Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
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Josenir
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por Josenir »

florindo marcelo lopez Escreveu:josenir....
da uma olhada nestes caras...
http://www.dvetech.dk/?page=PMG&id=63
serao serios?
eficiencia > de 92% ???????
Peço a colaboração dos amigos para postar mensagens para mim nos meus tópicos. Não é legal agente estar "poluindo" o tópico dos outros com mensagens que não são pertinentes.

Mensagem respondida no tópico:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=27&t=13309

Agradeço a compreensão.


Autor do tópico
Field
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por Field »

Não quero comprar briga com ninguém, por favor, que fique isso bem claro.
Por envolver segurança e riscos de explosão, com o objetivo de tirar todas as dúvidas de quem possa precisar de dados a respeito de cargas de baterias, por ser um assunto totalmente pertinente ao tópico inicial, por eu adorar e trabalhar com o assunto a mais de 20 anos, para compartilhar minhas pesquisas com todos (já faço isso, sempre que encontro algum link pertinente eu posto em um tópico relacionado...) e por ser a norma técnica oficial no meu país (percebam que quando citei no primeiro post ‘ atende NBR-15254’ não foi a toa, é por que realmente conheço a norma, e o circuito quando tiver sua versão final a atenderá) vou postar 3 links -todos são documentos oficiais. Parte de minhas teorias é um detalhado estudo desses manuais, Josenir. Observe que quando eu disse:

“Não consigo visualizar qual ponto teria 16 ou 18V para poder ser utilizado como referência.”

Você escreveu dois post (post´s???) depois:

“Você só deve se preocupar em medir a tensão na bateria. Se o banco de baterias estiver bem dimensionado, enquanto as baterias não estiverem com a carga completa, a tensão estará baixo de 14V e o gerador estará com peso suficiente para se manter sob controle.

Depois que a tensão na bateria atingir 16V, com certeza é hora de começar a parar o gerador. Então você dá um curto-circuito em uma das fases. Se isso não for suficiente para conter a tensão nessa faixa, e atingir os 18V, você está com as baterias carregadas e com excesso de vento. Então é hora de dar um curto-circuito na outra fase. As baterias de 12V de chumbo podem suportar tensões de até 20V por curtos períodos, logo, acredito que esta abordagem seria uma ótima alternativa.”

Todos esses 3, Josenir:

http://www.coelce.com.br/media/57957/et ... 20r-04.pdf

http://www.centralmat.com.br/Artigos/Ma ... terias.PDF

http://ebookbrowse.com/manual-de-bateri ... -d94409726

Afirmam que não da pra passar de 14,5V, 14,6 não lembro ao certo mas com certeza bem menos que seus 16, 18 e até 20V! Verá que relatam riscos de explosão por sobretensão também. Tenho alguns outros com direitos autorais mas esses já são o suficiente.

Por tanto manter sua afirmação aí de cima (é a que começou o debate) além de ferir a mim, fere a todos os engenheiros e técnicos que a idealizaram e também, claro, a própria ABNT - é o órgão que regulamenta normas técnicas no nosso país, caso você não saiba. Se você ainda tem alguma dúvida creio não ser a pessoa mais indicada, sugiro que mande um e-mail para a Bosch, que é autora de um dos artigos ou para algum dos engenheiros da Coelce que você verá, assinam outro artigo. Eu sou um simples técnico e tenho mais é que ‘andar na linha’. A hora que (se) a ABNT mudar suas regras, adapto meus equipamentos a elas o mais rápido possível e se alguém vier reclamar de suas características, mando falar direto com a ABNT. Percebe porque tenho respaldo para ‘lavar minhas mãos’? É lamentável que você, tão estudado, venha conhecer normas técnicas da ABNT dessa maneira, mas infelizmente, se estou certo, estou certo -além disso, você que pediu pra eu apresentar. Tentei explicar detalhadamente a você, para não ter que chegar a esse ponto. Percebe o quanto eu escrevi tentando explicar? Era só a minha palavra antes, mas ela foi subjulgada. Tenha uma boa leitura e se quiser discutir algo, procure a ABNT. Dê uma olhada no tópico ‘apresentações’, terá uma ideia melhor de quem eu sou. Não sou muito. Dei o assunto de carga de baterias por encerrado.

