Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Estado: Desligado

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por carioca » quinta dez 20, 2012 9:17 pm

boa noite estou a iniciar um novo projecto postado neste forum
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=79&t=16722
e como vou usar imanes permanentes gostaria de saber se devo efectuar o bobinamento trifásico como o projecto do daniel.esgadeti. o estator tem 12 imans.

georui
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta dez 20, 2012 11:34 pm

Mensagem por georui » quinta dez 20, 2012 11:52 pm

boas,
Josenir, li atentamente aos teus posts e peço-te que me ajudes na execução de um sistema idêntico, mas para gerar corrente com água.

coloquei umas pás num eixo acoplado a uma poli que liga com uma correia à poli do alternador.
funciona muito bem, mas quando excito o alternador para poder gerar corrente, este agarra e não tenho força suficiente para rodar o alternador.

para um gajo nabo na matéria, mas curioso, peço que me ajudes neste sistema.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir » sexta dez 21, 2012 12:35 pm

georui Escreveu:boas,
Josenir, li atentamente aos teus posts e peço-te que me ajudes na execução de um sistema idêntico, mas para gerar corrente com água.
coloquei umas pás num eixo acoplado a uma poli que liga com uma correia à poli do alternador.
funciona muito bem, mas quando excito o alternador para poder gerar corrente, este agarra e não tenho força suficiente para rodar o alternador.
para um gajo nabo na matéria, mas curioso, peço que me ajudes neste sistema.
O que deve estar acontecendo é que a ampliação de rotação está muito grande, por isso, com um mínimo peso no alternador não há força suficiente para manter o movimento.

Favor informar qual a razão da ampliação, ou seja, quantas voltas o gerador dá com uma volta da sua roda d'água.

ss som
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda mai 16, 2011 5:51 pm

Mensagem por ss som » quarta mar 13, 2013 4:44 pm

Josenir Escreveu:
daniel espadeti Escreveu:boa tarde, josenir gostaria de uma ajuda na questão do alternador como gerador, pois estou precisando alimentar dois radios de internet, para distribuição de servidor e a torre dos radios vão ficar em um alto de morro a uns 3 km acima, não tem como pensar em levar energia la pra cima e gosto dessas experiencias com energia alternativa e estava querendo desenvolver esta do alternador, gostaria de alguma explicação em questão do desligamento do excitador original do alternador para colocar o que vc desenvolveu, pois não entendi direito essa parte, eu tenho um alternador aqui mais não consegui entender como funciona o alternador em sí para poder ligar seu excitador. ok fico no aguardo...
a ligação do regulador/excitador no alternador automotivo é muito simples, como você pode ver pela figura abaixo. só existem quatro fios que saem do regulador/excitador e apenas três deles são ligados ao alternador.
acho que falta apenas você desmontar o alternador para conhecer melhor como ele funciona e tirar o regulador original dele. fazendo isso você vai ver que os quatro fios que saem do alternador que nos interessam são:
1) negativo (-) - é qualquer ponto da carcaça, mas sempre tem um parafuso sem isolamento para você ligar o fio
2) positivo (+) - é o parafuso mais grosso na parte de trás do alternador
3) os dois fios das escovas - quando tirar o regulador original, logo vai ver as escovas, ligue um fio em cada uma. alguns reguladores já vêm com uma das escovas ligadas ao negativo. se for este o seu caso, vai ter que isolar, pois o nosso regulador faz excitação com pulso negativo e os automotivos em geral fazem a excitação com pulso positivo. se você não tiver pressa nos próximos dias publicarei uma nova versão do nosso regulador/excitador com excitação positiva, o que vai facilitar ainda mais.
para você conseguir montar este projeto vai ter que estudar um pouco, pois alguns conhecimentos básicos de eletrônica são necessários. comece estudando o alternador.
mais um detalhe: não é qualquer alternador pronto que vai servir. recomendo adquirir um alternador para 24v, de preferência bosch. ou então refazer o bobinamento do estator de um alternador de 12v para 28 espiras por bobina pois este regulador foi projetado para um alternador nestas condições, um original de 12v pode não funcionar como porponho, com rotação abaixo de 600 rpm.
reg_alt.jpg

