Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

njay Escreveu:sim sr., alegra-me ver tanta "mão na massa" por aqui
os geradores que vocês fazem têm o mesmo número de pólos (imãs) e dentes (bobinas)?
normalmente sim. mas se pode usar mais pólos no induzido do que no estator, como se faz neste projeto que indiquei, que usa 16 ímãs no induzido e 15 bobinas nos estator. veja que não são nem múltiplos, porque os projetistas usam cada uma das 15 bobinas do estator independente, cada uma com o seu retificador. logo pode-se consirerar 16 imãs sobre uma bobina. tenho aqui muitos livros sobre motores, mas nenhum é objetivo o suficiente neste tema. pretendo fazer um teste com apenas 4 imãs para 16 bobinas, em tese funcionaria. se funcionar, temos aí uma evolução para diminuir os custos deste tipo de gerador.
e você ? teria alguma nova idéia sobre isso para dividir conosco ?


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Njay »

tenho a ideia de que se o número de pólos e dentes for diferente, a "prisão" é menor o que facilitaria o arranque. a força de atracção entre pólos e dentes estaria distribuída de uma forma mais homogénea; com um número igual, as posições de "repouso", quando estão os pólos directamente alinhados com os respectivos dentes, mantêm o rotor e o estator mais "presos" nessas posições. se eu fosse fazer um gerador, fazia-o com um número diferente de pólos/dentes.

pelo menos como gerador não vejo nenhum problema em ter número diferente de pólos e dentes; apenas vai variar a energia gerada.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

perece que alguns colegas estão achando super complicado este meu regulador. mas eu asseguro que é só impressão. ele é realmente muito simples, considerando tudo o que ele faz. acho impossível um circuito fazer tanta coisa e ser tão simples, modéstia à parte...
vejam a foto dele montado, fica um pouco maior do que uma caixa de fósforos.
Reg_alt_mont.JPG
Reg_alt_mont.JPG (29.72 KiB) Visto 18046 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

daniel espadeti Escreveu:boa tarde, josenir gostaria de uma ajuda na questão do alternador como gerador, pois estou precisando alimentar dois radios de internet, para distribuição de servidor e a torre dos radios vão ficar em um alto de morro a uns 3 km acima, não tem como pensar em levar energia la pra cima e gosto dessas experiencias com energia alternativa e estava querendo desenvolver esta do alternador, gostaria de alguma explicação em questão do desligamento do excitador original do alternador para colocar o que vc desenvolveu, pois não entendi direito essa parte, eu tenho um alternador aqui mais não consegui entender como funciona o alternador em sí para poder ligar seu excitador. ok fico no aguardo...
a ligação do regulador/excitador no alternador automotivo é muito simples, como você pode ver pela figura abaixo. só existem quatro fios que saem do regulador/excitador e apenas três deles são ligados ao alternador.
acho que falta apenas você desmontar o alternador para conhecer melhor como ele funciona e tirar o regulador original dele. fazendo isso você vai ver que os quatro fios que saem do alternador que nos interessam são:
1) negativo (-) - é qualquer ponto da carcaça, mas sempre tem um parafuso sem isolamento para você ligar o fio
2) positivo (+) - é o parafuso mais grosso na parte de trás do alternador
3) os dois fios das escovas - quando tirar o regulador original, logo vai ver as escovas, ligue um fio em cada uma. alguns reguladores já vêm com uma das escovas ligadas ao negativo. se for este o seu caso, vai ter que isolar, pois o nosso regulador faz excitação com pulso negativo e os automotivos em geral fazem a excitação com pulso positivo. se você não tiver pressa nos próximos dias publicarei uma nova versão do nosso regulador/excitador com excitação positiva, o que vai facilitar ainda mais.
para você conseguir montar este projeto vai ter que estudar um pouco, pois alguns conhecimentos básicos de eletrônica são necessários. comece estudando o alternador.
mais um detalhe: não é qualquer alternador pronto que vai servir. recomendo adquirir um alternador para 24v, de preferência bosch. ou então refazer o bobinamento do estator de um alternador de 12v para 28 espiras por bobina pois este regulador foi projetado para um alternador nestas condições, um original de 12v pode não funcionar como porponho, com rotação abaixo de 600 rpm.
Reg_alt.JPG
Reg_alt.JPG (75.09 KiB) Visto 17883 vezes

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por carioca »

d_pintassilgo Escreveu:também fico a aguardar mais informação, estou a desenvolver algo semelhante com um colega.
boa noite ocompatriota , estou a construir um gerador eolico de raíz é mais simples.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite ocompatriota , estou a construir um gerador eolico de raíz é mais simples.
não tem uma foto ou desenho do modelo ?

