a algo tão importante como energia limpa, ainda mais por hobby.
Estou querendo entrar neste mundo.
Como sou novo, não consigo mandar mensagens privadas. Será que consigo conversar com Josenir pessoalmente (fb, whatsapp, ou qq outro meio)?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir » quarta jun 10, 2015 12:38 pm

Ferro Escreveu:Bom dia, sou novo aqui.
Primeiro gostaria de parabenizar a todos por se dedicarem a algo tão importante como energia limpa, ainda mais por hobby.
Estou querendo entrar neste mundo.
Como sou novo, não consigo mandar mensagens privadas. Será que consigo conversar com Josenir pessoalmente (fb, whatsapp, ou qq outro meio)?
Pode me contactar pelo Messenger do Facebook: Josenir Silverio.

Wilhan Jaks
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jun 11, 2015 12:55 am

Mensagem por Wilhan Jaks » quinta jun 11, 2015 1:11 am

Sr. Josenir

Boa noite;

Estou desenvolvendo um projeto para aproveitar energia mecanica desperdiçada, e encontrei um obstáculo, pois preciso aumentar a rpm para conseguir gerar energia elétrica. Verificando seu projeto que ficou muito bem feito, observei que o Sr encontrou o mesmo problema na situação em que me encontro;

Gostaria se possÍvel me auxiliar informando a descrição do multiplicador de rotação que o Sr utilizou para que eu possa dar continuidade no meu projeto!

ATT;

WILHAN JAKS F. RIBEIRO
UNIVERSITÁRIO 3º PERIODO ENG. MECÂNICA FIP MOC.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir » quinta jun 11, 2015 2:07 am

Wilhan Jaks Escreveu:Sr. Josenir
Boa noite;
Estou desenvolvendo um projeto para aproveitar energia mecanica desperdiçada, e encontrei um obstáculo, pois preciso aumentar a rpm para conseguir gerar energia elétrica. Verificando seu projeto que ficou muito bem feito, observei que o Sr encontrou o mesmo problema na situação em que me encontro;
Gostaria se possÍvel me auxiliar informando a descrição do multiplicador de rotação que o Sr utilizou para que eu possa dar continuidade no meu projeto!
ATT;
WILHAN JAKS F. RIBEIRO
UNIVERSITÁRIO 3º PERIODO ENG. MECÂNICA FIP MOC.
Olá, seja bem vindo.

Ocorre em eólica a seguinte situação: se você precisa de mais força mecânica, para pode usar um gerador mais potente, a primeira opção é aumentar o diâmetro da hélice da turbina eólica. No entanto, aumentando o diâmetro da hélice, naturalmente você vai obter uma rotação menor. Ocorre que o seu gerador maior, em geral, precisa da mesma rotação que o seu gerador menor. Na verdade, quanto mais rotação tiver, ais potência vai obter. Assim o desejável era ter mais rotação, para poder gerar mais energia. Mas, infelizmente, com o aumento do diâmetro da hélice, a rotação diminui.

Aí, fatalmente, você vai precisar de um meio mecânico para aumentar a rotação da hélice da sua turbina eólica. À época em que desenvolvi minhas primeiras turbinas, gastei muito tempo estudando e fazendo experimentos. E acabei chegando a algumas conclusões que me foram úteis.

Uma delas foi a seguinte: quanto mais você aumenta a rotação, mais você perde torque. Perde torque porque aumenta a perda mecânica na transmissão do seu multiplicador de rotação. Então depois de muito experimentar, concluí que se você ampliar em mais de quatro vezes a rotação da sua turbina, as perdas aumentam muito. Aí acaba não compensando. Porque a sua turbina vai atingir uma rotação tal quando o gerador estiver sem carga, no entanto, tão logo precise de torque, a rotação da turbina cai drasticamente, e com isso a geração fica muito prejudicada.

Outra situação é a construção do multiplicador de rotação. Um meio eficiente é por meio de engrenagens banhadas em óleo. Mas a construção fica complicada, e aumentam os custos. Um meio barato, fácil de construir, e que tem uma eficiência aceitável, é por meio de polias e correias. As correias em V são aos mais populares. Por isso optei por elas. Devido ao baixo custo e à facilidade de encontrá-las no mercado. Preferi usar as correias automotivas, que são mais eficientes do que as industriais, e tem baixo custo.

Se usar correias micro V automotivas ou correias dentadas, com certeza a eficiência aumenta. Ocorre que aumentam os custos, e a dificuldade pra encontrar as polias e correias. Aí você precisar avaliar quais as prioridades do seu projeto: baixo custo ou alta eficiência?!