Mataw
Novo membro
Novo membro
Registado: terça abr 23, 2013 12:40 pm

Mensagem por Mataw » terça abr 23, 2013 12:46 pm

Ola Josenir,sou da Escola Senai A. Jacob LAfer, e estamos fazendo em nosso TCC de Técnico em EletroEletrônica um Aerogerador com um alternador de 12V,infelizmente é o que podemos conseguir no momento,gostaria de algumas dicas, e quais dos circuitos excitadores eu deveria usar,e será que teríamos de modificar o enrolamento do alternador?Gostaria de uma ajuda sua, pois será um prazer colocar o seu nome em nosso trabalho.
Obrigado pela atenção.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir » terça abr 23, 2013 11:22 pm

Mataw Escreveu:Ola Josenir,sou da Escola Senai A. Jacob LAfer, e estamos fazendo em nosso TCC de Técnico em EletroEletrônica um Aerogerador com um alternador de 12V,infelizmente é o que podemos conseguir no momento,gostaria de algumas dicas, e quais dos circuitos excitadores eu deveria usar,e será que teríamos de modificar o enrolamento do alternador?Gostaria de uma ajuda sua, pois será um prazer colocar o seu nome em nosso trabalho.
Obrigado pela atenção.
Ótimo. Está tudo muito bem explicado neste tópico. É só ler. Depois de lido, se surgirem dúvidas, é só perguntar. Estou à disposição.

titoizim
Novo membro
Novo membro
Registado: terça mai 21, 2013 1:01 am

Mensagem por titoizim » terça mai 21, 2013 1:37 am

Boa noite josenir.
Sou novo por aqui, porém gostei muito dos tópicos que li e estou com a intenção de construir um aerogerador ligado a um inversor grid tie, algo que possa me fornecer em torno de 500 a 800w. Fiz alguns testes em casa mesmo, uns com um alternador automotivo (chevette) 12v 30a com o rotor modificado com 14 ímãs de neodímio n48 20x10x5mm, com alternador normal de 75a e gostei muito da energia gerada por um motor 1,3 cv, dc de esteira, me dando 3a a 3000 rpm porém a voltagem ficou em torno dos 230v, quando apliquei uma rotação de aproximadamente 1000 rpm, me deu uma voltagem por volta de 100v. Resumindo gostei muito mas não sei como controlar essa energia e se ela poderia ser aplicável em um aerogerador. Você pode me dar um rumo nesse projeto. Onde moro venta bastante o dia inteiro.

titoizim
Novo membro
Novo membro

Mensagem por titoizim » sexta mai 31, 2013 5:39 pm

Estou pensando em rebobinar um motor de esteira para 24v, você acha que eu consigo uma boa quantidade de energia em baixas rotações? estava olhando o valor das inversores grid tie no site www.aliexpress.com, e estão atrativos visto que controlam entre 12 a 36v. Comprei várias coisas baratinhas e chegaram todas.

proeletrica
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado ago 03, 2013 10:51 pm

Mensagem por proeletrica » terça ago 06, 2013 1:29 am

Boa noite Sr. Josenir
Gostaria ver a possibilidade de adquirir uma peça de seu Regulador/excitador .Não sei se estou postando algo proíbido de tratar aqui. Caso esteja peço desculpa , pois , sou novo por aqui. Será que podemos tratar por MP ou outra forma de comunicação?
forte abraço a todos

titoizim
Novo membro
Novo membro

Mensagem por titoizim » terça ago 06, 2013 10:46 am

Bom dia. Como disse antes, eu transformei um alternador de chevete com 14 ímãs de neodímio N42 28x12x4 mm, usando uma ponte retificadora trifásica de 50a. O alternador desse modo não precisa de excitação e me forneceu 14,5v a 400 rpm e 36v a 3500 rpm, ficou mais leve para girar, ou seja aplica-se menos força no eixo para girar, consequentemente é preciso de menos ventos para geração de energia. Fiz em casa mesmo. Se quiserem fotos e/ou mais dados é só falar.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm

Mensagem por jamerico » terça ago 06, 2013 6:11 pm

Prezado Titoizim,

Meu nome é Jose Américo e faz tempo que não navego neste site, mas também pretendo fabricar um aerogerador com alternador de Chevette que já possuo. Gostaria que nos desse mais informações sobre esta sua modificação, inclusive com fotos do alternador com os imas de Neodímio. E também do enrolamento que fez neste seu alternador.