Josenir, batemos de frente isso é fato. Saiba considero você muito bom no que faz. Sinceramente, peço desculpas a você por que sei, tive certos momentos de irritação. Sei também que minhas palavras ficam ácidas rapidamente – prometo rever isso pensando bastante antes de postar algo para que não aconteça nunca mais. Você também se exaltou. Fica 1 X 1 então, e continuamos desbravando a tecnologia???
Se você concordar, Josenir (por favor poste logo a baixo dizendo se concorda ou não ou peça diretamente -também em meu nome, se poder), pedirei para o moderador que apague todo esse nosso debate, pois não levou a lugar nenhum e não gostaria de ter minha imagem associada a isso, acredito que você também não. Comprometo-me em postar os links novamente, pois são a base de meu trabalho.
Obrigado.
Sem mais.

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Josenir
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por Josenir »

Em outras épocas já alertei a membros novos "empolgados" neste forum sobre ter cuidado com o que se escreve aqui. Não me lembro de episódio anterior onde os moderadores concordaram em excluir mensagens, a não ser em função de ofensa direta a algum membro. Então, escreveu bobagem, vai ficar aí por muito tempo para que todos vejam a qualidade da sua produção.

Li os três documentos que você indicou, e em nenhum deles pude achar qualquer afirmação que diga que não se pode aplicar um pulso de 16V com duração de 10 mS em uma bateria cuja tensão a plena carga já é de 14,6V.

Pelo contrário, o manual da Bosch (pág. 12) confirma que a corrente de carga deve ser de 0,1C, como já lhe havia dito, e que confirma o meu cálculo para dimensionamento do banco de baterias, e atesta a segurança da carga que é aplicada pelo gerador a esse banco.

E os outros dois documentos:
1) Um é da COELCE, e trata tão somente de especificações acerca dos requisitos a que os fornecedores de baterias precisam atender para fornececer baterias para uso nas subestações da COELCE. Logo também não é possível encontrar aí qualquer restrição ao que lhe expus.

2) o outro trata de ajudar no dimensionamento de baterias através de um software fornecido pelo sítio CentralMat (Elel Engenharia Elétrica Ltda), e também não traz qualquer consideração que contrarie a minha tese.

Logo, nenhum desses documentos traz qualquer informação útil a resolver essa aparente controvérsia. Aparente porque para mim não há controvérsia alguma, uma vez que até o momento não se cogitou nenhum postulado válido para desclassifcar a minha tese.

Sugiro a seguinte solução: já que a minha tese não lhe é útil, simplesmente deixe de considerá-la e prossiga o seu trabalho.

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florindo marcelo lopez
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por florindo marcelo lopez »

nao querendo me meter e ja me metendo....


o exposto abaixo foi copiado na integra do FAC da Moura.... entendam como quiserem ( os dois)

Qual o procedimento correto para recarregar bateria com carregador elétrico? Qual a amperagem e o tempo de recarga?
A recarga mais apropriada para as baterias é a carga lenta. Entendemos como carga lenta a carga em que a corrente é limitada a 10% do valor da capacidade da bateria. Exemplo: bateria de 60 Ah — corrente máxima de recarga de 6 A. Outro fator que prejudica a vida útil das baterias é a tensão de recarga. Quanto mais alta, mais gaseificação a bateria vai gerar e, consequentemente, maior a perda de eletrólito. Em geral, os carregadores inteligentes são os mais indicados, pois regulam a corrente no valor adequado e, uma vez que a bateria esteja carregada, terminam o procedimento automaticamente.



nao diz que não se pode ter voltagem ( tensao) acima nem abaixo de nada mas recomenda que quanto maior mais gaseificação gera logo ACREDITO QUE quanto mais proximo do valor NOMINAL mehor (menos pior) sera....


isso tambem nao quer dizer que nao se pode por qualquer que seja a voltagem por minusculos periodos de tempo ( ja pensou vc ligar uma lampada 110 v por engano em 220V e ela queimar instantaneamente ???) nao queima eu ja fiz isso e ela BRILHA MUITOOOO mas se vc for rapido pode testar por alguns segundos...


ENTAO que nao eh bom manter 18V para a carga nao eh.... mas tambem nao tem mal alguns "pulsos" ate a resposta do circuito....
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Autor do tópico
Field
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por Field »

Sua tese Josenir, caso você ainda não tenha percebido depois de ler todos esses manuais, foi desclassificada no momento que você disse:

‘Depois que a tensão na bateria atingir 16V, com certeza é hora de começar a parar o gerador. Então você dá um curto-circuito em uma das fases. Se isso não for suficiente para conter a tensão nessa faixa, e atingir os 18V, você está com as baterias carregadas e com excesso de vento. Então é hora de dar um curto-circuito na outra fase. As baterias de 12V de chumbo podem suportar tensões de até 20V por curtos períodos, logo, acredito que esta abordagem seria uma ótima alternativa.’

