Programa para realizar os cálculos de geradores eólicos

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Claudio Campos
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta nov 23, 2011 11:51 pm
Localização: Florianópolis

Programa para realizar os cálculos de geradores eólicos

Mensagem por Claudio Campos »

Boa tarde a todos.

Venho até vocês para propor que com a ajuda de todos possamos criar um programa de computador para realizar os cálculos necessários, tamanhos, medidas, etc...

Entramos com os que esperamos em termos de watts, voltagem e amperagem, o computador calcula o restante e desenha o projeto em 2D.

Sou programador e o programa é completamente viável, mas temos que vencer algumas barreiras em relação aos cálculos envolvidos. Todos sabem um pouco ou muito de alguma área, se o programador (neste caso eu) entender o cálculo ele pode programar isso com certeza.

O programa não será vendido, mas distribuído através do fórum NovaEnergia, se assim o dono do site permitir.

Peço, portanto, a colaboração de todos. Quem souber as questões que vou postando aqui, por favor responda. Todos serão beneficiados.

PROJETO: Estou com um projeto em mãos, eixo vertical (vou começar por este), para gerar 12v x 15ampéres. Vou montá-lo, mas me deparei com a primeira dúvida.

O PROBLEMA: A bobina. Segundo o projeto deve ter 100 espiras de fio 1,7mm. Mas colocando os cálculos da dimensão da bobina em um programa para saber qual a indultância, o programa deixa a bobina com 40 espiras (com as dimensões do projeto) e vai gerar uma indultância de 138,95uH, com as 40 espiras.

Bom... pelo que sei, a bobina perfeita tem uma resistência interna igual a zero. O que preciso saber é se eu preciso zerar a indultância (0,01), ou seja, resistência interna é a mesma coisa que indultância? Significa então que quanto menor a indultância menor a resistência e mais fluxo magnético absorvido para gerar energia?

Outra pergunta: Se eu aumentar de 40 espiras que o programa deu, para as 100 espiras do projeto eu vou zerar a indultância?

Vamos tornar este programa realidade.
Água mole em pedra dura, Deus ajuda a quem cedo madruga...


afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Programa para realizar os cálculos de geradores eólicos

Mensagem por afstoni »

Experimente o programa Wind Blade Calculator 2006


Autor do tópico
Claudio Campos
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta nov 23, 2011 11:51 pm
Localização: Florianópolis

Re: Programa para realizar os cálculos de geradores eólicos

Mensagem por Claudio Campos »

afstoni Escreveu:Experimente o programa Wind Blade Calculator 2006
Obrigado pela dica, mas já possuo o programa, não atende as necessidades.

O que eu preciso é de uma informação prática a respeito. Porque mesmo que você use a melhor calculadora elas estão todas pré-programadas pela matemática e não entram em consideração muitas variáveis a respeito. Eu preciso do erro prático. O programa deve atender a todas as necessidades. Exemplo: Você vai querer que gere 12 volts, vai gerar 12 volts! O projeto se molda à sua necessidades de voltagem e amperagem. Calculando as perdas pela prática. Se você usar uma fórmula matemática o valor não é real. Você sabe disso, é próximo, mas ainda assim não é real.

E eu quero chegar o mais perto possível da realidade com o programa.

Então para responder a esta pergunta, basta que alguém que já possua um rotor montado (dois discos) faça duas bobinas diferentes em espiras fio 1.7mm, uma com 100 espiras e outra com 40 espiras. 50x50x50x50mm interno x 110x110x110x110mm externo, 5mm altura(deitada), medir utilizando neodímio 50x50x50x50 x 5mm altura (dois discos) e postar os resultados aqui (quantos volts, amperagem, uH). Eu ainda não fiz o rotor, o projeto final vai depender dos resultados obtidos no início.

Mas é esse o espírito que precisamos o de cooperação mútua. Muito Obrigado mesmo por sua participação. Se tiver alguma idéia não deixe de postar.

Abraço.
Água mole em pedra dura, Deus ajuda a quem cedo madruga...

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”