Programa para realizar os cálculos de geradores eólicos

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Claudio Campos
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta nov 23, 2011 11:51 pm
Localização: Florianópolis

Programa para realizar os cálculos de geradores eólicos

Mensagem por Claudio Campos »

Boa tarde a todos.

Venho até vocês para propor que com a ajuda de todos possamos criar um programa de computador para realizar os cálculos necessários, tamanhos, medidas, etc...

Entramos com os que esperamos em termos de watts, voltagem e amperagem, o computador calcula o restante e desenha o projeto em 2D.

Sou programador e o programa é completamente viável, mas temos que vencer algumas barreiras em relação aos cálculos envolvidos. Todos sabem um pouco ou muito de alguma área, se o programador (neste caso eu) entender o cálculo ele pode programar isso com certeza.

O programa não será vendido, mas distribuído através do fórum NovaEnergia, se assim o dono do site permitir.

Peço, portanto, a colaboração de todos. Quem souber as questões que vou postando aqui, por favor responda. Todos serão beneficiados.

PROJETO: Estou com um projeto em mãos, eixo vertical (vou começar por este), para gerar 12v x 15ampéres. Vou montá-lo, mas me deparei com a primeira dúvida.

O PROBLEMA: A bobina. Segundo o projeto deve ter 100 espiras de fio 1,7mm. Mas colocando os cálculos da dimensão da bobina em um programa para saber qual a indultância, o programa deixa a bobina com 40 espiras (com as dimensões do projeto) e vai gerar uma indultância de 138,95uH, com as 40 espiras.

Bom... pelo que sei, a bobina perfeita tem uma resistência interna igual a zero. O que preciso saber é se eu preciso zerar a indultância (0,01), ou seja, resistência interna é a mesma coisa que indultância? Significa então que quanto menor a indultância menor a resistência e mais fluxo magnético absorvido para gerar energia?