1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

exterminador
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado out 06, 2007 11:41 pm

Mensagem por exterminador »

quem tiver 1 rebarbadora(rectificadora das grandes) avariada retira o indusido e as indutoras e aplica o motor no veio onde estava o indusido, as pas retira-se a protecção do disco e são colocadas no local onde se coloca o disco

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

e isso resultara? é que tem para ai 12000 rotacoes por minuto na rectificadora se botares pas onde leva o disco a situacao inverte-se ou consegue-se atingir 24000rotacoes com o vento?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


exterminador
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado out 06, 2007 11:41 pm

Mensagem por exterminador »

talvez não me explicasse bem, o que esta dentro da rebarbadora, indutoras e indusido são retirados, só se aproveita parte do eixo donde estava o induzido, ao qual é ligado o motor(gerador) e pelo que me apercebi ha 1 desmultiplicação de 1 para 4 oou seja 1 volta das pas da 4 voltas no eixo .


Carlos Oliveira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo out 07, 2007 12:11 am

gerador de baixa rotação

Mensagem por Carlos Oliveira »

exterminador Escreveu:talvez não me explicasse bem, o que esta dentro da rebarbadora, indutoras e indusido são retirados, só se aproveita parte do eixo donde estava o induzido, ao qual é ligado o motor(gerador) e pelo que me apercebi ha 1 desmultiplicação de 1 para 4 oou seja 1 volta das pas da 4 voltas no eixo .
é verdade que irá ter mais rotação que as pás, mas também é verdade que não se tira todo o rendimento por causa do atrito. hoje é possível fazer geradores que às 80 rpm já iniciam a sua produção


exterminador
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado out 06, 2007 11:41 pm

aeolica

Mensagem por exterminador »

sim é verdade ha o atrito, mas por acaso a rebarbadora que tenho, o eixo é 1 sem fim, por isso o atrito é muito reduzido,

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

carlos oliveira escreveu:
geradores que às 80 rpm já iniciam a sua produção
não os geradores mas sim as pas
os geradores esses sao bastante mais
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Carlos Oliveira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo out 07, 2007 12:11 am

Mensagem por Carlos Oliveira »

caro ventuinhas o meu gerador produz das 80 ás 150 rpm
se conseguir ponho uma foto


truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Mensagem por truka »

pois...,isso era muito boa, boa ideia.
truka.
Sempre a aprender.


exterminador
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado out 06, 2007 11:41 pm

Oi

Mensagem por exterminador »

como não sou avarento, quem for da zona de lisboa, pode ir a belas ha lá 1 ferro velho com umas coisinhas interessantes para construção de geradores, eu por exemplo arranjei 3 pas, 1 veio com rolamentos e 1 motor, motores tem muitos e por quaisquer 15 euros traz-se 1 gerador quase completo, força vão lá (quem poder)


Autor do tópico
xpto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 114
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
Localização: Penafiel - Porto

Re: Oi

Mensagem por xpto »

exterminador Escreveu:como não sou avarento, quem for da zona de lisboa, pode ir a belas ha lá 1 ferro velho com umas coisinhas interessantes para construção de geradores, eu por exemplo arranjei 3 pas, 1 veio com rolamentos e 1 motor, motores tem muitos e por quaisquer 15 euros traz-se 1 gerador quase completo, força vão lá (quem poder)
mostra ai fotos do teu material...e das tuas construções para termos uma ideia...


exterminador
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado out 06, 2007 11:41 pm

oi

Mensagem por exterminador »

coloco com todo o gosto, mas alguem tem de me explicar como se inserem as fotos. montado ainda não tenho nada, ja tenho o material quase todo, so falta mandar fazer num torneiro 2 peças em cobre para quando o rotor mudar de direcção os fios não se pertirem.


Autor do tópico
xpto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 114
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
Localização: Penafiel - Porto

Re: oi

Mensagem por xpto »

exterminador Escreveu:coloco com todo o gosto, mas alguem tem de me explicar como se inserem as fotos. montado ainda não tenho nada, ja tenho o material quase todo, so falta mandar fazer num torneiro 2 peças em cobre para quando o rotor mudar de direcção os fios não se pertirem.

ai tens...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=222


Autor do tópico
xpto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 114
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
Localização: Penafiel - Porto

Mensagem por xpto »

parece que os ventos andam muitos maus para este lado...
hoje de manha quando estava a sair de casa reparei que o meu aerogerador estava quase a cair...

com os ventos fortes desta noite ficou um pouco estragado...ja o tirei do sitio onde estava e guardei-o na garagem...logo vou repara-lo...


Henrique
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 04, 2007 3:03 pm

Mensagem por Henrique »

isso é o problema dos aerogeradores caseiros não serem calibrados e usarmos materiais fracos depois quando vêm uns ventos mais fortes anda para se desmontar tudo!


Autor do tópico
xpto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 114
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
Localização: Penafiel - Porto

Mensagem por xpto »

henrique Escreveu:isso é o problema dos aerogeradores caseiros não serem calibrados e usarmos materiais fracos depois quando vêm uns ventos mais fortes anda para se desmontar tudo!
ja esta reparado...e agora so espero que venha vento ainda mais forte...
quero ver quanto e que aquilo aguenta...


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Esta é nova....

Mensagem por joaquimdelisboa »

hei...pessoal...

esta é nova e mais fácil.... quem troca o paleio por "miúdos"? eu para línguas tenho dois ouvidos esquerdos!!!!!!!!!

http://link.brightcove.com/services/pla ... 1233395616

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

um sistema fixe. um gerador eléctrico sem turbina. só não descobri de que era feita a fita vibratória.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

eis uma ideia para suplantar a falta de motores dc/ geradores.
utilizar um vulgar motor ac de escovas, por exemplo uma rebardadeira para aproveitar a parte mecanica, e colocar imans permanentes no indutor.
como o indutor é consituido por material ferromagnético temos uma distribuição do campo magnético por todo o indutor e assim o problema da excitação inicial do gerador.
o ideal seria utilizar imans pequenos, mas com campos magnéticos fortes, tais como os dos discos rigidos que são pequenas chapas.
problema, o campo seria fraco pelo que a quantidade de energia produzida também o seria, mas é uma solução simples e barata

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

tenho aqui em casa dois ímans fortíssimos com cerca de 3 cm de comprimento que estavam a ser vendidos numa feira como brinquedo. custaram um euro e conseguem fazer estragos importantes em material electrónico, como por exemplo fazer brutais manchas nos cinescópios do televisores (desapareceram depois de desligar a tv) e desmemorizar os telecomandos universais que depois têm de ser novamente programados. às vezes, encontram-se as coisas onde menos se espera.


consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm
Localização: Parede - Portugal

Mensagem por consultor »

jeanuc Escreveu:eis uma ideia para suplantar a falta de motores dc/ geradores.
utilizar um vulgar motor ac de escovas, por exemplo uma rebardadeira para aproveitar a parte mecanica, e colocar imans permanentes no indutor.
hoje em dia, em quase todas as "varinhas mágicas" da ordem dos 400w, o indutor é já constituido por 2 imans. funcionam a corrente alternada rectificada por uma ponte de díodos.

mas o problema é sempre o mesmo, para limitar a corrente no arranque aumenta-se a resistência interna bobinando o induzido com fio fino.
assim a funcionar como geradores nunca podem dar grandes correntes cá para fora.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”