Conceito de aerogerador

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Conceito de aerogerador

Mensagem por cascavelo »

saudações a todos, como estou impossibilitado por causa do acidente de fazer minhas experiências de forma prática, resolvi colocar a cabeça pra funcionar e como o fórum anda meio parado ultimamente, vou postar alguns desenhos de minhas idéias e gostaria de sugestões dos companheiros.
estava imaginando como diminuir a força dos imãs sobre bobinas com núcleo ferroso de um alternador, pra facilitar a partida de um aero em ventos moderados, então fiz o desenho abaixo utilizando uma espécie de freio centrífugo, que conforme a velocidade do vento aumenta os imãs se aproximam do estator, e pensando melhor o projeto o sistema tambem poderia ser usado para frear o aero pra não atingir velocidade muito elevadas.
uma das coisas que imaginei foi usar bobinas em forma de carretel com núcleo de ferro pra poder ter mais espiras e atingir 14,5 v em cada, não precisando fazer ligação trifásica. colocaria um diodo em cada bobina, assim acredito que a perda seria menor e funcionaria com qualquer número de bobinas. o que acham?
perguntos aos companheiros mais experientes, alguma coisa do conceito se aproveita? já existe algo parecido?
aguardo a opinião dos interessados.
Anexos
conceito aerogerador.png
conceito aerogerador.png (67.41 KiB) Visto 4698 vezes

Avatar do Utilizador

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Re: Conceito de aerogerador

Mensagem por JP Jacinto »

olá cascavelo

interessante o seu regulador de velocidade para um aerogerador.

se me permite faria umas sugestões.

1- colocaria uma molas bem fracas para manter o regulador destravado em baixas velocidades (mantendo na posição elevada, como no seu 1º desenho)

2- aplicaria o conceito do travão centrífugo ao próprio aerogerador, logo no eixo da turbina (seria mais fácil regular a potência antes da desmultiplicação que normalmente os aerogeradores têm)

não sei se já existe, mas se quiser saber aconselho uma pesquisa à base de dados das patentes americanas, são muito fáceis de usar e bastante actuais.

cumprimentos

jp jacinto

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Conceito de aerogerador

Mensagem por Josenir »

cascavelo Escreveu:saudações a todos, como estou impossibilitado por causa do acidente de fazer minhas experiências de forma prática, resolvi colocar a cabeça pra funcionar e como o fórum anda meio parado ultimamente, vou postar alguns desenhos de minhas idéias e gostaria de sugestões dos companheiros.
estava imaginando como diminuir a força dos imãs sobre bobinas com núcleo ferroso de um alternador, pra facilitar a partida de um aero em ventos moderados, então fiz o desenho abaixo utilizando uma espécie de freio centrífugo, que conforme a velocidade do vento aumenta os imãs se aproximam do estator, e pensando melhor o projeto o sistema tambem poderia ser usado para frear o aero pra não atingir velocidade muito elevadas.
uma das coisas que imaginei foi usar bobinas em forma de carretel com núcleo de ferro pra poder ter mais espiras e atingir 14,5 v em cada, não precisando fazer ligação trifásica. colocaria um diodo em cada bobina, assim acredito que a perda seria menor e funcionaria com qualquer número de bobinas. o que acham?
perguntos aos companheiros mais experientes, alguma coisa do conceito se aproveita? já existe algo parecido?
aguardo a opinião dos interessados.
o desenho está ótimo, e a mecânica é bastante engenhosa. parabéns!
entretanto, se vai usar dois discos com ímãs, com certeza não vai precisar de núcleo de ferro para as bobinas. neste caso os núcleos só irão atrapalhar.
quanto a usar bobinas independentes, tudo bem. mas neste caso, com bobinas independentes vai precisar de muitas espiras ou de ímãs grandes e fortes para ter indução de maior tensão com menor número de espiras, isso talvez torne o projeto mais caro.
quanto a diminuir o peso que o gerador vai causar ao eixo da turbina, isso deve ser resolvido pelo regulador de tensão. com o gerador desligado da carga (em vazio), o peso é zero, ainda mais que não existe núcleo ferroso. o peso vai ser proporcional à energia drenada do gerador para a carga, e isso deve ser controlado pelo regulador de tensão. mecanicamente fica complicado de controlar, e pouco eficiente.
já o controle mecânico de frenagem é mais viável de ser feito.
boa sorte e muita saúde. aliás, você tem demorado muito a se recuperar, hein?!


