Duvida quanto ao efeito de afastamento do disco dos imãs

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Duvida quanto ao efeito de afastamento do disco dos imãs

Mensagem por ondaverde »

estou a pensar fazer um aerogerador de eixo vertical, como é experimental e não tem ainda especificações queria fazer o gerador de imãs permanentes de forma a que se possa ajustar a “prisão” do mesmo, para isso quero utilizar a aproximação e afastamento do disco dos imãs.

o que é que perco?? - amperagem?? – voltagem?? – ou ambos??

- penso que já existem alguns micro-aerogeradores que utilizam sistema semelhante para o arranque.

obrigado.
c.s.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Duvida quanto ao efeito de afastamento do disco dos imãs

Mensagem por Ferra »

sugiro que passe pelo tópico do josenir e leia a opinião dele sobre geradores eolicos verticais para produção eléctrica!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Re: Duvida quanto ao efeito de afastamento do disco dos imãs

Mensagem por ondaverde »

obrigado ferra.

já passei pelos posts, mas teimo pela vertical. no entanto se é for assunto tabu, posso então transpor a hipótese para uma hawt e esquecer, aqui no fórum, a vawt.

longe de mim querer questionar seja quem for, seja o que for.

para as hawts também terá aplicação para o inicio de funcionamento e para tomar balanço.
se fosse possível obter resposta como se fosse para uma hawt ficava muito agradecido.

estou a pensar fazer um aerogerador de eixo horizontal, queria fazer o gerador de imãs permanentes de forma a que se possa ajustar a “prisão” do mesmo, para isso quero utilizar a aproximação e afastamento do disco dos imãs.

o que é que perco?? - amperagem?? – voltagem?? – ou ambos??

- penso que já existem alguns micro-aerogeradores que utilizam sistema semelhante para o arranque.

obrigado.
c.s.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Duvida quanto ao efeito de afastamento do disco dos imãs

Mensagem por Josenir »

ondaverde Escreveu:obrigado ferra.
já passei pelos posts, mas teimo pela vertical. no entanto se é for assunto tabu, posso então transpor a hipótese para uma hawt e esquecer, aqui no fórum, a vawt.
longe de mim querer questionar seja quem for, seja o que for.
questionar é saudável, não paga imposto, e pode ainda levar a novas descobertas. não existem verdades absolutas, o que existem são algumas verdades que se sustentam por mais tempo. e essas que se sustentam por mais tempo são justamente as que carecem mais de questionamento.
ondaverde Escreveu:para as hawts também terá aplicação para o inicio de funcionamento e para tomar balanço.
se fosse possível obter resposta como se fosse para uma hawt ficava muito agradecido.
estou a pensar fazer um aerogerador de eixo horizontal, queria fazer o gerador de imãs permanentes de forma a que se possa ajustar a “prisão” do mesmo, para isso quero utilizar a aproximação e afastamento do disco dos imãs.
c.s.
a tal "prisão", dependendo do tipo do gerador, pode ser em decorrência do cogging ou simplesmente da falta de um regulador de tensão adequado. na primeira hipótese se resolve simplesmente montando um gerador axial, que não possui o efeito de cogging. na segunda hipótese, qualquer que seja o gerador, sempre vai ser necessário um regulador de tensão adequado, então não vejo motivo para a sua preocupação em alterar a posição dos ímãs de forma dinâmica. uma mudança dessas vai levar a uma mecânica complicada e sujeita a falhas.
ondaverde Escreveu:o que é que perco?? - amperagem?? – voltagem?? – ou ambos??
- penso que já existem alguns micro-aerogeradores que utilizam sistema semelhante para o arranque.
obrigado.
quanto mais próximos os ímãs estiverem das bobinas, maior tensão e maior corrente, e consequentemente, maior potência gerada, e maior peso imposto à hélice. quanto mais longe, menor tensão e menor corrente. na verdade, menor tensão, pois a corrente é resultado da aplicação de uma tensão sobre uma carga. se a tensão diminui, numa mesma carga, a corrente diminui naturalmente.
usando um gerador axial, que não possui efeito de cogging, sem carga ligada ao gerador, o peso imposto à hélice é quase zero, e é resultado apenas do peso do rotor do gerador. não há como diminuir este peso, e nem chega a ser útil fazê-lo.
no entanto, à medida que o gerador ganhar velocidade, começará a gerar uma tensão, a qual vai subindo de valor conforme a rotação. até o momento em que a tensão seja igual ou menor à tensão das baterias, não haverá peso algum a mais no eixo do gerador. a partir do momento em que a tensão do gerador ultrapassa a tensão da bateria, quanto maior esse valor, maior será a corrente circulando e com isso maior o peso imposto ao eixo do gerador e, neste caso, à hélice da turbina. neste momento deve entrar em ação o regulador de tensão: para não deixar a tensão subir mais do a tensão máxima suportada pela bateria. uma vez que a tensão estará regulada, a corrente também estará sob controle, e com isso o peso do gerador imposto à hélice da turbina.

enfim, ajuste a distância dos ímãs para a menor possível, assim vai conseguir o melhor rendimento do seu gerador, e procure adquirir um regulador de tensão adequado para o gerador.


Autor do tópico
ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Re: Duvida quanto ao efeito de afastamento do disco dos imãs

Mensagem por ondaverde »

obrigado mestre.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”