E isso pode causar um acidente sim. Como bem observou agora, 14,6V é o máximo.
Então sua tese é falha, e não diga que será apenas por alguns ms pois da maneira que falou a tensão pode ficar a cima dos 14,6V por longos períodos...

A respeito de minha participação no fórum:

-trato todos com máxima educação e, se me exalto, tenho a humildade de pedir desculpas;
-fundamento minhas teorias em manuais técnicos;
-se algum membro não entende o que falei faço esquemas, gráficos, enfim;
-apresento links e manuais técnicos;

Acho que contribuo um pouco... e acredito que não feri a política do fórum por tanto, não tente colocar a opinião de todos contra mim tentando me intimidar só por que eu encontrei falha em uma tese sua: evolua e aprenda com elas.

Você disse:

‘Em outras épocas já alertei a membros novos "empolgados" neste forum sobre ter cuidado com o que se escreve aqui. Não me lembro de episódio anterior onde os moderadores concordaram em excluir mensagens, a não ser em função de ofensa direta a algum membro. Então, escreveu bobagem, vai ficar aí por muito tempo para que todos vejam a qualidade da sua produção.’

-Concordo plenamente que fique tudo aí, mas não queria isso. Falei por educação por que eu, se fosse você, ficaria com vergonha por tomar conhecimento de normas técnicas oficiais e de manuais de baterias da maneira que tomou: questionando que eu tivesse documentos e solicitando, declarando que os fabricantes não promovem a publicação do conhecimento técnico e agora, também, por alterar sua tese (não? é só ler: a tese inicial [16V, 18V, 20V] citei no começo, aqui está alteração da tese inicial:

‘Li os três documentos que você indicou, e em nenhum deles pude achar qualquer afirmação que diga que não se pode aplicar um pulso de 16V com duração de 10 mS em uma bateria cuja tensão a plena carga já é de 14,6V.’

Essa alteração de sua tese, depois de ler os documentos, ficou bem melhor! Agora você quer aplicar só um pulso de 16V com duração de 10ms em baterias com tensão de 14,6V... isso eu acho que dá pra fazer sim, mas o que tem a ver com os 16V, 18V que você disse que dava pra colocar e manter [sem esquecer ‘até 20V por curtos períodos’] na bateria em sua primeira tese, aquela desclassificada por sobretensão?) e me subjulgando, não foi a primeira vez que fez isso. Não recebi nenhum pedido de desculpas, embora tenha tido humildade para fazer um... ‘que fique aí por muito tempo’, então.

-Minhas ‘bobagens’(segundo você) ao menos são a respeito do meu desconhecimento sobre a utilização do fórum, jamais a respeito da ‘qualidade de minha produção’, não tente confundir as coisas nem as pessoas. Sim, se a NASA projetar um banco de baterias e você aplicar uma tensão superior a máxima recomendada por ela por longos períodos (já falei dos ms..), você vai pifar o banco sim! Nisso que falei não tem nenhuma bobagem tão pouco precipitação, percebe?

O que mais me chamou atenção, além do risco dos gases e explosão que citei, foi a sua declaração:

‘Tudo o que os fabricantes querem é vender mais. Por isso eles não promovem a publicação do conhecimento técnico. Se alguém destrói baterias, com ceteza eles irão aplaudir e comemorar.'

Acredito que esse manual da Bosch que você tem agora, depois de eu te dizer onde pegar, contraria o que você afirmou e acho, ainda, lamentável que pense assim do fabricante de um produto que você usa, pois eles não pensam da mesma forma a respeito de você. Imagino o que a Bosch pensaria de você se visse todo esse tópico, percebe ;) ? Por isso tinha pedido para apagar(que bobagem a minha, não sabia que não dava para apagar), mas já que concorda, melhor que seja mantido!

Você disse:

‘Sugiro a seguinte solução: já que a minha tese não lhe é útil, simplesmente deixe de considerá-la e prossiga o seu trabalho.’

Aceito a solução, prosseguirei meu trabalho e só posto aqui de novo quando tiver tudo pronto. Não questionarei mais nada com você, o assunto está mais do que encerrado. Meu bom senso diz que devo me afastar de pessoas que pensam e agem como você, Josenir. É o que vou fazer!

