Projecto Vencer o Vento (VV)

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Projecto Vencer o Vento (VV)

Mensagem por Bluesky »

ola, comecei este projecto para demonstrar que é possivel instalar um aerogerador sobre um veiculo ou barco e usar a força do vento para vence-lo, indo na direcção pela qual ele sopra.

bem vindo ao projecto vencer o vento.

a primeira fase seria encontrar uma "vela" aerogeradora adequada com duas caracteristicas-chave: que tivesse dimensões adequadas (não muito alta e nao muito larga) para instalar no veiculo e produzisse uma grande quantidade de "sumo" electrico. a vela que concebi é dinamica e com boas dimensões, mas falhou no capitulo produção electrica.

Imagem
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Projecto Vencer o Vento (VV)

Mensagem por Bluesky »

utilizei 8 ventoinhas de pc, onde shuntei os diodos d1 que evitam os retornos, mas cheguei à conclusão que estes aerogeradores são muito ineficientes, por isso apliquei aquela fraca corrente para um stop do meu automovel que apliquei na parte frontal da vela.

a vela foi construida com um tubo pvc o que a transforma numa cwat e leva um estabilizador ou cauda direccional feita em plastico de poliuretano. o tubo, onde ficam situados os aerogeradores, roda sobre um prato de um antigo harddisk.

Imagem

os aerogeradores sao as ventoinhas de refrigeração como já disse onde os cones são hemi-esferas de bolas de ping-pong cortadas para melhor performance.

Imagem

a cauda direccionadora ficou fixada na torre.

Imagem

na parte da frente ficou então fixado os leds de iluminação, pois não consegui a potencia necessária para alimentar um motor electrico que fará mover a base - a futura plataforma do veiculo. a razão prende-se com um diametro insuficiente das pás, um iman de ferrite fraco e bobinas demasiado pequenas. futuramente irei criar um aerogerador com motores de iman permanente e pás de maior diametro. em média cada ventoinha estava a produzir pouco menos de 1,5 v e com correntes com escassos ma.

a fonte do vento tem sido um ventilador para o verão.

Imagem
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


fagulhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: segunda dez 07, 2009 7:50 pm

Re: Projecto Vencer o Vento (VV)

Mensagem por fagulhas »

viva,

assim já te vou poder acompanhar, no campo e na experiência do terreno, bem como meter as mãos no barro.
o 'sumo' que te está a faltar é devido à fraca intensidade desses coolers de pc.
agora o tempo não me permite, mas mais logo, volto aqui à carga.

parabéns, e, obrigado por partilhares a experiência.
- Pela insubordinação e Desobediência Civil.
- Nem Deus, nem Chefe!!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto Vencer o Vento (VV)

Mensagem por RJSC »

usa ventoinhas de 12 cm que são mais eficientes.
essas parecem de 8 cm, e essas não geram nada em condições.

mas mesmo uma ventoinha de 12 cm a levar com um vento forte só faz rodar um motor de abrir a gaveta de um leitor de cds com muito pouca força. se calhar com muitas e uma caixa de redução poderá andar contra o vento muito devagarinho.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Projecto Vencer o Vento (VV)

Mensagem por Ferra »

não me leve a mal mas se pretende produzir energia electrica armazena-la e aplica-la em motores para alimentar rodas para o veiculo andar contra o vento, claro que isso vai ser possivel, pelo menos por periodos de tempo. se o que pretende é aplicar a energia directamente nas rodas sem a armazenar eu sugiro uma grande turbina a accionar directamente as rodas sem as perdas inerentes a conversões de formas de energia...
ou então não entendi nada...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Projecto Vencer o Vento (VV)

Mensagem por Bluesky »

se o que pretende é aplicar a energia directamente nas rodas sem a armazenar eu sugiro uma grande turbina a accionar directamente as rodas sem as perdas inerentes a conversões de formas de energia...
ou então não entendi nada...
sim, aplicar directamente a energia. talvez tenha razão, mas mesmo assim estou a construir algo "à minha maneira", não quero aplicar o movimento mecânico directamente por uma simples transmissão desmultiplicada. em breve terão noticias minhas.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Projecto Vencer o Vento (VV)

Mensagem por Ferra »

longe de mim tentar interferir no seu projecto. apenas estava a tentar entender os meios que ia utilizar para atingir o seu objectivo!
vou seguir atentamente (apesar de andar um pouco arredado) o projecto pois sempre tive curiosidade se tal seria possivel!
força
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”