No final, as minhas turbinas ficaram com uma eficiência aceitável com um multiplicador de rotação de 1:3. Ou seja, para cada volta da hélice da turbina chegam três voltas no gerador.

Se você tiver que aumentar a rotação mais que isso, já esteja ciente que vai estar perdendo energia que poderia ser aproveitada. Qual seria então a solução, se, aumentando em quatro vezes a rotação que você tem, ainda assim não conseguir obter a rotação que o seu gerador precisa?
Simples, troque o gerador por outro gerador com maior quantidade de pólos. Um gerador vendido comercialmente(padrão brasileiro), que tenha 4 pólos, precisa de uma rotação de 1800 RPM pra gerar a sua potência máxima com frequência de saída de 60HZ. Ao passo que um gerador de 8 pólos precisa de apenas 900 RPM pra fornecer a mesma energia.

olegariojunior
Membro
Membro
Registado: sábado jul 04, 2015 3:13 pm

Mensagem por olegariojunior » sábado jul 04, 2015 3:37 pm

Josemir como faço para comprar regulador/excitador, eu tenho um alternador grande de onibus 24v e gostaria de utilizar como gerador eolico.

olegariojunior
Membro
Membro
Registado: sábado jul 04, 2015 3:13 pm

Mensagem por olegariojunior » sábado jul 04, 2015 4:57 pm

Como encontrar Sosemir Silverio, tenho interesse em excitador/alternador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir » sexta jul 17, 2015 12:55 am

olegariojunior Escreveu:Josemir como faço para comprar regulador/excitador, eu tenho um alternador grande de onibus 24v e gostaria de utilizar como gerador eolico.
Pode me contactar por MP, aqui mesmo no fórum. Ou josenir_silverio@yahoo!com!br (troque a ! por .)

Agradeço.

Alexandre Fausto
Membro
Membro
Registado: terça out 13, 2015 1:17 am

Mensagem por Alexandre Fausto » quarta out 14, 2015 5:52 pm

Olá Josenir, sou novo nesse forum, não estou conseguindo abrir o circuito impresso, pois estou com dificuldades de instalar o programa, você poderia me envia o circuito em pdf

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir » quarta out 14, 2015 11:40 pm

Alexandre Fausto Escreveu:Olá Josenir, sou novo nesse forum, não estou conseguindo abrir o circuito impresso, pois estou com dificuldades de instalar o programa, você poderia me envia o circuito em pdf
Segue desenhos da PCI (lado cobreado e lado dos componentes), uma imagem da PCI ampliada, para ficar melhor de ver detalhes dos componentes, e esquema elétrico.

Lembrando que as medidas da placa são 60mm x 35mm. É bom conferir essas medidas com a impressão.

Esta é a última versão, revisada e testada.
Regulador Simplificado P1.jpg
Regulador Simplificado P1.jpg (190.56 KiB) Visto 3445 vezes
Regulador Simplificado P1.pdf
(27.07 KiB) Transferido 104 vezes
Regulador Simplificado P1 A.pdf
(24.63 KiB) Transferido 95 vezes
Regulador Simplificado P1 SCH.pdf
(35.34 KiB) Transferido 103 vezes

Alexandre Fausto
Membro
Membro

Mensagem por Alexandre Fausto » quinta out 15, 2015 7:44 pm

Obrigado colega pela atenção e rapidez, outro assunto você teria algum projeto de um controlador de carga solar com circuito impresso e os componentes. Desde já agradeço pela ajuda.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir » quinta out 15, 2015 11:09 pm

Alexandre Fausto Escreveu:Obrigado colega pela atenção e rapidez, outro assunto você teria algum projeto de um controlador de carga solar com circuito impresso e os componentes. Desde já agradeço pela ajuda.
Não, mas também tenho interesse em um controlador de carga para painel solar. Assim que tiver um pouco de tempo de sobra, vou pensar em projetar um.

Alexandre Fausto
Membro
Membro

Mensagem por Alexandre Fausto » sexta out 16, 2015 12:33 am

ok, agradeço pela ajuda

Alexandre Fausto
Membro
Membro

Mensagem por Alexandre Fausto » sexta out 16, 2015 11:40 am

bom dia Josenir, desculpe por eu te encomodar, você teria a lista dos componentes do regulador atualizado.

