1 projeto, várias dúvidas

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Amnésia
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 11, 2010 7:01 pm

1 projeto, várias dúvidas

Mensagem por Amnésia »

bom dia galera do nova energia

bem, aki está a idéia do meu projeto

a idéia é usar a força do vento para mover a turbina fazendo girar um alternador caseiro para carregar uma bateria de carro a ser usada para alimentar um computador através de um no-break. (figura 01).

o alternador é constituído por dois grupos de bobinas e um grupo de ímãs distribuídos da seguinte forma: grupo de bobinas 1 na base do alternado, grupo de ímãs logo acima e coberto pelo outro grupo de bobinas (figura 02). notem que desta forma estou tentando aproveitar os dois pólos dos ímãs e não apenas um, como já vi em vários projetos. não sei se a tentativa é válida.

os ímãs ficarão a uma distância de 0,5 cm das bobinas, talvez não seja a ideal, me corrijam se estiver errado.

perguntas e dúvidas

1 - é viável o que pretendo fazer?
2 - quantas rotações seriam necessárias para gerar energia necessária para carregar a(s) baterias(s) em tempo hábil, tipo 12 horas?
3 - digamos que o computador consuma 200 watts por hora, que bateria me forneceria energia bastante para 8 horas diárias de uso?
4 - como saber se as baterias já estão carregadas?
5 - se as baterias já estiverem totalmente carregadas, existe algum problema o alternador continuar jogando energia?
6 - que fio deve-se usar nas bobinas para o melhor aproveitamento da energia do ímã?
7 - as bobinas ficarão com 2,5cm de diâmetro por 3cm de altura, está certo ou não importa?
8 - existe algum problema juntar os dois fios das bobinas do grupo 1 com os dois fios das bobinas do grupo 2?
9 - existe algum problema se o alternador ficar exposto a chuva ou ao sol?
10 - a amperagem e a voltagem adquirida pelo alternador depende da quantidade de rpm?

estas são algumas de várias dúvidas que tenho... acho até que viajei bastante na maionese com tantas perguntas, mas se puderem me esclarecer eu agradeceria bastante!

lembrem-se sou totalmente leigo no assunto!

abraços galera.
Anexos
Figura01.jpg
Figura01.jpg (8.88 KiB) Visto 2171 vezes
Figura02.jpg
Figura02.jpg (11.29 KiB) Visto 2171 vezes
"Lutar e lutar até que os cordeiros tornem-se leões!"
"O que os olhos vêm e os ouvidos ouvem a mente acredita!"


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: 1 projeto, várias dúvidas

Mensagem por cascavelo »

amigo, o que deternima a energia a ser gerada é a força magnética dos imãs e a rotação a que são usados, o imã precisam estar presos em uma base de ferro o que causa um cancelamento nos polos que estão em contato com o ferro, não dá pra aproveitar o outro lado do disco de imãs, se você aproximar um objeto ferroso do outro lado do disco ele não gruda no disco.
e gerar 200w não é tarefa fácil para aerogeradores caseiros. começe com um projeto sem grandes pretensões, apenas para adiquir experiência.
tente primeiro conseguir os imãs, pelo menos 24 deles, melhor se forem 32 imãs. esta é a parte mais dispendiosa do projeto. o resto do material é bem mais fácil de conseguir e bem barato.
boa sorte.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”