Fiquei curioso sobre a partida do alternador, pois quando se usa ímãs, o rotor fica como que com dentes para se girar, e pelo que você informou este "cogging" não ficou forte.

Desde já agradeço.

Um abraço

Jose Americo

proeletrica
Novo membro
Novo membro

Mensagem por proeletrica » terça ago 06, 2013 10:19 pm

Amigo Titoizim
Tenho interesse em conhecer seu projeto/montagem mais detalhadamente.Se for possivel disponibilizar os dados construtivos e alterações . Ficarei muito agradecido
forte abraço a todos

proeletrica
Novo membro
Novo membro

Mensagem por proeletrica » quinta ago 08, 2013 1:45 am

Boa noite a todos
Baixei os arquivos (PCB e SCH ) do regulador /excitador , disponibilizado pelo amigo Josenir, e verifiquei que o esquema eletronico , não condiz na integra com a placa ( pois tem valores de componentes diferentes, ligações diferentes e até componente que aparece na placa e não aparece no esquema, etc).
O amigo Josenir nos diz em post anteriores que está com este regulador funcionando já a algum tempo. Sr. Josenir qual que está certo? A placa ou esquema eletronico?
Caso algum colega tenha montado tal circuito e possa me orientar , agradeço, pois o colega Josenir não tem aparecido no forum.
forte abraço a todos

junofilo
Novo membro
Novo membro
Registado: terça out 29, 2013 3:16 pm

Mensagem por junofilo » terça out 29, 2013 3:20 pm

titoizim Escreveu:Bom dia. Como disse antes, eu transformei um alternador de chevete com 14 ímãs de neodímio N42 28x12x4 mm, usando uma ponte retificadora trifásica de 50a. O alternador desse modo não precisa de excitação e me forneceu 14,5v a 400 rpm e 36v a 3500 rpm, ficou mais leve para girar, ou seja aplica-se menos força no eixo para girar, consequentemente é preciso de menos ventos para geração de energia. Fiz em casa mesmo. Se quiserem fotos e/ou mais dados é só falar.

Olá, teria como dar melhores explicações?

Tenho um alternador de chevette e gostaria de adaptá-lo em um gerador.

Posta por favor fotos ou dados...

Obrigado.

misaelrt
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta set 12, 2014 2:01 pm