Alexandre Fausto
Membro
Membro

Mensagem por Alexandre Fausto » sexta out 16, 2015 11:52 am

você sabe qual loja comprar pela internet e o custo pelos componente

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir » sexta out 16, 2015 1:14 pm

LISTA DE COMPONENTES

Seguindo pela foto da placa, da esquerda para a direita, e de cima para baixo, para ficar mais fácil de identificar cada um dos componentes:

REGULADOR DE TENSÃO 7812(LM7812, UC7812, KA7812)
CAPACITOR ELETROLITICO 100uF X 16V
TRANSISTOR MOS-FET IRFZ44
CAPACITOR DE POLIÉSTER 1uF X 100v
DIODO FAST RECOVERY SK4F1
CAPACITOR ELETROLITICO 2200uF X 25V
CAPACITOR ELETROLITICO 470uF X 16V
CIRCUITO INTEGRADO NE555 (KA555)
RESISTOR DE 10R X 1/4W OU 1/8W
RESISTOR DE 100R X 1/4W OU 1/8W
DIODO ZENER 18V X 1W
RESISTOR DE 10R X 1/4W OU 1/8W
CAPACITOR ELETROLITICO 470uF X 25V
CAPACITOR CERAMICO 100nF
CAPACITOR CERAMICO 100nF
CAPACITOR CERAMICO 470nF
TRANSISTOR BC639
RESISTOR DE 1K X 1/4W OU 1/8W
DIODO FAST RECOVERY SK4F1
DIODO 1N4001
RESISTOR DE 100K X 1/4W OU 1/8W
TRANSISTOR BC337
DIODO ZENER 12V X 1W
MICRO RELÉ 12V CONTATO 10A 5 PINOS
RESISTOR DE 100K X 1/4W OU 1/8W
TRIMPOT DE 100K
RESISTOR DE 1K X 1/4W OU 1/8W
CAPACITOR CERAMICO 100nF
RESISTOR DE 10K X 1/4W OU 1/8W
TRIMPOT DE 10K

Pela internet você encontra muitas loja de componentes eletrônicos que tem este material. Recomendo ir pessoalmente em uma loja de componentes eletrônicos. São componentes muito comuns, fáceis de encontrar. Ao todo não deve gastar mais que R$ 20,00 ou algo em torno de US$ 5,00.

RenatoGalvão
Novo membro
Novo membro
Registado: terça out 27, 2015 3:43 pm

Mensagem por RenatoGalvão » terça out 27, 2015 4:10 pm

Olá Josenir,

Parabéns pelos ótimos esclarecimentos. Não sei se você ainda trabalha em seus projetos pois todos os posts são de 2007/2008. Caso você ainda continue fazendo seus estudos gostaria de tirar algumas dúvidas com você.

Grato,
Renato Galvão

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir » terça out 27, 2015 10:40 pm

RenatoGalvão Escreveu:Olá Josenir,
Parabéns pelos ótimos esclarecimentos. Não sei se você ainda trabalha em seus projetos pois todos os posts são de 2007/2008. Caso você ainda continue fazendo seus estudos gostaria de tirar algumas dúvidas com você.
Grato,
Renato Galvão
Passei alguns anos afastado desse trabalho que comecei na área de energias renováveis, por motivos diversos. Era um trabalho de pesquisa que eu fazia por conta própria, para atender minhas necessidades, e por gosto pelo estudo. Uma forma de lazer útil. Consegui desenvolver algumas soluções bem interessantes, e me dispus a compartilhar com quem estivesse interessado. Encontrei aqui no fórum uma comunidade muito receptiva, e publiquei aquilo que desenvolvi.
Tenho, na medida das minhas disponibilidades de conhecimento e de tempo, procurado ajudar a quem tenha interesse nessa área. Programei para retomar esse trabalho no decorrer deste ano, e tenho, nas horas de folga, feito alguma coisa. Ainda não tenho nada de novo para publicar, mas em breve terei algo.

Fique à vontade perguntar ou propor o que achar relevante. Na medida do possível tentarei ajudar.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto » terça out 27, 2015 11:05 pm

Josenir Escreveu:Programei para retomar esse trabalho no decorrer deste ano, e tenho, nas horas de folga, feito alguma coisa. Ainda não tenho nada de novo para publicar, mas em breve terei algo.
Ótima forma de ocupar o tempo... Ficaremos ansiosamente à espera de novos trabalhos seus ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Felix Silva
Novo membro
Novo membro
Registado: terça ago 23, 2016 10:56 am
Contacto:

Mensagem por Felix Silva » terça ago 23, 2016 11:11 am

Josenir Escreveu:que tal usar um alternador de carro em uma turbina eólica ? se alguém se interessar posso dar as dicas de como fazer a adaptação, que já fiz e obtive rendimento excepcional. é claro que precisa-se de um pouco de conhecimento de eletronica para construir um regulador/excitador apropriado para esta finalidade.

até breve.
Ola Amigo gostaria muito de ter essas informacoes, pois tenho um alternador de 100Amp. Gostaria de aproveitar-lo.

Grato desde ja,

Felix

silvafs7@hotmail.com
watzap 00447877280352.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”