Transformadores: Usos práticos

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Dínamo verde
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado mar 26, 2011 8:43 pm

Transformadores: Usos práticos

Mensagem por Dínamo verde »

Observando os quadros de distribuição de energia a longas distâncias, creio que podemos aperfeicoar o rendimento de nossas experiências com alternadores em resultados práticos para uso doméstico em aparatos de baixa potência, como carregadores de celular e rádios, sem ter que investir em caros inversores de voltagem.
Em experimento recente, usei um transformador comercial de 30v e entrada de 220v. Invertendo as ligações, consegui quase 250V com um motor de passo com o transformador em vazio. Claro que, elevando-se a voltagem diminue-se a corrente, mas se pulássemos de 970mA para 90 ou 100A no gerador? Creio que teríamos corrente suficiente para ligar um televisor, pois consegui carregar um telefone celular com um motor passo a passo que produz 970mA de corrente.
Vamos tentar pessoal! Afinal, se é possível alimentar uma cidade de 60.000 habitantes com 3 fios de 230Kv e 4kA é bem provável que se possa alimentar aparatos menores com 220 ou 110 volts usando apenas transformadores comuns invertidos.. :o :o


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Transformadores: Usos práticos

Mensagem por RJSC »

Desde que seja para alimentar uma carga resistiva (lâmpadas incandescentes) ou qualquer dispositivo que funcione internamente com corrente contínua e portanto retifique a corrente de entrada, não há qualquer problema em usar transformadores ao contrário!

Só há problema é com aparelhos que dependem de corrente alterna e de uma frequência específica (50 Hz) para funcionar, como motores de indução, alguns relógios analógicos que se sincronizam com a frequência da rede, lâmpadas fluorescentes com balastro magnético (tradicional), etc.
Depois há também o problema que se a frequência que o alternador produz fugir bastante dos 50 Hz / 60 Hz o rendimento dos transformadores com núcleo de ferro começar a diminuir e se perder potência no processo, mas isso só se deve notar quando se começar a aproximar dos kHz. Se o alternador produzir frequência de kHz convém usar transformadores de núcleo cerâmico, que se encontram nas fontes de alimentação comutadas (TVs, Fontes de Alimentação de Computadores, etc).

Agora para ligar carregadores / transformadores dc, TV's, computadores, lâmpadas fluorescentes compactas ou LED, etc funciona na perfeição porque a primeira coisa a acontecer à corrente nesses equipamentos é ser retificada, portanto a frequência não importa.

O único problema é que normalmente os alternadores nas nossas experiências vão ser ligados a uma ventoinha ou roda de água e como a velocidade vai variando, também vai variando a frequência e a tensão, mas isso não afeta os aparelhos com retificador que eu citei.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Dínamo verde
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado mar 26, 2011 8:43 pm

Re: Transformadores: Usos práticos

Mensagem por Dínamo verde »

Valeu, mas o experimento citado é justamente para aparatos com retificação antes do chaveamento e do transformador. Não há como reduzir essa frequência retificando a corrente e depois fazendo o chaveamento? Aqui no Brasil a energia de itaipu que vai para o paraguai é convertida em corrente contínua (600Kv) e depois reconvertida em corrente alternada por tiristores de alta tensão a 50Hz, pois o sistema brasileiro de 60Hz é incompatível com o paraguaio. Apesar que a nossa dificuldade será achar um transístor capaz de produzir essa frequência tão baixa, além de trabalhar com amperagem elevada e suprir a demanda de alguns equipamentos. :D :D

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Dínamo verde
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado mar 26, 2011 8:43 pm

Re: Transformadores: Usos práticos

Mensagem por Dínamo verde »

Fiz alguns experimentos recentes que comprovaram a eficiência de utilizar transformadores para pequenas correntes. O meu gerador eólico apresentava certas perdas, de quase 1V dos 5 que ele produz, por causa do comprimento do fio que o liga à uma bateria que tenho. Coloquei um transformador normal logo na saída dele, aumentando a tensão para 145 V. No fim, um último transformador, ligado normalmente e com a chave posicionada em 110 V, faz a redução da voltagem para os mesmos 5V, com uma pequena perda de corrente, Já consegui obter até 360V usando transformadores normais, mas com correntes baixíssimas.


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Transformadores: Usos práticos

Mensagem por Aless »

Um ponto que merece atenção é o seguinte:

No seu caso, foi observada uma queda um pouco abaixo de 1V (ao longo do fio) do total de 5V disponíveis. Isso equivale a uma perda também um pouco abaixo de 20% da potência útil.

Ora, se considerarmos um rendimento otimista de 0.90 em cada um dos transformadores (um próximo ao gerador, e o outro próximo às baterias), também teremos uma perda de quase 20% ( 1.00 - 0.90 * 0.90 = 0.19 ) da potência útil, o que daria na mesma.

A idéia é ótima, pois abre o horizonte para outros colegas que tenham problemas semelhantes, mas a impressão que se tem é que, neste caso em particular, não faria muita diferença usar um ou o outro processo para a transmissão da energia.

Abraços verdes!
:mrgreen:

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”