Pás para gerador eolico

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Pás para gerador eolico

Mensagem por Domingues »

bons dias
finalmente e depois de algum tempo em experiências o meu projecto para um gerador eólico, finalmente funciona, mas devido ao mau tempo que se tem feito sentir, tive um pequeno problema. o topo da torre estava mal dimensionado e partiram-se 2 das 3 pás em pvc que tinha feito, então aproveitei para desenvolver um gerador mais rubusto (pois detectei alguns pontos fracos) e umas novas pás.
abaixo algumas fotos das pás, aceito opiniões e sugestões.(nota: este é um molde em "roofmate" (esferovite), pretendo fazer as pás em fibra de vidro, utilizando um molde)

Imagem

Imagem

Imagem

bons ventos!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Pás para gerador eolico

Mensagem por mauri »

foi mau o acidente com as pás. espero que se resolva rápidamente.
depois de montado coloca fotos. não te posso ajudar porque não tenho conhecimentos técnicos, mas alguém te irá informar.
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Pás para gerador eolico

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo vais ter que fazer um molde em fibra dessa pá, e só depois podes fazer quantas pás quiseres. os custos com material vão ser um pouco elevados. a não ser que queiras fazer pás para vender. também já tive esse problema e resolvi-o acrescentando a cada pá um reforço em chapa por trás, e um raio para a frente em cada. os raios ligavam a um cubo sobressaído no centro da hélice. mas ultimamente tenho feito pás em madeira laminada, que depois é pintada com primário epoxy seguido de varias camadas de verniz marítimo. aguentam perfeitamente. também não te podes esquecer de fazer nos teus aerogeradores um sistema de desventagem capaz, porque com as tempestades que tem havido não á hélice que aguente. bom trabalho.


Autor do tópico
Domingues
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado nov 22, 2008 8:01 pm

Re: Pás para gerador eolico

Mensagem por Domingues »

boas
então cá estou eu de novo e com novidades!
pois é tinha pensado em fazer as pás em fibra, já tinha começado o molde e tudo, mas depois de pensar um pouco decidi fazer em madeira visto que os custos são muito mais reduzidos e consigo ter o mesmo desempenho.
quanto ao sistema de desventagem, nunca foi esquecido, foi algo que tive sempre em conta e funciona muito bem.
algumas fotos das pás já em fase de pintura:
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Re: Pás para gerador eolico

Mensagem por JP Jacinto »

olá

domingues, se revestir as pás com a fibra de vidro ficarão ainda mais resistentes. já que sabe trabalhar em fibra e as pás parecem grandinhas não seria má ideia reforçar a pá com uma manta de fibra de vidro. além disso vai aumentar a protecção da madeira à chuva, pois como se sabe a água faz a madeira apodrecer a longo prazo (4 ou 5 anos) e o revestimento de fibra dará uma maior duração.

não esquecer depois de pintar sobre a fibra de vidro, pois o ponto fraco dessa são os ultravioletas do sol. por isso os moínhos de vento modernos (aerogeradores) são brancos. é uma pintura para proteger a fibra.

cumprimentos

jp

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”