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Josenir
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por Josenir »

Sou inimigo dessas discussões que não levam a lugar nenhum. Quem me tiver alguma consideração, não me chame para discutir coisas inúteis, pois não tenho tempo para isso. No entanto, apenas para encerrar a questão, gostaria de fazer um pequeno adendo.
Field Escreveu:-Concordo plenamente que fique tudo aí, mas não queria isso. Falei por educação por que eu, se fosse você, ficaria com vergonha por tomar conhecimento de normas técnicas oficiais e de manuais de baterias da maneira que tomou: questionando que eu tivesse documentos e solicitando, declarando que os fabricantes não promovem a publicação do conhecimento técnico e agora, também, por alterar sua tese (não? é só ler: a tese inicial [16V, 18V, 20V] citei no começo, aqui está alteração da tese inicial:
Josenir Escreveu:Li os três documentos que você indicou, e em nenhum deles pude achar qualquer afirmação que diga que não se pode aplicar um pulso de 16V com duração de 10 mS em uma bateria cuja tensão a plena carga já é de 14,6V.
Essa alteração de sua tese, depois de ler os documentos, ficou bem melhor! Agora você quer aplicar só um pulso de 16V com duração de 10ms em baterias com tensão de 14,6V... isso eu acho que dá pra fazer sim, mas o que tem a ver com os 16V, 18V que você disse que dava pra colocar e manter [sem esquecer ‘até 20V por curtos períodos’] na bateria em sua primeira tese, aquela desclassificada por sobretensão?) e me subjulgando, não foi a primeira vez que fez isso. Não recebi nenhum pedido de desculpas, embora tenha tido humildade para fazer um... ‘que fique aí por muito tempo’, então.
Em momento algum fiz qualquer alteração na minha tese, e em momento algum afirmei que "dava pra colocar e manter 16V, 18V". Desde o começo, o que tentei explicar foi que o circuito controlador do gerador eólico precisaria apenas monitorar a tensão na bateria, e que quando a tensão chegar em 16V, deve-se curto-circuitar uma das fases, e se a tensão continuar subindo e chegar em 18V, deve-se curto-circuitar a outra fase. Com as duas fases em curto, naturalmente não chegará mais energia do gerador na bateria, e a tensão deve cair para a faixa dos 14,5V (que é a tensão da bateria à plena carga). Com isso estará garantida a integridade dessas baterias.

Ora, se o circuito controlador está monitorando constantemente a tensão na bateria, e se, como já expliquei, o tempo de resposta desse circuito é de 10 mS, o tempo decorrido entre o momento que a tensão teria atingido 16V e a ação do circuito para retirar esse excesso terá sido de aproximdamente 10 mS. Então, no final das contas, o que aconteceu foi que a bateria foi submetida nesse período de tempo a um pulso de 16V com duração de 10 mS, ou seja, 10 centésimos de sugundo, ou 1 segundo dividido por 100.

E mais: se a tensão da bateria já era de 14,6V, o referido pulso de 10 mS de duração impôs um excedente de 1,4V (16V - 14,6V = 1,4V). E foi isto que eu quis ressaltar na última mensagem: que se trata de uma sobretensão de 9,5%, o que não configura situação extrema, um vez que a grande maioria das fontes de alimentação e carregadores de baterias possuem tolerância na faixa de pelo menos 5%. Ou seja, a tensão máxima pode ser 5% a mais ou a menos do que a especificada.

Fico muito contente que a essas alturas o colega agora tenha entendido, e tenha concordado com a minha tese. Mas daí a dizer que mudei o que tinha dito, é querer "tapar o sol com a peneira".
Field Escreveu:Aceito a solução, prosseguirei meu trabalho e só posto aqui de novo quando tiver tudo pronto. Não questionarei mais nada com você, o assunto está mais do que encerrado. Meu bom senso diz que devo me afastar de pessoas que pensam e agem como você, Josenir. É o que vou fazer!
Neste caso, o colega acaba de fazer como alguns outros já fizeram e foram duramente criticados aqui neste forum. Uma vez que o espaço aqui disponível se destina a partilha de conhecimento, tal atitude não condiz com o que é esperado dos membros desta comunidade.

Se você mesmo propôs desenvolver um projeto e abriu um tópico para acompanhamento, pediu sugestões, etc. A partir do momento que diz que só vai postar quando terminar o projeto, mostra que se nega a partilhar o desenvolvimento, e ofende a todos que estão aqui a dividir com esta comunidade os seus conhecimentos. E a comunidade não tem garantia alguma de que você, ao final, venha a publicar o projeto.

A minha forma de pensar é assim: ajoelhou, tem que rezar! Se prometeu, deveria cumprir!