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por MaDiNfO »

boas arranjei uma saca cheia de alternadores de camion 24 volts da volvo daquelas dos anos 80 (de fucinho) estes alternadores tem uma particularidade interesante... nao precisam de alteraçoes algumas... so tem dois fios positivo e negativo... que se pode fazer com isto? o ideal sera rectificar para 12v e carregar bats ou juntar inversor ou algo do genero por acaso ninguem tem um esquema para isto ?

agradeço desde jah

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

madinfo Escreveu:boas arranjei uma saca cheia de alternadores de camion 24 volts da volvo daquelas dos anos 80 (de fucinho) estes alternadores tem uma particularidade interesante... nao precisam de alteraçoes algumas... so tem dois fios positivo e negativo... que se pode fazer com isto? o ideal sera rectificar para 12v e carregar bats ou juntar inversor ou algo do genero por acaso ninguem tem um esquema para isto ?
agradeço desde jah
você não poderia colocar aqui umas fotos deste alternador ? de preferência desmontado. me interessa ver este alternador que tem apenas dois fios. não seria isto um motor elétrico cc ?


antonio maximiano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: segunda set 29, 2008 2:25 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por antonio maximiano »

viva pessoal...

este post promete

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Pessoal vejam este MONSTRO !

Mensagem por Josenir »

pessoal vejam este monstro !

acabo de encontrar este alternador em uma oficina de ônibus. a plaqueta dele está apagada, mas o eletricista que me forneceu este me garantiu que ele gera 24v por 120 ampères, e eu acreditei, pois o tamanho dele é descomunal. chega a ser até uma obscenidade !

o da esquerda é um alternador de automóvel ford de tamanho normal e à direita é ele, o "dito cujo".

ele é usado em ônibus com ar condicionado, funciona independente do alternador normal do ônibus e serve apenas par alimentar o ar condicionado. e tem mais, ele possui 8 pólos no induzido e gera a potência máxima com apenas 900 rpm, pois tem que funcionar o ar condicionado com o motor de ônibus na lenta.

ele tem o estator bobinado com apenas duas fases, mas possui 22 diodos retificadores, enquanto qualquer alternador, mesmo o dos caminhões, possuem apenas 6 diodos para retificar três fases. com apenas duas fases para retificar, o normal seria usar no máximo 4 diodos. tenho certeza de que a fábrica não colocaria 22 diodos no lugar de 4 apenas para decoração, logo se explica que realmente se trata de algo bastante potente.

e embora eu só o tenha encontrado agora, o eletricista me disse que é muito comum encontrar um destes por aí e até já me garantiu que me consegue pelo menos mais uns três, e a preço de banana.

fiz alguns testes na bancada e ele gerou uma boa potência com 600 rpm, mas não auto-excitou a esta rotação. imaginem como ele vai ficar, daqui a alguns dias quando eu fizer para ele um bobinamento de 16 pólos... aguardem, em breve mando mais notícias.
Alt_AR_Onibus1.jpg
Alt_AR_Onibus1.jpg (29.45 KiB) Visto 20854 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por serges »

vamos ficar a aguardar noticias...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Arinto
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado out 25, 2008 9:26 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Arinto »

ola josenir,

portanto a forma mais rentavel de retirar energia de um alternador, é juntar/modificar o alternador e adicionar um circuito rectificador/excitador e ligar a um inverter para ter 220v?

quanto é que eu conseguiria retirar de um alternador de 24v 80a?

por acaso não sabe qual a força que o alternador faz em carga?

agradeço qualquer ajuda,

paulo arinto

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

arinto Escreveu:ola josenir,
portanto a forma mais rentavel de retirar energia de um alternador, é juntar/modificar o alternador e adicionar um circuito rectificador/excitador e ligar a um inverter para ter 220v?
quanto é que eu conseguiria retirar de um alternador de 24v 80a?
por acaso não sabe qual a força que o alternador faz em carga?
agradeço qualquer ajuda,
paulo arinto
eu penso que a melhor forma é bobinar o alternador para 48v e carregar um banco de baterias. com 48v as perdas são menores para elevar para 220v do que de 12v/220v, por exemplo. mas nada impede que você bobine o alternador para 220v e tenha menas perdas ainda, apenas não esqueça que a excitação do alternador vai ter que ser feita na tensão original dele (12v ou 24v), pois quando falo em bobinar estou dizendo bobinar apenas o estator e deixar o induzido como está, para não complicar muito.
o quanto de energia que você conseguiria tirar de um alternador vai depender mais da máquina que vai movê-lo, mas asseguro que com as alterações que proponho, pelo menos 80% da potência nominal dele.
não entendi bem a pergunta sobre qual a força o alterador faz em carga, acredito que você queira saber o quanto pesa para a máquina que vai movê-lo. não tenho aqui equipamentos como um torquímetro para fazer tal medição, mas lhe asseguro que o peso é conforme a energia gerada mais as perdas, coisa que facilmente pode ser avaliada com experimentos práticos, para se ter uma idéia. uma outra coisa é certa: considerando o alternador e um gerador de ímãs permanentes e velocidades variáveis, no geral o alternador será mais leve para ser movido, devido ao seu campo magnético ser diminuído ou desligado nas baixas rotações.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