Mensagem por misaelrt » sexta set 12, 2014 2:13 pm

Josenir Escreveu:vejo que aqui realmente tem gente que entende do assunto, parabéns, quase que antecipa todo o meu projeto, parece até que lê pensamento...
pois bem, desde o começo das minhas pesquisas com energia eólica sou totalmente contra estes projetos de geradores com ímãs permanentes ou aqueles que alteram totalmente um motor para usar como gerador em baixas rotações. sou adepto de idéias o mais simples possíveis que resultem em bom rendimento sem excesso de trabalho braçal.
sobre o alternandor de carro como gerador, gostaria de lembrar que trata-se de um gerador síncrono de 6 (seis) polos, logo pode gerar com 1200 rpm, que não é uma rotação tão alta assim, sendo facilmente atingida por uma turbina eólica com um ampliador de rotação. entretanto pode-se facilmente fazê-lo gerar um bom tanto de energia com 600 rpm, usando um circuito excitador que é muito simples de ser construído. este excitador usa a energia da bateria que será carregada para alimentar o bobinamento do induzido do mesmo, gerando campo para que ele comece a gerar, o que acontece com até 380rpm, chegando a um rendimento razoável a 600 rpm
mas o meu projeto vai um pouco mais além: usa-se um alternador de 24v para gerar 12v, logo de início, podemos observar que ele vai gerar apenas metade da potência para que foi feito, sugiro um alternador de 80 ampères x 24v. sendo assim você vai precisar de uma boa turbina para movimentá-lo, pois teremos pelo menos 40a x 12v = 480w.
o circuito excitador que montei tem uma grande vantagem sobre qualquer outro que você encontrar por aí, pois este não precisa de energia da bateria para fazer a excitação do alternador, e mais ainda, faz o alternador começar a gerar 14,5v regulados com apenas 300 rpm. e mais ainda, controla o peso do gerador no eixo da turbina para otimizar o rendimento mecânico, isto é, se o vento está fraco, envia para a bateria somente o suficiente de energia que não venha causar peso excessivo e reduzir a velocidade ou parar a turbina.
na prática, tendo em mãos o alternador de 24v, retira-se o seu regulador de tensão e no seu lugar instala-se o nosso circuito excitador/regulador, do qual saem apenas 5 (cinco) fios a serem ligados, e pronto, sem nenhuma adaptação exótica, já temos um gerador eólico de baixíssimo custo e com ótimo rendimento. para testar não precisa de bateria, apenas ligue uma lâmpada de 12v na sua saída e gire a pelo menos 300 rpm que a lâmpada acende, como se fosse um gerador de magnetos permanentes.
até breve.

Olá fiquei interessado neste sistema de alternador de 24v que gera 12v a baixo RPM, poderia me dizer se ja há algum esquema pronto do regulador, no caso eu preciso que este alternador mantenha uma bateria de 60A carregada, como se fosse num carro, porém fixo num local, estava pensando em ligar a bateria num transformador de 12v-127v para deixar algumas lâmpadas ligadas (experiência), a necessidade de baixo rpm seria pelo ruído gerado, vi vc dizer que necessita apenas 300rpm, nesse caso o ruído seria bem baixo...
Abraço

gctecn
Membro
Membro
Registado: quinta dez 11, 2014 6:49 pm

Mensagem por gctecn » quinta dez 11, 2014 6:56 pm

jppr, vc teria como postar o circuito da placa por baixo para colocar no acido..?

gctecn
Membro
Membro

Mensagem por gctecn » terça dez 16, 2014 12:27 pm

josemir, bom dia,

vc tem como me passar o tutorial com placa e esquema eletrico para mim..

gcabraljr@terra.com.br

gctecn
Membro
Membro

Mensagem por gctecn » terça dez 16, 2014 12:51 pm

josemir, realmente vc tem bastante bagagem de conhecimento, gostaria que me passase alguns conhecimentos sobre energia eolica de aerogeradores, reguladores, etc. para meu e-mail. se possivel, comeceu a fazer algumas esperiencias com montagem de estatores, estou a preparar a maquina caseira que peguei net para fazer o enrolamento do stator, tudo tenho que tentar até concretizer o meu aerogerador. aguardo retorno

Douglas Bainy
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 06, 2015 2:01 pm

Mensagem por Douglas Bainy » terça jan 06, 2015 3:33 pm

Josenir, boa tarde!

Tens ou sabe me informar onde conseguir as curvas de rotação dos alternadores automotivos? Vi que tem uma na página 12, porém gostaria de saber se existem outras. Com relação a esta que consta na página 12 os valores de rpm são com referência ao motor certo? Pois li que a relação da polia do motor para do alternador é algo em torno de 1:2 ou um pouco mais, chegando o alternador a rotações de até 14.000 rpm.

Se tiver algum material ou algum local de pesquisa para indicar agradeço, pois preciso das informações para montar meu projeto de TCC.

Abraço

lucianoeletronica
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado abr 18, 2015 3:14 am

Mensagem por lucianoeletronica » sábado abr 18, 2015 4:57 am

parabéns josenir vc tem bagagem caro amigo a tempo que venho procurando pelo um projeto como esse que DEUS abençoe vc sempre, seja sempre a pessoa humilde que vc é abraço.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”