Autor do tópico
cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Conceito de aerogerador

Mensagem por cascavelo »

opa! até que enfim algumas opiniões, grato.
pensei neste sistema justamente pra dimiuir a prisão dos imãs sobre as bobinas com núcleo, pois em testes que fiz a tempos atrás este tipo de bobina se mostrou com um redimento bem superior a bobina sem núcleo, o problema é justamente a grande prisão que não deixa o aero embalar com ventos fracos, como acontece com alguns motores dc muito potentes.
a respeito de minha recuperação, há uma semana passei por mais uma cirúrgia pra correção do pulso esquerdo, vou ficar de molho mais uns 3 meses por causa disto. depois tenho mais uma cirúrgia pra retirar a placa do ombro, talvez em setembro.
abaixo uma foto do meu pulso com um fixador externo, foi necessário romper os ossos novamente, quando este fixador for retirado vou pedir ao médico pra ficar com ele, vou usar usar em um projeto de aerogerador, provavelmente será a peça mais cara que ele terá.
Anexos
Pulso.jpg
Pulso.jpg (44.82 KiB) Visto 4222 vezes


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Conceito de aerogerador

Mensagem por Ferra »

desde já as melhoras e que tudo corra pelo melhor.
já tinha visto varios fixadores mas como esse nunca vi. parece robusto. o que não me parece é que lho dêem pois normalmente são feitos em titânio (€€€€€) embora também haja com outras ligas. depois de sí, é esterilizado e fica pronto para o próximo..
já tinha visto o projecto a algum tempo mas só agora estou a intervir pois acho que deve ter em atenção que a força das molas vai agir com o vento e.... com a força que os imans desenvolvem ao interagirem entre eles. vai ter de ser um equilibrio muito bem estudado e dificil de conseguir.
abraço
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Re: Conceito de aerogerador

Mensagem por JP Jacinto »

olá

cascavelo!!!! fogo... foi mau mesmo. com essa gravidade presumo que foi de mota. as melhoras.

adorei o seu sentido de humor. é nos maus e difíceis momentos que se vê a coragem de uma pessoa.

cumprimentos

jp


Autor do tópico
cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Conceito de aerogerador

Mensagem por cascavelo »

jacinto, na verdade foi um acidente eólico mesmo, veja neste post: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=11432, quando me recuperar totalmente vou escrever um artigo mais elaborado a respeito.
e respondendo ao fera, eu paguei pelo fixador, são de uso único, não são reutilizáveis, por isto que eu o quero, parece ser de alta tecnologia, a parte escura é de carbono, as prateadas não sei de que metal são, não me impedem de passar no detector de metal dos bancos, então não são de aço.
sobre o projeto, por enquanto é só uma idéia, é já identifiquei falhas só de olhar para o desenho agora, estou percebendo que o ideal seria usar somente um disco de imãs, o que não é mau, pois usando imãs fortes, tornam o projeto viável e mais barato de se concluir, um amigo me mostrou alguns neodímios que ele tem, são cerca de 10 imãs circulares em forma de anel, com um diâmetro de uns 40mm, extremamente fortes, devem ser n50, pois quando se gruda um no outro não se consegue separa-los. eu disse a ele pra arrumar pelo menos 12, que seria um razoável pra começar qualquer projeto. quando elel conseguir os imãs mostro o projeto a ele e posto aqui o novo desenho com as modificações. se ele topar, no futuro a gente executa.

Avatar do Utilizador

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Re: Conceito de aerogerador

Mensagem por JP Jacinto »

ui ui cascavelo. só de ler doeu.

as melhoras rápidas.
cumprimentos

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”