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Field
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por Field »

Em respeito a essa comunidade e por ser minha vontade inicial continuarei divulgando o projeto. Não vou comentar 'tapar o sol com a peneira', cada um que tire suas próprias conclusões. Discussões que levam a nada são contraproducentes, seguindo o princípio de que a grande maioria -acho que todos- alternadores automotivos que estão ligados a baterias de 12V nominais trabalham a uma tensão máxima de 14,4V/14,6V nunca exederei esse limite em meu circuito, é uma ótima referência. Segue abaixo a segunda versão beta(que também pode não funcionar corretamente), as alterações:

-Foi acrescentado 'entrada' para mais uma fase, aceitando agora também alternadores trifásicos;
-Foi acrescentado um controle de temperatura do estator. Da maneira que está, desliga apenas a bateria dos retificadores quando a temperatura subir, bloco U1:C, e aciona normalmente o freio, mesmo se estiver superaquecido. Não sei se com o estator superaquecido e excesso de vento seria conveniente freia-lo pois aquecerá ainda mais -acho. Dos dois, O que seria menos perigoso: excesso de rotação ou superaquecimento? Aceito sujestões para a temperatura máxima, sei apenas que fios esmaltados possuem temperaturas diferentes.
O bloco que controla o tempo de freagem agora é feito por um LM555 na configuração monoestável, é representado por U3 e está programado para aproximadamente 1 minuto. É incrível a simplicicade e versatilidade desse IC! Se alguém quiser utilizá-lo em outras aplicações há um programa que calcula automaticamente tempos das configurações astável e monoestável nesse link: http://www.doctronics.co.uk/down555.htm
Há inconsistências quanto ao número dos diodos no esquema, corrigirei na próxima vesão. Existem dois 'D19', dois 'D20', dois 'D21' e dois 'D22'.

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FELIZ ANO NOVO A TODOS, !!!!!!!

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florindo marcelo lopez
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por florindo marcelo lopez »

gente desculpem sou pessimo em desenho, mas da pra entender o CONCEITO...

o exemplo usado e um motor de vidro de carro ( nativo em 12V.) mas podem ser usados inumeros outros modos, ate por molas com leme em "V"


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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por Josenir »

florindo marcelo lopez Escreveu:gente desculpem sou pessimo em desenho, mas da pra entender o CONCEITO...
o exemplo usado e um motor de vidro de carro ( nativo em 12V.) mas podem ser usados inumeros outros modos, ate por molas com leme em "V"
Florindo,
Essa sua ideia é ótima. Eu mesmo vou querer fazer uns testes com ela assim que puder.


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Field
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por Field »

Retirei a ultima versão beta, vários erros.


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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por Field »

Encerro minha participação nesse fórum por motivos pessoais.


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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por Field »

E agora entendo porque outros membros iniciaram seus projetos aqui e não concluíram.

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mauri
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por mauri »

Field Escreveu:Encerro minha participação nesse fórum por motivos pessoais.
Por ter chegado a essa conclusão deixo aqui alguns reparos:
O fórum é, de acordo com a regra nº 1,
1. um fórum é um espaço de debate e troca de opiniões.
portanto, de todos. A base do fórum é a partilha de informação.
Aliás foi a sua declaração inicial:
para compartilhar minhas pesquisas com todos
e seguintes citações, algumas que não se entende:
Com o seu apoio o projeto toma um novo rumo e tenho certeza que terá um resultado final bem melhor! É, um de 10kw... sei lá...
eu me divirto um monte aqui no fórum, rsrsrrs..
.
Se você concordar, eu preferiria seguir desenvolvendo o projeto sem o seu apoio (só sem o seu)
pensando bastante antes de postar algo para que não aconteça nunca mais
Aceito a solução, prosseguirei meu trabalho e só posto aqui de novo quando tiver tudo pronto.
Retirei a ultima versão beta, vários erros.
mas quanto a esta:
Meu bom senso diz que devo me afastar de pessoas que pensam e agem como você, Josenir.

Deve-se salientar que o Josenir é um colaborador fora de série, aliás citado por si ao início.
Não se compreende todas estas citações totalmente divergentes em tão pouco espaço de tempo..

Nota final:
O Field declara na inscrição do fórum fazer hoje 11 anos!
Este tópico fica aberto por um tempo e depois será trancado.
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florindo marcelo lopez
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Re: Aerogerador de eixo horizontal eficiente!!!

Mensagem por florindo marcelo lopez »

11 anos??? de idade???


OMG
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