pessoal, não esqueci o monstro não. esta semana ele sai. o problema é que tirei a semana que passou para trabalhar numa turbina a vapor. é isso mesmo, josenir não é só eólica, é vapor também. eh eh eh...
quem quiser dar uma olhadinha nela visite o tópico abaixo:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =20&t=8178


alvaro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta out 31, 2008 2:22 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por alvaro »

ola a todos!!
vejo q por aki sao todos profissionais e estao todos motivados a dar o seu contributo para o desnvolvimento da producao de energia caseira!!
bravo!!
na minha enorme ignorancia compreendi q e necessario alterar um alternador para q seja possivel produzir uma corrente aceitavel!!acho desde ja um trabalho complicado quando sou um zero na materia....
mas tb ouvi dizer q a partir de um motor de uma maquina de lavar antiga se poderi a produzir corrente,neste caso a 220, tendo ja visto tb o topico!!
agora veio- a ideia um dinamo de velho carro...plo q ouvi dizer este produz sempre corrente 9independentemente das rotacoes!!agora nao sei e gostava de saber se se produz resistencia para produzir corrente e se necessita de um controlador tipo painel solar para poder carregar as baterias????
desculpem a minha pequenez
alvaro

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

na verdade um dínamo nada mais é do que um motor de corrente contínua. é verdade que com baixas rotações ele gera alguma coisa, mas a tensão de saída é proporcional à rotação. em eólica só podemos contar com rotações entre 300 a 600 rpm. um dínamo de 12v vai gerar 14v em 1800 rpm, logo com 300 rpm ele estará gerando no máxmo 15% disso, algo como 2v. não se pode dizer que não seja possível elevar esses 2v para 14v e asim carregar uma bateria, mas se o dínamo de 14v está gerando apenas 2v, logo a quantidade de energia disponível (a corrente) é muito baixa para fazer qualquer trabalho útil. em resumo, não é uma boa opção.
o rendimento de uma gerador eólico é muito relativo, o que para uns é pouco, para outros é mais que suficiente. enquanto uns querem funcioanar uma máquina de solda em um catavento, outros estão felizes por apenas acender alguns leds. então eu na condição de pessoa experiente em energia eólica lhe diria que não vale a pena, mas eu mesmo na condição de pessoa comum lhe diria: "siga em frente amigo, o importante é fazer aquilo em que se acredita, mesmo que no final acenda apenas alguns leds, terá feito algo útil". e ademais, quem sabe dê um azar e você venha a fazer grandes descobertas com este experimento !
muitas grandes descobertas da humanidade foram encontradas ao acaso, enquanto se buscava outra coisa.
mas também esteja com os pés no chão e saiba que qualquer que seja o gerador que usar sempre vai ser necessário um bom circuito regulador de tensão.


ftr
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda nov 24, 2008 6:01 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por ftr »

josenir Escreveu:.
josenir gostei da ideia
não pude ler o topico todo
estou iniciando o projeto / contrução de uma turbina eolica de eixo vertical em fibra de vidro espuma de pvc , carbono etc
a minha maior duvida era o gerador
vc poderia me dar maiores detalhes de qual alternador usar ?
se puder me mandar um email
pelo que vi vc conseguiu tirar o maximo do alternador ne ?

[email protected]

estou em vitória es

um abraço


JRB
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta nov 21, 2008 11:25 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por JRB »

alguem poderia mim dizer qual é o melhor para gerar. o alternador ou o motor de esteira ergométrica, poderia dizer o que se consegue com um alternador de fusca e como escolher um bom motor de esteira ergométrica em termos de potencia etc.


moa
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 04, 2009 9:52 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por moa »

olá pessoal!

josenir, alguma novidade sobre o uso do alternador?
estou precisando para:

viewtopic.php?f=27&t=9023

abraços!

Avatar do Utilizador

Siriustc
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jan 06, 2009 12:55 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Siriustc »

ola josenir,
estou começando a me aventurar na produçao de energia e pra começar meu projeto escolhi seu modelo como ponto de partida.
ja consegui um alternador da bosch com as seguintes caracteristicas: 28v 3/45a.
minha duvida: é possivel desenvolver esse projeto com esse alternador?

a respeito da auto-excitaçao, achei esse video no youtube onde o cara tambem fala sobre isso:

Link

abs

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”